Fiat saido de frente
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pra usar molas da linha original, era interessante saber se existem opções diferentes, como na época dos gol gts q as molas eram mais duras. talvez (? um chute mesmo) as molas das strada sejam mais firmes, porem mais altas. pra gastar pouco, se o objetivo é mais estático, e se as molas forem mais duras mesmo, seria bom fazer o trabalho das torres, cortar mesmo as molas e amortecedores e recalibrar estes ultimos.
mas cai nakele caso de novo, se vc pregar bem a frente no ch?o, a traseira tem q acompanhar. eu não deixaria a frente muito mais dura q o original, pra não dificultar o acerto da traseira. sei lá, opinião minha, sofri com isso qdo fiz o chão do meu carro, a frente era tipo autorama e a traseira no limite acabava escapando. até acertar a traseira foi bem sofrido tb.
aki em curita tem um cara q faz pros carros de pista e de rua e fica bom com um preão atrativo.
mas não desista
abraço.
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obrigado pelas respostas de todos, assim fica bem mais facil dar o proximo passo.
e ai andre, como foi de viagem?
nunca consegui bom acerto no carro usando mais pressão atras do que na frente, com o siena não foi diferente, mas a experiencia ou o gosto de como o automovel reage depende de cada um e as vezes de outros fatores que esquecemos de considerar ou não achamos relevantes.
vicente, bom especialista no rio e no minimo muito dificil de achar.estou procurando a tempos e ja estou quase desistindo.
verifiquei o link que voce indicou mas tenho a seguinte duvida:
se usar aqueles amortecedores (lindos por sinal) com o prato e mola original(ali so foi mostrado o amortecedor) fico limitado a 1,5cm de redução da altura, mais do que isso o conjunto roda/pneu não cabe.logo não resolve.
se o conjunto vier completo, ele consegue ficar so um pouco mais firme que o original ou mesmo no minimo a diferença de dureza e muito grande.
lembre-se; eu so quero melhorar um pouco o compartamento dinamico de um carro 100% original.
posso usar so o conjunto dianteiro e deixar a traseira como esta, ja que o principal problema e na frente?
se for usar o conjunto traseiro, abandona-se as molas na parte de baixo do carro e usa-se elas nos amortecedores?
se optar so por molas comuns como descobrir o rate, ou aonde mandar fazer?
desculpe a enxurrada de perguntas mas que realmente estou querendo resolver esta questão de forma correta e definitiva.
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basicamente, todo o carro rebaixado, original ou não precisa de molas mais duras, tanto atrás, como na frente. você não deve tentar deixar a traseira como está, dificilmete isso vai dar um bom resultado, principalmente num carro como o teu.
aparentemente, você tem a solu?? guardade em casa já… você temum jogo de molas esportivas, mais baixas e duras. o que você precisa é de um meiode us?-las, sem que o carro fique baixo demais. isso pode ser conseguido com um jogo de amortecedores comum, com o prato na altura ideal e com o comprimento ideal. ou com um amrtecedor de rosca bem dimensionado em termos de comprimento. mas de qquer modo, eles tem de ser casados com o rate dessas molas, principalmente no rebound ou retorno.
vc pode fazer isso como quiser, com qquer pessoa que retrabalhe amortecedores originais. mas os spr01 r te dão todas essas opções e ainda com a pressão de compressão que pode ser modificada na sua unidade (rebuildable & revalvable) e com a pressão de rebound ajustável externamente. e são amortecedores novos, é outra coisa. outra durabilidade, outra confiabilidade.
então,o que vc precisa é algum nível de ajustabilidade em altura, colocar suas molas esportivas de volta e garantir que o acerto dos amortecedores fique bem casado.
a particularidade do siena é que possui uma mala muito pesada, o que interfere bastante no equil?brio de peso do carro e sinceramente, me surpreende o carro estar escapando tanto de frente com todo esse peso atrás. as molas traseiras do siena são muito fortes e inclusive, em outros tempos já usei elas na frente de carros como golf 2 lts, por exemplo.
