Resolução 201/06 do contran, so podia ser brasil..
-
achei isso, mais to com preguiça de ler tudo
repassando…
o denatran, e o governo brasileiro, por meio do contran, mais uma vez prova
ao pa?s da sua incompet?ncia gerencial, inefici?ncia e inabilidade de
perceber as mudanças que o mundo aplica sobre o pa?s.
em setembro, o ?rgão publicou duas novas resoluções, a 200/06 e 201/06, que
regulamentam os dispostos no código de transito de brasileiro - ctb, art 98
e 106, que tratam da proibição de mudança das características dos veículos
automotores.
as resoluções entram em vigor a partir de 10 de marão de 2007, mas
precisamos lutar agora contra essa insensatez do governo.
a lei que o contran quer impor é extremamente mal?fica para o brasil, pode
acabar com uma das ind?strias que mais crescem no mundo: a de acessórios
automotivos, e deixar milhões de brasileiros que dependem dela
desempregados: indo contra o discurso oficial do presidente lula em criar 10
milhões de empregos desde eleito, em 2002.
por isso, peão que você conhe?a atentamente abaixo o que a nova lei diz.
veja o absurdo que é esta lei que vem complementar a res. 25/98 do contran:
por anderson moreira
publicado originalmente em:
http://www.digus.com.br/forum/posting.phpo…itpost&p=211950 (
brasília/df
- sobre aumento da potência/cilindrada (turbo):
- o que diz a res. 200/06 contran:
art. 1? todos os veículos fabricados, montados e encarro?ados, nacionais ou
importados, devem possuir código de marca/modelo/versão específico, o qual
deve ser concedido conjuntamente é emissão, pelo ?rgão máximo executivo de
transito da uni?o, do certificado de adequação é legislação de transito -
cat.
par?grafo único: ao requerer a concessão do código específico de
marca/modelo/versão e emissão do certificado de adequação é legislação de
transito - cat o interessado deve:
i - respeitar as classificações de veículos previstas na tabela constante no
anexo i desta resolução;
ii - apresentar o certificado de segurança veicular, conforme modelo
previsto no anexo ii desta resolução;
iii - atender aos procedimentos estabelecidos, mediante portaria, pelo ?rgão
máximo executivo de transito da uni?o;
iv - comprovar o atendimento aos requisitos de identificação e de segurança
veicular devendo, para isso, manter disponíveis, a qualquer tempo, os
resultados dos ensaios dos sistemas e componentes abrangidos pela legislação
de segurança veicular.
art. 2? as operações previstas na tabela constante no anexo iii desta
resolução, consideram-se, para todos os efeitos, como fabricação de veículos
e incorrem nas mesmas exig?ncias previstas no artigo 1odesta resolução.
?1? dever?, para fins de registro e licenciamento, ser observada a nova
classificação do veículo, conforme tabela constante no anexo iii desta
resolução.
?2? as operações previstas na tabela constante no anexo iii poderão ser
efetuadas em veículo com ou sem registro.
- o que significa?
a resolução 200 explica que, por medida de segurança, não é permitido mudar
a marca, modelo e versão do veículo. caso isso ocorra, a modificação deve
obedecer uma tabela de classificação, descrita ao final da resolução, e o
veículo deve passar por uma homologação.
an?nimo 21/11/2006 05:44 o que seria essa homologação? - seria uma inspeção
criteriosa, tão quanto é feito num veículo rec?m desenvolvido por uma marca,
a qual necessita do certificado de adequação é legislação de transito (cat)
para entrar no mercado.
mas o que muda realmente? - antes, para obter a regularização das
modificações, era apenas realizada uma inspeção veicular. o veículo obtia
junto a um ?rgão credenciado pelo inmetro o certificado de segurança
veicular e depois era inspecionado no ?rgão fiscalizador. com a nova
resolução, alterações de potência e cilindrada do motor, apesar de não
caracterizarem mudança de marca, modelo e versão, exigirão a inspeção e a
homologação (csv e cat).
assim para aumentar a potência do carro, que geralmente é feito com a
instalação do turbocompressor, o veículo dever? passar por mais este tr?mite
burocr?tico.
