Bico injetor travado.
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salve pessoal,
a história é a seguinte, ontem levei meu vti na oficina para verificar um problema do abs e o meu preparador verificou que minha pressão média de combustável estava muito alta(inicial de 2bar ok e media de 4bar devia ser 3bar ) dai ele regulou o carro com meio tanque e fui para o trabalho.
como o carro ainda está amaciando o motor, não estamos colocando o acerto fino para não ter que refazer o trabalho quando for para acertar direitinho e como baixou um pouco do meio tanque decidi abastecer o carro.
cheguei a um posto(que depois descobri ser uma porcaria o combustável de lá) e completei de alcool e sai até o trabalho(mais uns 800 m) sem problemas.
na hora de ir embora meu carro começou aos poucos a fazer barulho de fusca, pois começou a trabalhar com apenas 3 cilindros e dai procedi até a oficina, rodando aproximadamente 30km com o carro assim.
chegando lá, verificamos todos os néveis, possíveis barulhos de quebras internas e quando fomos verificar os bicos injetores, o bico do cilindro 2 estava travado e os outros normais.
minha pergunta ?: pode o bico ter travado por causa desse combustável adulterado ou possivelmente ele já estaria danificado?
obs.: antes disso o carro rodava numa boa(sempre com excesso pelo acerto não fino que fizemos enquanto completo a km para amaciar o motor)
[]s
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ixi num creio q combustivel zuado estrague tão rapido assim um bico, acho q ja tava bixado esse ae…
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tmb acho q estava meio ruim e o combustivel ruim, so deu uma leve acelerada no processo
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se o bico for de ferro e não de inox o alcool vai corroer o bico até ele travar e assim vai acontecer com todos (se forem de ferro). carros importados na grande maioria tem bico de ferro, e muitos nacionais tambem.
se quiser me diga que bico é esse ou me mande uma foto dele que te falo se esse injetor pode ou não trabalhar com alcool.
abraços,
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voce está trabalhando apenas com hpi e bicos arrombados?
ja vi muito caso de travar por causa da pressão final
e voce ainda teve sorte dele ter travado fechado..
aberto era possivel ter um calão hidraulico e nao tem biela
forjada pra segurar uma pancada dessa.
pressão média de 4bar é muito alta pra um bico injetor que
foi projetado pra trabalhar com pico de pouco mais de 3bar,
4bar até que nao seria problema pra pico, mas provavelmente
voce deve estar chegando a 5 ou até 6bar de pressão maxima..
entao nao se admire em ver bicos travando.
aki em brasilia é normal o pessoal trabalhar só em cima do hpi.
eu particularmente nao gosto.
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o bico é um bico de 450cc importado, não estou com a especificação dele aqui exatinha, porém é similar aos bicos de eclipse.
não é bico arrombado não, é de 450cc original.
o carro está com 4 bicos desse na linha original e hpi. ele andou 3 dias dando essa pressão de 4bar e chegava as vezes até 6bar mesmo(quando batia 0.8 na turbina)
o estranho é que segundo o pessoal lá da oficina, esse foi o primeiro problema com esses bicos pois todos os vtis preparados lá usam o mesmo bico.
vou buscar a especificação certinha do bico para passar para vocês.
[]s e obrigado
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voce está trabalhando apenas com hpi e bicos arrombados?
ja vi muito caso de travar por causa da pressão final
e voce ainda teve sorte dele ter travado fechado..
aberto era possivel ter um calão hidraulico e nao tem biela
forjada pra segurar uma pancada dessa.
pressão média de 4bar é muito alta pra um bico injetor que
foi projetado pra trabalhar com pico de pouco mais de 3bar,
4bar até que nao seria problema pra pico, mas provavelmente
voce deve estar chegando a 5 ou até 6bar de pressão maxima..
entao nao se admire em ver bicos travando.
aki em brasilia é normal o pessoal trabalhar só em cima do hpi.
eu particularmente nao gosto.
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uma coisa inevitável em qualquer motor turbo injetado é o aumento de pressão nos bicos qdo a pressão do turbo aparece.
se tem 3 bar de combustivel na marcha lenta, quando o turbo chegar a 2 bar, a pressão de combustivel terá que estar a 5 bar.
claro, isso num motor com bicos de vazão adequada e o tempo de injeção bem feitinho de acordo com as novas condições do tal motor.
