Volante do motor aliviado
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só um par?ntese qto ao abacate…
o cara é tão incompetente q o fuca dele (o cara é preparador) não é ele quem prepara....
o lance da galera q morreu foi q aconteceu alguma coisa e o motor caiu (? um 2.0 de golf)...a? com isso tchau embreola....
eu tava perto de onde o cara tomou o disco voador na cara....aquele dia senti q nasci de novo....
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nossa essa e nova quarteto…....quem e o preparador do fuca?????????
preparador q num prepara o proprio carro????????????????????????hehe
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qual a função do volante do motor ?
armazenar energia, assim com um volante pesado qdo vc tira o po do acelerador o carro continua andando até começar a perder velocidade… se ele for leve vc rapidamente perde velocidade ao tirar o po .... em uma subida vc com volante pesado demora a perder velocidade (mantendo o pedal na mesma posição)...num leve começa a perder mais rápido
isso tudo porque se vc tem uma massa maior armazenou mais energia...não pensem que é algo absurdo...como disseram acima...? coisa que o motorista percebe mas não é nada fenomenal... igual a chip... quem esta do lado acha que pouco mudou...quem dirige todo dia sabe que é diferente...
voltando ao assunto... qdo vc diminui a massa passa a armazenar menos energia certo ?... então vc tem mais energia pra transmitir pra roda certo ?...então vc tem mais energia na roda do que antes...como a massa é fixa vc só armazena energia qdo está variando positivamente o volante (acelerando).
nunca medi um carro com apenas essa modificação pra saber se mudaria a potência na roda ou apenas o formato da curva de torque...meu feeling é de que muda mais o formato que o valor total (tbm igual a chip de potência)...de toda forma a ordem de grandeza não é grande... não creio que se mudar seja mais de uns 4 ou 5% sobre o que tinha na roda... e olhe lá... mas posso estar errado...
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resumindo sua explicação: inercia ?????
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na minha humilde concepção de ogro:
- um dos fatores determinantes no desempenho de um veiculo é o peso. isso é fato. veja um modern?ssimo honda s-2000 com seus eficient?ssimos 220cv aspirados em 2.0l…..................não são poreo pra uma moto suzuki hayabusa com seus 180cv aspirados também mas em apenas 1.300cc. questão de peso.
-quando vamos aliviar o carro, tiramos os bancos, vidros partes da lataria, etc..............tiramos por exemplo 150 kg de peso.........o carro vai ter uma melhora em aceleração, retomada e praticamente dodos os outros quesitos de performance. mas o alivio de peso depende de onde se tira material, tipo:
-e se fossem colocadas rodas que pesassem no total 10kg a menos é isso equivaleria em quanto de peso retirado dentro do veiculo ???
-quanto mais internamente formos aliviando os componentes do carro, mais significantes são as respostas. tipo, saindo das rodas e se aliviando tambem a transmissão (o cardá de carros tração traseira) passando pelo volante do motor e por ultimo, aliviando-se as peças internas do motor como virabrequim, pistões e bielas............
-não tenho a relação de proporção certa, mas com certeza, 0,5 kg retirado do virabrequim equivale a muuuuuiiitos quilos retirados do interior do carro.......
-com certeza não vai aumentar muito os hpos............mas o comportamento din?mico do veiculo..............com certeza........
eu acho...................
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thiago, vc ta considerando a potencia nas rodas e esquecendo do motor em si.
coloque o motor num dino de bancada e ai sim vc notara melhor a diferença de comportamento com e sem o volante aliviado.
cavalaria não vem, a não ser que o motor não esteja conseguindo (por causa de peso, no caso, peso no volante) chegar na faixa de giro a qual o comando foi configurado para prover toda a potência. esse é o único caso que o alivio pode trazer potência real no vira.
o que vai notar é a velocidade que a potência vai chegar, vc chega na rotação de pico mais rapido.
agora, potência nas rodas, muitos fatores influem, até mesmo o oleo de cambio, ajustes dos semi eixos, folgas das engrenagens e tal.
do virabrequim em diante, tudo faz parte do conjunto de transmissão, que é onde começam as perdas de potência por atrito e calor.
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nossa essa e nova quarteto…....quem e o preparador do fuca?????????
preparador q num prepara o proprio carro????????????????????????hehe
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sei não…isso da? eu escutei em oficina....não sei se procede não...
apesar de q o carro toda vez quebra.....a galera chega respira aliviada qdo ele quebra perto da fotoc?lula, pq aí se voar volante ou motor cair ele não mata ninguém
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sei não…isso da? eu escutei em oficina....não sei se procede não...
apesar de q o carro toda vez quebra.....a galera chega respira aliviada qdo ele quebra perto da fotoc?lula, pq aí se voar volante ou motor cair ele não mata ninguém
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torcida pra quebrar em local seguro??????????????
pq q vai quebrar todo mundo já sabe…...
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agora, potência nas rodas, muitos fatores influem, até mesmo o oleo de cambio, ajustes dos semi eixos, folgas das engrenagens e tal.
