Coletores de escape
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repara-se q no curto nao existe linearidade qto ao comprimento dos tubos…
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muito interessante …
o longo gera mais torque em baixa, só que tem um pico menor. em compensação a curva de queda é mais plana que no curto, assim sustentando o motor ainda com mais torque até rotações mais elevadas
moral da história ... o coletor curto rende apenas um pico maior de torque.
não sei se me expliquei bem ... mas foi isso que eu entendi
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convóm lembrar que os dois são dimensionados, ou seja, provavelmente são bem melhores que o coletor original de ferro fundido.
tá aí uma coisa que eu sempre disse: um coletor nunca é igual ao outro, muita coisa se esconde nesses dimensionados e um servião bem feito faz toda a diferença, pode ser coisa de chato, mas pra mim coletor de escape sempre foi uma das peças mais importantes.
duro é achar o coletor ideal para cada aplicação.
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a potencia máxima tb foi jogada um pouco pra cima…. as vexes, em rotacao mais baixa, o crto vem mais potencia, mais basta girar mais um pouco e o longo atropela..
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realmente, desenho de coletores é uma arte. em competição, h? casos em que uma pessoa pode desejar desenhar um coletor errado de proposito, isto ?, com dutos de comprimentos diferentes para cada cilindro, necessário quando o pico de torque gerado com o coletor corretamente equalizado causa uma perda de tração. nesses casos, o coletor é redesenhado para que cada cilindro tenha seu próprio pico de torque, distribuidos pela faixa de rpm na qual o motor vai ser utilizado
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isso eh 4c é eh mt taxado é comando é volume do motor é sobrealimentado?
n? fatores para se fazer um coletor, nada disso ai se aplica a qualquer motor eh uma base para algum tipo de preparacao, cuidado com conclusoes precipitadas
motor girando ateh 5500 tb neh, seilah
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isso eh 4c é eh mt taxado é comando é volume do motor é sobrealimentado?
n? fatores para se fazer um coletor, nada disso ai se aplica a qualquer motor eh uma base para algum tipo de preparacao, cuidado com conclusoes precipitadas
motor girando ateh 5500 tb neh, seilah
[snapback]322624[/snapback]
? um ford 302 v8 dos mustangs 5.0, origineba de tudo.
se o pessoal tivesse de dado ao trabalho de ler o artigo citado não estariam fazendo essas perguntas.
abraços
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no caso de turbinado…. qual o melhor a usar o curto ou o longo?
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eu acho que é só um exemplo dentre os vêrios (n? é ?) que temos por ae…. e não dá pra generalizar.
o coletor longoficou melhor pra esse caso, mas c/ ctz pode-se ter outro cujo coletor curto seja melhor.
[]s
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discordo.
a não ser que você tenha um motor com válvulas no bloco.
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? um ford 302 v8 dos mustangs 5.0, origineba de tudo.
se o pessoal tivesse de dado ao trabalho de ler o artigo citado não estariam fazendo essas perguntas.
abraços
[snapback]322696[/snapback]
na vi o link achei que era assinatura
mas continua diferente da realidade aqui, digo de novo, né fatores depende do projeto todo