Saveiro 1,6 flex + turbo
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na verdade , justi?a seja feita, ele não se preocupou com nenhum acerto pois já tinha combinado com a vitima que instalaria o unichip para fazer os ajustes de mistura e ponto.
o carro veio da oficina dele de reboque e ele não pretendia entregar o carro para o clientes sem acerto
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ahhh agora sim deu a entender hehehehe e leo esse carro usa hpi ou vcs deixaram a linha de comb praticamente original??
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leo, como fica o consumo desses carros?
tem algum que vc saiba a pot max. e qtos km/l ele faz?
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leo, quanto hps vc estima que aguenta uma picape corsa toda original turbo é
queria saber tb se tiver uma pequena folga no pistão e o bloco ajuda a não quebrar a canaleta q geralmente é o que mais ocorre …
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sinceramente acho dificil uma montadora fabricar componentes com coeficiente de segurança maior que 40 a 50%.
toda regra tem excessões mas para um caso generico e experiencia desconhecida eu chutaria um ganho de 40% como razoavel e considerando o motor com a mistura e o ponto no lugar certo.
prefiro uma solução de redução de taxa de compressão do que aumentar a folga dos pistões e aneis pois vc estará com gases queimados sempre vazando para o carter contaminando o óleo (uma solução errada conceitualmente falando).
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ressucitando…
será q a central destes flex ajuda em alguma coisa nesse caso, leo? mesmo com o unichip atuando em paralelo...será q o esquema de calibração+ignição destes flex da vw fazem diferença?
explico melhor...dois carros com o mesmo miolo, porém um deles é 1.8 mi gasosa (adaptado pra álcool). o outro, é um 1.8 totalflex. taxas idênticas.
ambos deveriam ter o mesmo rendimento com o unichip + turbo-módulo?
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aproveitando q o topico ressurgiu, eu li em uma resposta sua multi, q vc deixou a saveiro flex com 0.81 de leitura de sonda e q eh um poko gorda… eh a sonda de 4 fios é pq pelo q eu saiba um carro com mistura ideal seria 960mv em uma sonda 4 fios...
abraços
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aproveitando q o topico ressurgiu, eu li em uma resposta sua multi, q vc deixou a saveiro flex com 0.81 de leitura de sonda e q eh um poko gorda… eh a sonda de 4 fios é pq pelo q eu saiba um carro com mistura ideal seria 960mv em uma sonda 4 fios...
abraços
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ideal em sonda comum = 860mv.
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quem me falou a respeito de q ateh 930mv eh o limite de afinado pra pista foi o mack…
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ah sim, afinado pra pista, ou seja, um pouco mais gordo do que num carro civil . a propria bosch divulga os 860mv como ponto de equilibrio.
eu mesmo sempre trabalho com um pouco alem disso, tento deixar em no máximo 900mv desde com pressão baixa, até qdo o booster ta ligado.
digo pra vc q isso é complicado de manter no jeito
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ah sim, afinado pra pista, ou seja, um pouco mais gordo do que num carro civil . a propria bosch divulga os 860mv como ponto de equilibrio.
eu mesmo sempre trabalho com um pouco alem disso, tento deixar em no máximo 900mv desde com pressão baixa, até qdo o booster ta ligado.
digo pra vc q isso é complicado de manter no jeito
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ai fica hein
da pra fazer isso em carburado ?
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860 é pra gasolina em …..
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o leo está se referindo a fator lambda e não tensão de sa?da de sonda lambda.
fator lambda é um numero q relaciona a mistura estequimetrica como 1 sendo ideal, abaixo de 1 rica e acima de 1 pobre.
tensão de sa?da da sonda lambda, em mili volts, é a medida gerada pela diferença de potencial eletrico dela, conforme a relação ar combustivel no escapamento. sendo aprioximadamente (nao lembro) 400mv como ideal, acima disso rica, abaixo disso pobre.
o q ele falou meio gordo, sendo 0,82 lambda seria algo em como 900mv, chute. mas o método de medição q ele faz é com uma sonda mais precisa q as q saem nos carros, q funcionam bem perto da relação estequimetrica e mal fora dessa faixa.
acrdito q pelo carro ser flex, é ?bvio q vai funcionar bem melhor em todas situações com alcool, turbo ou preparação, q um gasolina, convertido com bicos. a potencia final pode até ser a mesma em ambos, pois foram acertados no dino com unichip, mas o funcionamento do flex vai ser superior.
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ai fica hein
da pra fazer isso em carburado ?
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meu carro é carburado
860 é pra gasolina em …..
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860mv é o valor obtido qdo em equilibrio estequiom?trico, a grosso modo é o mesmo que lambda 1 nas sondas de banda larga.
pra vc conseguir esse valor com gasolina, precisa de uma giglagem x, pra conseguir esse valor com o alcool, vai precisar de x+x. entende?
o valor em milivolts é o mesmo pra ambos os combustiveis, só que vc vai precisar de mais partes de combustivel pra conseguir esse valor caso va usar alcool. ja com gasolina vc precisa de menos quantidade de combustivel pra chegar nesse numero.
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tensão de sa?da da sonda lambda, em mili volts, é a medida gerada pela diferença de potencial eletrico dela, conforme a relação ar combustivel no escapamento. sendo aprioximadamente (nao lembro) 400mv como ideal, acima disso rica, abaixo disso pobre.[snapback]279870[/snapback]
400mv em wot (po em baixo) derrete os pistões rapidinho…o motor não desenvolve potência e ainda derrete.
