Com qual turbina vcs iriam???
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caio… tudo está ligado... qto mais pressão vc usa mais gases de escape vc gera (afinal basicamente o que entrou tem que sair)
então vc pode brincar com as carca?as quentes de uma mesma linha de turbocompressores de modo a ter pegada mais cedo ou restringir o escape... desde que claro a turbina e a parte fria estejam de acordo com isso... se a pegada ainda está acima do que vc quer abaixa a quente, se a pegada já está no valor que vc quer vc pode tentar uma maior para melhorar potência em alta restringindo menos o escape...
imagine assim a turbina é uma catraca, o espaço entre ela e a parede é a carca?a quente...se vc tem um espaço pequeno entre a parede e a catraca qualquer cara magrinho já empurra a catraca, se vc tem um cara muito gordo pode empacar nela...
por exemplo o resultado se vc diminur o rotor quente e colocar uma po a mais no frio é praticamente o mesmo....até a hora em que obvio o escoamento muda de regime...
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caio… tudo está ligado... qto mais pressão vc usa mais gases de escape vc gera (afinal basicamente o que entrou tem que sair)
então vc pode brincar com as carca?as quentes de uma mesma linha de turbocompressores de modo a ter pegada mais cedo ou restringir o escape... desde que claro a turbina e a parte fria estejam de acordo com isso... se a pegada ainda está acima do que vc quer abaixa a quente, se a pegada já está no valor que vc quer vc pode tentar uma maior para melhorar potência em alta restringindo menos o escape...
imagine assim a turbina é uma catraca, o espaço entre ela e a parede é a carca?a quente...se vc tem um espaço pequeno entre a parede e a catraca qualquer cara magrinho já empurra a catraca, se vc tem um cara muito gordo pode empacar nela...
por exemplo o resultado se vc diminur o rotor quente e colocar uma po a mais no frio é praticamente o mesmo....até a hora em que obvio o escoamento muda de regime...
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logo de inicio o motor em si ja precisa de maior o menor vazão dependendo de sua cilindrada e faixa de trabalho (giro). isso ja pré-define a turbina a ser usada.
motor grande (pra um 4 cilindros, no caso o 2.0) e de giro (16v) ja exige q se tenha vazão de gases. ao se passar ele de aspirado para turbocomprimido então…vixi...ai que precisa de escapamento meeeesmo...
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nada é pré-definido…. tanto assim que um motor grande (1.8), multivalvulas (5vpc), que vira bem (6.500rpm original) usa uma turbina lim?zinho como vc mesmo diz... dá pra tirar 225cv com uma turbina que vc normalmente usaria num carro 1.0 16v....
tudo depende do que vc quer e o quê está disposto e perder... se o fulano tem um carro 1.0 16v (que geralmente é detestável até uns 4.500rpm) e só quer melhorar potência beleza... usa uma k14 que vai empurrar bem depois dessa rotação...se ele quer melhorar dos 3.000 em diante usa uma t2...se quer melhorar atens dos 2.700rpm uma gt12
se ele usar 0,8bar de pressão vai ter pouca diferença na potência final usando qualquer uma destas turbinas...se usar 1,2bar já pode descartar a gt12, se for 1,4bar a t2 fica fora da faixa ideal...a? a k14 é a escolha... mas vai ter que conviver com o boost threshold num rpm mais elevado
entendeu ?...depende... não só do motor, mas do que o projeto se propoe...
no meu gol eu tinha uma gt12, todos os que andaram foram un?nimes em dizer que ?ra muito mais legal que os montados com t2 porque o carro no dia a dia andava como se fosse um 1.2/1.3 8v...aos 2.700 rpm eu já tinha quase 0,2bar de pressão e o lag ?ra baixo (são coisas diferentes)... o que eu ganhava em baixa a t2 num tirava em alta...e nem memso uma k14 se usasse a mesma pressão...
