Balanceamento de vb
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como o platé e disco principalmente de carros turbos se troca a toda hora, o melhor é fazer o balanceamento do conjunto vira, volante e polia e parafusos do volante. se quiser melhor faz o platé junto.
em separado faz das bielas e pistões, mas esses afim de deixar todos com o mesmo peso.
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acho q não entendi bem, vc recomenda balancear todo o conjunto de uma só vez, ou fazer tudo separado.
eu acredito que seria melhor fazer tudo separado, pois assim cuando precisar trocar uma determinada pessa(plator por ej) não preciso tirar o vb e balancear tudo outra vez.
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esse valor g 6.3 seria un indice de vibrações ou algo assim? cuanto maior esse valor menor a vibração, e cuanto menor o valor maior a vibração? ou ao contrario???
sobre as polias, é só as q fican no vb né???
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sim ele é um indice, quanto menor mais preciso o balanceamento, mas fique tranquilo que g6.3 já é pedrera
o nome deste indice é desbalanceamento específico permissável
polias, só as que ficam no vira, não esque?a de mandar todos os parafusos no lugar, do volante e do vira
abraço,
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marcio…
o balanceamento eh feito por partes... mas na mesma maquina, com o conjunto sendo montado aos poucos...
ex:
primeiro o virabrequim (depois de retificado, polido e limpo), depois acrescenta o volante (depois de aliviado, se for o caso) ao virabrequim, depois acrescenta o plato e pronto...
raramente se altera alguma coisa com o plato... no meu caso, em ambas as vezes em que balanceei o vira, ao chegar na hora em que se acrescenta o plato, a maquina nao acusava quase nenhuma mudanca... a mesma coisa aconteceu na hora de colocar a polia do vira e a roda fonica... nada mudou... mesmo pq quanto mais proximo ao centro do eixo, menos influi no balanceamento... e a polia do tempra eh minuscula...
importante tambem eh marcar a posicao do plato e os parafusos, pra colocar-los na mesma ordem usada na hora do balanceamento...
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antes de mais nada, colega por favor me diga onde conseguiu esta foto?
esta é uma m?quina de balanceamento, desde que tenha cabeçotes bons (sensores) e a parte eletronica da maquina seja precisa da pra fazer na boa. (tem umas mais antigas que tem o leitor anal?gico e é uma merda)
o ideal é que vc pegue uma pessoa com experiencia em balancear vira pra fazer o primeiro, pois uma das coisas importante é rodar em todos os mancais do vira pra garantir o balanceamento em vêrios planos
se for pra fazer somente uma peça as vezes não vale a pena, pois vc tem que fazer dos dispositivos para prender o volante e outro pra prender o plato
abraço,
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marcio…
o balanceamento eh feito por partes... mas na mesma maquina, com o conjunto sendo montado aos poucos...
ex:
primeiro o virabrequim (depois de retificado, polido e limpo), depois acrescenta o volante (depois de aliviado, se for o caso) ao virabrequim, depois acrescenta o plato e pronto...
raramente se altera alguma coisa com o plato... no meu caso, em ambas as vezes em que balanceei o vira, ao chegar na hora em que se acrescenta o plato, a maquina nao acusava quase nenhuma mudanca... a mesma coisa aconteceu na hora de colocar a polia do vira e a roda fonica... nada mudou... mesmo pq quanto mais proximo ao centro do eixo, menos influi no balanceamento... e a polia do tempra eh minuscula...
importante tambem eh marcar a posicao do plato e os parafusos, pra colocar-los na mesma ordem usada na hora do balanceamento...
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o que vc citou é o procedimento normal quando não tem dispositivos para balancear o volante e o plato em separado, normalmente o cara não tem pra todos o modelos de carro
por isso que ele vai acrescentando as peças no vira pois ele usa o vira como adaptador
prefiro não fazer isto, quando possível, pois os apoios da m?quina as vezes obrigam a passar o vira novamente no feltro (polir) pra voltar ao acabamento inicial (por isso rodo o mínimo possível o vira na m?quina de balanceamento)
balancear em vêrios planos é necessário pra conseguir chegar neste g6.3
abraço,
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pessoal, os parafusos que vcs estão falando, é os parafusos que prender, plator e volante no motor certo? tem mais algum
ps. o pistão e a biela do ap tem lado?? tipo, pra colocar no cilindro, pois ele é redondo, e é igualzinho dos dois lados. ou seja, tem frente e traz ou é tanto faz, pois pelo que lembro, certa vez, cuando un amigo e eu montamos o motor da tl (vw ar) e depois de un tempo tivemos que abrir pois ferveu, ai chamamos un mecanico pra dar uma forcinha, e cuando abrimos ele falou que nos tinhas montados os pistões virados. isso procede?? nos apes tambein??
