Leitura do pirometro.
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vamp,
antes de mais nada instale o pirometro antes da turbina
950 para motores a gasolina
850 para motores a alcool
750 para motores a diesel
depois da turbina já houve a transformação de energia em trabalho e ainda depende da eficiencia da turbina e outros fatores
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gostei da ideia. não pensei nisso pois no manual diz para carros aspirados instalar no coletor e em turbos ?nstalar a 10cm da saida da turbina.
valeu leo obrigado.
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desculpen si estariei discirtualizando o o topico, mais q tipo de informasão o termopar envia pro reloginho, ou seja, quero ver si concigo fazer alguma coisa, usando 4 termopar mandando informação pra algum display ou algo assim, na verdade não sou eu quem vai fazer e sim un amigo q mexe com eletronica e tal,
vlw
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desculpen si estariei discirtualizando o o topico, mais q tipo de informasão o termopar envia pro reloginho, ou seja, quero ver si concigo fazer alguma coisa, usando 4 termopar mandando informação pra algum display ou algo assim, na verdade não sou eu quem vai fazer e sim un amigo q mexe com eletronica e tal,
vlw
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ele cria uma diferença de potencial, eu utilizo outros instrumentos para medir a saida pois acho o preão do relógio fora da realidade o valor da ddp vo?? pode pegar neste site: http://www.equipe-termopar.com.br/
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ele cria uma diferença de potencial, eu utilizo outros instrumentos para medir a saida pois acho o preão do relógio fora da realidade o valor da ddp vo?? pode pegar neste site: http://www.equipe-termopar.com.br/
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ok muito obrigado
si der certo posto aki os resultados.
flw
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esses valores não variam de motor para motor?
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esses números são declarados como seguros na saida do motor e não depois da turbina.
numero muito altos ali no coletor de escape evidenciam temperatura alta demais nas c?maras de combust?o.
o valor que não boto fã dessa tabela é nos de motor diesel.
até 18:1 de taxa constante (e muito mais se o motor for turbo-diesel), tem combustão sem sequer precisar de vela de ignição e ainda tem baixa temperatura nas c?marasó complicado…
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esses números são declarados como seguros na saida do motor e não depois da turbina.
numero muito altos ali no coletor de escape evidenciam temperatura alta demais nas c?maras de combust?o.
o valor que não boto fã dessa tabela é nos de motor diesel.
até 18:1 de taxa constante (e muito mais se o motor for turbo-diesel), tem combustão sem sequer precisar de vela de ignição e ainda tem baixa temperatura nas c?marasó complicado…
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então caio…
? que eu pensei que os valores variassem de acordo com a construção do bloco, da c?mara, materiais utilizados, etc..
e quanto aos diesel: a mistura ar + combustável não explode... ela se incendeia devido é temperatura do ar quando entra em contato com o combustável... acredito que seja esse o motivo deste valor...
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no coletor entao né?
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importante salientar que voce vai encontrar valores diferentes se colocar o termopar na saida do cabecote ou na entrada da turbina. os valores que o leo citou sao para a entrada da turbina, para a saida do cabecote deve-se considerar valores menores… coisa de no maximo 800oc, pra manter um criterio proximo ao utilizado pelas fabricas.
[]s
west
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importante salientar que voce vai encontrar valores diferentes se colocar o termopar na saida do cabecote ou na entrada da turbina. os valores que o leo citou sao para a entrada da turbina, para a saida do cabecote deve-se considerar valores menores… coisa de no maximo 800oc, pra manter um criterio proximo ao utilizado pelas fabricas.
[]s
west
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pq essa diferença tão grande numa dist?ncia tão pequena?
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então caio…
? que eu pensei que os valores variassem de acordo com a construção do bloco, da c?mara, materiais utilizados, etc..
e quanto aos diesel: a mistura ar + combustável não explode... ela se incendeia devido é temperatura do ar quando entra em contato com o combustável... acredito que seja esse o motivo deste valor...
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incendeia? que eu saiba a mistura explode sim, por auto-combustão devido é alt?ssima compressão.
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não sou engenheiro nem nada…
mas pelo que sempre li a respeito, a mistura se incendeia meso e não explode como nos ciclo otto...
fazes dos motores do ciclo diesel de 4 tempos
as fazes dos motores do ciclo diesel, como princ?pio de funcionamento, são semelhantes ao do ciclo otto.
os tempos ou fases são:
1? tempo : aspiração
na fase de aspiração o pistão desloca do ponto morto inferior, pmi ao ponto morto superior, pms, aspirando o ar atravṍs da válvula de aspiração.
