Alimentação
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ka, destaxei sim. com a pressão original do mi (10,5:1) quebrei canaleta com 0,9kg.
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quebrou por causa de acerto, não pressão hein…meu carro tb tem 10,5:1 de taxa e ando a bastante tempo com mais de 1kg, e faz um tempinho que sub? pra 1,5kg, até agora nada quebrou....mas qdo der eu vou destaxar também...
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zoega, pode ter certeza que acerto não foi, fique tranquilo disso.
provavelmente quebrou num dia em que comecei numa subida a 110km/h terminei ela a 210km/h rsrs… abusei... segurei muito de po em baixo na subida por muito tempo... ou pq o alcool tava adulterado....
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ka, destaxei sim. com a pressão original do mi (10,5:1) quebrei canaleta com 0,9kg. [snapback]299275[/snapback]
cuidado, pra alimentar (com rendimento) um motor com taxa mais alta, geralmente se precisa de menos combustivel, então um carro com motor de 10 de taxa pode exigir menos combustivel do que um com 8,5.
e como disseram, quebrar com 0,9 bar…cara...tinha coisa muito errada nesse motor, mesmo sendo um com 10 de taxa.
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coloquei 0,50 metal leve zerado
ka, era só 0,9 bar, mas tinha potencia ali…
detalhe: ponto final 24 graus teoricamente no chip
pergunta: o ponto final tem como base o inicial? ( no caso de remapeamento de ecu - esther turbo) ex:
inicial: 9? final: 24?
inicial: 12? final: é (fica 24 ou sobe pra 24+ 3 = 27?)
o ponto final é travado? como funciona?
overspeed ajuda ai, pessoal todo tb...
e ai pessoal, se eu colocar bico auxiliar antes da borboleta destroi os sensores mesmo? ou depende?
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coloquei 0,50 metal leve zerado
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blz, terá mais flexibilidade no motor quanto a pressão e ajustes.
ka, era só 0,9 bar, mas tinha potencia ali…
detalhe: ponto final 24 graus teoricamente no chip
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cuidado, taxa alta passa a falta impressão de motor mais potente. vc tem torque em baixa, mas não existe milagre, com 0,9 bar vc não tem fluxo pra render muita cavalaria. não acredito que passe de 240 cvs com essa taxa e essa pressão.
alem da taxa, existe uma coisa chamanda enchimento volum?trico, que é onde os motores com menos taxa tiram vantagem sobre os mais taxados. isso só acontece com os motores supercomprimidos, tipo turbo ou blower.
pergunta: o ponto final tem como base o inicial? ( no caso de remapeamento de ecu - esther turbo) ex:
inicial: 9? final: 24?
inicial: 12? final: é (fica 24 ou sobe pra 24+ 3 = 27?)
o ponto final é travado? como funciona?
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no mapeamento vc é livre pra fzr o avanço como quiser.
o ideal é ter ponto inicial alto (tipo 16/17?) e ponto final limitado de acordo com seu motor, por exemplo 23/24?
ponto travado é qdo ele não sai do inicial.
tipo inicial 15 e final tb 15.
e ai pessoal, se eu colocar bico auxiliar antes da borboleta destroi os sensores mesmo? ou depende?
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prejudica os sensores sim, pode não ser hj e nem amanha, mas vc certamente terá problemas.
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pergunta: o ponto final tem como base o inicial? ( no caso de remapeamento de ecu - esther turbo) ex:
inicial: 9? final: 24?
inicial: 12? final: é (fica 24 ou sobe pra 24+ 3 = 27?)
o ponto final é travado? como funciona?
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a central leva em conta os 9? inicial para fazer o avanço de acordo com a programação. então se voce aumentar 3? no ponto inicial, ira aumentar 3? no ponto final também.
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se eu colocar um intercooler tem chance da mesma alimentação dar conta do recado né? pq na minha idéia o bico extra não joga combustável dentro da camera e sim deixa o ar mais frio e explosivo, por isso supri a falta, menor temperatura, menor quantidade de combustável para alimentar o motor. o que acham?
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chip=problemas
módulos da hardware ou fueltech= carro forte e acerto finissimo
cheguei a andar com 2,1 de pressao com o modulo da hardware com meu mi todo original, taxa,cabeçote,parte de baixo,apenas com um pouco de retardo no modulo…hehehe
eu não sou contra esses remapeamento de chip mas to começando a pega nojo..coloca o modulo regula vc mesmo se souber poca coisa vai aprendendo, chip faz 1 vez soh nao acerta o carro e quando vende tem q faze tudo denovo..
se tiver errado ou alguem contra por favor opinem
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se eu colocar um intercooler tem chance da mesma alimentação dar conta do recado né? pq na minha idéia o bico extra não joga combustável dentro da camera e sim deixa o ar mais frio e explosivo, por isso supri a falta, menor temperatura, menor quantidade de combustável para alimentar o motor. o que acham?
