Coletores para carros turbo
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olha pessoal, existem carros chamados de protótipos ou conceitos , onde testa-se soluções que serão aplicadas nos veículos de produção.
nesse tipo de carro, vc vê coisas como esse coletor, que agente olha, e se apaixona pelo visual. mas nos xxx, é raríssimo que fiquem essas soluções . reparem nas diferenças entre os conceitos e suas versões definitivas. sempre existem vêrias.
isso ocorre, pq qdo vai pra produção, o carro passa por um teste bem mais exigente de uso e durabilidade, visando soluções que irão aguentar o teste do tempo. quem quer ter idéia melhor do que eu estou falando, pode asistir a criação do cobra e o desenvolvimento do corvette c5 no rides.
ali se vê bem claro esse processo.
os conceitos são sempre muito mais lindos. mas os carros que saem, são carros que realmente funcionam.
abraço
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não colega… a relação a/r não tem nada a ver com o rotor...
a carca?a é igual, muda o espaço para o rotor dentro dela apenas. vc aumenta a usinagem do rotor dentro da carca?a e assim aumenta a pasagem de gas. o rotor deixa passar gas por dentro dele sacou? não é como colocar um elefante (ou bode?) na sala, é como um ventilador. quanto maior, mais vento faz.
abração
[snapback]269348[/snapback]
agora fud3*…........me ensinaram errado então
me explica então, como a relação area / ratio não tem nada a ver com o tamanho do rotor ????????????????
quer dizer que são sempre valores fixos ??? todas as .48 são iguais???
ps: ou bode? ..........não entendi a piadinha........
algum preconceito por eu morar no nordeste???
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olhando o data sheet do carro, tudo eh impressionante….
volvo t5 engine / underhood highlights
• volvo 2.5-liter 5-cylinder turbocharged engine (standard 218 horsepower)
• evolve custom turbo system (capable of over 500 horsepower)
• evolve exhaust manifold
• evolve turbo downpipe
• evolve 3.5-inch exhaust system
• evolve engine control management software
• evolve cold air intake
• evolve intake manifold
• evolve coolant reservoir
• evolve strut tower brace
• garrett gt30r turbo by turbos.com
• turbo wastegate, blow off valve and boost management by turbosmart
• flex technologies silicone hoses
• thermo tec heat protection
• turbonetics intercooler
transmission & driveline
• volvo built 6-speed manual close-ratio transmission
• haldex electronically controlled all-wheel-drive system with evolve/haldex performance software
• volvo dynamic stability traction control (dstc)
brakes
• evolve big brake system
o front: 380mm 2-piece rotors with 8-piston liquid cooled ap racing calipers
o rear: 362mm 2-piece rotors with 6-piston ap racing calipers
• evolve “e” slotted rotors
• evolve braided stainless steel brake lines
• volvo anti-lock braking system with electronic brake force distribution
suspension
• front:
o evolve adjustable coil over suspension
o evolve camber plates
o evolve anti-roll bar
o koni adjustable struts
o eibach springs
• rear:
o evolve pushrod-activated rear suspension with inboard strut/spring assembly
o evolve lower control arms
o evolve toe-adjusters
o evolve anti-roll bar
o evolve adjustable end links
o adjustable struts
o eibach springs
wheels & tires
• hre c21 3-piece alloy wheels
o front: 19.0-inches x 9.0-inches
o rear: 19.0-inches x 11.0 inches
• pirelli pzero rosso tires
o front: 255/30zr-19
o rear: 305/25zr-19
exterior
• custom silver metallic/titanium gray metallic two tone paint scheme
• evolve aerodynamic front bumper
• evolve aerodynamic side sill spoilers
• evolve aerodynamic rear bumper
• evolve mesh grilles
• evolve trunk spoiler
• evolve tail light trim
• evolve fender scoops
• rear wheel wells lightly flared
• darkened tail lamps
• shaved fuel door with relocated filler
• painted moon roof
• laminated side windows
• bi-xenon high intensity gas discharge headlamps
interior
• silver carbon fiber leather/gray leather seating by classic soft trim
• suede headliner and shifter/emergency brake boots
• evolve gauge treatment
• silver/titanium console
• silver interior highlights
• evolve shifter
• aluminum pedals
• rear wheel wells expanded inboard to accommodate wide tires
• carpeted trunk area
credits
• engineering and fabrication: mr. mano agulian
• paint: today s autowurks, whittier, california
• build performed at: ireland engineering, duarte, california
fora isso, as entradas de ar ajudam a refrigerar toda a baga?a q existe ai embaixo….
desculpa bater na mesma tecla, mas o carro eh sensacional. concordo contigo vicente, no sentido de q muitos concept cars serem invi?veis no dia-a-dia. além dos exemplos q vc citou, podemos utilizar um bem famoso que eh o plymouth prowler, q foi o trabalho de graduação de chip foose, q na criação era um roadster sem paralamas...
o h?mi com alguns desenhos originais…
abraços eu adoro posts com fotos...