2 é tempo: compressão
nesta fase o pistão desloca do pmi ao pms. no in?cio do deslocamento a válvula de aspiração se fecha e o pistão começa a comprimir o ar na c?mara de combust?o. o ar quando sujeito a esta compressão sofre um aumento de temperatura que ser?, tanto maior, quanto for a percentagem comprimida, taxa de compressão.
3? tempo: combustão ( expansão)
um pouco antes do pistão atingir o pms, o ar comprimido atinge uma ressão de 65 a 130 kgf/cm2; e uma temperatura de 600 a 800?c. por meio do injetor, o combustável é fortemente comprimido e pulverizado para o interior da c?mara. este combustável ao encontrar o ar, que se encontra na pressão e temperatura supra-citado incendeia-se expontaneamente, empurrando energeticamente, o pistão verso ao pmi.
4? tempo : descarga
um pouco antes do pistão atingir o pmi, de onde iniciar? o quarto tempo, a válvula de descarga se abre, permitindo a sa?da de uma parte dos gases se combustão que se encontram em alta pressão. ao deslocar para o pms expulsa o resto dos gases.
a figura abaixo representa os quatro tempos de um motor do ciclo diesel.
fonte: http://www.demec.ufmg.br/disciplinas/ema00…iesel/motor.htm
mas sei lá… deixa alguém mais experiente falar sobre isso... mesmo pq eu não tenho certeza de que a temperatura menor é por causa disso ou não...
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esses niveis de temperatura são facilmente encontrados em qualquer literatura sobre motores a combustão interna.
não faz diferença medir na boca do coletor ou na entrada da turbina.
se quiser medir distribuição de mistura deve instalar um em cada cilindro
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sem esquecer que se o aparelho de medição não tiver uma boa aferição vai por água abaixo qualquer numero….
um amigo meu tem pir?metro no marea turbo dele e vem mais de 900?c após a turbina, anda fechado de final (mais de 240km/h) e não quebra motor.... como disse a ele... ou os limites são muito abaixo do que deveriam (e não são tenho certeza heheheh) ou tá lendo acima do que realmente está....
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todo e qualquer intrumento de medição tem um erro, é impossível que ele seja calibrado perfeitamente porque existe distorção na medida, certamente um bom projeto ajuda adiminuir isto, mas tem outras questáes os resistores, capacitores, etc do circuito tem uma toler?ncia (desvio em relação ao valor nominal) e tbm alguns componentes (como resistor) mudam seu valor com a temperatura de operação….então se o projeto tbm foi bom, mas a execução não for já cai tudo pra baixo de novo...
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e esse pirometro/hallmeter da odg, uq tem a dizer?
pq to querendo adquirir um desse. é bom pq são 2 em 1, economiza espaço no painel
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nunca ouvi falar bem, e ja vi um quebrado nao marcava + nada certo em wot marcando 400 graus.
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alguem saberia dizer o quanto está sendo eficiente uma turbina utilizando os valores da temperatura de entradaxsa?da?
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se vc puder medir temp e pressão na entrada e saida da turbina e temp na entrada (atmosf?rica) e pressão na saida do compressor (relogio do painel) da pra calcular a efici?ncia isoentr?pica do equipamento e caso tenha outra turbina para comparar vai saber qual vai te dar mais potência com menos informação tambem da pra calcular, mas ai o erro sobe violentamente
não é muito complicado de fazer pra quem vai utilizar em competições vale apena
quanto ao pir?metro (termopar) é uma tecnologia já estabelecida a muito tempo não precisa de nenhum tipo calibração apenas seguir uma tabela de ddp em função da temperatura eu tiro a leitura com um multimetro e tem a mesma faixa de inserteza que outros aparelhos disponiveis para esta aplicação (todo instrumento tem um erro, como falou nosso colega).
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nunca ouvi falar bem, e ja vi um quebrado nao marcava + nada certo em wot marcando 400 graus.
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nooo acabeid e pedir o meu rsrs
mas por sorte acgei uma autopower aki sobre medição, e como disseram ai, até com o multimetro tem uma faixinha de erro.
e na revista eles falaram do odg e beastracing.