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Leitura do pirometro.

Agendado Fixado Trancado Movido Mecânica e Preparação
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  • ? Offline
    ? Offline
    Visitante
    escreveu em última edição por
    #2

    meu carro ficava acima de 700 graus fácil, mas o termopar estava dentro do coletor de escape.

    1 Resposta Última resposta
    • ? Offline
      ? Offline
      Visitante
      escreveu em última edição por
      #3

      meu carro passva de 800? esticando 3? e 4? a 7500 rpm @ 1,7 bar.

      adiantei um pouco o ponto final (reduzi o retardo de ponto) e ai não passava de 760/780?

      1 Resposta Última resposta
      • P Offline
        P Offline
        Pix
        escreveu em última edição por
        #4

        com 0,7 não chega a 700 nem por decreto.

        po embaixo de quinta, hall entre 920mv e 960mv.

        com mais pressão eu não sei.

        pirometro a +- 1 palmo fechado da turbina e fita de amianto fechando downpipe.

        1 Resposta Última resposta
        • T Offline
          T Offline
          thot
          escreveu em última edição por
          #5

          a temperatura da agua no mostrador q tem no próprio painel não altera nas puxadas mais fortes???

          1 Resposta Última resposta
          • L Offline
            L Offline
            Leo_Multi
            escreveu em última edição por
            #6

            alguem saberia dizer qual seria a temperatura em ?c no pirometro de um carro turbo bem afinado?

            o termopar está a uns 10 a 15cm da saida da turbina.

            eu comprei um da beast racing, mas o manuel é péssimo e não fala nada.

            [snapback]311602[/snapback]

            vamp,

            antes de mais nada instale o pirometro antes da turbina

            950 para motores a gasolina

            850 para motores a alcool

            750 para motores a diesel

            depois da turbina já houve a transformação de energia em trabalho e ainda depende da eficiencia da turbina e outros fatores

            1 Resposta Última resposta
            • L Offline
              L Offline
              Lee
              escreveu em última edição por
              #7

              e nos aspirados, qual q temperatura?

              1 Resposta Última resposta
              • G Offline
                G Offline
                Gili
                escreveu em última edição por
                #8

                vamp,

                antes de mais nada instale o pirometro antes da turbina

                950 para motores a gasolina

                850 para motores a alcool

                750 para motores a diesel

                depois da turbina já houve a transformação de energia em trabalho e ainda depende da eficiencia da turbina e outros fatores

                [snapback]311674[/snapback]

                no coletor entao né?

                1 Resposta Última resposta
                • N Offline
                  N Offline
                  Nuvo
                  escreveu em última edição por
                  #9

                  vamp,

                  antes de mais nada instale o pirometro antes da turbina

                  950 para motores a gasolina

                  850 para motores a alcool

                  750 para motores a diesel

                  depois da turbina já houve a transformação de energia em trabalho e ainda depende da eficiencia da turbina e outros fatores

                  [snapback]311674[/snapback]

                  esses valores não variam de motor para motor?

                  1 Resposta Última resposta
                  • P Offline
                    P Offline
                    Pix
                    escreveu em última edição por
                    #10

                    a temperatura da agua no mostrador q tem no próprio painel não altera nas puxadas mais fortes???

                    [snapback]311671[/snapback]

                    no meu não.

                    vamp,

                    antes de mais nada instale o pirometro antes da turbina

                    950 para motores a gasolina

                    850 para motores a alcool

                    750 para motores a diesel

                    depois da turbina já houve a transformação de energia em trabalho e ainda depende da eficiencia da turbina e outros fatores

                    [snapback]311674[/snapback]

                    eu pensei nisso, em 4 pirometros, mas precisaria ter um display pequeno com a temp dos 4. não gosto de muito relógio e nem de relógio aparecendo.

