Cabeçote preparado
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e as molas parecem ser mais duras…. então tira se o prato inferior pra ajudar em evitar flutuação de valvulas... pelo menos foi como me explicaram...
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na verdade não é pra evitar flutuação, mas pra mola não fechar elo com elo por causa do comando com lift muito alto. eu prefiro afundar a base dos pratos e mante-los lá…. mas sei lá, cada loko com a sua mania
abraço.
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outra coisa, tava dando uma olhada em outro cabeçote preparado… olhem a diferença:
esse é o meu
esse é do guswrc
em q influencia isso??? como chamam essa parte, caroão das valvulas ou guia das valvulas, ou nem um nem outro???
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comentei isso na minha resposta ( http://www.preparados.com.br/forum/index.p…ndpost&p=262008 ) sobre as guias não terem sido cortadas.
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as guias de válvula não foram reduzidas. reparei também que não h? muitos ?ngulos nas válvulas e sedes. isso não são necessariamente coisas ruins. ok, impedem um pouco o fluxo, mas as guias possuem um determinado comprimento, por algum motivo. e esse motivo é durabilidade. para motores de rua, eu não acho legal cortar as guias. e também não acho legal o uso de muitos ?ngulos.
mas tem coisas que estão menos que ideais nesse cabeçote: os dutos foram sim abertos e polidos, lixados e etc. mas não estão muito bem equalizados e aparentemente não possuem a forma correta. os dutos devem ser abertos mais na parte de cima do que na de baixo, nunca o oposto, já que grande parte do fluxo corre pela parte de cima do duto e manter a parte de baixo estreita ajuda é eliminar o retorno dos gases, principalmente em turbos.
as c?maras estão marcadas e tb as válvulas. cada marca dessas forma um ponto quente, que certamente ir? acumular carvão e em algum tempo, terá deposito suficiente para ficar incandescente e transformar-se em uma segunda fonte de ignição, sobre a qual vc não terá controle algum. pré ignição.
já me aconteceu de pegar um cabeçote assim feito . o que fiz, foi trocar por outro, onde fizemos 3 ?ngulos nas válvulas, um leve lixamento nos dutos de admissão e um retrabalho criterioso e conservador nos dutos de escape. também uma redução da taxa nas c?maras e posterior polimento.
essa é a foto da c?mara pronta:
abraço
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comentei isso na minha resposta ( http://www.preparados.com.br/forum/index.p…ndpost&p=262008 ) sobre as guias não terem sido cortadas.
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eu vi agora… não tinha percebido naquela hora pq falando assim, guias, sedes, etc... eu não vou saber exatamente o q ?.... percebi pela foto só....
agora já sei o q é a guia... a sede seria isso:
?????
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as guias de válvula não foram reduzidas. reparei também que não h? muitos ?ngulos nas válvulas e sedes. isso não são necessariamente coisas ruins. ok, impedem um pouco o fluxo, mas as guias possuem um determinado comprimento, por algum motivo. e esse motivo é durabilidade. para motores de rua, eu não acho legal cortar as guias. e também não acho legal o uso de muitos ?ngulos.
mas tem coisas que estão menos que ideais nesse cabeçote: os dutos foram sim abertos e polidos, lixados e etc. mas não estão muito bem equalizados e aparentemente não possuem a forma correta. os dutos devem ser abertos mais na parte de cima do que na de baixo, nunca o oposto, já que grande parte do fluxo corre pela parte de cima do duto e manter a parte de baixo estreita ajuda é eliminar o retorno dos gases, principalmente em turbos.
as c?maras estão marcadas e tb as válvulas. cada marca dessas forma um ponto quente, que certamente ir? acumular carvão e em algum tempo, terá deposito suficiente para ficar incandescente e transformar-se em uma segunda fonte de ignição, sobre a qual vc não terá controle algum. pré ignição.
já me aconteceu de pegar um cabeçote assim feito . o que fiz, foi trocar por outro, onde fizemos 3 ?ngulos nas válvulas, um leve lixamento nos dutos de admissão e um retrabalho criterioso e conservador nos dutos de escape. também uma redução da taxa nas c?maras e posterior polimento.
essa é a foto da c?mara pronta:
abraço
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essa foto q vc postou mostra como faz pra medir a camara de combustão pra saber a taxa, né??? me explica melhor isso ae, por favor….
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guia= aquele tubo dourado onde a haste da valvula passa dentro.
sede= onde a valvula encosta qdo esta fechada, aquele anel chanfrado q fica preso no cabeçote.
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exato. o que tem na foto, é a válvula em si. a sede é onde essa parte da válvula que tem os ?ngulos se assenta. a sede em si tb tem os seus próprios ?ngulos, sendo que o de assentamento, tem de casar perfeitamente com a válvula.
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essa foto q vc postou mostra como faz pra medir a camara de combustão pra saber a taxa, né??? me explica melhor isso ae, por favor….
