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Dúvida sobre capacidade dos bicos injetores.

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  • S Offline
    S Offline
    streit
    escreveu em última edição por
    #31

    ? nisso que da o cara ter preguiça de abrir o site.. tsc tsc.

    f?rmula para se obter quantidade de bicos e converter as unidades:

    essa daqui é pra quem quer aumentar apenas a pressão na linha de combustável mantendo o mesmo bico:

    mais moleza que isso só maria mole.

    bfsc está relacionado com o tipo do motor e preparação, é um valor obtido empiricamente que se chegou a um concenso, segundo o site:

    _* brake specific should be:

    .45 to .50 for naturally aspirated engines,

    .55 to .60 for supercharged engines,

    and .60 to .65 for turbocharged engines._

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    • S Offline
      S Offline
      SeaL
      escreveu em última edição por
      #32

      agradeão a força ae streit…. mas não é questão de preguiça... aqui eh bloqueado como vc pode perceber pela imagem...

      se eu tivesse com preguiça eu pura e simplismente deixaria na mão do meu preparador e tocava um foda-se…

      1 Resposta Última resposta
      • S Offline
        S Offline
        streit
        escreveu em última edição por
        #33

        hahahaha, tranquilo, perai:

        vazão do bico = (potência x bfsc) / (n? de bicos x %de abertura do bico)

        agora mudando a pressão na linha:

        nova vazão do bico = [raiz quadrada(nova pressão/antiga pressão)] x vazão antiga

        ps: se for deixar na mão do teu preparador e tacar um foda-se, cuidado hein, tem cada cara por aí… :d

        1 Resposta Última resposta
        • M Offline
          M Offline
          maurício
          escreveu em última edição por
          #34

          eh assim ?… como o streit jah postou...

          cvxbsfc = tamanho do bico em lbs/hr para utilização de gasolina…

          nbixciclo

          nbi= numero de bicos injetores

          ciclo em %( por exemplo, usa 0,8 para 80% de ciclo)

          para o uso de alcool de posto o tamanho dos bicos deve ser em média 65% maior e para metanol seria 95% maior ... mas jah vi pessoas usando 110% para metanol...

          a tranformação de lbs/h para ml/min deve ser igual a tranformação de lbs/h para cc/min... pois 1cc=1ml....

          e sobre o bsfc...

          0.40 para carros originais aspirados

          0.45 para aspirados pesados

          0.50 é 0.55 para superchargers e/ou turbo de rua

          0.60 é 0.65 para turbo de competição...

          eh assim q eu aprendi...

          t+ galera...

          1 Resposta Última resposta
          • O Offline
            O Offline
            overrr
            escreveu em última edição por
            #35

            ou seja, um bico com vazão de 160 lb/h representa o mesmo que um bico de 1680 ml/min.

            agora, usando o bfsc para determinar a quantidade de bicos de um motor, teremos:

            motor hipot?tico de 500hp, 8 bicos injetores operando em 80% e usando bfsc = 0,5.

            500 x 0,5 / 8 x 0,8 = 39 lb/h cada injetor.

            multiplicando por 10,5 = 410 ml/min.

            usando essa mesma lágica, um bico de 160lb/h com bfsc de 0,5 alimenta hipot?ticos 256hp.

            [snapback]271553[/snapback]

            então teoricamente um motor de 500 hp so precisaria de 2 bicos de 160lbs/h ?? ou entao 4 bicos com 60lbs/h ??? quatro bicos extras de 160lbs/h está sendo uma exageiro dos grande ?

            1 Resposta Última resposta
            • O Offline
              O Offline
              overrr
              escreveu em última edição por
              #36

              no site da fuel tech tem uma calculadora de tamanho de bico..

              www.fueltech.com.br la no canto inferior esquerdo.

              1 Resposta Última resposta
              • O Offline
                O Offline
                overrr
                escreveu em última edição por
                #37

                essas formulas ai apresentadas são para uso com gasolina? são do site da rc né? entao teria que calcular 30% a mais certo??

