Dúvida sobre capacidade dos bicos injetores.
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thiago goiano é seu amigo e vai salvó-los do perigo…........
o lance é o seguinte: pra converter lbs/h para cc/m multiplique (já tá arredondando, ok ? ?) por 9,5.
fácil né ? ?
olhem aqui:
esses caras são simplesmente as maiores autoridades em bicos injetores dos usa. e o maior bico, já preparado que eles vendem, tem vazão de 160lbs/h.
da? vem neguinho me falando que fulano montou carro turbo-b + 16v + metanol com 04 bicos de 260lbs/h…..........
sei não, mas até que me provem ao contrario...............
ps: essas vazões são medidas a 3,0 bar de pressão e 80% de abertura, ok ? ?
abraço
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engraçado é q o pessoal usa 8 deles pra conseguir alimentar pouco mais de 500cvs no alcool de posto.
ou usam 8 bicos ou usam 4 bicos + weber 40.
eu sinceramente não consigo entender pq é que se usa bico monstro para alimentar o carro de baixa / fase aspirada.
não seria mais coerente usar 4 multi relativamente magrinhos pra fase aspirada (o suficiente pra fazer o motor virar sem pressão) e montar 4 mono pra fase pressurizada?
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eu sinceramente não consigo entender pq é que se usa bico monstro para alimentar o carro de baixa / fase aspirada.
não seria mais coerente usar 4 multi relativamente magrinhos pra fase aspirada (o suficiente pra fazer o motor virar sem pressão) e montar 4 mono pra fase pressurizada?
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claro, concordo contigo, e é bem a forma que meu carro esta regulado, com o carburador na medida certa (q alimenta legal, mas sem e todo o volume necessário pra alta) + um bico de monza monoponto alcool com vazão aumentada em 60% + uma bomba de gti só pra esse bico.
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eu sinceramente não consigo entender pq é que se usa bico monstro para alimentar o carro de baixa / fase aspirada.
não seria mais coerente usar 4 multi relativamente magrinhos pra fase aspirada (o suficiente pra fazer o motor virar sem pressão) e montar 4 mono pra fase pressurizada?
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claro
mas esse é o certo de ser fazer só que a maioria não faz, porque ?
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claro
mas esse é o certo de ser fazer só que a maioria não faz, porque ?
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pq preparação não é uma ci?ncia exata…
2 motores idênticos, com equipamentos idênticos e o mesmo preparador, nas mesmas condições de medição com certeza terão diferenças entre as potências...
cada preparador tem sua raz?o de fazer do jeito dele... é o mesmo que discutir sobre mulher bunita... hehehe...
pode haver um conscenso... mas cada um vai ter a sua opinião sobre o assunto...
quanto ao assunto dos bicos... hehe...
alguém pode por favor me dizer quando eh que um bico torna-se bruto (de grande vaz?o)? quantas lb/h ou cc/m que definem a barreira do baixa vaz?o/alta vaz?o ?
valeus
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uma dúvida que tenho em relação a bico é a seguinte. ja me falaram varias vezes que a vazão para bicos de alcool tem que ser 30% maior que gasolina, eu assino a revista turbo magazine e acompanho varios carros de fora, e em 3 anos so vi 2 carros andando com bico suplementar, um civic com metanol e um supra. la fora os maiores bicos que ja vi vendendo são da rc 160lbs ou 1600cc, nunca vi maiores e la não existe bico retrabalhado, pois é muita mais facil para eles comprar tudo novo. aqui no brasil carros em torno de 500 hp já estao prescisando de 8 bicos para serem alimentados, ou se forem manter 4 bicos precisam de bicos muito maiores que os disponíveis, tanto que la so exite 1 controlador de bico que é fabricado pela hks, nenhuma outra fabrica controladores de bico.
então como que diabos eles fazem para alimentar os skylines, supra e outros carros que chegam perto dos 1000hp somente com 1 bico por cilindro?? exemplo disso que eu postei em outro tópico o golf da dahlback… 900hp com 5 bicos (motor 5 cilindros), os bicos de alguns dos skylines perto dos 800 hp que ja vê são de 1000cc ou 100lbs... ta certo que eles andam na gasolina entao para compensar os 30%, para andar no alcool aqui os bicos seria de 1300cc ou 130 lbs....
tem algum fundamento ou estou completamente enganado??
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uma dúvida que tenho em relação a bico é a seguinte. ja me falaram varias vezes que a vazão para bicos de alcool tem que ser 30% maior que gasolina, eu assino a revista turbo magazine e acompanho varios carros de fora, e em 3 anos so vi 2 carros andando com bico suplementar, um civic com metanol e um supra. la fora os maiores bicos que ja vi vendendo são da rc 160lbs ou 1600cc, nunca vi maiores e la não existe bico retrabalhado, pois é muita mais facil para eles comprar tudo novo. aqui no brasil carros em torno de 500 hp já estao prescisando de 8 bicos para serem alimentados, ou se forem manter 4 bicos precisam de bicos muito maiores que os disponíveis, tanto que la so exite 1 controlador de bico que é fabricado pela hks, nenhuma outra fabrica controladores de bico.
então como que diabos eles fazem para alimentar os skylines, supra e outros carros que chegam perto dos 1000hp somente com 1 bico por cilindro?? exemplo disso que eu postei em outro tópico o golf da dahlback… 900hp com 5 bicos (motor 5 cilindros), os bicos de alguns dos skylines perto dos 800 hp que ja vê são de 1000cc ou 100lbs… ta certo que eles andam na gasolina entao para compensar os 30%, para andar no alcool aqui os bicos seria de 1300cc ou 130 lbs....
tem algum fundamento ou estou completamente enganado??