- sobre suspensão:
que diz a res. 201/06:
art. 6? ficam proibidas as modificações da suspensão de veículos das
espocies passageiro, misto e carga.
par?grafo único: excetuam-se do disposto no caput deste artigo os veículos
com pbt igual ou superior a 3500kg, e os veículos que tiveram suas
suspensões modificadas para compensar o rebaixamento natural decorrente da
instalação de g?s natural veicular - gnv ou blindagem, desde que mantida a
altura original do veículo.
- que isto significa?
significa que nenhum veículo que tenha peso inferior a 3,5 toneladas, exceto
se tiver adaptação para gnv e precisar sua suspensão, poder? ter sua
suspensão alterada, seja reforçando-a, seja abaixando-a ou aumentando-a.
esse artigo revoga tacitamente o art. 7? da res. 25/98 contran que proibia
somente a alteração em veículos classificados como de uso misto. as
camionetes, conhecidas como pick-ups (saveiro, s10 cab simples, ranger cab.
simples) poderiam ter sua suspensão alterada.
assim, mata-se de vez a possibilidade da legalização das molas esportivas.
esse artigo mostra que o brasil quer continuar um pa?s atrasado em não
aceitar o uso destes equipamentos de alta tecnologia, vendidos em todo
mundo, e que tám sua segurança totalmente comprovóvel pelos ?rgãos de
segurança vi?ria em outros pa?ses.
além disso, o pa?s dá um tiro no próprio po, pois pode fechar vêrias
ind?strias nacionais que fabricam estes produtos com seriedade e segurança,
vai desaquecer a economia e prejudicar vêrios empregos diretos e indiretos.
- sobre as rodas e pneus:
- que diz a res. 201/06:
art. 8? ficam proibidas
i - a utilização de rodas/pneus que ultrapassem os limites externos dos
pora-lamas do veículo;
ii - o aumento ou diminuição do di?metro externo do conjunto pneu/roda;.
- que isto significa?
significa que está proibido a mudança do seu conjunto de roda+pneu original
caso:
i - o conjunto seja maior que o limite do pora-lamas, ou o popular rodas
para fora .
ii - se o conjunto roda+pneu tiver di?metro externo maior que o original. ou
seja, se você tem um carro que, com rodas originais, era aro 15 e pneus
195/60, você não poder? usar uma roda maior, por exemplo, aro 17 e pneus
215/45, mesmo que seu carro - fisicamente -comporte as rodas.
a res. 25/98 não proibia a mudança das rodas. assim, o governo, mais uma
vez, prova que está contra o povo brasileiro, impedindo que o setor de rodas
e pneus seja desenvolvido, gerando mais empregos.
ademais, este par?grafo fere totalmente o livre-arb?trio do dono do carro em
querer comprar a roda que ele ache melhor ou mais bonita.
não temos nenhuma justificativa mecânica, f?sica ou social para a proibição
da mudança de rodas e pneus trata-se de abuso da autoridade do contran ou,
simplesmente, loucura
- sobre o direito adquirido das pessoas:
- o que diz a res. 201/06:
art. 11 os veículos pré-cadastrados, cadastrados ou modificados a partir da
data de entrada em vigor desta resolução deverão ser classificados conforme
a tabela constante no anexo i.
art. 12 fica garantido o direito de circulação, até o sucateamento, dos
veículos que sofreram modificações antes da entrada em vigor desta
resolução, desde que os seus propriet?rios tenham cumprido todos os
requisitos exigidos para a sua regularização, mediante comprovação no
certificado de registro de veículos - crv e certificado de registro e
licenciamento de veículos - crlv.