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uma coisa inevitável em qualquer motor turbo injetado é o aumento de pressão nos bicos qdo a pressão do turbo aparece.
se tem 3 bar de combustivel na marcha lenta, quando o turbo chegar a 2 bar, a pressão de combustivel terá que estar a 5 bar.
claro, isso num motor com bicos de vazão adequada e o tempo de injeção bem feitinho de acordo com as novas condições do tal motor.
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sim, depende da preparação, por isso eu perguntei se ele usava hpi.
? inevitável apenas quando voce utiliza incremento com a pressão de turbo.
com hpi voce nao está vinculado a 1kg de turbo pra 1kg de combustivel
só se for um dosador, o hpi vc regula o delta, pode ser 0,5kg de combustivel
pra cada kilo de turbo. eu por exemplo utilizo um bico suplementar
e 3bar constante e com regulador original na flauta (desplugado).
tem carro que possui na linha original 4bar, mas o que
eu disse é a respeito de um bico que foi montado pra
trabalhar com 3bar batendo pico de 6bar.
nao estou falando que esse tipo de preparação é errada,
muita gente prefere porque acaba saindo com um custo
menor, mas acaba tendo esses contratempos…
meu cunhado por exemplo pra nao bater esses picos de 6bar
agora passou a adotar um his com um suplementar tambem.
o dele travou aberto, , mas felizmente o carro morreu
e ele nao teve a curiosidade de ligar novamente
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sim, depende da preparação, por isso eu perguntei se ele usava hpi.
? inevitável apenas quando voce utiliza incremento com a pressão de turbo.
com hpi voce nao está vinculado a 1kg de turbo pra 1kg de combustivel
só se for um dosador, o hpi vc regula o delta, pode ser 0,5kg de combustivel
pra cada kilo de turbo. eu por exemplo utilizo um bico suplementar
e 3bar constante e com regulador original na flauta (desplugado).
tem carro que possui na linha original 4bar, mas o que
eu disse é a respeito de um bico que foi montado pra
trabalhar com 3bar batendo pico de 6bar.
nao estou falando que esse tipo de preparação é errada,
muita gente prefere porque acaba saindo com um custo
menor, mas acaba tendo esses contratempos…
meu cunhado por exemplo pra nao bater esses picos de 6bar
agora passou a adotar um his com um suplementar tambem.
o dele travou aberto, , mas felizmente o carro morreu
e ele nao teve a curiosidade de ligar novamente
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ai q ta: mesmo com hpi vc consegue fzr a pressão na linha subir proporcionalmente com a pressão do turbo mantendo sempre o diferencial de pressão que não ultrapasse a pressão normal de trabalho do bico.
antes de eu regular direito o hpi, um dos meus bicos suplementares travou com pouco mais de 7 bar…só que fechado
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de olho pra entender e ver o q tenho q fazer no meu carro
off: carol, como mandar mp pra vc, como falar com vc?
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uma coisa inevitável em qualquer motor turbo injetado é o aumento de pressão nos bicos qdo a pressão do turbo aparece.
se tem 3 bar de combustivel na marcha lenta, quando o turbo chegar a 2 bar, a pressão de combustivel terá que estar a 5 bar.
claro, isso num motor com bicos de vazão adequada e o tempo de injeção bem feitinho de acordo com as novas condições do tal motor.
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mas a pressao efetivamente aguentada pelo bico será sempre a diferença entre a pressão que tem na ponta dele e a que entra por tr?s… no seu exemplo (3 bar em lenta + 2 bar de turbo) ele vai na verdade aguentar os mesmos 3 bar da lenta (5 bar por tr?s - 2 bar pela frente )
resumindo, bico não vai ser forçado pelo simples fato do carro ser turbo, pois vai funcionar na mesma pressao (efetiva) de quando o carro era aspro...
isso se a pessoa usar diferencial 1:1 no regulador/dosador...
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mas a pressao efetivamente aguentada pelo bico será sempre a diferença entre a pressão que tem na ponta dele e a que entra por tr?s… no seu exemplo (3 bar em lenta + 2 bar de turbo) ele vai na verdade aguentar os mesmos 3 bar da lenta (5 bar por tr?s - 2 bar pela frente )
resumindo, bico não vai ser forçado pelo simples fato do carro ser turbo, pois vai funcionar na mesma pressao (efetiva) de quando o carro era aspro...
isso se a pessoa usar diferencial 1:1 no regulador/dosador...