                    1 Resposta Última resposta
                    • V Offline
                      V Offline
                      Vamp
                      escreveu em última edição por
                      #11

                      vamp,

                      antes de mais nada instale o pirometro antes da turbina

                      950 para motores a gasolina

                      850 para motores a alcool

                      750 para motores a diesel

                      depois da turbina já houve a transformação de energia em trabalho e ainda depende da eficiencia da turbina e outros fatores

                      [snapback]311674[/snapback]

                      gostei da ideia. não pensei nisso pois no manual diz para carros aspirados instalar no coletor e em turbos ?nstalar a 10cm da saida da turbina.

                      valeu leo obrigado.

                      1 Resposta Última resposta
                      • M Offline
                        M Offline
                        marcioap
                        escreveu em última edição por
                        #12

                        desculpen si estariei discirtualizando o o topico, mais q tipo de informasão o termopar envia pro reloginho, ou seja, quero ver si concigo fazer alguma coisa, usando 4 termopar mandando informação pra algum display ou algo assim, na verdade não sou eu quem vai fazer e sim un amigo q mexe com eletronica e tal,

                        vlw

                        1 Resposta Última resposta
                        • B Offline
                          B Offline
                          barata_cefet
                          escreveu em última edição por
                          #13

                          desculpen si estariei discirtualizando o o topico, mais q tipo de informasão o termopar envia pro reloginho, ou seja, quero ver si concigo fazer alguma coisa, usando 4 termopar mandando informação pra algum display ou algo assim, na verdade não sou eu quem vai fazer e sim un amigo q mexe com eletronica e tal,

                          vlw

                          [snapback]311849[/snapback]

                          ele cria uma diferença de potencial, eu utilizo outros instrumentos para medir a saida pois acho o preão do relógio fora da realidade o valor da ddp vo?? pode pegar neste site: http://www.equipe-termopar.com.br/

                          1 Resposta Última resposta
                          • M Offline
                            M Offline
                            marcioap
                            escreveu em última edição por
                            #14

                            ele cria uma diferença de potencial, eu utilizo outros instrumentos para medir a saida pois acho o preão do relógio fora da realidade o valor da ddp vo?? pode pegar neste site: http://www.equipe-termopar.com.br/

                            [snapback]311918[/snapback]

                            ok muito obrigado

                            si der certo posto aki os resultados.

                            flw

                            1 Resposta Última resposta
                            • ? Offline
                              ? Offline
                              Visitante
                              escreveu em última edição por
                              #15

                              esses valores não variam de motor para motor?

                              [snapback]311720[/snapback]

                              esses números são declarados como seguros na saida do motor e não depois da turbina.

                              numero muito altos ali no coletor de escape evidenciam temperatura alta demais nas c?maras de combust?o.

                              o valor que não boto fã dessa tabela é nos de motor diesel.

                              até 18:1 de taxa constante (e muito mais se o motor for turbo-diesel), tem combustão sem sequer precisar de vela de ignição e ainda tem baixa temperatura nas c?marasó complicado…

                              1 Resposta Última resposta
                              • N Offline
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                                Nuvo
                                escreveu em última edição por
                                #16

                                esses números são declarados como seguros na saida do motor e não depois da turbina.

                                numero muito altos ali no coletor de escape evidenciam temperatura alta demais nas c?maras de combust?o.

                                o valor que não boto fã dessa tabela é nos de motor diesel.

                                até 18:1 de taxa constante (e muito mais se o motor for turbo-diesel), tem combustão sem sequer precisar de vela de ignição e ainda tem baixa temperatura nas c?marasó complicado…

                                [snapback]312068[/snapback]

                                então caio…

                                ? que eu pensei que os valores variassem de acordo com a construção do bloco, da c?mara, materiais utilizados, etc..

                                e quanto aos diesel: a mistura ar + combustável não explode... ela se incendeia devido é temperatura do ar quando entra em contato com o combustável... acredito que seja esse o motivo deste valor...

                                1 Resposta Última resposta
                                • W Offline
                                  W Offline
                                  WEST
                                  escreveu em última edição por
                                  #17

                                  no coletor entao né?