no 2.0 16v pode usar sem medo um .36 se (e tão somente se) vc quer a pegada o mais baixo possível desde que vc não queira usa uma pressão mais elevada
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eu andei semana passada num astra 2.0 16v turbo, forjado, fuel tech…anda com 1.2kgf/cm? de pressão ele usa uma .42x.63 mono a turbina eh legal, tem uma pegada boa
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opa
sabe se ele usa apl 240 ou apl 525??
e a pegada, tem vindo em q giro??
valeu
abraços
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nada é pré-definido…. tanto assim que um motor grande (1.8), multivalvulas (5vpc), que vira bem (6.500rpm original) usa uma turbina lim?zinho como vc mesmo diz... dá pra tirar 225cv com uma turbina que vc normalmente usaria num carro 1.0 16v....
tudo depende do que vc quer e o quê está disposto e perder... se o fulano tem um carro 1.0 16v (que geralmente é detestável até uns 4.500rpm) e só quer melhorar? potência beleza... usa uma k14 que vai empurrar bem depois dessa rotação...se ele quer melhorar dos 3.000 em diante usa uma t2...se quer melhorar atens dos 2.700rpm uma gt12
se ele usar 0,8bar de pressão vai ter pouca diferença na potência final usando qualquer uma destas turbinas...se usar 1,2bar já pode descartar a gt12, se for 1,4bar a t2 fica fora da faixa ideal...a? a k14 é a escolha... mas vai ter que conviver com o boost threshold num rpm mais elevado
entendeu ?...depende... não só do motor, mas do que o projeto se propoe...
no meu gol eu tinha uma gt12, todos os que andaram foram un?nimes em dizer que ?ra muito mais legal que os montados com t2 porque o carro no dia a dia andava como se fosse um 1.2/1.3 8v...aos 2.700 rpm eu já tinha quase 0,2bar de pressão e o lag ?ra baixo (são coisas diferentes)... o que eu ganhava em baixa a t2 num tirava em alta...e nem memso uma k14 se usasse a mesma pressão...
no 2.0 16v pode usar sem medo um .36 se (e tão somente se) vc quer a pegada o mais baixo possível desde que vc não queira usa uma pressão mais elevada
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.36 num 2.0 16vó?? junto com ela vem alguns jogos de valvulas de escapamento de reserva + um conta giros com escala até 4500 rpm?
parece q vc não viu meu video, onde tudo o que muitos teorizam foi por agua abaixo. motor sem taxa, bielas pesadonas (com diz a lenda…) com comando alto e ainda com turbo grande mesmo hehehe e mesmo assim a pressão vem no po, cutucou o pedal e ja vem patada.
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o topico ta bao huhhhuuh
tava pensando em fazer um scape de 3 polegada ou eh muito??
lembrando so vou usar 0,7
abs
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opa
sabe se ele usa apl 240 ou apl 525??
e a pegada, tem vindo em q giro??
valeu
abraços
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nobre amigo, use um coletor tubular da spa uma turbina igual a minha , custa nova por volta de 1200 reais e seja feliz , a 3000 rm ja vem quase 08bar , a 3400 mais de 1.2 bar
se quer mais eficiencia que isso? tuas bi?linhas partem acima de 1 bar acertado, a 1.1 bar neste motor ja vem mais de 300 hp fio…...., aproveita e poe um joguinho de bielas de calibra pra dar um reforão ok.......
com a mesma turbina uso 2.2 bar no dia a dia dando uma brincada nos 2.6 - 2.8 bar da vida....
e ta zerada..... mesmo o overspeed cumendo acima de 1.5 - 1.8 bar....
bahhh , amanha vou fazer um video do celta so pra te mostrar ........
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eu usaria uma turbonetics 60.1 hi-fi ceramic ball bering, igual usada no vectra do anderson da fueltech.
