Volante do motor aliviado
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?, naum é simplesmente pedindo pra fazer uns buraquinhos q se alivia um volante, tem q ser muito criterioso pra naum correr riscos como o q o thiagoiano citou…
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um método muito utilizado é dar um passe no volante, deixando ele mais fino em regiões específicas.
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mas ai pra desbalancear é um pulo…
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mas ai pra desbalancear é um pulo…
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?
mais facil desbalancear fazendo furos do que afinando a peça toda no torno, onde se tira material de uma area circular perfeita, por igual em toda a circunferencia da peça.
e mesmo assim, sempre se deve mandar re-balancear o volante só de precaução
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volantes voadores é parte…
um volante mais leve vai simular uma potência maior em um motor, quando ele estiver em condição de aceleração, porém não vai trazer nenhuma alteração quando ele estiver numa condição de funcionamento em uma rpm estática.
por exemplo, um motor com volante normal, e depois aliviado, vai mostrar uma potência maior se for comparada uma medição antes/depois feita em um dinam?metro de aceleração, como um dynojet, ou mesmo os gtechs da vida, porém se a medição for feita em um dinam?metro com possibilidade de travar em uma determinada rpm, os valores lidos antes/depois serão os mesmos.
ps: potência é a capacidade do motor de gerar energia (na verdade, transformar energia química em mecânica), e uma alteração na massa/desenho do volante não altera esta capacidade do motor, mas altera seu comportamento geral, conforme explicado acima.
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volantes voadores é parte…
um volante mais leve vai simular uma potência maior em um motor, quando ele estiver em condição de aceleração, porém não vai trazer nenhuma alteração quando ele estiver numa condição de funcionamento em uma rpm estática.
por exemplo, um motor com volante normal, e depois aliviado, vai mostrar uma potência maior se for comparada uma medição antes/depois feita em um dinam?metro de aceleração, como um dynojet, ou mesmo os gtechs da vida, porém se a medição for feita em um dinam?metro com possibilidade de travar em uma determinada rpm, os valores lidos antes/depois serão os mesmos.
ps: potência é a capacidade do motor de gerar energia (na verdade, transformar energia química em mecânica), e uma alteração na massa/desenho do volante não altera esta capacidade do motor, mas altera seu comportamento geral, conforme explicado acima.
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concordo contigo, aliviando o volante não vai trazer ganhos reais de potência, somente ajuda na subida de giro, ja que o virabrequim tem menos peso pra carregar.
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volantes voadores é parte…
um volante mais leve vai simular uma potência maior em um motor, quando ele estiver em condição de aceleração, porém não vai trazer nenhuma alteração quando ele estiver numa condição de funcionamento em uma rpm estática.
por exemplo, um motor com volante normal, e depois aliviado, vai mostrar uma potência maior se for comparada uma medição antes/depois feita em um dinam?metro de aceleração, como um dynojet, ou mesmo os gtechs da vida, porém se a medição for feita em um dinam?metro com possibilidade de travar em uma determinada rpm, os valores lidos antes/depois serão os mesmos.
ps: potência é a capacidade do motor de gerar energia (na verdade, transformar energia química em mecânica), e uma alteração na massa/desenho do volante não altera esta capacidade do motor, mas altera seu comportamento geral, conforme explicado acima.
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concordo contigo, aliviando o volante não vai trazer ganhos reais de potência, somente ajuda na subida de giro, ja que o virabrequim tem menos peso pra carregar.
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na minha humilde concepção de ogro:
- um dos fatores determinantes no desempenho de um veiculo é o peso. isso é fato. veja um modern?ssimo honda s-2000 com seus eficient?ssimos 220cv aspirados em 2.0l…..................não são poreo pra uma moto suzuki hayabusa com seus 180cv aspirados também mas em apenas 1.300cc. questão de peso.
-quando vamos aliviar o carro, tiramos os bancos, vidros partes da lataria, etc..............tiramos por exemplo 150 kg de peso.........o carro vai ter uma melhora em aceleração, retomada e praticamente dodos os outros quesitos de performance. mas o alivio de peso depende de onde se tira material, tipo:
-e se fossem colocadas rodas que pesassem no total 10kg a menos é isso equivaleria em quanto de peso retirado dentro do veiculo ???
-quanto mais internamente formos aliviando os componentes do carro, mais significantes são as respostas. tipo, saindo das rodas e se aliviando tambem a transmissão (o cardá de carros tração traseira) passando pelo volante do motor e por ultimo, aliviando-se as peças internas do motor como virabrequim, pistões e bielas............
-não tenho a relação de proporção certa, mas com certeza, 0,5 kg retirado do virabrequim equivale a muuuuuiiitos quilos retirados do interior do carro.......
-com certeza não vai aumentar muito os hpos............mas o comportamento din?mico do veiculo..............com certeza........
eu acho...................
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só um par?ntese qto ao abacate…
o cara é tão incompetente q o fuca dele (o cara é preparador) não é ele quem prepara....
o lance da galera q morreu foi q aconteceu alguma coisa e o motor caiu (? um 2.0 de golf)...a? com isso tchau embreola....
eu tava perto de onde o cara tomou o disco voador na cara....aquele dia senti q nasci de novo....