                                  [snapback]311706[/snapback]

                                  importante salientar que voce vai encontrar valores diferentes se colocar o termopar na saida do cabecote ou na entrada da turbina. os valores que o leo citou sao para a entrada da turbina, para a saida do cabecote deve-se considerar valores menores… coisa de no maximo 800oc, pra manter um criterio proximo ao utilizado pelas fabricas.

                                  []s

                                  west

                                  1 Resposta Última resposta
                                  • N Offline
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                                    Nuvo
                                    escreveu em última edição por
                                    #18

                                    importante salientar que voce vai encontrar valores diferentes se colocar o termopar na saida do cabecote ou na entrada da turbina. os valores que o leo citou sao para a entrada da turbina, para a saida do cabecote deve-se considerar valores menores… coisa de no maximo 800oc, pra manter um criterio proximo ao utilizado pelas fabricas.

                                    []s

                                    west

                                    [snapback]312404[/snapback]

                                    pq essa diferença tão grande numa dist?ncia tão pequena?

                                    :ohoh:

                                    1 Resposta Última resposta
                                    • ? Offline
                                      ? Offline
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                                      #19

                                      então caio…

                                      ? que eu pensei que os valores variassem de acordo com a construção do bloco, da c?mara, materiais utilizados, etc..

                                      e quanto aos diesel: a mistura ar + combustável não explode... ela se incendeia devido é temperatura do ar quando entra em contato com o combustável... acredito que seja esse o motivo deste valor...

                                      [snapback]312377[/snapback]

                                      incendeia? que eu saiba a mistura explode sim, por auto-combustão devido é alt?ssima compressão.

                                      1 Resposta Última resposta
                                      • N Offline
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                                        Nuvo
                                        escreveu em última edição por
                                        #20

                                        não sou engenheiro nem nada…

                                        mas pelo que sempre li a respeito, a mistura se incendeia meso e não explode como nos ciclo otto...

                                        fazes dos motores do ciclo diesel de 4 tempos

                                        as fazes dos motores do ciclo diesel, como princ?pio de funcionamento, são semelhantes ao do ciclo otto.

                                        os tempos ou fases são:

                                        1? tempo : aspiração

                                        na fase de aspiração o pistão desloca do ponto morto inferior, pmi ao ponto morto superior, pms, aspirando o ar atravṍs da válvula de aspiração.

                                        2 é tempo: compressão

                                        nesta fase o pistão desloca do pmi ao pms. no in?cio do deslocamento a válvula de aspiração se fecha e o pistão começa a comprimir o ar na c?mara de combust?o. o ar quando sujeito a esta compressão sofre um aumento de temperatura que ser?, tanto maior, quanto for a percentagem comprimida, taxa de compressão.

                                        3? tempo: combustão ( expansão)

                                        um pouco antes do pistão atingir o pms, o ar comprimido atinge uma ressão de 65 a 130 kgf/cm2; e uma temperatura de 600 a 800?c. por meio do injetor, o combustável é fortemente comprimido e pulverizado para o interior da c?mara. este combustável ao encontrar o ar, que se encontra na pressão e temperatura supra-citado incendeia-se expontaneamente, empurrando energeticamente, o pistão verso ao pmi.

                                        4? tempo : descarga

                                        um pouco antes do pistão atingir o pmi, de onde iniciar? o quarto tempo, a válvula de descarga se abre, permitindo a sa?da de uma parte dos gases se combustão que se encontram em alta pressão. ao deslocar para o pms expulsa o resto dos gases.

                                        a figura abaixo representa os quatro tempos de um motor do ciclo diesel.

                                        fonte: http://www.demec.ufmg.br/disciplinas/ema00…iesel/motor.htm

                                        mas sei lá… deixa alguém mais experiente falar sobre isso... mesmo pq eu não tenho certeza de que a temperatura menor é por causa disso ou não...

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                                        • L Offline
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                                          escreveu em última edição por
                                          #21

                                          esses niveis de temperatura são facilmente encontrados em qualquer literatura sobre motores a combustão interna.

                                          não faz diferença medir na boca do coletor ou na entrada da turbina.

                                          se quiser medir distribuição de mistura deve instalar um em cada cilindro

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