Shift-light
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orra maluco eu vou kerer fazer um desses mais n sei se eu tenho capacidade pra isso. que que eu fa?o? c eu levar em uma loja de eltrúnicas eles montam pra mim??
tipo passa ai certinho a img da placa jah toda certinha pq dai posso montar com mais facilidade.
só tentando mesmo, tem o desenho da placa no link do primeiro post.
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eu to doidinho pra fazer esse shift ai e pelo q tava vendo eh bem facil de fazer, no caso do regulador q tá muito sensivel depois do um olhadinha aki e como ktulo disse eh só botar um resistor lah mas ainda naum sei o valor, apesar disso eu tenhu uma cruel dúvida, quero ligar o shift na fiorino 94 ie que tenho, mas é o seguinte tem 2 bobinas(uma pra duas velas) da? qro saber se tem algum problema se eu ligar em uma só, ou devo fazer um chicote e ligar com o outro negativo da outra? bom aguardo respostas estou precisando dessa resposta urgente pois qro vender alguns, to precisando de grana aki q tah fod#$#%@%^$a.
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ai galera, fiz o shift-light, mas ainda naum testei, e otra achei um erro no p2 q falta o terra mas na verdade se repararem na foto onde está pronto a plaquinha vcs irão ver q tah certo, está ligado no terra, ainda não testei pq minha fiola eh uma 94 ie, o baguio tem duas bobinas, e cada uma tem dois fios, um vermelho e um otro vermelho com uma faxa preta, suponho q essa com a faixa seja o negativo, estava dando uma olhada na net e achei um otro forum q fala do shift tb inclusive v q conseguiram ligar esse feito do site argentino, mas não usaram o 2917 usaram outro pq naum acendia com esse e colocaram dois diodos e tiraram um capacitor ceramico, bom, alguem pode me ajudar???? alguem aki fez e deu certo?
alguem tem outra forma de fazer esse shift sem usar os programaveis( gravados pelos pics)
me ajudemmmmmmm por favor…..
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pessoal vi vcs comentando como fazer o limitador de giro….
outro dia um invento eu atropelei esse corte nativo da injecao do corsa....
acabei com o corte, meu medo é usar essa droga ja q o comando desses carrinhos sao uma beleza pra comer original sem lubrificacao.....
até qnts rpms acham q da pra segurar um motir 1.0 familia 1 da gm? 7k? ou vou pelo meter qnd comecar a cair a mistura é hora
o problema desse shift nao achei onde ligar no corsa, sou meio burrao pra ligacao..sei la...olhei olhei...achei melhor deixar queto do q estragar alguma coisa mais seria...
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tah me irritei, hj mesmo vo fazer o 3? agora acho que vai, vo faze identico ao desenho, vo colocar rele e td, fiz 2 vezes uma com rele, que num sabia usar. agora sei kkkk, e outra sem o rele, usando led e resistor no lugar, baum testei o meu tl e tah beleza, testei meu regulador de 9v tah beleza, agora vo faze um e tem q funcionar poxa vendo um monte de hallmeter e ainda num consegui fazer o shift agora arrumei tempo, se alguem aki q fez der alguma dica agrade?o
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legal alguem sabe quanto dee grrana se gasta em média pra fazer isso??
e uma duvida… carro 6 cilindros dá pra por do mesmo jeito , certo??
teoricamente sim né pq ele pega os pulsos da bobina pra contar , a minha duvida eh se a regulagem do potenciometro vai dar suficiente pra eu usar com o 6 bocas , pq a contagem do giro deve ter numero de pulsos diferentes da bobina né .
ou seja, isso rola do 6z?o??
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show este tópico, pena que acabei de comprar um shift…
se não ia fazer este ai, ele é muito simples.
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pelo que entendi so a parte da direita que é a shift light?
bom.. se for olhem o esquema
agora uma pergunta... como fica o d1 ? ?
e onde entra o sinal do negativo da bobina nesse esquema? ?
muito obrigado
isso aí é so metade do circuito…
a outra parte faz a conversao de frequencia pra tensao.
essa parte compara a tensao com a que voce regula no trimpot, e se for maior acende o shift.
a rotacao do motor é uma frequencia, dois pulsos pra cada rotacao do motor. a primeira parte do circuito transforma essa frequencia em uma tensão, que varia conforme a rotacao.
a segunda parte fica vendo se essa tensao, que é proporcional a rotacao, é maior que a desejada, e quando for, é porque ultrapassou a rotacao e acende a luz.
entao pra funcionar tem que ter a primeira parte... ou entao usar algum outro esquema no lugar da primeira parte pra converter frequencia e tensao.
