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Bielas forjadas

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    Visitante
    escreveu em última edição por
    #3
    • um pouco de cultura

    o furo maior da biela (parte que vai no vira) é chamado tecnicamente de olhal maior. o furo menor, que vai no pino do pistao, é o olhal menor.

    outro item importante:

    bielas fraturadas: a biela é feita inteira, em uma peça só, e depois a capa do olhal maior é cortada a lazer, e ai sim é feito a rosca para o parafuso. no processo normal, a capa é feita num molde e o resto da biela em outro. é mais barato, porem, o encaixe da capa nao fica tão perfeito qto no caso das fraturadas.

    outro mito é que dizem que bielas forjadas aguetam mais porrada que as originais. engano em parte. claro que a resistencia a tração/compressao de uma biela forjada é mto maior do que uma fundida, porem o maior merito das bielas forjadas é a maior resistencia a vibração. o que causa a quebra da biela é a pressao exercida nela no momento da explosao + a vibra?ao, o que joga por terra a resistencia mecanica da peça. é mais ou menos como pegar um vidro fino e colocar sobre ele o maximo possivel de peso antes que ele quebre, depois vc poe proximo dele um subwoofer potente. a vibra?ao vai fazer o vidro se romper na hora. no caso do motor, a vibra?ao de que falo é causada no momento da explosao.

    bielas de aluminio tem uma resistencia gigante a vibra?ao, pois sao extremamente male?veis. tão maleaveis, que nos top fuel elas sao trocadas todas a cada 3 ou 4 puxadas, pois perdem totalmente a geometria.
    por isso sao invi?veis pra uso na rua.

    abs.

    martin

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    • S Offline
      S Offline
      Snake
      escreveu em última edição por
      #4

      bom este tópico valeu vicente gostaria de ver algo assim sobre pistões tbm

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      • ? Offline
        ? Offline
        Visitante
        escreveu em última edição por
        #5

        excelentes considerações

        1 Resposta Última resposta
        • P Offline
          P Offline
          Pix
          escreveu em última edição por
          #6

          foto da biela da ancona:

          edited: se alguem tiver fotos de bielas de outras marcas, poderia postar. tks

          1 Resposta Última resposta
          • R Offline
            R Offline
            Rix
            escreveu em última edição por
            #7

            que aula
            obrigado a todos

            1 Resposta Última resposta
            • M Offline
              M Offline
              MadMaxRJ
              escreveu em última edição por
              #8

              belo tópico

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              • W Offline
                W Offline
                wsuturbo
                escreveu em última edição por
                #9

                eu uso biela ancona billet forjada, segundo o kadu…..muito bonnita, as crower do outro carro nao cheguei a ver

                1 Resposta Última resposta
                • M Offline
                  M Offline
                  marcoselvagem
                  escreveu em última edição por
                  #10

                  uma marca que respeito bastante é a pauter…

                  biela de tit?nio que eles fabricam.. u$ 995 a unidade

                  em aão 4340

                  1 Resposta Última resposta
                  • E Offline
                    E Offline
                    edsonmassao
                    escreveu em última edição por
                    #11

                    edited: se alguem tiver fotos de bielas de outras marcas, poderia postar. tks
                    [snapback]225824[/snapback]

                    biela original de ap 2.0, reparem no furo no olhal maior dela, passaria óleo por ali…um mecanico me disse q isso lhe dá mais resist?ncia, ser??

                    obs: essa é foto é brincadeirinha, pra descontrair

                    pena q qdo abri meu motor naum tinha camera pra tirar fotos das minhas bielas, ancona tb...e aguentaram uma pressãozinha boa sem abrir o bico

                    1 Resposta Última resposta
                    • M Offline
                      M Offline
                      motorhead
                      escreveu em última edição por
                      #12

                      e qto aos parafusos das bielasó já ouvi dizer que tem uns melhores que os outros… quais seriam esses melhoresó até qtos cavalos aguenta, em tese, cada um deles?

                      ab

                      1 Resposta Última resposta
                      • L Offline
                        L Offline
                        Lee
                        escreveu em última edição por
                        #13

                        o lance dos parafusos não é pressão e sim rotação q eles suportam. bem, pelo menos nos sites eles mostram pela rotação.