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? um proceso muito simples. coloca-se a vela que será usada, e com um vidro ou acr?lico furado, untado com graxa para não vazar, fecha-se a c?mara de combust?o. aí então despeja-se fluido hidr?ulico com uma bureta graduada. assim vc mede quanto cabe de láquido (volume) na c?mara.
depois faz-se o mesmo com as cavas dos pistões (supondo que se alinham com o bloco sem ficarem para dentro)
o volume então é contraposto ao volume do cilindro e vc descobre a taxa de compressão estática real.
digamos que vc tem 500 cc por cilindro (cue ou cilindrada unit?ria exata), e uma c?mara de compressão com 50 cc:
taxa = (cue + volume da c?mara)/volume da c?mara
taxa = (500 + 50)/50
taxa = 11:1
ah, mais uma coisa sobre seu cabeçote: pelo que eu vi, ele usa válvulas com hastes afinadas no escape não ??
se for mesmo, isso tb eu não recomendo mt, pois afinar a haste das válvulas de escape enfraquece-as bastante, h? perigo de quebra do motor por causa disso, dependendo das temperaturas.
abraço
abraço
abraço
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eu nem reparei muito no cabeçote ainda, nem nas valvulas… vo leva agora num cara q entende, vamo ve o q ele fala... mais tarde eu posto....
se tiver esse lance mesmo de ter afinado a haste da valvula de escape, fudeu... pq eu rodo no gnv e já é fato q o gnv mantem uma temperatura muito maior do q qualquer comb liquido... essa valvula então não vai aguentar muito tempo.... vamo ve o q o cara fala....
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ah, mais uma coisa sobre seu cabeçote: pelo que eu vi, ele usa válvulas com hastes afinadas no escape não ??
se for mesmo, isso tb eu não recomendo mt, pois afinar a haste das válvulas de escape enfraquece-as bastante, h? perigo de quebra do motor por causa disso, dependendo das temperaturas.
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nisso q entram as válvulas em aão inox.
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levei o cabeçote no lula hj… o cara é gente fina, explica as coisas direitinho, mas me deu uma facada show de bola tb.... mas tá tranquilo, o importante é q vou pegar o cabeçote perfeitinho... sem a durepox dentro, sem os cantos vivos, equalizado, vai checar se tá rachado, etc.... e já vai me entregar pronto pra montar...
o cara já tinha visto o cabeçote e elogiou muito... realmente o servião nas valvulas não foi o mais bonito, mas ele falou q está bom e q vai funcionar muito bem...
me disse uma coisa q eu queria q vcs confirmassem tb... a cada 7 cfm são 10cvó??
ele disse q o cabeçote original tem 75 cfm, esse meu, e q o q eu comprei e levei pra ele está com 98 cfm... fazendo os calculos e se for isso mesmo, ganhasse 30 e poucos cavalos.... meu carro q tem cerca de 110 cv original vai passar pra 140 cv só com o cabeçote... é isso mesmo???
isso sem contar q ele tá taxado.... sem contar comando q eu pretendo colocar um 276 ou 288 e sem contar 4x1 de 2 pol.....
com isso tudo deve chegar a qto????
bom... to satisfeito pq o cara q entende falou q posso ficar tranquilo... q o cabeçote é bom e q vai dar pra rodar muito com ele..... não reprovou nada no cabeçote e disse q qualquer coisa q ele medir e achar estranho vai equalizar pelo preão q combinamos... então tá tranquilo....
quero saber agora a qtos cvs posso chegar... já sei q com menos de 140 não fico... auhahuauhuhauhuhauh
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não vai nessa de que x cfms = x cvs. isso é conversa.
se fosse assim não importaria se o cabeçote fosse colocado num motor 1.0 ou num 2.0. não importaria o peso das peças m?veis, não importaria se fosse usar um 2e ou 2 weber 50, não importaria se fosse aspro ou turbo com 3 bar.
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como é então??? não dá pra medir, ter uma ideia??
sei q as valvulas são um pouco mais leves pq peguei as originais e as q estão no cabeçote e deu pra sentir a diferença de peso….
levando em consideração um cabeçote com fluxo de 98 cfm equalizado certinho... valvulas mais leves... comando 276... 4x1 de 2 pol e carbu 3e as alcool com taxa de 15:1.... dá pra ter uma ideia de qtos cvs vai ter???
original a alcool com 2e e taxa de 12:1 são 112 cv.... com isso tudo q eu falei será q passa dos 150 cvs??
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como é então??? não dá pra medir, ter uma ideia??
sei q as valvulas são um pouco mais leves pq peguei as originais e as q estão no cabeçote e deu pra sentir a diferença de peso….
levando em consideração um cabeçote com fluxo de 98 cfm equalizado certinho... valvulas mais leves... comando 276... 4x1 de 2 pol e carbu 3e as alcool com taxa de 15:1.... dá pra ter uma ideia de qtos cvs vai ter???
original a alcool com 2e e taxa de 12:1 são 112 cv.... com isso tudo q eu falei será q passa dos 150 cvs??
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esse papo de preverem qtos cavalos o motor vai render é mais furado do que peneira.
depende de muitos fatores além de uma simples medição de fluxo de uma peça estática.
tem q conseguir o máximo em fluxo, montar o motor, acertar ele no pico e medir. essa é a única forma confiável e segura de se saber a potência.
o resto é pura ilusão. infelizmente.
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o lula foi o mesmo q fez o cabeçote dum daqueles kazinhos brabos e perdeu 6cv…
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pq não falar de preço? abre o jogo ae, xar?…
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