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antes de mais nada, colega por favor me diga onde conseguiu esta foto?
esta é uma m?quina de balanceamento, desde que tenha cabeçotes bons (sensores) e a parte eletronica da maquina seja precisa da pra fazer na boa. (tem umas mais antigas que tem o leitor anal?gico e é uma merda)
o ideal é que vc pegue uma pessoa com experiencia em balancear vira pra fazer o primeiro, pois uma das coisas importante é rodar em todos os mancais do vira pra garantir o balanceamento em vêrios planos
se for pra fazer somente uma peça as vezes não vale a pena, pois vc tem que fazer dos dispositivos para prender o volante e outro pra prender o plato
abraço,
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essa maquina é a q temos aqui na oficina….
dispositivo é tranquilo....
quanto ao balanceamento usamos mais p/ rotores e raramente eixos, pra ser sincero nunca vi um vb sendo balanceado nela...
quanto ao g, normalmente deixamos os rotores com g0.2 a g0.7. vou ver se tiro outra foto ali da balanceadora inteira...
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pessoal, os parafusos que vcs estão falando, é os parafusos que prender, plator e volante no motor certo? tem mais algum
ps. o pistão e a biela do ap tem lado?? tipo, pra colocar no cilindro, pois ele é redondo, e é igualzinho dos dois lados. ou seja, tem frente e traz ou é tanto faz, pois pelo que lembro, certa vez, cuando un amigo e eu montamos o motor da tl (vw ar) e depois de un tempo tivemos que abrir pois ferveu, ai chamamos un mecanico pra dar uma forcinha, e cuando abrimos ele falou que nos tinhas montados os pistões virados. isso procede?? nos apes tambein??
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sim eles tem lado em cima do pistão vc vai ver uma seta, todas devem estar alinhadas.
na cabeça do pistão vc tambem vai ver alguns numeros gravados ex.: 81,48 este é o diametro efetivo do pistão e tambem uma marcação tipo: sp0,03 esta é a folga recomendada pelo fabricante que no seu caso aconscelho a utilizar um valor maior, mas isso é assunto pra outro tópico
abraço,
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sim eles tem lado em cima do pistão vc vai ver uma seta, todas devem estar alinhadas.
na cabeça do pistão vc tambem vai ver alguns numeros gravados ex.: 81,48 este é o diametro efetivo do pistão e tambem uma marcação tipo: sp0,03 esta é a folga recomendada pelo fabricante que no seu caso aconscelho a utilizar um valor maior, mas isso é assunto pra outro tópico
abraço,
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mais eles apenas tem q estár todos pro mesmo lado, ou tem q estár pra un lado determinado? tipo, pro lado do distribuidor ou lado do arranque q tem q estar as escrituras??
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o que vc citou é o procedimento normal quando não tem dispositivos para balancear o volante e o plato em separado, normalmente o cara não tem pra todos o modelos de carro
por isso que ele vai acrescentando as peças no vira pois ele usa o vira como adaptador
prefiro não fazer isto, quando possível, pois os apoios da m?quina as vezes obrigam a passar o vira novamente no feltro (polir) pra voltar ao acabamento inicial (por isso rodo o mínimo possível o vira na m?quina de balanceamento)
balancear em vêrios planos é necessário pra conseguir chegar neste g6.3
abraço,
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isso… mas como eu ia ter que montar o conjunto todo mesmo... e o resultado fazendo assim eh mais preciso... optei por esse metodo... a unica ressalva eh repetir a ordem de montagem de parafuso e plato... o que nao eh problema nenhum ja que nao deixo meu carro na mao de mexanico sem estar do lado...
a proposito... a maquina de balancear era igualzinha a essa da foto... tem tb o monitor onde se le as medidas... geralmente eh um painel grande onde se le o rpm e a fase, parecido com maquina de balancear pneu, so que mais sofisticada...