                        parafuso tal aguenta até 9.200rpm, parufo x aguenta 12.000rpm.

                        tem uns da powertech q eu fiquei absimado, será q é bom mesmo? eles dizem q é mais resistente q forjado, o preço??? haaaaaaa coisa de r$520 o jogo.

                        1 Resposta Última resposta
                        • L Offline
                          L Offline
                          Lee
                          escreveu em última edição por
                          #14

                          caiu a net aki, mas vamos lá

                          surgiu outra duvida.

                          ja vi bielas forjadas especificas pra aspro com um peso bem inferior as forjadas pra turbo.

                          pode usar essas bielas forjadas para aspro em carro turbo?????

                          1 Resposta Última resposta
                          • V Offline
                            V Offline
                            Vicente Sprint
                            escreveu em última edição por
                            #15

                            caiu a net aki, mas vamos lá

                            surgiu outra duvida.

                            ja vi bielas forjadas especificas pra aspro com um peso bem inferior as forjadas pra turbo.

                            pode usar essas bielas forjadas para aspro em carro turbo?????
                            [snapback]226021[/snapback]

                            cara, bielas não aguentam x hp e sim um determinado torque e uma determinada rpm. claro que torque e rpm determinam hp, mas tem uma sutileza na estária. uma biela pode, dependendo do motor onde estar montada, atingir seu limite de torque antes de de atingir um número x de hp. é o caso de carros onde vc tem pouca rpm e muita pressão de turbo, o que gera um imep violenta.

                            ou no caso inverso, vc pode ter um motor aspirado de alt?ssima rpm (f1 é um exemplo extremo) e a biela pode atingir seu limite de rpm (para uma determinada massa de pistão) e ainda assim ficar com menos hp do que seria normal.

                            por exemplo, uma biela de um carro de pikes peak, mesmo com seus 1000 hp, provavelmente não daria conta do absurdo que eram os antigos dtm de 15 000 rpm, que possuíam aproximadamente a metade dessa potência. e a biela do dtm com toda certeza não daria conta do servião num turbo de pikes peak.

                            comprar a biela mais forte que existe não é uma boa solução. como quase tudo, a solução boa é usar componentes que estejam exatamente na faixa de potência (com alguma folga de segurança) que vc pretende. usar componentes próprios para 1000 hp num carro de 300 é um erro de engenharia. use uma biela capaz de 400 hp, 500 hp dentro da sua faixa de torque e rpm. mais que isso vc estará agregando peso que rouba hp e custo totalmente desnecessário, uma vez que a biela estando adequadamente dimensionada, não vai quebrar de qquer jeito.

                            vc pode sim usar bielas idealizadas para aspirados, desde que os limites de pressão de c?mara sejam similares aos de motres aspirados. nesse caso, provavelmente essa será a biela ideal

                            um bom 16v de curso longo e comando dentro da realidade, gera um torque relativamente alto. um motor 8v, enforcado por seu cabeçote, com um turbo é pressão relativamente baixa e um perfil de comando com algum cruzamento, pode acabar fornecendo o mesmo torque que o aspirado.

                            peça pro teu preparador te esclarecer essas diferenças, assim ele pode minimizar os gastos e oferecer o melhor custo-benefício. desse jeito, ele mesmo pode cobrar um pouco mais e vc ainda vai gastar menos para ficar com um conjunto melhor

                            abraço

                            1 Resposta Última resposta
                            • Q Offline
                              Q Offline
                              quarteto
                              escreveu em última edição por
                              #16

                              alguém conhece uma marca boa de bielas forjadas pra aspro que aguente seus 9000 rpm e potência em torno de 200 a 250 hpo

                              marca que seja achável e não seja absurdamente cara…

                              1 Resposta Última resposta
                              • L Offline
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                                Lee
                                escreveu em última edição por
                                #17

                                opa, valeu vicente

                                1 Resposta Última resposta
                                • S Offline
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                                  streit
                                  escreveu em última edição por
                                  #18

                                  qual o limite de escoamento de uma biela billet ?