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em corrida de circuito ganha-se tempo trocando o óleo normal do câmbio por óleo de transmissão hidr?ulica, que é mais fino e freia menos o câmbio…
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o meu volante é aliviado
eu senti na hora a diferença. pra fazer rampa o carro ficou meio fraco , querendo morrer. mas ai adquiri novos costumes, ao parar num sinaleiro na subida eu freio e coloco ponto morto, e guando abre eu coloco a marcha e acelero de boa.
mas fora isso, o carro ficou legal, o giro sobe mais rapido. isso pq eu aliviei muito pouco, pq eu queria turbinar ainda na época, então o preparador não aliviou tanto como num aspirad?o.
mas em breve irei refazer isso, aliviar e balancear mais ainda o volante, e o virabrequim, bielas e pistões q ainda estão originais.
mas fica bom.
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o meu volante é aliviado
eu senti na hora a diferença. pra fazer rampa o carro ficou meio fraco , querendo morrer. mas ai adquiri novos costumes, ao parar num sinaleiro na subida eu freio e coloco ponto morto, e guando abre eu coloco a marcha e acelero de boa.
mas fora isso, o carro ficou legal, o giro sobe mais rapido. isso pq eu aliviei muito pouco, pq eu queria turbinar ainda na época, então o preparador não aliviou tanto como num aspirad?o.
mas em breve irei refazer isso, aliviar e balancear mais ainda o volante, e o virabrequim, bielas e pistões q ainda estão originais.
mas fica bom.
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tenho certeza que alguem chegou pra vc dizendo q o carro iria ficar fraco pra fzr rampa antes de vc aliviar o volante né?
ou então comeram bola na hora de regular o ponto do motor.
certas coisas são diretamente dependentes de outras pra funcionar a contento.
? o caso de intercooler. de nada (em motor ciclo otto) adianta vc só ir la e por o radiador la na frente e mais nada fzr. não vai sentir rendimento a mais, só se for psicol?gico.
o lance do intercooler é vc poder abusar mais do acerto do motor, em alimentação e ponto. sendo capaz de admitir mais alcool sem entrar em excesso, e tb de poder por mais ponto, sem ter problemas com detonação. tudo é um conjunto e raramente alguma coisa funciona por si só num motor.
explica aí mestre? …...........
heheheheheee...............
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mestre? onde?
se tem alguem que eu chamo de professor é o chico biela, esse é o meeestreee hehehe o cara é coronel e engenheiro da fab responsável pela partes de jatos
e mesmo assim ele é super humilde, gente fina pra caramba, não se julga como estrela. é um cara que manja tudo e nem por isso faz de tudo pra subir em cima das pessoas
então thiago, o pessoal usa oleo mais fino e sint?tico no cambio justamente pelo motivo q o potenza disse, pra livrar mais o giro dentro da caixa de marchas.
claro que o fabricante não recomenda usar oleo sae 90 de bobeira. ele preve um uso prolongado do oleo, altas temperaturas e ainda por cima barbeiragens dos motoristas. ja com oleo fino, vc precisa fzr trocas regulares, tipo trocar a cada prova, e ainda ter uma tocada refinada, bem coisa de piloto de pista, que tem que moer o carro durante a prova toda e mesmo assim não pode quebrar a mecânica.
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exatamente. inercia
momento de inercia = somatéria(massa * velocidade)
se vc tem menos massa, a uma velocidade constante, tem menos inercia.
inercia pode ser pensado como um ac?mulo de energia potencial.
se alguém quiser saber mais sobre inercia, visite:
http://www.fma.if.usp.br/~fleming/tensor/node3.html
site de louco, mas é bacana pra quem, como eu, quer dar uma desenterrada nos conhecimentos de f?sica.
[]s
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uma vez o evandro lima me explicou ke o alivio das pecas só fica bom em carro leve e com cambio escalonado.
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opala 6 cilindros, maverick v8, nissan skyline não são carros leves e nem por isso as preprações mais fortes deixam de incluir alivio no volante e no virabrequim desses motores.
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opala 6 cilindros, maverick v8, nissan skyline não são carros leves e nem por isso as preprações mais fortes deixam de incluir alivio no volante e no virabrequim desses motores.
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seila, só sei ke a maioria dos carros de ele faz é tudo sem alivio nas peças.
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seila, só sei ke a maioria dos carros de ele faz é tudo sem alivio nas peças.
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tem preparador que monta comando alto em ap e se recusa a aumentar a taxa.
tem preparador que monta weber idf e usa filtro de papel.
tem preparador que trava o distribuidor qdo turbina um motor.
e tb
tem preparador que não turbina um motor sem antes desmontar pra checar o miolo.
tem preparador que não monta turbo com kit pronto e faz tudo sob medida.
tem preparador que sabe o limite das peças de um motor e te passa garantia de tudo o que fez no carro.
cada um cada um, cada preparador tem seus métodos de trabalho