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Suplementar=economia???

Agendado Fixado Trancado Movido Mecânica e Preparação
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    Fabio
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    #17

    presta até certo momento… uma coisa que é dificil de alguem mais leigo entender é que um motor funcionando com mistura pobre acaba gastando mais do que um com mistura correta, o motivo é que com mistura pobre vc acaba usando mais o acelerador e cada vez que modifica sua posição a injeção dá uma enriquecida na mistura (no carburado a valvula de máxima dá uma mijadinha) e tbm porque vc segura mais pressionado o acelerador...entre outras coisas.

    [snapback]321812[/snapback]

    essa mijadinha também ocorre em sistemas de injeção?

    qual precisa ser a mudança de posição do acelerador para que aconte?a?

    1 Resposta Última resposta
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      O Offline
      overspeed
      escreveu em última edição por
      #18

      essa mijadinha também ocorre em sistemas de injeção?

      qual precisa ser a mudança de posição do acelerador para que aconte?a?

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      sim, é uma necessidade do ciclo otto

      qualquer mudança no tps provoca alteração no tempo de inje?

      1 Resposta Última resposta
      • F Offline
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        Fahrell
        escreveu em última edição por
        #19

        po to mal na foto….

        meu carro eh gol gti 1993.... le-jetronic...

        quando era original a gasolina, fazia sem saca... 10km/l.... era economico (andando de boa)

        bom, fiz o repepe nele e talz, turbo, alcool, enfim barba cabelo e bigode...

        dai ele faz na cidade uns 3,5km/l a 4km/l e na estrada bate uns 8km/l

        o carro tem a injecao original com os bicos originais abertos 40%, ponto inicial de 15, regulador de pressao de combustivel original.... e vamos dizer que se vc naum encher turbina, tipo andar com ele soh aspro mesmo faz os 4 que falei...

        o hallmeter marca sempre rico.... tipo vem uns 0,920v de sonda... praticamente o tempo todo, parte aspro e parte turbo.... mas naum fede alcool, nem esta contaminando o oleo...

        alguem pode dar uma luz? as minhas velas tem um ano de uso, cabos de vela tb...

        ele antes andava com os bicos originais a gasolina soh que no alcool e usava hpi pra regular.... lenta em 3.8 e final em uns 5bar...

        mas ai tirei o hpi, abri os bicos e o regulador de pressao original fica em lenta em 2,5, andando fica em 3,0 a 3,1 ... e com turbo cheio vai lah nos 4 e talz....

        eu uso suplementar e controlador tb...

        [snapback]322764[/snapback]

        pois eh… estranho... era pra estar com consumo aceitavel pra alcool, ate o bico extra entrar...

        o meu eh exatamente assim, so que uma motronic no lugar da le jetronic... e o carro fica normal antes do bico extra entrar... sonda varrendo... lenta estavel... na estrada faz uns 10 a 12km-l de alcool e na cidade uns 5 a 7 km/l (dependendo do po) era o mesmo que o carro fazia quando era original a gasolina ( )

        agora, encheu o pe... bico abriu... sai de perto que o danado gasta... :ninja: :p ;)

        1 Resposta Última resposta
        • O Offline
          O Offline
          overspeed
          escreveu em última edição por
          #20

          po to mal na foto….

          meu carro eh gol gti 1993.... le-jetronic...

          quando era original a gasolina, fazia sem saca... 10km/l.... era economico (andando de boa)

          bom, fiz o repepe nele e talz, turbo, alcool, enfim barba cabelo e bigode...

          dai ele faz na cidade uns 3,5km/l a 4km/l e na estrada bate uns 8km/l

          o carro tem a injecao original com os bicos originais abertos 40%, ponto inicial de 15, regulador de pressao de combustivel original.... e vamos dizer que se vc naum encher turbina, tipo andar com ele soh aspro mesmo faz os 4 que falei...

          o hallmeter marca sempre rico.... tipo vem uns 0,920v de sonda... praticamente o tempo todo, parte aspro e parte turbo.... mas naum fede alcool, nem esta contaminando o oleo...

          alguem pode dar uma luz? as minhas velas tem um ano de uso, cabos de vela tb...

          ele antes andava com os bicos originais a gasolina soh que no alcool e usava hpi pra regular.... lenta em 3.8 e final em uns 5bar...

          mas ai tirei o hpi, abri os bicos e o regulador de pressao original fica em lenta em 2,5, andando fica em 3,0 a 3,1 ... e com turbo cheio vai lah nos 4 e talz....

          eu uso suplementar e controlador tb...

