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Oxidação de metais

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    #1

    só criei este tópico para puxar um pouco o assunto que começou no tópico sobre pressurização.

    metais sempre oxidam. a resist?ncia de alguns elementros é maior que a de outros, da? a exist?ncia de tantas ligas, cada uma com as propriedades adequadas a diversos usos.

    a?o, ferro, inox, alumínio, todos oxidam. como disse, uns mais lentamente que outros, mas existem casos especiais.

    nunca perceberam que uma peça de aão pode ficar anos sem oxidar, mas quando o processo se inicia, a deterioração se dá de forma acelerada? o motivo é que o ?xido de ferro é catalisador da reação de oxidação. literalmente um c?ncer. o caso especial é o alumínio, cujo ?xido protege a peça. é por isso que não se deve polir gradis ou peças de alumínio expostas a intempories, pois isso sim vai desgastar a peça. o alumínio anodizado tem uma camada externa mais dura e resistente, porém também está sujeito a oxidação.

    então, qual a solução para ter peças dur?veis nos carrosó usar aão galvanizado ou tratado e pintado, alumínio, de preferência anodizado, ou aão inox. ferro, só fundido, e de preferência só no coletor de escape.

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    • Z Offline
      Z Offline
      ZOEGA
      escreveu em última edição por
      #2

      interessante esse tópico…

      vou ficar de olho, já que vou fazer minha pressurização semana que vem, ainda mais que eu vou colocar um monoponto na pressurização...

      a princ?pio eu estava pensado em fazer de ferro mesmo, e depois mandar cromar...mas já me disseram que não é uma boa sa?da...

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      • V Offline
        V Offline
        Vicente Sprint
        escreveu em última edição por
        #3

        a anodização é um processo de oxidação controlado…

        1 Resposta Última resposta
        • ? Offline
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          Visitante
          escreveu em última edição por
          #4

          so pra constar:

          existem muitas obras onde se usa canos de ferro sem tratamento algum enterrado sob gramados, pisos e etc, em contato direto com a terra.

          como fazem pra eles nao enferrujarem?

          usam uma coisinha chamada eletrodo de sacrificio, que vai ligada ao tudo de ferro por meio de um fio de cobre ou msm em contato direto.

          nada mais é que um outro metal com potencial de redução mais alto que o ferro.

          assim, pra cada eltetron perdido pelo ferro, esse eletrodo (barra de metal com potencial de redução maior que o do ferro) manda outro, inibindo a oxidação, até a hora que ele é todo consumido ou o contato entre os dois interrompido.

          se alguem quiser, posto mais detalhes sobre o assunto :)

          oxida?ao/redução tem mtos pormenores quimicos.. bastante interessante

          e da pra por na pratica varias coisas :)

          abs..

          martin

          1 Resposta Última resposta
          • P Offline
            P Offline
            Paulo Marcelo
            escreveu em última edição por
            #5

            qual a diferença entre aão comum e galvanizado?

            qual o mais resistente e facil de trabalhar?

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            • _ Offline
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              escreveu em última edição por
              #6

              qual a diferença entre aão comum e galvanizado?

              qual o mais resistente e facil de trabalhar?

              aão carbono e galvanizado possuem a mesma resist?ncia. a diferença é que o galvanizado é revestido com uma camada de zinco, que lhe dá propriedade de resist?ncia é corrosão.

              normalmente, durante a solda, essa camada se estraga no local.

              1 Resposta Última resposta
              • A Offline
                A Offline
                amarchetti
                escreveu em última edição por
                #7

                ali?s..como o forjadus lembrou…. aterramento .

                inclusive existe a venda um aparelhinho pra vc colocar em portões eletricos pra q eles não oxidem...

                se dá conta do teu port?o..deve dar conta de sua lataria

                1 Resposta Última resposta
                • C Offline
                  C Offline
                  Cleber T.
                  escreveu em última edição por
                  #8

                  ? muito comum usar pressurização de cano de ferro aqui…meu ex carro tinha, e varios carros do forum gt tem....

                  agora, acho bem dificil oxidar, nunca vi ninguem aqui reclamando....

                  deve ser pq sempre ela fica aquela meladinha de oleo proveniente da turbina protegendo-a contra oxidação....