- o que isto significa?
significa que, em parte, o direito adquirido da pessoa que tem seu carro
modificado e legalizado antes da entrada em vigor da nova resolução poder?
continuar com seu carro.
mas, ao mesmo tempo, é ilegal, pois obriga a retroatividade da lei para
prejudicar aquelas pessoas que já tám seus carros modificados e que, por
força da lei atual (res. 25/98 ) não podem ou não precisam regularizar a
modificação.
o exemplo claro disto é a questão das rodas e pneus. hoje, uma pessoa que
muda seu conjunto de rodas e pneus para um conjunto maior não pode
regularizar a mundan?a porque a mudança não é ilegal. contudo, a partir de
marão de 2007 a mudança passa a ser ilegal. o que acontecerá com essas
pessoasó simples: eles ficarão ref?ns dos fiscais de transito, levarão
multas e terão carros retidos.
ao final, o contran só está colaborando com o aumento da ind?stria das
multas, e não com a segurança no transito brasileiro
este fato amea?a gravemente o emprego de centanas de milhares de pessoa que
dependem da ind?stria de acessorios automotivos (tuning) para sobreviver.
o contran solta uma portaria em pleno período eleitoral sem a devida
consulta é sociedade
-
o que eu posso fazer para mudar isto?
-
o que eu posso fazer para mudar isto?
grite se manifeste lute por seus direitos
não deixe que o governo, mais uma vez, faça uma lei para te prejudicar não
deixe que o governo aumente a ind?stria da multa com essa lei abominível,
burra e ineficaz não deixe que o governo acabe com o emprego de vêrias
pessoas que dependem da ind?stria dos acessórios automotivos
qual a arma mais fácil, rápida e efetiva? a internet isso, use seu e-mail
repasse esta mensagens aos seus amigos, vamos mexer com o mundo tuning
mande e-mail para as pessoas que criam estas leis no contran expondo sua
indignação e seus ideias
-
fala guibb,
relaxa, na lei a unica coisa que proibiram foi a modificacao em suspensao…
http://www.preparados.com.br/forum/index.p…pic=29489&st=20
abracos
wagner luis
-
tem esse abaixo - assinado que o pessoal ta divulgando pra poder por no toba desses inuteis….
http://www.preparados.com.br/forum/index.phposhowtopic=29793
-
to grilado com esse povo wagner.. noh cara, vou arrumar grana nem sei de onde agora so pra legalizar o carro esse mes de fevereiro e fikar numa boa.. manha ja vou olhar os valores nos despachantes..
mas vlw, li o topico, esclareceu algumas coisas, mas nao vou arriscar pra depoiss.. abraços
-
pessoal…leiam direito a resolução 201...
no anexo dela, tem uma lista das coisas que podem ser modificadas e, alteração de potência, não está entre elas...quer dizer, vai ser proibido sim...
o sórgio bernardinetti teve quarta passada em brasília, junto com um editor da fullpower pra conversar sobre isso com um dos chefões do denatran...o que ele me resumiu ontem foi que, simplesmente eles não sabem o que estão fazendo e que, para se reverter alguma coisa nesse sentido, só com ajuda pol?tica...
e agora pergunto, cadá a mobilização das ind?strias de rodas/acessórios e demais revistas do setor...???
alguém tem um pol?tico fodão no bolso aí pra ajudar o povo...???
-
pessoal…leiam direito a resolução 201...
no anexo dela, tem uma lista das coisas que podem ser modificadas e, alteração de potência, não está entre elas...quer dizer, vai ser proibido sim...
o sórgio bernardinetti teve quarta passada em brasília, junto com um editor da fullpower pra conversar sobre isso com um dos chefões do denatran...o que ele me resumiu ontem foi que, simplesmente eles não sabem o que estão fazendo e que, para se reverter alguma coisa nesse sentido, só com ajuda pol?tica...
e agora pergunto, cadá a mobilização das ind?strias de rodas/acessórios e demais revistas do setor...???
alguém tem um pol?tico fodão no bolso aí pra ajudar o povo...???
[snapback]591546[/snapback]
andré, o problema nao é a 201, mas a alteração de potencia
? matéria da 200/06 que entre em vigor junto com a 201.
a mudança está na solicitação de mais um documento além do csv, do cat.
em teoria poderia ser modificado, porém os boatos que correm nos bastidores
? que nao será permitido regularização de turbo adaptado após 10 de mar?o.
