Alcool vs carro destaxado.
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o meu descobri hj q tem 9,8 de taxa.
to pensando seriamente em voltar a andar taxadinho na gasolina pra testar ( tá no alcool agora ). por teoria deveria ficar mais forte no alcool.
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me tirem essa duvida e possivel ter ganho de potencia em se tratar de um carro convertido no alcool com algum preparo do tipo escape e etc, porem com taxa de 10:1?
ou com as altera?oes ficaria melhor um chip feito para gasolina…
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também fiquei com um dúvida. este carro é aspirado ou turbo.
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uma explicação que eu tive sobre alcool, era que ele nao precisava de taxa pra queimar, mas ele aceitava uma maior taxa sem bater pino.
pra uso diario eu prefiro gasolina, pois é mais economico e nao
tem tanto desconformo como sair com um carro ate ele esquentar..
bateu na chave e sai andando normalmente.
eu experimentava na gasolina antes de converter…
com 10:1 voce ja começa a arriscar em dia quente com
gasolina de má qualidade com ponto la em cima..
mas pode ir experimentando até achar um meio termo..
o seu carro tem sensor de detonação neh?
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motor em questao x20xe 2.0 16v arpirado.
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se for o motor original, e nao foi adaptado em outro carro
ele tem sensor de detonação e a taxa orignal desse motor é 10,8:1
se for o motor de astra ou vectra após 1997,
digo de 1998 pra frente, a taxa caiu pra 9,8:1
e o nome do motor é c20sel (só muda a taxa)
eu experimentava na gasolina
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tem alguma coisinha no cabeçote… 0.5mm.
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pela tabela de retifica esse cabeçote pega até 0,8mm de taxa
então com pistao original de 9,6:1 ou ate mesmo com pistao de
10,8:1 teoricamente nao teria problema em rodar na gasolina.
se o seu motor nao for o do vectra 96/7 originalmente de 141hps,
voce ainda pode buscar na concessionaria, estes pistoes aqui que
vão ajudar mais um pouco na taxa pra rodar no alcool.
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o meu descobri hj q tem 9,8 de taxa.
to pensando seriamente em voltar a andar taxadinho na gasolina pra testar ( tá no alcool agora ). por teoria deveria ficar mais forte no alcool.
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esta com que junta e quanto a menos no cabeçote?
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esta com que junta e quanto a menos no cabeçote?
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se souber a medida da junta, também agrade?o
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medida da junta nao sei ao certo… acredito na original gm e o cabeçote tem -0.5mm
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vcs tão falando do meu carro???
? um ap 800s a gasolina agora.
tem 1 mm de taxa no cabeçote. consegui em outro forum q a cubicagem do cabeçote std 33ml, sendo o meu com 26 ml a taxa por contas vai para proximo de 9,8. ainda estou com junta de aío, que destorqueada tem 1,5mm, já a taranto de papel tem 1,7mm destorqueada. tava pensando, não acredito q mude tanto nao…
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uma explicação que eu tive sobre alcool, era que ele nao precisava de taxa pra queimar, mas ele aceitava uma maior taxa sem bater pino.
**pra uso diario eu prefiro gasolina, pois é mais economico e nao
tem tanto desconformo como sair com um carro ate ele esquentar..
bateu na chave e sai andando normalmente.**
eu experimentava na gasolina antes de converter…
com 10:1 voce ja começa a arriscar em dia quente com
gasolina de má qualidade com ponto la em cima..
mas pode ir experimentando até achar um meio termo..
o seu carro tem sensor de detonação neh?
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claro q o alcool precisa de taxa pra queimar, se não tiver taxa o motor nem liga no alcool, o q muda eh q ele aguenta maior compressão por causa da maior octanagem e temperatura.
o seu comentário sobre o desconforto em usar alcool pra uso diario tb acho um pouco extremo , eu uso alcool todo dia, e não tenho desconforto, so tive em uma epoca beeem fria, pra ligar de manhã, mas eh por causa da bobina q estava zuada…
quanto a usar gasolina com essa taxa acredito q não tenha problema não, so atente pra usar combustivel de boa qualidade, gasolina eh osso pra achar boa...
agora c tiver como refazer a curva de avanço de ponto, vai se alcool q vai dar mais potencia com certeza.
falow
adriano nogueira
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com menos de 7 de taxa já queima de boa alcool.
claro q nao fica igual a 13 de taxa. mas anda na boa.