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o seu bobão, fui eu que trouxe aquela turbina pro man? hehehehe , e tem mais duas aqui
copy traz umas turbinas do mal de vez em quando hehehe
nada mais nada menos que uma .60 .63 para mais de 750 hp hehehehe
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olha so que coisa + linda
**the t3/t4 hybrid turbochargers consist of a t3 turbine section, (stage i, stage ii, stage iii or the stage v trim) and a t4 compressor section (t04b trim or t04e trim). this combination offers the low inertia and fast boost response of the lightweight t3 turbine wheel and the high-airflow characteristics of the t4 compressor family.
all t3/t4 hybrid turbochargers are available with the patented ceramic ball-bearing option highlighted in the ceramic ball bearing page. the ceramic ball-bearing t3/t4 hybrid series offers the fastest spool-up available. coupled with extreme durability, the ceramic ball-bearing concept provides unparalleled performance never before experienced by the turbocharging aftermarket. all t3/t4 hybrid s are custom matched for specific applications. airflow ratings from 250 hp to 500 hp are available. contact a turbonetics turbo specialist for application assistance and availability.**
uhauhauhuaha fica tranquilo ivo quem sabe quando eu teminar o meu projeto podemos negociar uma desta? ? esta turbina e coisa linda
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lista de preço.
turbochargers
item description msrp
see matrix t3 series, all…................................................................900.00 $
see matrix t3/t4 series, all..............................................................900.00 $
see matrix t4b series, all.................................................................900.00 $
see matrix t4e series, all.................................................................900.00 $
see matrix 60-1 / 62-1 series, all......................................................920.00 $
turbochargers ceramic ball-bearing
see matrix t-series, all (58, 61, 66, 70, 72, 76mm)….......................1,425.00 $
see matrix t3 series, all.................................................................1,450.00 $
see matrix t3/t4 series, all............................................................1,450.00 $
see matrix t4b series, all...............................................................1,450.00 $
see matrix t4e series, all...............................................................1,450.00 $
see matrix 60-1 / 62-1 series, all....................................................1,470.00 $
see matrix t-series, all (58, 61, 66, 70, 72, 76mm)..........................1,975.00 $
see matrix super t-series, all.........................................................2,400.00 $
see matrix y2k series, all...............................................................2,800.00 $
see matrix thumper series, all........................................................3,950.00 $
baratuuuuuuuuuu.........................
olha so que coisa + linda
**the t3/t4 hybrid turbochargers consist of a t3 turbine section, (stage i, stage ii, stage iii or the stage v trim) and a t4 compressor section (t04b trim or t04e trim). this combination offers the low inertia and fast boost response of the lightweight t3 turbine wheel and the high-airflow characteristics of the t4 compressor family.
all t3/t4 hybrid turbochargers are available with the patented ceramic ball-bearing option highlighted in the ceramic ball bearing page. the ceramic ball-bearing t3/t4 hybrid series offers the fastest spool-up available. coupled with extreme durability, the ceramic ball-bearing concept provides unparalleled performance never before experienced by the turbocharging aftermarket. all t3/t4 hybrid s are custom matched for specific applications. airflow ratings from 250 hp to 500 hp are available. contact a turbonetics turbo specialist for application assistance and availability.**
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lista de preço.
turbochargers
item description msrp
see matrix t3 series, all…................................................................900.00 $
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see matrix 60-1 / 62-1 series, all......................................................920.00 $
see matrix t-series, all (58, 61, 66, 70, 72, 76mm)..........................1,425.00 $
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see matrix t3/t4 series, all............................................................1,450.00 $
see matrix t4b series, all...............................................................1,450.00 $
see matrix t4e series, all...............................................................1,450.00 $
see matrix 60-1 / 62-1 series, all....................................................1,470.00 $
see matrix t-series, all (58, 61, 66, 70, 72, 76mm)..........................1,975.00 $
see matrix super t-series, all.........................................................2,400.00 $
see matrix y2k series, all...............................................................2,800.00 $
see matrix thumper series, all........................................................3,950.00 $
baratuuuuuuuuuu.........................