                1 Resposta Última resposta
                • S Offline
                  S Offline
                  SeaL
                  escreveu em última edição por
                  #38

                  amo muito este fórum :aaf:

                  huahuahuahuahuahuhuaa

                  conhecimento aki sempre eh compartilhado… hehehe

                  valeu streit... mas se for o hondinha, huahuahua, é da minha mão eh direto pra overspeed... não tem outro preparador que me passou tanta humildade e conhecimento e confian?a quanto eles, hehehe (ae jr... quero desconto depois dessa )

                  se for um ap no bura... bom... ae eh briga dura pq ou vai pra over, ou ele desce a serra pra mão do ka... hehehehe mas tah mais pra over por conta do que tá se motrando o ap do meu irmão... :aaf:

                  (quero mais desconto depois desta segunda puxada de saco)

                  valeu valeu... agora eh sentar e fazer vê???rios cálculos aki... hehehehe

                  abraços

                  :d :d

                  (edited)

                  ali?s...

                  dah pra usar este mesmo calculo na conversão de um carro pra alcool?

                  pode-se utilizar bicos de alta vazão (25lb/h) pra alimentar um carro original, convertido pro alcool?

                  1 Resposta Última resposta
                  • O Offline
                    O Offline
                    overrr
                    escreveu em última edição por
                    #39

                    então teoricamente um motor de 500 hp so precisaria de 2 bicos de 160lbs/h ?? ou entao 4 bicos com 60lbs/h ??? quatro bicos extras de 160lbs/h está sendo uma exageiro dos grande ?

                    [snapback]271612[/snapback]

                    opa quis dizer 4 bicos de 80lbs/h

                    pq eu não consigo editar meus post ?? tem tempo para editar ?

                    1 Resposta Última resposta
                    • S Offline
                      S Offline
                      streit
                      escreveu em última edição por
                      #40

                      teoricamente sim.

                      mas veja bem, bfsc é um valor característico de cada motor. é um resultado que se obtem medindo o carro em dinamometro. esse valor de 0,5 é uma média que se convencionou para motores originais.

                      agora imagine um motor tipo um ap 2.0 8v turbo no metanol, com 500hp. certamente a sua efici?ncia não será a mesma de outros motores. então provavelmente esse valor de bfsc suba para a casa dos 0,65 a 0,7. refazendo os cálculos, usando bfsc de 0,65 teremos:

                      (160 lb/h x 0,8)/0,65 = 196 hp para cada bico de 160 lb/h.

                      500 / 196 = 2,5. ou seja, já tem de usar pelo menos 3 bicos desses. mas por ser um motor 4 cilindros, então usa-se 4 para melhor distribuir o combustável e proporcionar uma montagem mais harmoniosa. podendo assim diminuir o duty cicle, de 80% pode ir pra 60%, ou mesmo diminuir um pouco a pressão da linha de combustável.

                      obviamente esse é apenas um valor estimado que serve como ponto de partida para o acerto. em cima disso é que o preparador vai realizar os acertos necessários até obter o comportamento esperado do motor. agora, usar 8 desses e milhares de bombas para essa potência logo de cara se mostra realmente um exagero que não tem motivo de ser.

                      1 Resposta Última resposta
                      • G Offline
                        G Offline
                        Gelais
                        escreveu em última edição por
                        #41

                        :d qual a f?rmula que tu usa pra transformar lb/h pra ml/min???

                        o que fiz foi conversões de unidades

                        converti lb para kg ( 1 kg aprox 2,2 lb) depois de kg para litros e consequentemente ml (agora que me lembrei que usei a densidade da água. :d foi mal) e mudei de hora para minutos.