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eu tb penso dessa maneira, afinal, é assim que funciona. o bico não vai injetar mais qdo tiver @ 5 bar na linha e 2 bar vindo do compressor, em relação a marcha lenta onde tem 3 bar na linha e 0 bar vindo do compressor.
só não sei como se comporta a parte de tras do bico, tipo a de controle eletro-magn?tico devido a maior pressão de combustivel q esse sisteminha tem que suportar sem alterações no tempo de injeção e nem de travar.
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do mesmo jeito que tem mais pressão na entrada, tem mais na sa?da dele também. a pressão positiva no coletor gera uma força no mesmo sentido da força de abertura do injetor. ou seja, a condição de trabalho continua sendo a mesma, desde que o diferencial de 1:1 seja mantido.
o bico não vai injetar mais qdo tiver @ 5 bar na linha e 2 bar vindo do compressor
hummmmm…. ta? uma coisa que eu não sei dizer como ficaria. se fosse ao ar livre , é claro que aumenta, e não é pouco ainda. ta? uma coisa que só acho que dá pra comprovar medindo mesmo... não consigo imaginar o quanto a pressão positiva no coletor minimizaria o fluxo.
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será que eu posso considerar que uma das possíveis causas de fadiga do bico foi ter trabalhado um tempo com lenta a 4bar e picos de 6bar quando meu carro está enchendo 1bar de turbina(uma k16) e esse bico especificamente por algum motivo intergal?tico lunar pode ter danificado mais?
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pode, mas é difácil…
o meu monoponto que teoricamente é feito pra aguentar 2 bar, já andou com picos de 5 bar (já descontando o 1kg do turbo) e até hoje tá funcionando...
não sei a saúde desses bicos gringos esquisitos, comparado com um original delphi 100% original...
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uma coisa inevitável em qualquer motor turbo injetado é o aumento de pressão nos bicos qdo a pressão do turbo aparece.
se tem 3 bar de combustivel na marcha lenta, quando o turbo chegar a 2 bar, a pressão de combustivel terá que estar a 5 bar.
claro, isso num motor com bicos de vazão adequada e o tempo de injeção bem feitinho de acordo com as novas condições do tal motor.
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se tiver bicos bem grandes é só dar mais combustivel que alimenta, ai não precisa socar pressão em cima do bico. meu dosador eu nem liguei a progressão, deixei 3 bar mesmo e alimentei só pela fueltech. não existe duvidas de que o acerto ficou bom pq acertei com a lambda wide da ft que comprei.
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se tiver bicos bem grandes é só dar mais combustivel que alimenta, ai não precisa socar pressão em cima do bico. meu dosador eu nem liguei a progressão, deixei 3 bar mesmo e alimentei só pela fueltech. não existe duvidas de que o acerto ficou bom pq acertei com a lambda wide da ft que comprei.
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repare q eu citei bicos de vazão adequada , e isso não é o mesmo q bicos bem grandes e/ou super-dimensionados pro motor em questáo.
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só opinarei depois q o lazarento dono do carro me levar de carona (tá devendo essa, hein mosk e eu vou cobrar até vc pagar )
mas voltando…eu não havia pensado no q o rs2 falou, e isso procede...
qdo vc falou q o bico travou eu achei estranho, mas vendo essa pressão q ele trabalha (não sabia q era assim, e nesse caso eu acompanho a opinião do pessoal aqui) e o fato q o colega rs2 colocou, agora isso ficou bem claro, e eu acho q seja uma soma dos 2...
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povo, o que vale é sempre a pressão difer?ncial, não importa se o carro tem 3,5 bar de turbo, se nesse caso (só um exemplo) o carro estiver com 7 kg de pressão de combustável não faz mal na verdade o que está chegando ao motor e o que o bico está sofrendo é uma pressão nominal de 3,5 bar de combustável, tranquilo pro bico (multiponto). agora, esses bicos não foram projetados pra trabalhar com mais do que 4,5 bar difer?ncial. quanto é vazão que alguem citou acima de 450cc essa medida tambem não vale, é como aqui no brasil que alguns falam em ml toda medida tem que ser em unidade de peso por tempo e por pressão e bico em aberto, não só um volume sem qualquer outra refer?ncia… é necessário mais dados. não é porque é gringo que está certo, e outra na grande maioria dos injetores gringos eles são projetados pra gasolina e não suportam alcool.
abraços,