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tb fui assinante dessa revista e ja vi muitos carros com bico extra, 2…3...4 bicos até.
e o golf dahlback não tem 5 bicos, ele tem 10 bicos.
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tanto que la so exite 1 controlador de bico que é fabricado pela hks, nenhuma outra fabrica controladores de bico.
acho que não, hein
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ou seja, um bico com vazão de 160 lb/h representa o mesmo que um bico de 1680 ml/min.
agora, usando o bfsc para determinar a quantidade de bicos de um motor, teremos:
motor hipot?tico de 500hp, 8 bicos injetores operando em 80% e usando bfsc = 0,5.
500 x 0,5 / 8 x 0,8 = 39 lb/h cada injetor.
multiplicando por 10,5 = 410 ml/min.
usando essa mesma lágica, um bico de 160lb/h com bfsc de 0,5 alimenta hipot?ticos 256hp.
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ou seja, um bico com vazão de 160 lb/h representa o mesmo que um bico de 1680 ml/min.
agora, usando o bfsc para determinar a quantidade de bicos de um motor, teremos:
motor hipot?tico de 500hp, 8 bicos injetores operando em 80% e usando bfsc = 0,5.
500 x 0,5 / 8 x 0,8 = 39 lb/h cada injetor.
multiplicando por 10,5 = 410 ml/min.
usando essa mesma lágica, um bico de 160lb/h com bfsc de 0,5 alimenta hipot?ticos 256hp.
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peeeeeeeerae….deixa eu entender esta f?rmula...
500 = cavalaria a ser alimentada
0,5 = bfsc (qual a f?rmula pra calculo disso?)
8 = número de bicos?
0,8 = ???? (abertura do bico em %?)
pq eu tentei fazer o calculo reverso...
c = cavalaria a ser alimentada...
sendo:
((c x 0.5)/ 8) x 0,8 = 25lb/h
(c x 0.5)x 0.8 = 25 x 8
(c x 0.5)x 0.8 = 200
(c x 0.5) = 200 / 0.8
(c x 0.5) = 250
c = 250 / 0.5
c = 500hpo
eh isso?
no caso, 8 bicos injetores supririam 500hp, não sendo errado portanto dividir 500 / 8 = 62.5hp pra cada bico de 25lb/h...
eh isso o eu fiz uma grande e errada conta estápida ?
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fiz as contas aqui (não conferi se tem erros). esse bico de 160 lb/h daria uma vazão de 1210 ml/min.
o bico de 40 ml/min daria uma vazão de 5,34 lb/h.
só para comparação com esse resultado do site…..
[snapback]271569[/snapback]
qual a f?rmula que tu usa pra transformar lb/h pra ml/min???
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? nisso que da o cara ter preguiça de abrir o site.. tsc tsc.
f?rmula para se obter quantidade de bicos e converter as unidades:
essa daqui é pra quem quer aumentar apenas a pressão na linha de combustável mantendo o mesmo bico:
mais moleza que isso só maria mole.
bfsc está relacionado com o tipo do motor e preparação, é um valor obtido empiricamente que se chegou a um concenso, segundo o site:
_* brake specific should be:
.45 to .50 for naturally aspirated engines,
.55 to .60 for supercharged engines,
and .60 to .65 for turbocharged engines._
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hahahaha, tranquilo, perai:
vazão do bico = (potência x bfsc) / (n? de bicos x %de abertura do bico)
agora mudando a pressão na linha:
nova vazão do bico = [raiz quadrada(nova pressão/antiga pressão)] x vazão antiga
ps: se for deixar na mão do teu preparador e tacar um foda-se, cuidado hein, tem cada cara por aí…
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eh assim ?… como o streit jah postou...
cvxbsfc = tamanho do bico em lbs/hr para utilização de gasolina…
nbixciclo
nbi= numero de bicos injetores
ciclo em %( por exemplo, usa 0,8 para 80% de ciclo)
para o uso de alcool de posto o tamanho dos bicos deve ser em média 65% maior e para metanol seria 95% maior ... mas jah vi pessoas usando 110% para metanol...
a tranformação de lbs/h para ml/min deve ser igual a tranformação de lbs/h para cc/min... pois 1cc=1ml....
e sobre o bsfc...
0.40 para carros originais aspirados
0.45 para aspirados pesados
0.50 é 0.55 para superchargers e/ou turbo de rua
0.60 é 0.65 para turbo de competição...
eh assim q eu aprendi...
t+ galera...