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qual a função do volante do motor ?
armazenar energia, assim com um volante pesado qdo vc tira o po do acelerador o carro continua andando até começar a perder velocidade… se ele for leve vc rapidamente perde velocidade ao tirar o po .... em uma subida vc com volante pesado demora a perder velocidade (mantendo o pedal na mesma posição)...num leve começa a perder mais rápido
isso tudo porque se vc tem uma massa maior armazenou mais energia...não pensem que é algo absurdo...como disseram acima...? coisa que o motorista percebe mas não é nada fenomenal... igual a chip... quem esta do lado acha que pouco mudou...quem dirige todo dia sabe que é diferente...
voltando ao assunto... qdo vc diminui a massa passa a armazenar menos energia certo ?... então vc tem mais energia pra transmitir pra roda certo ?...então vc tem mais energia na roda do que antes...como a massa é fixa vc só armazena energia qdo está variando positivamente o volante (acelerando).
nunca medi um carro com apenas essa modificação pra saber se mudaria a potência na roda ou apenas o formato da curva de torque...meu feeling é de que muda mais o formato que o valor total (tbm igual a chip de potência)...de toda forma a ordem de grandeza não é grande... não creio que se mudar seja mais de uns 4 ou 5% sobre o que tinha na roda... e olhe lá... mas posso estar errado...
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só um par?ntese qto ao abacate…
o cara é tão incompetente q o fuca dele (o cara é preparador) não é ele quem prepara....
o lance da galera q morreu foi q aconteceu alguma coisa e o motor caiu (? um 2.0 de golf)...a? com isso tchau embreola....
eu tava perto de onde o cara tomou o disco voador na cara....aquele dia senti q nasci de novo....
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nossa essa e nova quarteto…....quem e o preparador do fuca?????????
preparador q num prepara o proprio carro????????????????????????hehe
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qual a função do volante do motor ?
armazenar energia, assim com um volante pesado qdo vc tira o po do acelerador o carro continua andando até começar a perder velocidade… se ele for leve vc rapidamente perde velocidade ao tirar o po .... em uma subida vc com volante pesado demora a perder velocidade (mantendo o pedal na mesma posição)...num leve começa a perder mais rápido
isso tudo porque se vc tem uma massa maior armazenou mais energia...não pensem que é algo absurdo...como disseram acima...? coisa que o motorista percebe mas não é nada fenomenal... igual a chip... quem esta do lado acha que pouco mudou...quem dirige todo dia sabe que é diferente...
voltando ao assunto... qdo vc diminui a massa passa a armazenar menos energia certo ?... então vc tem mais energia pra transmitir pra roda certo ?...então vc tem mais energia na roda do que antes...como a massa é fixa vc só armazena energia qdo está variando positivamente o volante (acelerando).
nunca medi um carro com apenas essa modificação pra saber se mudaria a potência na roda ou apenas o formato da curva de torque...meu feeling é de que muda mais o formato que o valor total (tbm igual a chip de potência)...de toda forma a ordem de grandeza não é grande... não creio que se mudar seja mais de uns 4 ou 5% sobre o que tinha na roda... e olhe lá... mas posso estar errado...
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resumindo sua explicação: inercia ?????
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na minha humilde concepção de ogro:
- um dos fatores determinantes no desempenho de um veiculo é o peso. isso é fato. veja um modern?ssimo honda s-2000 com seus eficient?ssimos 220cv aspirados em 2.0l…..................não são poreo pra uma moto suzuki hayabusa com seus 180cv aspirados também mas em apenas 1.300cc. questão de peso.
-quando vamos aliviar o carro, tiramos os bancos, vidros partes da lataria, etc..............tiramos por exemplo 150 kg de peso.........o carro vai ter uma melhora em aceleração, retomada e praticamente dodos os outros quesitos de performance. mas o alivio de peso depende de onde se tira material, tipo:
-e se fossem colocadas rodas que pesassem no total 10kg a menos é isso equivaleria em quanto de peso retirado dentro do veiculo ???
-quanto mais internamente formos aliviando os componentes do carro, mais significantes são as respostas. tipo, saindo das rodas e se aliviando tambem a transmissão (o cardá de carros tração traseira) passando pelo volante do motor e por ultimo, aliviando-se as peças internas do motor como virabrequim, pistões e bielas............
-não tenho a relação de proporção certa, mas com certeza, 0,5 kg retirado do virabrequim equivale a muuuuuiiitos quilos retirados do interior do carro.......
-com certeza não vai aumentar muito os hpos............mas o comportamento din?mico do veiculo..............com certeza........
eu acho...................