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isso aí é so metade do circuito…
a outra parte faz a conversao de frequencia pra tensao.
essa parte compara a tensao com a que voce regula no trimpot, e se for maior acende o shift.
a rotacao do motor é uma frequencia, dois pulsos pra cada rotacao do motor. a primeira parte do circuito transforma essa frequencia em uma tensão, que varia conforme a rotacao.
a segunda parte fica vendo se essa tensao, que é proporcional a rotacao, é maior que a desejada, e quando for, é porque ultrapassou a rotacao e acende a luz.
entao pra funcionar tem que ter a primeira parte... ou entao usar algum outro esquema no lugar da primeira parte pra converter frequencia e tensao.
o sinal de rpm que sai do modulo de injecao ja nao esta convertido em tensao ?
?
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opa galera montei ja faz um tempinho esse shift ai do argentino e o hallmeter que tem um tutorial no club do corsa. bom funciona perfeitamente os dois
todas as peças do shift é precisam de tradução, so tomem cuidado p/ identificar os componentes certos na hora de comrpar, identifiquem com uma fita crepe e escrevam o que é em cada um.
a lampada do shift é facil, comprem uma seta de paralama do tipo custa 10 reais…. é a mesma utilizada nos instrumentos odg......
a regulagem fica no potenciometro mesmo.... e ele é regulavel de 2000 rpm até 20.000 rpm......
no circuito do argentino tem so uma coisa que ta faltando que se num for feito num fucniona.......
tem um lm la, que se num me engano é o conversor de 9v... bem ele tem 3 pernas..... no circuito feito pelo argentino o circuito retangular (foi oq ue eu montei) e é o quadrado na hora de desenhar o circuito o argentino esqueceu de ligar a perna do meio do conversor de 9v no negativo..... então na hora de desenhar o circuito é esque?am disso.... pq se ?, num funciona...... e o resto é so regular no carro....
aaa vi também que alguém perguntou onde ligar os fios no carro... bem no circuito saem 3 fios dele.... um + um - e um b bom o b é o sinal da bobina e o + é o positivo e - é o negativo.......
abraço
erico.
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entao galera, fui fazer um or?amento do shift, abaixo vou postar o or?amento na seguinte ordem:
preão = componente vendido na loja = componente pedido pro shift
dai quem manja de eletronica confere se oque estao vendendo é o mesmo que foi pedido…
ps: alguns compontes(ex: resistores) foram generalizados, pois tem o mesmo preço
resistores:
r$ 0,08 = resistor 1/bw 001k 1% mr25 = p1: 50k (preset)
r$ 5,30 = potenciometro s/ chave constanta 010k = p2: 10k (potenci?metro)
r$ 0,08 = resistor 1/bw 001k 1% mr25 = r0: 47k
r$ 0,08 = resistor 1/bw 001k 1% mr25 = r1: 50k
r$ 0,08 = resistor 1/bw 001k 1% mr25 = r2: 47k
r$ 0,08 = resistor 1/bw 001k 1% mr25 = r3: 10k
r$ 0,08 = resistor 1/bw 001k 1% mr25 = r4: 10k
r$ 0,08 = resistor 1/bw 001k 1% mr25 = r5: 10k
r$ 0,08 = resistor 1/bw 001k 1% mr25 = r6: 10k
r$ 0,08 = resistor 1/bw 001k 1% mr25 = r7: 470r
r$ 0,08 = resistor 1/bw 001k 1% mr25 = r8: 10k
r$ 0,08 = resistor 1/bw 001k 1% mr25 = r9: 10k
r$ 0,08 = resistor 1/bw 001k 1% mr25 = r10: 1k
r$ 0,08 = resistor 1/bw 001k 1% mr25 = r11: 47k
capacitores
r$ 0,20 = capacitor eletrolitico 100x16v = c1: 100uf eletrol?tico
r$ 0,20 = capacitor eletrolitico 100x16v = c2: 100uf eletrol?tico
r$ 0,15 = capacitor disco 220kx50v = c3: 220nf cer?mico
r$ 0,10 = capacitor disco 47kx50v = c4: 47nf cer?mico
r$ 0,18 = capacitor eletrolitico 1x50v = c5: 1uf electrol?tico
r$ 0,10 = capacitor disco 47kx50v = c6: 47nf cer?mico
semicondutores:
r$ 0,08 = di 1n 4004 1a/400v = d1: 1n4004
r$ 0,08 = di 1n 4004 1a/400v = d2: 1n4004
r$ 0,08 = di 1n 4004 1a/400v = d3: 1n4004
r$ 0,08 = di 1n 4004 1a/400v = d4: 1n4004
r$ 0,14 = tr bc548 = t1: bc548
r$ 1,30 = ci 07809 fg = lm7809 (regulador de 9v)
r$ 8,80 = ci lm2917 = lm2917
r$ 1,20 = ci tl081cp texas = tl081
outros componentes:
r$ 2,53 = rel? de 12v
r$ 0,65 = lámpada automotiva de 12v
r$ 0,60 = soquete para integrado de 8 pinos
r$ 1,00 = soquete para integrado de 14 pinos
o valor total foi de: r$ 23,81