cortar molas é uma opção muito ruim, pq v te de dobrar a ponta é quente e isso insere um fator difácil de prever em termos de rate. calcular molas progressivas como as do siena, nao é mt fácil. mas para medir o rate de molas lineares, basta vc arranjar uma prensa e uma rágua. comprima a mola em uma polegada e veja quantas libras de pressão é necessário para isso. aí vc te o rate em lbs/pol. ou então faça em kg/cm. são as unidades padr?o.
mas o kit spr01 r completo, vem com molas especiais, pratos superiores, tudo. plug and play. na traseira, as molas ficam fora. como no original. mas vc te a opção de comprar só os amortecedores com pratos para molas originais, podendo assim usar a mola de sua preferência. fica um pouco mais barato.
ab?
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seguindo a sugestão do gus, foi procurar um catalogo de molas mais completo que o da fabrini usado anteriormente quando não cheguei a nenhum resultado.
extrai do catalogo cofap o seguinte:
dia. barra dia. ext. alt. livre espiras diferença
orig. meu carro 12,0 152,0 395,0 5,25
strada 1.6 12,3 152,4 389,0 5,25 -0,6
strada 1.5 12,3 152,4 381,0 5,25 -1,4
strada 1.3 12,3 152,4 367,0 5,25 -2,8
logo se estes 0,3mm no diametro da barra forem suficientes para caracterizar uma mola mais dura (diminuindo assim a transferencia de peso) e usando a mola da strada 1.3, terei um resultado de altura muito proximo do que quero, usando uma mola original e mais dura.
se estiver certo, para completar, troco os amortecedores por outros mais firmes(e ainda posso abaixar um pouquinho o prato, se for necessario) e corto o batente na medida.
sera que ajuda?
vicente, acabei dando as molas para um conhecido pois não gostei do comportamento delas (expliquei para a pessoa) e a sensação que tinha e que eram macias demais. com a configuração atual ficou muito melhor do que com as red coil.
tenho certeza que seu kit completo resolveria a questáo, mais a relação custoxbeneficio para as pouquissimas pretenssões deste carro não e compativel.
veja, de maneira alguma desmereão sua solução, nem poderia, mas so e um carro original um pouco mais baixo. para futuros projetos meus, que ta chegando a hora de poder realiza-los, seus amortecedores são a unica solução profissional que vi ate agora.obrigado pela dica de calculo do rate de mola.
sera que a talvez solução que sugeri acima minimiza o problema?
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seguindo a sugestão do gus, foi procurar um catalogo de molas mais completo que o da fabrini usado anteriormente quando não cheguei a nenhum resultado.
extrai do catalogo cofap o seguinte:
dia. barra dia. ext. alt. livre espiras diferença
orig. meu carro 12,0 152,0 395,0 5,25
strada 1.6 12,3 152,4 389,0 5,25 -0,6
strada 1.5 12,3 152,4 381,0 5,25 -1,4
strada 1.3 12,3 152,4 367,0 5,25 -2,8
logo se estes 0,3mm no diametro da barra forem suficientes para caracterizar uma mola mais dura (diminuindo assim a transferencia de peso) e usando a mola da strada 1.3, terei um resultado de altura muito proximo do que quero, usando uma mola original e mais dura.
se estiver certo, para completar, troco os amortecedores por outros mais firmes(e ainda posso abaixar um pouquinho o prato, se for necessario) e corto o batente na medida.
sera que ajuda?
vicente, acabei dando as molas para um conhecido pois não gostei do comportamento delas (expliquei para a pessoa) e a sensação que tinha e que eram macias demais. com a configuração atual ficou muito melhor do que com as red coil.
tenho certeza que seu kit completo resolveria a questáo, mais a relação custoxbeneficio para as pouquissimas pretenssões deste carro não e compativel.
veja, de maneira alguma desmereão sua solução, nem poderia, mas so e um carro original um pouco mais baixo. para futuros projetos meus, que ta chegando a hora de poder realiza-los, seus amortecedores são a unica solução profissional que vi ate agora.obrigado pela dica de calculo do rate de mola.
sera que a talvez solução que sugeri acima minimiza o problema?