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thiago, vc ta considerando a potencia nas rodas e esquecendo do motor em si.
coloque o motor num dino de bancada e ai sim vc notara melhor a diferença de comportamento com e sem o volante aliviado.
cavalaria não vem, a não ser que o motor não esteja conseguindo (por causa de peso, no caso, peso no volante) chegar na faixa de giro a qual o comando foi configurado para prover toda a potência. esse é o único caso que o alivio pode trazer potência real no vira.
o que vai notar é a velocidade que a potência vai chegar, vc chega na rotação de pico mais rapido.
agora, potência nas rodas, muitos fatores influem, até mesmo o oleo de cambio, ajustes dos semi eixos, folgas das engrenagens e tal.
do virabrequim em diante, tudo faz parte do conjunto de transmissão, que é onde começam as perdas de potência por atrito e calor.
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nossa essa e nova quarteto…....quem e o preparador do fuca?????????
preparador q num prepara o proprio carro????????????????????????hehe
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sei não…isso da? eu escutei em oficina....não sei se procede não...
apesar de q o carro toda vez quebra.....a galera chega respira aliviada qdo ele quebra perto da fotoc?lula, pq aí se voar volante ou motor cair ele não mata ninguém
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sei não…isso da? eu escutei em oficina....não sei se procede não...
apesar de q o carro toda vez quebra.....a galera chega respira aliviada qdo ele quebra perto da fotoc?lula, pq aí se voar volante ou motor cair ele não mata ninguém
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torcida pra quebrar em local seguro??????????????
pq q vai quebrar todo mundo já sabe…...
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agora, potência nas rodas, muitos fatores influem, até mesmo o oleo de cambio, ajustes dos semi eixos, folgas das engrenagens e tal.
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em corrida de circuito ganha-se tempo trocando o óleo normal do câmbio por óleo de transmissão hidr?ulica, que é mais fino e freia menos o câmbio…
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o meu volante é aliviado
eu senti na hora a diferença. pra fazer rampa o carro ficou meio fraco , querendo morrer. mas ai adquiri novos costumes, ao parar num sinaleiro na subida eu freio e coloco ponto morto, e guando abre eu coloco a marcha e acelero de boa.
mas fora isso, o carro ficou legal, o giro sobe mais rapido. isso pq eu aliviei muito pouco, pq eu queria turbinar ainda na época, então o preparador não aliviou tanto como num aspirad?o.
mas em breve irei refazer isso, aliviar e balancear mais ainda o volante, e o virabrequim, bielas e pistões q ainda estão originais.
mas fica bom.
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o meu volante é aliviado
eu senti na hora a diferença. pra fazer rampa o carro ficou meio fraco , querendo morrer. mas ai adquiri novos costumes, ao parar num sinaleiro na subida eu freio e coloco ponto morto, e guando abre eu coloco a marcha e acelero de boa.
mas fora isso, o carro ficou legal, o giro sobe mais rapido. isso pq eu aliviei muito pouco, pq eu queria turbinar ainda na época, então o preparador não aliviou tanto como num aspirad?o.
mas em breve irei refazer isso, aliviar e balancear mais ainda o volante, e o virabrequim, bielas e pistões q ainda estão originais.
mas fica bom.
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tenho certeza que alguem chegou pra vc dizendo q o carro iria ficar fraco pra fzr rampa antes de vc aliviar o volante né?
ou então comeram bola na hora de regular o ponto do motor.
certas coisas são diretamente dependentes de outras pra funcionar a contento.
? o caso de intercooler. de nada (em motor ciclo otto) adianta vc só ir la e por o radiador la na frente e mais nada fzr. não vai sentir rendimento a mais, só se for psicol?gico.
o lance do intercooler é vc poder abusar mais do acerto do motor, em alimentação e ponto. sendo capaz de admitir mais alcool sem entrar em excesso, e tb de poder por mais ponto, sem ter problemas com detonação. tudo é um conjunto e raramente alguma coisa funciona por si só num motor.
explica aí mestre? …...........
heheheheheee...............
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mestre? onde?
se tem alguem que eu chamo de professor é o chico biela, esse é o meeestreee hehehe o cara é coronel e engenheiro da fab responsável pela partes de jatos
e mesmo assim ele é super humilde, gente fina pra caramba, não se julga como estrela. é um cara que manja tudo e nem por isso faz de tudo pra subir em cima das pessoas
então thiago, o pessoal usa oleo mais fino e sint?tico no cambio justamente pelo motivo q o potenza disse, pra livrar mais o giro dentro da caixa de marchas.
claro que o fabricante não recomenda usar oleo sae 90 de bobeira. ele preve um uso prolongado do oleo, altas temperaturas e ainda por cima barbeiragens dos motoristas. ja com oleo fino, vc precisa fzr trocas regulares, tipo trocar a cada prova, e ainda ter uma tocada refinada, bem coisa de piloto de pista, que tem que moer o carro durante a prova toda e mesmo assim não pode quebrar a mecânica.
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exatamente. inercia
momento de inercia = somatéria(massa * velocidade)
se vc tem menos massa, a uma velocidade constante, tem menos inercia.
inercia pode ser pensado como um ac?mulo de energia potencial.
se alguém quiser saber mais sobre inercia, visite:
http://www.fma.if.usp.br/~fleming/tensor/node3.html
site de louco, mas é bacana pra quem, como eu, quer dar uma desenterrada nos conhecimentos de f?sica.
[]s