          [snapback]322764[/snapback]

          pode pesquisar defeito porque algum tem… essa injeção costuma enriquecer muito se tiver defeito no sensor de temperatura da água ou do ar... é a primeira coisa a se olhar, a segunda é se o hlfm não está defeituoso, aí fica deste jeito tbm... mas costuma ficar meio irregular.

          por ultimo, verifique se realmente foi aberto apenas 40% seus bicos ... já teve gente aqui do forum que mandou fazer o servião em 30% e recebeu 130% (o que se usa pra hpi) e se fã pra acertar porque num vai mesmo (mas no caso aí num ia de jeito nenhum)....

          verifica tbm se o suplementar/pricipais não estão gotejando...

          1 Resposta Última resposta
          • T Offline
            T Offline
            Tshiii
            escreveu em última edição por
            #21

            explica esse consumo melhor please

            ? que gosto pra caramba de carro forte.

            mas no momento estou presando mais pela economia e tal por isso a escolha por um 1.0t.

            mas pelo q vejo o consumo vai fikar quase a mesma coisa.

            sobre profissionais e tal… estou pensando em fazer no evandro, q é aki na minha cidade.

            [  ] s

            [snapback]321739[/snapback]

            não tem muito o q explicar cara

            eu to com um carro de quase 300cv na mão, fazendo uns 7km/l na cidade… de média... qdo pego um transito mais chatinho, mais paradasso, ele cai pra uns 6~6.5... mas em compensação qdo pego avenida livre livre, indo na velo max permitida, de 4? ou 5? marcha, ele vai fazendo uns 9, 9 e poko...

            na estrada faz uns 12~13.... sem pisar neh...

            os 4 bicos originais foram abertos um pouquinho, pra alimentar um motor aspirado de 150cv e a alcool... (original tinha 136cv) e o resto nessa linha tudo original... dosador, flautas, regulador de pressao, mangueiras... tudo tudo original... só troquei o refil da bomba do tanque, pra não travar usando alcool.. o carro antes era gasolina..

            e pra fase turbo, um bico monoponto branco de monza comandado por his digital... numa nova linha de combustivel, empurrada por uma bomba de gti, e com um dosador hpi...

            sem segredos

            1 Resposta Última resposta
            • O Offline
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              overspeed
              escreveu em última edição por
              #22

              luiz, que mal lhe pergunte esses consumos são baseados no computador de bordo ou na ra?a (zera odometro, enche e vê qto rodou) ?

              1 Resposta Última resposta
              • T Offline
                T Offline
                thot
                escreveu em última edição por
                #23

                luiz, que mal lhe pergunte esses consumos são baseados no computador de bordo ou na ra?a (zera odometro, enche e vê qto rodou) ?

                [snapback]323394[/snapback]

                pelo computador de bordo,até onde eu sei

                1 Resposta Última resposta
                • T Offline
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                  Tshiii
                  escreveu em última edição por
                  #24

                  luiz, que mal lhe pergunte esses consumos são baseados no computador de bordo ou na ra?a (zera odometro, enche e vê qto rodou) ?