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errado. com um intercooler, a densidade do ar vai aumentar e vc vai precisar de mais combustável. e a função da alimentação extra não é resfriar o ar, ela precisa manter a proporção ar/combustável nos néveis corretos, pois caso contrário vc terá uma mistura pobre, temperatura muito alta na c?mara de combust?o, detonação, pré-ignição e afins, basicamente seguinto esta sequência de eventos.
uma mistura mais rica ajuda sim na diminuição da temperatura, pois o excesso de combustável não queimado (pois não h? oxig?nio suficiente para isso) absorve parte do calor gerado. também por este motivo, esta mistura com excesso não vai te dar a melhor performance.
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hernani, mas tem um detalhe. li uma vez um artigo que dizia sobre intercoolers. acompanha o racioc?nio:
- carro sem intercooler: admissão de ar quente, ar quente = moleculas espandidas e ocupa mais espaço na camera de combustão roubando até mesmo o lugar do combustável , menor número de mol?culas de oxigenio por cm? …
ex: se cabia 5 mol?culas em 1cm? com ar frio, com ar quente elas se espandem e cabe 3 moleculas nos mesmos 1cm?
- carro com intercooler: admissão de ar frio, ar frio = mais mol?culas por cm é e como não estão espandidas, não roubam o espaço do combustável, não criando restrições ...
na matéria deixa claro que um bom intercooler traz uma leve engorda na sonda lambda...
consegui passar a idéia pra vocêsó o que acham?
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errado de novo esque?a essa parte do ar roubar espaço do combustivel, imagine que vc está num motor com injeção eletrúnica, injetando exatamente a mesma quantidade de combustivel no motor com e sem intercooler (imagine um sistema sem correção por temperatura do ar).
primeiro no motor sem intercooler, imagine que a mistura está ok, na proporção ideal de ar/combustivel. agora adicione o intercooler. como vc disse, a densidade do ar aumenta, e onde existiam 3 moleculas de oxigenio, agora existem 5. e a quantidade de combustivel ficou a mesma. resultado? mistura pobre (mais ar para a mesma quantidade de combustável).
essa parte do ar roubar espaço do combustável eu nunca tinha ouvido falar… bem, em um sistema de injeção eletrúnica tenho convicção de que isto não ir? acontecer, pois a quantidade de combustável é calculada e injetada pelo sistema, não creio que a densidade do ar possa influenciar na quantidade de combustivel que o sistema consegue injetar (não considerando eventuais correções feitas pelo módulo para adequar a mistura é nova densidade do ar ).
já em um carburador, sinceramente, não sei até que ponto uma diferença na densidade do ar passando por ele vê gerar uma diferença na quantidade de combustável arrastada junto com este ar. repasso esta questáo...
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? fácil de comprovar o que o hernani está dizendo (e que é fato). por exemplo, se vc usar um controlador de suplementar que não leva em conta a temperatura do ar (quase todos - his, digipulse, hardware, meg, etc…), faça o ajuste de seu carro numa tarde de calor, a, por exemplo, uns 25~30 graus. anote o valor da leitura de sonda.
a? refaça a leitura de sonda de manhã bem cedo, para que haja uma diferença de temperatura do ar de pelo menos uns 15 graus. com certeza a leitura de sonda será diferente (mistura mais pobre).
eu fiz esse teste e, com um diferencial de temperatura de aprox. 20 graus, abaixa entre 0,02 a 0,03v na leitura de sonda (ajustei com 0,92 a 30 graus e li 0,89 a 10 graus).
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errado de novo esque?a essa parte do ar roubar espaço do combustivel, imagine que vc está num motor com injeção eletrúnica, injetando exatamente a mesma quantidade de combustivel no motor com e sem intercooler (imagine um sistema sem correção por temperatura do ar).
primeiro no motor sem intercooler, imagine que a mistura está ok, na proporção ideal de ar/combustivel. agora adicione o intercooler. como vc disse, a densidade do ar aumenta, e onde existiam 3 moleculas de oxigenio, agora existem 5. e a quantidade de combustivel ficou a mesma. resultado? mistura pobre (mais ar para a mesma quantidade de combustável).
essa parte do ar roubar espaço do combustável eu nunca tinha ouvido falar… bem, em um sistema de injeção eletrúnica tenho convicção de que isto não ir? acontecer, pois a quantidade de combustável é calculada e injetada pelo sistema, não creio que a densidade do ar possa influenciar na quantidade de combustivel que o sistema consegue injetar (não considerando eventuais correções feitas pelo módulo para adequar a mistura é nova densidade do ar ).
já em um carburador, sinceramente, não sei até que ponto uma diferença na densidade do ar passando por ele vê gerar uma diferença na quantidade de combustável arrastada junto com este ar. repasso esta questáo...
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exato hernani.
e em carburador esse lance de dividir espaços entre combustivel e ar existe mesmo.
mas nem tudo são flores, pois em motor injetado tambem existe essa briga por espaço só que em outro lugar, no coletor de admissão perto do cabeçote, onde ficam os bicos, com isso, não acredito ter alguma diferença palpovel entre os dois sistemas nesse item.