-
pessoal…leiam direito a resolução 201...
no anexo dela, tem uma lista das coisas que podem ser modificadas e, alteração de potência, não está entre elas...quer dizer, vai ser proibido sim...
o sórgio bernardinetti teve quarta passada em brasília, junto com um editor da fullpower pra conversar sobre isso com um dos chefões do denatran...o que ele me resumiu ontem foi que, simplesmente eles não sabem o que estão fazendo e que, para se reverter alguma coisa nesse sentido, só com ajuda pol?tica...
e agora pergunto, cadá a mobilização das ind?strias de rodas/acessórios e demais revistas do setor...???
alguém tem um pol?tico fodão no bolso aí pra ajudar o povo...???
[snapback]591546[/snapback]
pq estas revistas fullpower,autopower, superspeed, hot, mecanica, 4patas, auto etc… não começam a publicar em suas paginas as verdadeiras consequencias que essas resoluções irão trazer, e sair correndo atrás de politicos para mudarem tal cagada, ja q estas revistas, a grande maioria é de editoras grandes.
? foda q numa dessa ir? precisar de um jab? no congresso, maaas...
rallye, snme o cat só é dado a fabricas e montadoras, então pra vc consgeuir esse doc pra anexar ao processo de alteração de potencia do carro, seria impossivel (eu acho), ou será q vc poder? chegar na concessionaria e pedir um cat pois vc mudou o motor do seu antigo gol 1.0 por um 2.0 16vó?? (ex)
-
antes, conhecia lugar que vc nem precisava se dar ao trabalho de ir até lá, vc mesmo tirava a foto e mandava por e-mail pro cara e vinha por correio. esse tipo de coisa só dá margem para roubar mais, na terra de ninguem se compra as coisas da mesma maneira q vc compra leite no mercado.
-
antes, conhecia lugar que vc nem precisava se dar ao trabalho de ir até lá, vc mesmo tirava a foto e mandava por e-mail pro cara e vinha por correio. esse tipo de coisa só dá margem para roubar mais, na terra de ninguem se compra as coisas da mesma maneira q vc compra leite no mercado.
[snapback]591960[/snapback]
hummmm num da mais pra fazer isso?
-
pq estas revistas fullpower,autopower, superspeed, hot, mecanica, 4patas, auto etc… não começam a publicar em suas paginas as verdadeiras consequencias que essas resoluções irão trazer, e sair correndo atrás de politicos para mudarem tal cagada, ja q estas revistas, a grande maioria é de editoras grandes.
? foda q numa dessa ir? precisar de um jab? no congresso, maaas...
rallye, snme o cat só é dado a fabricas e montadoras, então pra vc consgeuir esse doc pra anexar ao processo de alteração de potencia do carro, seria impossivel (eu acho), ou será q vc poder? chegar na concessionaria e pedir um cat pois vc mudou o motor do seu antigo gol 1.0 por um 2.0 16vó?? (ex)
[snapback]591901[/snapback]
ao que parece até agora, pra vc modificar a potência, vc teria que baixar o carro pra legalizar ele como protótipo…e aí o carro não poderia ter qualquer emblema de montadora...
ssseeeeeeeeeeeeeeeeeeeeee conseguisse isso, como vc venderia o carro depois, caso precisasse...???
acho que só perdendo muito dinheiro, como acontece com os rms...
o sessó (s?rgio bernardinetti) tentou legalizar o corsa dele e, quando bateu lá em cima, começaram a colocar um monte de empecilhos e ouviu de um tiozinho gag? que achava que o carro não teria estrutura pra aguentar a monstruosa potência de 180 cv que tava indicando de potência no laudo ou csv...não sei exatamente...
? clara a falta total de compet?ncia e conhecimento desse povo com relação a esse assunto...pode até ser que tenham filhos ou netos que saibam disso, mas a lei que fode com o povo não se aplica aos parentes deles...
-
hummmm num da mais pra fazer isso?
[snapback]592119[/snapback]
falei antes pq era com as leis antigas…
-
cada vez mais complicado de entender….eles criam leis com tanta frescura q nem eles sabem o q pode e deixa de poder