                  [snapback]323394[/snapback]

                  esses citados ai são do computador de bordo…

                  eu tbm não confio mto nele, mas uma vez eu testei, enchi o tanque bem, zerei hodometro do painel, do comp de bordo, e a media de consumo do comp de bordo... bom, no fim das contas, deu um erro de 0.2 km/l... achei toleravel, dada a imprecisão do metodo na ra?a ...

                  vc já teve resultados com muito erro, fazendo isso?? eu fiz uma vez só...

                  mas acho q ta batendo sim com a realidade, pq eu sinto isso mais ou menos, vendo o ponteiro de combustivel... a gente logo percebe qdo o carro bebeu mto, q ele logo despenca...

                  1 Resposta Última resposta
                  • O Offline
                    O Offline
                    overspeed
                    escreveu em última edição por
                    #25

                    pergunto porque se vc usa bicos maiores o computador de bordo não pdoe marcar corretamente, ele recebe apenas a informaçãod e qto tempo ficou aberto do modulo e com a calibração que a gm faz qdo fabrica o carro ele sabe o tamanho do bico aí se o bico tem digamos 10 ml/s e abre 1.000x por 1 ms ele sabe que por cada bico saiu 10 x 1.000 = 10.000ml =10 litros… se vc aumenta 40% o tamanho do bico ele não sabe disso a menos que se tenha recalibrado o computador de bordo.

                    seria bom refazer as contas porque todo método de medição tem erros... no meu que é via software havia um erro de quase 5%, ou seja o cb marcava que consumia 5% a mais do que o real medido na ra?a..o detalhe é que as vezes quase batia...na média ficou menos de 5% de erro... qdo converti pra alcool (via chip) o erro ficou dentor do que já era antes porque a injeção sabe o tempo que o bico fica aberto e o tamanho do bico não mudou.

                    de toda forma meu astra na cidade faz de 4,5 a 6km/l dependendo se uso só pra trabalhar (2km de subida e descida nem aquece) ou se pego avenida (nesta semana que teve feriado fez 7) e na estrada faz 8,5 a 9 a nus 120km/h se num tiver serra no meio do percurso.

                    1 Resposta Última resposta
                    • T Offline
                      T Offline
                      Tshiii
                      escreveu em última edição por
                      #26

                      uuhm, entendi

                      não achei q o comp de bordo fosse tão inteligente assim… achei q ele fazia a media calculando a vazão de alguma outra forma...

                      realmente. se não mexer nos bicos, deve ser bem preciso mesmo...

                      qdo eu fiz o calculo la na ra?a, era com bicos originais...

                      preciso refazer isso...

                      mas q o carro ta bem economico isso ta... o ponteiro não despenca tanto, e eu tbm sinto no bolso...

                      1 Resposta Última resposta
                      • O Offline
                        O Offline
                        overspeed
                        escreveu em última edição por
                        #27

                        beleza… não ache que estou gorando é que as vezes isso passa despercebido... além do mais na bolso vc sente mesmo hehehe lembra se fizer 4,5km/l de alcool é igual a fazer mais de 9km/l de gasosa (0,98 x 2,20/litro)

                        hehehe

                        1 Resposta Última resposta
                        • T Offline
                          T Offline
                          Tshiii
                          escreveu em última edição por
                          #28

                          beleza… não ache que estou gorando é que as vezes isso passa despercebido... além do mais na bolso vc sente mesmo hehehe lembra se fizer 4,5km/l de alcool é igual a fazer mais de 9km/l de gasosa (0,98 x 2,20/litro)

                          hehehe

                          [snapback]323511[/snapback]

                          hehe tranquilo

                          então, fiz o teste de novo, agora com turbo e bicos abertos…

                          computador de bordo - 4.5 km/l

                          medição na ra?a - 3.73 km/l

                          rodei apenas 25km para fazer o teste... usei 6.7 litros de alcool...

                          erro de quase 20%...

                          1 Resposta Última resposta
                          • O Offline
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                            overspeed
                            escreveu em última edição por
                            #29

                            tem que andar mais… 25km é muito pouco... o erro é muito grande... mesmo assim 20% pros bicos abertos tá de bom tamanho proque se num me engano vc colocou um dosador na linha certo ?..quais pressões usa ?