                                  uma biela em aão 4340 forjada e tratada termicamente chega a ser mais resistente do que uma de tit?nio, porém mais pesada.

                                  1 Resposta Última resposta
                                  • V Offline
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                                    Vicente Sprint
                                    escreveu em última edição por
                                    #19

                                    qual o limite de escoamento de uma biela billet ?

                                    uma biela em aão 4340 forjada e tratada termicamente chega a ser mais resistente do que uma de tit?nio, porém mais pesada.
                                    [snapback]226062[/snapback]

                                    a biela billet geralmente tb é forjada, e pode passar pelos mesmos processos. a diferença é que a granulação do material ao redor das extremidades redondas não acompanha o desenho da peça como nas forjadas. geralmente elas tb são de aão 4340 forjado e tratado termicamente, além de receberem o shot peening.

                                    ab?

                                    1 Resposta Última resposta
                                    • S Offline
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                                      #20

                                      mas vc não tem valores disso?

                                      e vc sabe muito bem que shot peening serve apenas para prolongar a vida em fadiga, e qualquer peça pode receber esse tratamento.

                                      e como seria uma granulação que acompanha ou não o desenho da peça? é importante que o grão seja o menor possível com o maior número de discord?ncias possível. mas para isso não existem direções preferenciais.

                                      deve existir algum outro fator que explique essa maior resist?ncia, visto que as duas são do mesmo material e passam pelo mesmo processo de fabricação…

                                      mas pra isso gostaria de obter valores num?ricos. abraços.

                                      1 Resposta Última resposta
                                      • S Offline
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                                        #21

                                        só pra constar: bielas billet são feitas apartir de um bloco laminado, ok. possuem um certo grau de encruamento.

                                        bielas forjadas são feitas comprimindo o material já no molde da biela, existem diferentes néveis de compressão nesse caso, mas certamente o grau de encruamento de uma forjada aftermarkt é muito maior do que uma billet.

                                        por isso, bielas forjadas são mais resistentes que billet de mesmo material.

                                        1 Resposta Última resposta
                                        • V Offline
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                                          Vicente Sprint
                                          escreveu em última edição por
                                          #22

                                          as propriedades mecânicas de um metal dependem da presença de defeitos na estrutura do material, as discord?ncias. a temperatura ambiente, um metal tem uma certa concentração de discord?ncias que contribuem para conferir uma certa resist?ncia mecânica.

                                          quando fortemente deformado a temperatura ambiente (deformação a frio) ocorre um grande aumento do número de discord?ncias na região da peça que é mais deformada. a maior concentração de discord?ncias leva a uma maior interação entre elas, limitando sua mobilidade. isto leva a um endurecimento do material, denominado encruamento. assim, após a deformação, o metal fica muito mais rígido e é impossível retorn?-lo a sua forma original.

                                          ou seja, a estrutura do material é modificada.

                                          pode-se falar sobre encruamento, recuperação, cristalização, aust?mpera, mart?mpera, exames de microdureza e microfotografias de aão ledebur?tico ou sei lá o q…

                                          como não entendo eu mesmo mt disso, procuro não bancar um cego guiando outros. mas o fato ?, que conforme está no texto inicial, a vantagem da biela forjada sobre a usinada, é possuir uma estrutura diferente, em função do processo.

                                          e é ?bvio, mesmo para um leigo, que alguma vantagem haveria de existir, pois senão, ninguém se daria o trabalho de forjar e depis usinar uma biela, se os dois processos não fossem ben?ficos.

                                          na maioria dos nossos casos, pode-se optar entre uma biela forjada de material de qualidade inferior (original) ou uma biela usinada, em material superior, e com uma massa muito maior.

                                          quem tem acesso é importados, pode optar por comprar uma biela forjada aftmkt crower (ou outra marca), ou pode utilizar bielas billet mais leves ou ainda as top de linha, forjadas e usinadas.

                                          mas nés estamos restritos é bielas forjadas de fábrica, finas e de material inferior, como a do golf, por exemplo, ou bielas super pesadas e fortes como as que existem no mercado.

                                          abraço

                                          1 Resposta Última resposta

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