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mistura estequiom?tricamente correta 450mv (melhor relação entre torque e consumo)
assim em sonda narrow band:
abaixo de 100mv : mistura poibre e aumenta a chance de misfiring por falta de combustivel, fator lambda >1
entre 100mv e 800mv:mistura estequim?tricamente correta e fator lambda =1 (boa relação entre consumo e torque)
entre 800 e 900mv: aqui o fator lambda varia de 1 a 0,85 e é onde se obtem a melhor potência, mas vc não tem o efeito de esfriamento da c?mara muito desejado em motores turbo
entre 900 e 950mv: fator lambda próximo a 0,82 onde se obtem potência muito próxima a máxima já com bom resfriamento da c?mara de combust?o
de 950mv pra cima: fator lambda abaixo de 0,8 onde a potência começa a cair chegando a ter misfiring já nesse valor de sonda em alguns casos aonde a ignição não é forte o bastante
esses dados variam um pouco de fonte pra fonte e tem mais um dado crucial… são vêlidos e atestados pra gasolina, a nossa c80 já não é a mesma coisa...e muito menos o alcool.... tanto pelo poder de refrigeração maior do alcool como de menor poder calor?fico (gera menos calor para liberar a mesma energia)
como deu pra perceber o fator lambda varia muito pouco pra uma grande variação de valores da sonda narrow qdo esta marca perto do estequim?trico e varia muito pra pequena variação qdo acima do estequim?trico, por isso sondas narrow não são as ideais pra performance e são desprezadas nos sistremas de injeção, ficando o mesmo em malha aberta qdo em plena carga...dizer que num presta é forte demais... ele apenas te dá uma noção do valor...
se vc pegar 10 sondas narrow e instalar no mesmo motor vai perceber que entre 100 e 800mv marcam sempre muito parecido.... acima disso começa a ter variação uma marca mais outra menos... assim vc não garante que está usando fator lambda de 0,85 porque pode representar tanto 870mv como 900 assim como 800mv...vc não tem certeza... ali?s por isso se costuma usar o limite superior (920mv de sonda) que vc garante que está refrigerando a c?mara o que diminui o risco de quebra por pré-ignição/detonação tbm....
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mistura estequiom?tricamente correta 450mv (melhor relação entre torque e consumo) [snapback]280308[/snapback]
só deixando claro:
valor não valido para wot. qualquer carro original q vc acelere até o maximo logo de cara vai pular pra mais de 900mv
esses dados variam um pouco de fonte pra fonte e tem mais um dado crucial… são vêlidos e atestados pra gasolina, a nossa c80 já não é a mesma coisa...e muito menos o alcool...[snapback]280308[/snapback]
não foi bem isso que a própria bosch divulgou no senai…
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só deixando claro:
valor não valido para wot. qualquer carro original q vc acelere até o maximo logo de cara vai pular pra mais de 900mv
sim, esse é o valor estequim?trico, se vc colcoar um multimetro com regitrador na sonda e andar sem exigir potência máxima o valor indicado de média vai tender a estes 450mv,
qto a mais de 900mv depende do carro…gol turbo de fabica o valor final é de 850 a 860mv e em cut off de 50 a 0mv porque são condições especiais...
um motor não estacion?rio trabalha em 3 tipos de regimes:
marcha lenta: precisa de energia suficientes pra vender as resist?ncias mecânicas intr?sicas e de perif?ricos e manter a rotação estável
meia carga ou carga em regime dependendo do autor: mantem um equilibrio entre potência, consumo e emissão de poluentes, se preocupando em ter a menor emissão de poluentes com menor consumo para uma dada potência (pense em torque que fica mais facil apesar de serem 2 lados de uma mesma moeda)
plena carga: o motor necessita despejar a máxima potência possível atendendo as leis de emissão se preocupando secund?riamente com consumo
não foi bem isso que a própria bosch divulgou no senai…
os cursos promovidos no senai, ou entidades afins são de conhecimento técnico geral, ou seja mecânica comum, para esta tanto faz dizer se a relação ar-combustável é de 14,7:1 ou 13,5:1 como é o da c80, estes 9% a mais de combustivel são bem aceitos e digeridos pela central pelos mec?nismos de autoadaptação tais como blm, passos de sonda, etc….para quem pensa em performance 9% é miuta diferença e tira lá seus 2 a 3% de potência (quem nunca se perguntou porque o tipo 2.0 16v tem 143cv na europa e apenas 138cv aqui no brasil)
tanto é assim que muitos carros não tiveram nenhum ajuste qdo importados para o brasil, a mistura ficou 9% mais pobre, porém ainda dentro da faixa considerada como normal...mesmo para wot.
vc?s tem noção de qto é a percentagem em geral de enriquecimento para plena carga em relação ao mapeamento de meia carga ?.... quem quiser pode palpitar menos o corsa 2.0 que sabe disso de cor e salteado
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meu carro é carburado
860mv é o valor obtido qdo em equilibrio estequiom?trico, a grosso modo é o mesmo que lambda 1 nas sondas de banda larga.
pra vc conseguir esse valor com gasolina, precisa de uma giglagem x, pra conseguir esse valor com o alcool, vai precisar de x+x. entende?
o valor em milivolts é o mesmo pra ambos os combustiveis, só que vc vai precisar de mais partes de combustivel pra conseguir esse valor caso va usar alcool. ja com gasolina vc precisa de menos quantidade de combustivel pra chegar nesse numero.
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ops, desculpe, quando quiz dizer ideal, estou dizendo estequimetrica. em wot nao se usa mistura estequimetrica, usa-se mistura rica.