                            1 Resposta Última resposta
                            • T Offline
                              T Offline
                              Tshiii
                              escreveu em última edição por
                              #30

                              tem que andar mais… 25km é muito pouco... o erro é muito grande... mesmo assim 20% pros bicos abertos tá de bom tamanho proque se num me engano vc colocou um dosador na linha certo ?..quais pressões usa ?

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                              ?, realmente é pouco, mas foi a oportunidade q tive pra fazer isso… geralmente esque?o... qq dia eu lembro e faão de novo...

                              a linha ta toda orignal, não mexi em nada... apenas leve abertura dos bicos, e troquei a bomba interna do tanque por uma q resista ao alcool....

                              pressao original nessa linha...

                              o dosador ta na linha do bico extra...

                              1 Resposta Última resposta
                              • T Offline
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                                escreveu em última edição por
                                #31

                                meu carro original consumindo gasosa faz 7,5km/l na cidade e pouco mais de 11km/l na estrada.

                                1 Resposta Última resposta
                                • O Offline
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                                  escreveu em última edição por
                                  #32

                                  ?, realmente é pouco, mas foi a oportunidade q tive pra fazer isso… geralmente esque?o... qq dia eu lembro e faão de novo...

                                  a linha ta toda orignal, não mexi em nada... apenas leve abertura dos bicos, e troquei a bomba interna do tanque por uma q resista ao alcool....

                                  pressao original nessa linha...

                                  o dosador ta na linha do bico extra...

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                                  vc colocou uma linha toda nova ?…

                                  sabe o que acontece qdo vc tem 2 dosadores na mesma linha de combustivel, mesmo que derivada é

                                  meu astra tem feito andando de boa na casa dos 6 a 6,5km pegando avenidas e a marginal mais ou menos livre... no alcool.. se usar só em ruazinha e percurso extracurto (da minha casa pra oficina são menso de 2km e subida e descida - tem um vale no meio) fica na casa dos 4,5km/l

                                  1 Resposta Última resposta
                                  • F Offline
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                                    Fabio
                                    escreveu em última edição por
                                    #33

                                    falou tudo. o que mais depende é o po e a geografia. eu só ando de noite e em avenidas grandes e quase não paro em farol e chega a fazer mais de 12 km/l na gasolina, mas se for trabalhar de carro que dá uns 4 km e demora mais de 20 minutos, cai para até 5,5 km/l. absurdo.

                                    1 Resposta Última resposta
                                    • T Offline
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                                      Tshiii
                                      escreveu em última edição por
                                      #34

                                      vc colocou uma linha toda nova ?…

                                      sabe o que acontece qdo vc tem 2 dosadores na mesma linha de combustivel, mesmo que derivada ?

                                      meu astra tem feito andando de boa na casa dos 6 a 6,5km pegando avenidas e a marginal mais ou menos livre... no alcool.. se usar só em ruazinha e percurso extracurto (da minha casa pra oficina são menso de 2km e subida e descida - tem um vale no meio) fica na casa dos 4,5km/l

                                      [snapback]326370[/snapback]

                                      isso, uma linha toda nova… com uma bomba de gti empurrando, e o retorno do dosador entrando atras da bomba...

                                      nem sei o q acontece, o q?

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                                      • O Offline
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                                        escreveu em última edição por
                                        #35

                                        isso, uma linha toda nova… com uma bomba de gti empurrando, e o retorno do dosador entrando atras da bomba...

                                        nem sei o q acontece, o q?

                                        [snapback]326419[/snapback]

                                        correto, aí é o jeito certo, porque usando 2 dosadores na mesma linha o de menor pressão acaba prevalecendo na linha toda.

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                                        • X Offline
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                                          escreveu em última edição por
                                          #36

                                          cara,

                                          seu astra tem regulador de pressão de combustável c/ tomada pra pressão é

                                          pq senão c/ 0.7 bar em cima de turbo vc teria na verdade 2.3 bar de comb, e não 3 … nada nada já diminui a vazão dos bicos..

                                          []s

                                          1 Resposta Última resposta

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