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agora fud3*…........me ensinaram errado então
me explica então, como a relação area / ratio não tem nada a ver com o tamanho do rotor ????????????????
quer dizer que são sempre valores fixos ??? todas as .48 são iguais???
ps: ou bode? ..........não entendi a piadinha........
algum preconceito por eu morar no nordeste???
[snapback]269391[/snapback]
nada a ver com ser nordestino
vc não conhece a estária do bode na sala?
abraço
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olha… vou ter que concordar com o vicente porque é a primeira vez que eu vejo um coletor passar entre o cabeçote e o capo. eu acho estranho. essa é a minha opinião.
afinal, esse carro é ou não protótipo?
mas tbm eu vi que uma chapa de aão inox com uma fita de amianto segura e muito o calor.
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voltando ao bode frio, opos vaca fria
ar não tem ligação direta com o rotor vc poderia ter (se a fabrica assim o fundisse) uma ar .36 pra um eixo t04 desde que respeitasse as dimensões corretas
e é uma proporção…ali?s qual a diferença entre 48/100 e 24/50 ?... nenhum vão me dizer... mas quem prestar atenção vai perceber porque uma .42 da lacon dá resultados diferentes de uma da garret...
porque mudando o a ou o r vc tem efeitos diferentes na aceleração do ar (que é o que o a/r nos diz)
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olha… vou ter que concordar com o vicente porque é a primeira vez que eu vejo um coletor passar entre o cabeçote e o capo. eu acho estranho. essa é a minha opinião.
afinal, esse carro é ou não protótipo?
mas tbm eu vi que uma chapa de aão inox com uma fita de amianto segura e muito o calor.
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eu usava uma coisa bem similar no meu opala, pq tinha aquele coletor tubular do giba q a turbina fica quase q encostada no capo. fiz um defletor de aão inox, e por dentro coloquei aramida. ficou show de bola…..super bem isolado...
quanto ao coletor, aqui vai uma foto de uma s80 t-6, 6 cilindros em linha, transversal, biturbo....
pix: editado para colocar uma foto menor mas com link para a original.
outra foto do coletor da xc90 com o mesmo motor, com algumas diferenças..
abraços
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eu usava uma coisa bem similar no meu opala, pq tinha aquele coletor tubular do giba q a turbina fica quase q encostada no capo. fiz um defletor de aão inox, e por dentro coloquei aramida. ficou show de bola…..super bem isolado...
quanto ao coletor, aqui vai uma foto de uma s80 t-6, 6 cilindros em linha, transversal, biturbo....
pix: editado para colocar uma foto menor mas com link para a original.
outra foto do coletor da xc90 com o mesmo motor, com algumas diferenças..
abraços
[snapback]269538[/snapback]
eu estava comentando do coletor de escape e não de admissão.
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voltando ao bode frio, opos vaca fria
ar não tem ligação direta com o rotor vc poderia ter (se a fabrica assim o fundisse) uma ar .36 pra um eixo t04 desde que respeitasse as dimensões corretas
e é uma proporção…ali?s qual a diferença entre 48/100 e 24/50 ?... nenhum vão me dizer... mas quem prestar atenção vai perceber porque uma .42 da lacon dá resultados diferentes de uma da garret...
porque mudando o a ou o r vc tem efeitos diferentes na aceleração do ar (que é o que o a/r nos diz)
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isso é uma coisa é que as pessoas deveriam atentar mais.
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engenheiro, engenheiro…
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olhando o data sheet do carro, tudo eh impressionante….
fora isso, as entradas de ar ajudam a refrigerar toda a baga?a q existe ai embaixo....
desculpa bater na mesma tecla, mas o carro eh sensacional. concordo contigo vicente, no sentido de q muitos concept cars serem invi?veis no dia-a-dia. além dos exemplos q vc citou, podemos utilizar um bem famoso que eh o plymouth prowler, q foi o trabalho de graduação de chip foose, q na criação era um roadster sem paralamas...
o h?mi com alguns desenhos originais…
abraços eu adoro posts com fotos...
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o carro é off-the-shelf… cara, é servião de boa qualidade, com peças de boa qualidade, mas na boa: alguém já assistiu o riddler awardá os caras montam carros com acabamento infinitamente melhor do que esse, em casa.
carro de show é isso aí, embora agente não esteja acostumado com esse nível de montagem por aqui, se vcs pensarem no quanto de grana rola nesse tipo de projeto, agente começa é ver as coisas com outros olhos.
claro que o carro é atraente e sem dúvida parece ser bem acabado.
mas ninguém aqui acha que isso é um carro pra usar não ??
?bvio que não vai estragar nada dando umas voltinhas na frente do sema (ou sei lá pq fizeram esse carro). mas é como eu disse, desafio qquer pessoa aqui é trazer uma foto de carro de produção com o escape nesse local.
e dá sim pra fazer um carro que dá show parado e andando, com funcionalidade muito maior.
alguém não conhece o golf rsi?
abraço
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ah, e tem mais uma coisa:
o chip foose faz os carros mais lindos que eu já vi, mas ele é um cortador de mola inveterado ele não dá a mínima pra din?mica do carro, como todos que viram no programa onde o titus puxou a fila do power tour podem atestar
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eu aposto que esse não derrete nada
e se derreter também, ah, tá valendo