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olha, essas molas que vc usa, encolhidas, só medindo mesmo o rate. mas pela descrição, vc deve ter algo em torno de 105 é 110 de rate nas molas originais e um aumento pra 115, 120 ~ com essas molas de strada. tem de conferir isso, mas eu acho que é algo desse g?nero.
eu considero um aumento muito pequeno. se o rate estiver um pouco fora, assim mesmo a diferença não estará mt fora e esse aumento em minha opinião é pouco para evitar a redução de curso de 3,5 cm, ainda mais se a idéia é melhorar a performance. eu pessoalmente prefiro mais aumento, mesmo em carros confort?veis, fica na casa dos 30% de aumento no mínimo.
se vc cortar uma espira dessa mola, aí vc vai pra casa das 170 lbs aproximadamente. se vc achar alguém capaz de cortar a mola e dobrar a ponta sem estrag?-la, talvez essa seja uma solução barata.
mas não esque?a de que nesse caso, a mola vai ceder um bocado e vc tem de levar isso em conta. 1 cm vai ser o mínimo.
não esque?a tb que a carga que tem de ser aumentada no amortecedor é apenas a de distensão e que molas mais duras cedem menos com o peso, deixando o carro mais alto, se uma mola macia e uma dura tiverem a mesma altura livre.
devido ao número pequeno de espiras da mola do palio, não recomendo o corte. a durabilidade será certamente bem menor.
mas é barato
abraço
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vicente, com o corte de apenas 1 espira se consegue esse aumento todo de rate?
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bom dia, vicente.
o pequeno aumento no diametro da barra da mola da strada tambem me pareceu insuficiente, mas como não tinha noção das proporções das medidas, nada melhor que questionar. de qualquer forma devera ter um pequeno aumento na dureza. se eventualmente eu conseguir esta mola sem custo para experiencia; tentarei, pois o corte esta fora de questão ainda mais porque o formato da mola original não ajuda muito.
depois do nosso papo, me parece esta ser a unica solução viavel (longe de ser a ideal) para minimizar o problema. ou deixar como esta e continuar sonhando com a tão querida parati (na minha concepção bem mais agradevel de tocar), ou voltar para 100% original achando o carro horrivel com a frente mais alta que a traseira.
so por curiosidade, teoricamente esta mola encolida tem rate maior ou menor que ela original?
pelo que sei as rodas que uso tem off-set mais para fora que as rodas originais do siena. o somatorio do off-set para fora mais o rebaixamento do carro, não podem alterar o raio de rolagem (eu acho que e isso) do projeto original do carro, portanto alterando as reacões do veiculo?
se for verdade posso tirar um pouco do assentamento da roda no cubo para aproximar as distancias?
desculpe o abuso nas perguntas, mas a questão da altura, mola, amortecedores, ja estou satisfeito para tirar minhas conclussões, porem quanto a essas tres ultimas perguntas, sempre tive estas curiosidades sem no entanto encontrar alguem que pudesse me responder com competencia e profissionalismo.
grato.
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vc deve ter confundido raio de rolagem com raio de atrito. acho q um raio de atrito mais para dentro do pneu, sem exageros, é melhor. mas vai ter uma perda de conforto com o volante, ele vai ficar mais arisco.
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vicente, com o corte de apenas 1 espira se consegue esse aumento todo de rate?
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pq tem poucas espiras ativas
não é qualquer mola que dá esse resultado cortando.
abraço
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bom dia, vicente.
o pequeno aumento no diametro da barra da mola da strada tambem me pareceu insuficiente, mas como não tinha noção das proporções das medidas, nada melhor que questionar. de qualquer forma devera ter um pequeno aumento na dureza. se eventualmente eu conseguir esta mola sem custo para experiencia; tentarei, pois o corte esta fora de questão ainda mais porque o formato da mola original não ajuda muito.
depois do nosso papo, me parece esta ser a unica solução viavel (longe de ser a ideal) para minimizar o problema. ou deixar como esta e continuar sonhando com a tão querida parati (na minha concepção bem mais agradevel de tocar), ou voltar para 100% original achando o carro horrivel com a frente mais alta que a traseira.