[snapback]269703[/snapback]
uma 60.1 hf cbb , com eixo , carca?a polida e rotor sobre medida , como a do anderson e as outras 2140 doletas….......
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nobre amigo, use um coletor tubular da spa uma turbina igual a minha , custa nova por volta de 1200 reais e seja feliz , a 3000 rm ja vem quase 08bar , a 3400 mais de 1.2 bar
se quer mais eficiencia que isso? tuas bi?linhas partem acima de 1 bar acertado, a 1.1 bar neste motor ja vem mais de 300 hp fio…...., aproveita e poe um joguinho de bielas de calibra pra dar um reforão ok.......
com a mesma turbina uso 2.2 bar no dia a dia dando uma brincada nos 2.6 - 2.8 bar da vida....
e ta zerada..... mesmo o overspeed cumendo acima de 1.5 - 1.8 bar....
bahhh , amanha vou fazer um video do celta so pra te mostrar ........
[snapback]269694[/snapback]
a spa parece q não ta mais com esses coletores, pq segundo o q o vendendor me informou, estavam trincando todos…
e vc q manja mto desse motor, acha q da pra por 1 kilinho no miolo original?? lembrando q é um astra gsi...
comprei hj a junta de aão da s10 2.4... vou por ela tbm..
as bielas não pensei em trocar ainda, meu motor não chegou nem nos 5 mil km pra estar abrindo todo.. tenho dá.. ta na garantia ainda
prefiro maneirar agora, uns 0.8, pra daki um tempo abrir já pra por forjadas..
aonde vc comprou essa turbina ai??
tem q ver q o espaço no astra é muito restrico... não cabem carca?as mto grandes sem grandes altera?oes..
abraços
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hummm, ceramic ball bearing…será q um dia isso estará pendurado no meu coletor de escape?
bom, baseado no q o tshiii especificou no primeiro post dele acredito q uma apl 240 .42/.63 pulsativa seria uma escolha mais adequada...se ele pretende fazer mais upgrades, mais pressão aí acho q teria q partir pra algo maior...mas se naum for o caso a turbina q citei parece q se encaixa melhor...
pelo menos minha opinião né?
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gurizada, eu tenho visto vcs se queixando de turbo que amarra o escape h? tempos.
bom, todo o turbo amarra o escape. a questão é que se vc vai usar um turbo menor, ele vai amarrar um pouco mais, talvez perca um pouco de potência, mas não tanta potência assim como o pix descreveu.
isso é totalmente exagerado pra ser apenas por estrangulamento de escape. as provas estão aí, rodando no dia a dia. marea, eclipse, audi a3 e até o tempra. todos esses carros possuem motores grandes e turbos menores do que o descrito. todos eles tem motores grandes com bastante fluxo e todos eles excedem com facilidade os 200 por hora.
esses são carros que qquer um pode ver em qquer lugar do brasil. mas tem tb carros turbinadinhos normais com turbos apl por aqui, que mesmo com aerodin?mica de caixa passam bem dos 200 por hora.
se a questão ?: estrangula? claro que sim. mas é com isso que se gera pressão na admissão. todo turbo estrangula. mesmo os grandes.
vc aumenta a pressão na admissão, entra mais ar na c?mara e a potência segue aumentando. isso mesmo em carros como o audi que possui um coletor lamentável (principalmente no transversal) e um miro turbo, que só para de crescer, pq o rotor frio é do tamanho de uma jaboticaba verde. tanto que se vc aumenta ele, vem um pouquinho mais de hp
turbos possuem certas coisas que temos de respeitar: velocidade do turbo, temperatura de admissão, limite do motor em si (potência pretendida)…
um bom projeto, que busca um resultado determinado, maximiza a pegada sem reduzir a potência máxima. a pressão de trabalho é resultante, não objetivo.
abração