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eu sou teimoso pa caraio nas coisas. tava pensando:
blz, o alcool adiantando ponto deve produzir mais potencia q a gasolina ok, mas em relação a qual ponto na gasolina? original? um carro a alcool com 12,3 de taxa trabalha com 9 é iniciais, mas mesmo socando 18, 20 graus iniciais as vezes não grila, só tem q dar uma atrasadinha no ponto final. e o gasolina q trabalha com 6? inicial? 12 graus pelo visto vai bem tb. no meu agora com a taxa q esta e usando alcool já comeão a curva de ponto em 27 graus, por isso q dá potencia msm.
depois pense: vc fazendo o balanão energ?tico no alcool vc vai ter mais enegia proveniente da queima ok? sim. mas vai ter q adiantar o ponto bem mais q na gasolina de modo que dando a faisca antes do tempo e com a queima mais lenta q a da gasolina pela falta de taxa, o pico de pressão na camara vai ocorrer logo apos o pistao ultrapassar o pms. mas e a energia do combustivel que se desperdi?ou na queima com o pistao subindo pra aumentar a pressão na camara? e a energia cinetica desperdi?ada pelo motor empurrando o pistao pra cima contra a queima? são apenas pensamentos q me ocorram…
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com menos de 7 de taxa já queima de boa alcool.
claro q nao fica igual a 13 de taxa. mas anda na boa.
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ok funciona, mas satisfatoriamente? claro q fui meio extremista em falar q nem liga o motor… mas o que me referi eh q não tem rendimento satisfatério, e nem consumo satisfatério...
eu sou teimoso pa caraio nas coisas. tava pensando:
blz, o alcool adiantando ponto deve produzir mais potencia q a gasolina ok, mas em relação a qual ponto na gasolina? original? um carro a alcool com 12,3 de taxa trabalha com 9 é iniciais, mas mesmo socando 18, 20 graus iniciais as vezes não grila, só tem q dar uma atrasadinha no ponto final. e o gasolina q trabalha com 6? inicial? 12 graus pelo visto vai bem tb. no meu agora com a taxa q esta e usando alcool já comeão a curva de ponto em 27 graus, por isso q dá potencia msm.
depois pense: vc fazendo o balanão energ?tico no alcool vc vai ter mais enegia proveniente da queima ok? sim. mas vai ter q adiantar o ponto bem mais q na gasolina de modo que dando a faisca antes do tempo e com a queima mais lenta q a da gasolina pela falta de taxa, o pico de pressão na camara vai ocorrer logo apos o pistao ultrapassar o pms. mas e a energia do combustivel que se desperdi?ou na queima com o pistao subindo pra aumentar a pressão na camara? e a energia cinetica desperdi?ada pelo motor empurrando o pistao pra cima contra a queima? são apenas pensamentos q me ocorram…
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deixa eu pensar com vc…
os dois combustiveis vão dar potencia com o ponto
mas supondo condições ideais pra ambos (acho q eh isso q vc quer falar com balanão energetico), o alcool sempre da mais potencia por causa q ele guenta mais certo?
o fato de a gasolina ter queima mais lenta, chega a atrapalhar tanto assim, q a queima c de na subida do pistão? acho q esse não seria o ponto q daria mais potencia heim fabio, acho q o ponto mais ideal seria o q explode em pms, claro q a faisca teria q saltar antes do pistão chegar em pms, mas saltar mt antes disso com certeza comprometeria o rendimento…
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qdo falo balanão energ?tico me refiro é fisica. o overspeed postou essa conta outro dia. supondo a queima na mesma taxa, alcool + ar @ 9:1 de mistura libera x de energia na queima. gasolina + ar @ 14,3 ( acho q é isso ) libera y. na conta do nosso amigo over, x era maior q y, alem do agravante do motor rodando com alcool admitir mais mistura pelo fato do ar ser resfriado na admissão.
só nisso o motor já teria mais potencia, porem o alcool tem a queima mais lenta que a gasolina, por isso admite e exige mais ponto ( no caso do motor taxado pra alcool nao, pq com mais pressao ele queima mais rapido ).
o que botei em questão foi o seguinte: como no motor com taxa de gasolina rodando no alcool tem q rodar com mais ponto, significa que a queima se inicia mais antecipada ainda que a queima da gasolina freiando a subida do pistao e consequentemente o motor, se jogarmos os 2 combustivel no talo de ponto ( de cada combustivel ) qual teria mais potencia?
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soh digo isso pq foi uma ideia q passou derrepente. sempre vejo o pessoal comparando motor convertido a alcool com gasolina, mas tucha de ponto no alcool e compara com o a gasolina com ponto original de fabrica.