so por curiosidade, teoricamente esta mola encolida tem rate maior ou menor que ela original?
pelo que sei as rodas que uso tem off-set mais para fora que as rodas originais do siena. o somatorio do off-set para fora mais o rebaixamento do carro, não podem alterar o raio de rolagem (eu acho que e isso) do projeto original do carro, portanto alterando as reacões do veiculo?
se for verdade posso tirar um pouco do assentamento da roda no cubo para aproximar as distancias?
desculpe o abuso nas perguntas, mas a questão da altura, mola, amortecedores, ja estou satisfeito para tirar minhas conclussões, porem quanto a essas tres ultimas perguntas, sempre tive estas curiosidades sem no entanto encontrar alguem que pudesse me responder com competencia e profissionalismo.
grato.
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a? depende do tipo de tratamento dado na mola.
sobre o offset, ele influencia sim mas não confunda tudo mexendo em mais de uma coisa de cada vez. embora colocar o offset mais próximo do original sempre seja melhor, até paraa durabilidade dos componentes da suspensão.
abraço
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estou esperando alguns brinquedos chegarem para postar os resultados das alterações no siena.
agora, pressão abaixo de 30lbs em todos os carros que tive, sempre significou perda de capacidade de curva.
conhecidencia ou não, o ideal sempre esteve entre 30 e 35lbs (para rua/estrada).
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conhecidencia…
ai, q saudade do mobral…
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conversando com um pessoal da yokohama daki, me disseram q os melhores resultados gerais é com 2 a 4 libras a mais q a recomendada pela fábrica, não importa a marca do pneu nem o carro. sai com um pouco menos segundo ele principalmente por questáes de conforto.
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conversando com um pessoal da yokohama daki, me disseram q os melhores resultados gerais é com 2 a 4 libras a mais q a recomendada pela fábrica, não importa a marca do pneu nem o carro. sai com um pouco menos segundo ele principalmente por questáes de conforto.
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isso aí é altamente gen?rico…
poxa, a calibragem dos pneus é parte do acerto do carro e essa refer?ncia é deveras vaga
para saber seo pneu está trabalhando demais em cima da carca?a, o método do liquid paper é uma solução bem simples e barata. controlar a temperatura da carca?a tb é interessante, mas requer um pir?metro ou term?metro infra-vermelho...
mas isso é barato... quem quer fazer track day, tem de começar é pensar nesses tipo de coisa...
ab?
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isso aí é altamente gen?rico…
poxa, a calibragem dos pneus é parte do acerto do carro e essa refer?ncia é deveras vaga
ab?
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concordo com vc, mas tb a conversa foi sobre o comportamento geral de carros normais. tb acho q pra um melhor acerto precisa de muito mais coisa, mas essa colocação do pessoal foi sobre os testes das fábricas de pneus sobre rendimento em modelos de uso civil .
abraço.
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eh, digamos assim, surgiu um novo problema.
conforme o vicente falou anteriormente, o que acontecia com a mola encurtada e que o carro se apoiava nos batentes, transformando a suspenção dianteira em super dura causando assim todos os males citados.
agora, com molas normais e o prato do amortecedor baixo, o carro ficou exatamente na altura que eu queria, mais firme devido aos amortecedores e ganhou bastante curso pois os batentes foram cortados na mesma medida que a suspenção abaixou.
só que com o ganho de curso as rodas bem maiores que as originais raspam por dentro e por fora dos para-lamas dianteiros.
como tenho que resolver isso ainda não deu para torcer o carro para ter noção exata do ganho. mas a principio achei que os amortecedores traseiros ficaram firmes demais para o forma que imagino, logo testarei tambem com os originais.
os dianteiros me pareceram muito bons (na verdade acho que ate poderiam ser mais duros mas o conforto seria muito prejudicado).
assim que eu chegar na conclussão final, o que deve demorar uns quinze dias pois não vou viajar este fim de semana devido ao track-day, postarei os resultados.
e seu carro como ficou? se quiser me passa um e-mail para conversarmos sobre a pista.
abraço.