                  1 Resposta Última resposta
                  • _ Offline
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                    escreveu em última edição por
                    #9

                    ali?s..como o forjadus lembrou…. aterramento .

                    inclusive existe a venda um aparelhinho pra vc colocar em portões eletricos pra q eles não oxidem...

                    se dá conta do teu port?o..deve dar conta de sua lataria

                    existe um aparelho chamado oxfree, justamente com esse objetivo. ele satura a carroceria de el?trons para evitar oxidação.

                    no meu carro, um golf, não ajudou em nada. ali?s, foi só colocar ele que apareceram dois pontinhos subindo por baixo da pintura. tirei logo que vi. no astra de meu pai, que não tem chapa zincada, o oxfree fez uma diferença brutal.

                    antes era só arranhar a pintura que em 24h você já podia ver o estrago se alastrando. depois do oxfree, ele levou uma batida na quina traseira e o carro ficou na rua por dias, sem passar o estágio de oxidação superficial, em que a chapa fica com um tom alaranjado.

                    1 Resposta Última resposta
                    • P Offline
                      P Offline
                      Paulo Marcelo
                      escreveu em última edição por
                      #10

                      aão carbono e galvanizado possuem a mesma resist?ncia. a diferença é que o galvanizado é revestido com uma camada de zinco, que lhe dá propriedade de resist?ncia é corrosão.

                      normalmente, durante a solda, essa camada se estraga no local.

                      :)

                      eu achei tubos de aão galvanizado mais baratos q de aão 1020… aão carbono é aão 1020?

                      1 Resposta Última resposta
                      • _ Offline
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                        escreveu em última edição por
                        #11

                        :)

                        eu achei tubos de aão galvanizado mais baratos q de aão 1020… aão carbono é aão 1020?

                        velho, eu sou engenheiro civil. o que sei de metais é muito gen?rico, e aplicado a estrutura. não entendo nada de nomes comerciais :)

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                        • T Offline
                          T Offline
                          transeunte
                          escreveu em última edição por
                          #12

                          existe um aparelho chamado oxfree, justamente com esse objetivo. ele satura a carroceria de el?trons para evitar oxidação.

                          no meu carro, um golf, não ajudou em nada. ali?s, foi só colocar ele que apareceram dois pontinhos subindo por baixo da pintura. tirei logo que vi. no astra de meu pai, que não tem chapa zincada, o oxfree fez uma diferença brutal.

                          antes era só arranhar a pintura que em 24h você já podia ver o estrago se alastrando. depois do oxfree, ele levou uma batida na quina traseira e o carro ficou na rua por dias, sem passar o estágio de oxidação superficial, em que a chapa fica com um tom alaranjado.

                          engraçado, tinha pensado outro dia se não existiria um aparelho desses…

                          comprou aonde? pagou quanto nele? tem site? daria pra usar na preservação da lataria do meu chevette - que acabou de sair de uma lanternagem completa? :hauhau:

                          []?s

                          1 Resposta Última resposta
                          • _ Offline
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                            escreveu em última edição por
                            #13

                            engraçado, tinha pensado outro dia se não existiria um aparelho desses…

                            comprou aonde? pagou quanto nele? tem site? daria pra usar na preservação da lataria do meu chevette - que acabou de sair de uma lanternagem completa? :hauhau:

                            []?s [/quote]

                            aqui em salvador paguei uns r$200, instalado. não sei se tem site, mas o google pode te ajudar.

                            1 Resposta Última resposta
                            • N Offline
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                              Nuvo
                              escreveu em última edição por
                              #14

                              existe um aparelho chamado oxfree, justamente com esse objetivo. ele satura a carroceria de el?trons para evitar oxidação.

                              no meu carro, um golf, não ajudou em nada. ali?s, foi só colocar ele que apareceram dois pontinhos subindo por baixo da pintura. tirei logo que vi. no astra de meu pai, que não tem chapa zincada, o oxfree fez uma diferença brutal.