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uma pergunta un tanto tola, por ej, digamos que eu mando um vb pra ser retificado, mais a retifica é muito ruim, alem de deixar com diferença na medida de digamos ai 0.02mm mais alem disso, no colo da biela do 1? cil ele tire muito dentro e pouco fora, tipo, aumentando o curso, isso pode acontecerá
vou esplicar melhor, por ej, ele vai fazer a retifica, concecuentemente vai tirar material do colo da biela, mais, sim ou sim, sempre é tirado a cuantia certa, ou pode acontecer de tirar mais en un ponto e menor en outro??
por que isso seria altamente destrutivo pro motor certo? pois en 1 cilindro o pistão subiria mais e deseria menos ja nos outros aconteceria o contrario e vice versa
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isso… mas como eu ia ter que montar o conjunto todo mesmo... e o resultado fazendo assim eh mais preciso... optei por esse metodo... a unica ressalva eh repetir a ordem de montagem de parafuso e plato... o que nao eh problema nenhum ja que nao deixo meu carro na mao de mexanico sem estar do lado...
a proposito... a maquina de balancear era igualzinha a essa da foto... tem tb o monitor onde se le as medidas... geralmente eh um painel grande onde se le o rpm e a fase, parecido com maquina de balancear pneu, so que mais sofisticada...
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ah quantos rpm é balanceado o conjunto?
o problema é marcar os mancais.
quando vc balanceou ele tirou ou colocou material no vb?
$$$?
aqui só não balanceamos um rotor junto com o seu eixo, quando o mesmo não cabe na maquina, ai sim fazemos um dispositivo no torno….
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o problema que por insistencia minha, eu ia querer checar o conjunto todo girando… entao, fiz logo tudo sendo montado mesmo... meu vira eh .25 e foi polido depois, justamente pra nao marcar... foi balanceado sempre retirando material... com uma furadeira... o cara manja bem e com poucas passadas e retirando muito pouco material a maquina quase zerava...
essa maquina gira no maximo 3600 rpm com seguranca... mas o rpm dela nao reflete o rpm nominal do balanceamento... quando se diz por ai vira balanceado pra 10k rpm nao significa qua a maquina gire a 10k ( )
o custo pra mim foi baixo pq o dono da retifica eh amigo... se nao me engano foi 150 reais... ou menos... nao lembro... a retifica fica em natal...
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ah quantos rpm é balanceado o conjunto?
o problema é marcar os mancais.
quando vc balanceou ele tirou ou colocou material no vb?
$$$?
aqui só não balanceamos um rotor junto com o seu eixo, quando o mesmo não cabe na maquina, ai sim fazemos um dispositivo no torno….
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quanto a marcar os mancais não tem jeito, vc tem que tomar o máximo de cuidado evitando por exemplo colocar na maquina com o vira montado, pois o volante é bem pesado e fica pior
pegar uma maquina boa que aponte a quantidade/posição de material a retirar com precisão ajuda muito pois deixa o vira menos tempo na balanceadora
sempre retira material
quanto a rotações se vc quiser seguir o numero g*.* vc tem que balancear na rotação de utilização, como isto é inviavel em muitos casos, as m?quinas mais modernas tem softwares que simulam o aumento da rotação
pra vc ter uma ideia das classes que estamos falando:
g2.5 - se usa por ex. em turbo-compressores (+ de 100.000rpm) e motores de avião.
g0.4 - girosc?pio
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quanto a marcar os mancais não tem jeito, vc tem que tomar o máximo de cuidado evitando por exemplo colocar na maquina com o vira montado, pois o volante é bem pesado e fica pior
pegar uma maquina boa que aponte a quantidade/posição de material a retirar com precisão ajuda muito pois deixa o vira menos tempo na balanceadora
sempre retira material
quanto a rotações se vc quiser seguir o numero g*.* vc tem que balancear na rotação de utilização, como isto é inviavel em muitos casos, as m?quinas mais modernas tem softwares que simulam o aumento da rotação
pra vc ter uma ideia das classes que estamos falando:
g2.5 - se usa por ex. em turbo-compressores (+ de 100.000rpm) e motores de avião.
g0.4 - girosc?pio
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ah, entendi a parada do g*.*
ela indica o local a retirar material ou colocar e a quantidade correta…
olha ela ai