Cabeçote
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aproveitando o tópico
meu carro (vw é ar, 1.6, dupla carburação é gasolina, original e manco ), recebeu um pequeno trabalho nos ?ngulos das sedes, e um sutil (mas beeem sutil) trabalho nos dutos do cabeçote.
pergunta: ganhei alguma coisa nessas (irris?rias) modificações?
[] s
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bom .. vamos por partes, com fotos de preferencia.
tenho aqui um esquema do motor vw ap com cabeçote 8v.
posso arrumar de outros se quiserem.
clique sobre imagem para ampli?-la
sendo os numeros relacionados abaixo. (a tradução, deixo pela conta de vcs)
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cylinder head
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head gasket
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valve cover
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valve cover gasket
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intake valve
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exhaust valve
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valve seals
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valve springs
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valve spring retainers
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valve keeper
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valve lifters
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camshaft
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front cover gasket
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front cover
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camshaft gear
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timing belt
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idler pulley
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piston ring set
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pistons
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connecting rod
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bearing
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bearings
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crankshaft
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rear main seal
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pulley
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flywheel
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ring gear
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oil pan
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oil pan gasket
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oil pump
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booooooooooooooom.
? o ideal seria discutir os principais cabeçotes, dos ap 8v, e dos gm 8v e 16v, mas dando maior enfoque mesmo nos ap seja ar ou água.
onde acha balancins roletado pra ap agua?? base de preço??? e pra q q serve ele? essas são as minas duvidas, as principais.
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uma grande duvida q tenho é quanto é angula?ao e sede das valvulas…. se alguem puder explicar direitim...
e tb o q é necessario pra colocar valvulas maiores.
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booooooooooooooom.
? o ideal seria discutir os principais cabeçotes, dos ap 8v, e dos gm 8v e 16v, mas dando maior enfoque mesmo nos ap seja ar ou água.
onde acha balancins roletado pra ap agua?? base de preço??? e pra q q serve ele? essas são as minas duvidas, as principais.
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fala meu, blz?
seguinte:
vw ap não possui balancins
as válvulas possuem acionamento direto, o que significa que o comando empurra diretamente os tuchos (ou copinhos ou valve lifters) que empurram diretamente as válvulas. assim também são os comandos dos cabeçotes gm 16v. repare que as válvulas ficam em uma perfeita linha reta. esse tipo de configuração não permite o uso de válvulas inclinadas ou c?maras de combustão hemisf?ricas (ap8v), mas quando h? dois comandos de acionamento direto, as válvulas são sim inclinadas, como no tempra 8 e 16v ou mesmo como próprio gm c20xe e ecotec.
já os cabeçotes do gm 8v possuem balancins do tipo dedo . esse tipo de balancim também só permite o uso de c?maras hedge ou em cunha, nada de hemi ou semi pentroof . a vantagem de se usar balancins mesmo sem as válvulas incinadas, é que você pode tirar as válvulas da configuração tradicional em linha reta, o que pode dar origem é um design que privilegia o melhor fluxo. o que não significa que sempre ocorra na prática. os roca possuem esse tipo de cabeçote, com roletes. roletes nos balancins permitem o uso de comandos mais agressivos, diminuem as perdas e geram mais potência justamente por consumir menos energia e poderem atingir mais rpm. em suma, deixa girar mais e consome menos torque aumentando a efici?ncia geral.
outros cabeçotes usam balancins com as válvulas aparafusadas, como por exemplo os civic sohc ou os neon. essa configuração permite usar 8 ou mesmo 16 válvulas com um comando único. permitem também o uso de c?maras de combustão hemi com válvulas inclinadas, o que privilegia o fluxo de alta velocidade e não o torque como os cabeçotes que possuem c?maras em cunha (hedge) e grande área de squish (ap e gm 8v).
motores de configuração mais antiquada utilizam varetas. assim ocorre com os carros que possuem dois cabeçotes e um comando único, como todos os motores com cilindros opostos ou em v. exemplos comuns são os v8 americanos tradicionais e o bom e velho fusca. existem também motores com um cabeçote só e comando no bloco, como por exemplo o motor do corcel (origem renault) e os do opala, sejam 4 ou 6 cilindros.
a configuração com varetas permite que você use os tuchos e os balancins roletados, assim como os outros, mas o peso e inercia do trem de válvulas é bem maior e se qualquer ap com tuchos mecânicos pode girar 9 k rpm, para fazer isso num v8, você basicamente tem de jogar todo o trem de válvulas fora e substituir tudo por peças de melhor qualidade, menos peso e com roletes.
h? muuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuito mais é dizer, mas isso é o b?sico
duvidam?
ehehe…
quem sabe uma hora dessas eu não posto com mais tempo e menos dor de cabeça
abração
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shooooooooooooooooooooow.
mas vicente, já que cabeçote de ap água não usa balancins, teria como adapt?-los???
pq rolou um papo aqui na cidade a alguns anos (uns 3 a 4 anos) na qual uma saveiro, do graxinha, espancou uma ferrari. isso com direito a plateia e eu de camarote no postin vendo rsrs.
mas as pessoas diziam que essa saveiro possuia motor ap 1.8 turbinada com cabeçote roletado. bem cabeçote roletado, seria os balancins roletado???
ou existe diferença na hora de dizer cabeçote roletado e balancins roletado é outra coisa? pq até pessoas que entendem, q mexem com motores diziam q o cabeçote dele era roletado.
um q pode confirmar isso é o pisca, ele sabe.
mas achei estranho.
ajudou d++++ essa explicação anterior .
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h? muuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuito mais é dizer, mas isso é o b?sico
duvidam?
user posted image
ehehe…
quem sabe uma hora dessas eu não posto com mais tempo e menos dor de cabeça
abração
nussa esse systema rotary-valve eh mito interessante
sempre pensei que poderia existir algo desse tipo…....usando esse principio nao existiriam mais problemas com flutuação e atropelamento de valvulas.....e com isso rpm.m?x lah nas alturas...........
eu imaginava algo semelhante....mas com dois roletes ...um para admissao e outro p/ exaustao....esse aparenta ser p/ motores 2t como no nesse esquema abaixo:
outro que eu axo muito interressante sao os desmodromico
clique sobre imagem para ampli?-la
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uma grande duvida q tenho é quanto é angula?ao e sede das valvulas…. se alguem puder explicar direitim...
e tb o q é necessario pra colocar valvulas maiores.
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desculpa discordar de alguem aki, mas isso eu vi.. um cabecote 16v de gol 1.0 em q os comandos estavamo no cabecote e saiam balancins pra empurrar as valvulas pra baixo, e eles tinha na ponta uma expecie de rolamento, nao pude ver muito mais pq estava em um desmanche e eu tava com um pouco de pressa, mas era diferente do cabecote 16v q tem no carro da minha mae, ah eh dakeles moteres power.
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desculpa discordar de alguem aki, mas isso eu vi.. um cabecote 16v de gol 1.0 em q os comandos estavamo no cabecote e saiam balancins pra empurrar as valvulas pra baixo, e eles tinha na ponta uma expecie de rolamento, nao pude ver muito mais pq estava em um desmanche e eu tava com um pouco de pressa, mas era diferente do cabecote 16v q tem no carro da minha mae, ah eh dakeles moteres power.
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não está discordando, esse motor aí tem mesmo balancins. outro dohc 16v com balancins é o vti…
ab
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bom .. vamos por partes, com fotos de preferencia.
tenho aqui um esquema do motor vw ap com cabeçote 8v.
posso arrumar de outros se quiserem.
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sendo os numeros relacionados abaixo. (a tradução, deixo pela conta de vcs)
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cylinder head
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head gasket
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valve cover
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valve cover gasket
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intake valve
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exhaust valve
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valve seals
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valve springs
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valve spring retainers
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valve keeper
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valve lifters
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camshaft
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front cover gasket
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front cover
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camshaft gear
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timing belt
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idler pulley
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piston ring set
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pistons
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connecting rod
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bearing
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bearings
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crankshaft
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rear main seal
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pulley
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flywheel
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ring gear
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oil pan
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oil pan gasket
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oil pump
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eu tenho um programa da gm que tem todas as peças de carros da gm / tdm
o da fiat meu apagou
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alguem poderia me explicar o que é angulação de valvula?
pq alguns dizem vou fazer 3 agula?oes de valvula o que seria isso? seria estagios da angulação?
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a válvula, sea de adm ou escape, possui uma area cortada , ou seja, uma parte plana que casa com a sede de válvulas para fazer a vedação.
normalmente existe apenas o ?ngulo de vedação , mas em cabeçotes preparados, para melhorar a aerodin?mica, faz-se mais ?ngulos além do ?ngulo de assentamento.
para rua, é recomendado o uso de no máximo 3 ?ngulos. para pista, podem ser feitos até 7 angulos.
ab?