                              antes era só arranhar a pintura que em 24h você já podia ver o estrago se alastrando. depois do oxfree, ele levou uma batida na quina traseira e o carro ficou na rua por dias, sem passar o estágio de oxidação superficial, em que a chapa fica com um tom alaranjado.

                              a marinização de motores é esse mesmo princ?pio…

                              cargas elétricas que evitam a ferrugem...

                              vou ver se encontro alguma coisa mais técnica a respeito...

                              1 Resposta Última resposta
                              • V Offline
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                                Vicente Sprint
                                escreveu em última edição por
                                #15

                                aão carbono e galvanizado possuem a mesma resist?ncia. a diferença é que o galvanizado é revestido com uma camada de zinco, que lhe dá propriedade de resist?ncia é corrosão.

                                normalmente, durante a solda, essa camada se estraga no local.

                                o zinco queima pirotecnicamente… queima verde na hora da solda... e dá um cheiro que parece de cebola...

                                1 Resposta Última resposta
                                • J Offline
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                                  JESUS
                                  escreveu em última edição por
                                  #16

                                  so pra constar:

                                  existem muitas obras onde se usa canos de ferro sem tratamento algum enterrado sob gramados, pisos e etc, em contato direto com a terra.

                                  como fazem pra eles nao enferrujarem?

                                  usam uma coisinha chamada eletrodo de sacrificio, que vai ligada ao tudo de ferro por meio de um fio de cobre ou msm em contato direto.

                                  nada mais é que um outro metal com potencial de redução mais alto que o ferro.

                                  assim, pra cada eltetron perdido pelo ferro, esse eletrodo (barra de metal com potencial de redução maior que o do ferro) manda outro, inibindo a oxidação, até a hora que ele é todo consumido ou o contato entre os dois interrompido.

                                  se alguem quiser, posto mais detalhes sobre o assunto :casaderepouso:

                                  oxida?ao/redução tem mtos pormenores quimicos.. bastante interessante

                                  e da pra por na pratica varias coisas :hauhau:

                                  abs..

                                  martin

                                  anodo de sacrif?cio, aprendi no primeiro ano de engenharia

                                  lembro que nas aulas a gente perguntava pro professor das vantagens de um aparelho que evitasse a corrosão do carro, ele disse: besteira, eu tenho um landau desde 1978 e ainda não tem nenhum podre…

                                  huahuhauhuahuhauh, faculdade dos esquecidos e idosos…

                                  1 Resposta Última resposta
                                  • F Offline
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                                    fuleragi
                                    escreveu em última edição por
                                    #17

                                    o tópico tava interessante, continuem :casaderepouso: :hauhau:

                                    1 Resposta Última resposta
                                    • A Offline
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                                      AAR
                                      escreveu em última edição por
                                      #18

                                      passoal, aderindo a camapanha desenterre um topico velho ao inves de criar outro semelhante seu charope vou colocar esse topico no ar novamente…

                                      será que não funciona colocar um fio de cobre ligando um ponto da carroceria do carro a uma roda de liga leve do step(que geralmente é feita de magn?sio, e possui um potencial de redu?ao menor que o do ferro?)

                                      vi esse esquema do oxfree esses dias lá no ml, será que ele não torra nenhum componente que usa a carca?a do automovel como polo negativo?

                                      1 Resposta Última resposta
                                      • F Offline
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                                        Fabio Dela Marta
                                        escreveu em última edição por
                                        #19

                                        o princ?pio do casco dos navios, pra evitar a oxidação, é colocado barras de zinco nas laterais, tem uma dist?ncia certa uma da outra, tudo por calculo… isso evita a oxidação do casco do navio, na verdade vc ta colocando outro material pra oxidar antes de oxidar o casco... entendeu?

                                        1 Resposta Última resposta
                                        • R Offline
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                                          escreveu em última edição por
                                          #20

                                          o princ?pio do casco dos navios, pra evitar a oxidação, é colocado barras de zinco nas laterais, tem uma dist?ncia certa uma da outra, tudo por calculo… isso evita a oxidação do casco do navio, na verdade vc ta colocando outro material pra oxidar antes de oxidar o casco... entendeu?

                                          [snapback]561011[/snapback]

                                          metal de sacrificio…

                                          1 Resposta Última resposta

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