                        1 Resposta Última resposta
                        • O Offline
                          O Offline
                          overrr
                          escreveu em última edição por
                          #42

                          a formula específica eu nao sei, mas no site da rc, www.rceng.com como você pode ver ai em cima eles chegaram ao numero de 10,5 é so multiplicar

                          ##lbs/h x 10,5 = ##cc

                          1 Resposta Última resposta
                          • ? Offline
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                            escreveu em última edição por
                            #43

                            amo muito este fórum :d

                            huahuahuahuahuahuhuaa

                            conhecimento aki sempre eh compartilhado… hehehe

                            [snapback]271625[/snapback]

                            ehehehe eu tb isso aqui :aaf:

                            se for um ap no bura… bom... ae eh briga dura pq ou vai pra over, ou ele desce a serra pra mão do ka...[snapback]271625[/snapback]

                            hehehehehe não tenho oficina e nem sou preparador, na verdade sou diagramador gr?fico :d

                            1 Resposta Última resposta
                            • ? Offline
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                              #44

                              fiz as contas aqui (não conferi se tem erros). esse bico de 160 lb/h daria uma vazão de 1210 ml/min.

                              o bico de 40 ml/min daria uma vazão de 5,34 lb/h.

                              só para comparação com esse resultado do site…..

                              [snapback]271569[/snapback]

                              1210 ml/m? :aaf:

                              um bico de monza monoponto, q é um chuveiro e alimenta um motor 2.0 a alcool tem 90,5 ml/m.

                              não consigo imaginar o q seja ter cada bico jogando um litro e duzentos ml por minuto em cada cilindro :d

                              ta certa essa conversão? :d

                              1 Resposta Última resposta
                              • O Offline
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                                #45

                                pela formula apresentada seria

                                160lbs/h x 10,5 = 1680 cc/min

                                1 Resposta Última resposta
                                • ? Offline
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                                  #46

                                  pela formula apresentada seria

                                  160lbs/h  x 10,5 = 1680 cc/min

                                  [snapback]271870[/snapback]

                                  :d :d :aaf:

                                  1 Resposta Última resposta
                                  • R Offline
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                                    #47

                                    eu acho que esse valores apresentados não servem para muita coisa para a gente, pois ninguém sabe como foi medido isso. talvez esse valor tenha sido medido com o bico todo aberto; eu já tinha aberto um tópico a respeito disso e o over já tinha explicado o seguinte:

                                    esse é o problema…. cada um mede de um jeito, os americanos medem com 43psi (2,94bar); usam dc de 100% (ou seja não pulsam o bico o que traz o problema da laténcia...2 bicos podem ter a mesma vaz?o, mas comportamentos diferentes dependendo do dc aplicado) e usam gasolina (o que no traz o problema da densidade porque aqui se adiciona alcool, ou pior...qdo só se usa alcool)

                                    se aparecesse uma boa alma aqui que tivesse pelo menos um bico desse pra gente medir… :(

                                    1 Resposta Última resposta
                                    • O Offline
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                                      #48

                                      o duty cycle usando para o calculo foi 80% de uma olhada no denominador da primeira fração .80

                                      1 Resposta Última resposta
                                      • O Offline
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                                        #49

                                        esses calculos estão bem proximos dos calculos feitos no site do fueltech, eles tem uma calculadora de bicos, baseado na potência, combustivel e bico… www.fueltech.com.br está no canto inferior esquerdo.

                                        um carro de 500hp precisaria de 4 bicos de 1380cc para alimentar no alcool, com gasolina 984cc oque representaria 40% de acrescimo para alcool, isso utilizando os bicos a 80%. respectivamente aproximadamente 140lbs e 100lbs

                                        1 Resposta Última resposta
                                        • O Offline
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                                          #50

                                          :(  :aaf:  :aaf:

                                          [snapback]271888[/snapback]

                                          1,7 litros por minuto, o mais impressionante, são os caras que estão usando os bicos originais do carro abertos em 40% e mais 4 bicos suplementares de 160lbs/h

                                          pra onde vai todo esse combustivel ?

                                          1 Resposta Última resposta

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