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Efeito ram air para carro

Agendado Fixado Trancado Movido Mecânica e Preparação
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    SeaL
    escreveu em última edição por
    #24

    se muito ou se pouco.. é complicado dizer cris…

    pq simplismente não temos par?metros...

    pensa assim, tamos num fórum de discussão na internet, com um cara formado em eletrúnica no segundo colegial, duas faculdades trancadas na área de ti e um vasto conhecimento adquirido a base de livros de conhecimentos gerais e discovery channel ... hehe

    no mínimo minhas idéias saum, duvidosas...

    a idéia funciona...

    mas na teoria, placa de energia solar deveria ter ao menos 100% de aproveitamento... e os caras lutam pra conseguir pouco mais de 40% de aproveitamento na prática...

    não dá pra gente testar com precisão... afinal... seria no olh?metro que a coisa seria medida, vendo as zonas em que o ar cria um refluxo priorizando assim o centro do tubo...

    isso com um aspirador de po...

    imagina num motor 2.0 em woot?

    hehehhe

    complicado dizer...

    mas a teoria diz que um tubo rugoso cria uma zona de amortecimento em volta das suas paredes...

    e tu pode matar umas 3 ou 4 charadas numa pancada só...

    condu?te é barato. absolutamente facil de instalar e retirar.

    dah pra criar um heat-shield (protetor de calor) usando o próprio tipo de tubo.

    ? maleável, dá pra fazer as curvas necessárias sem muitos traumas, usou uma guia de metal entaum, (um arame que guarde a posição que vc o deixa, depois de bem preso no condu?te, deixa o tubo com qq formato que vc queira)

    e tu vai ter teu air ram.

    :fiu:

    tá na pilha de passar numa casa de material eletrico ainda hoje... hehe

    comprar uma serrinha pra recortar meu choques tbm...

    hehehehehehe

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    • R Offline
      R Offline
      RodrigoLóke
      escreveu em última edição por
      #25

      quando a correção de combustivel pela injeção.

      os mapas de combustivel que possuem map são construidos por pressão no coletor (bar) x rotação.

      portanto se voce possuir uma admissão menos restritiva, provavelmente voce estará saltando de coluna (pressão no coletor) e consequentemente o mapa passar? a ler um valor de combustivel superior ao lido anteriormente.

      no mapa mostrado abaixo, se voce estava com uma pressão no coletor de 865mbar no coletor e com um ram air voce está conseguindo 923mbar, verificando no mapa ( em uma mesma rotação, por exemplo 5000rpms ) voce está saltando de 498msegundos de fechamento do bico para 529msegundos de fechamento do bico. isto significa que o carro estará injetando mais combustivel sim

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      • L Offline
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        Lucas Schneider
        escreveu em última edição por
        #26

        metade da grade???

        huahuahuahuahuahue e o arrefecimento???

        hehehehe

        sei lá… me diz como ele mediu a pressão?

        preza isso... eu quero fazer uma entrada no choques tbm.... mas muuuito grande... hehehe

        [snapback]374585[/snapback]

        na fueltech mostra isso ai cara

        vou ver se tiro uma foto do lance

        e por que afetaria tanto assim o arrefecimento? o radiador fica na outra metade da grade

        1 Resposta Última resposta
        • L Offline
          L Offline
          Lucas Schneider
          escreveu em última edição por
          #27

          a que velocidade ????

          [snapback]374606[/snapback]

          bah, naum sei exatamente a velocidade, mas é dando vdo né….hehhee

          naum cheguei a andar com ele dando vdo

          1 Resposta Última resposta
          • C Offline
            C Offline
            CrisGTS
            escreveu em última edição por
            #28

            to gostando dessa discussão. valeu galera

            1 Resposta Última resposta
            • Z Offline
              Z Offline
              Zungalele
              escreveu em última edição por
              #29

              vocês poderiam tentar pegar uns relóginhos de pressão de turbo ou vacu?metro e adaptar na entrada do cai para ver se marca alguma diferença esse ram air e em qual velocidade.

              outra coisa maneira seria medir com o multimetro a sonda lamba e ver se dá alguma diferença na leitura com o ram air e sem ele. em teoria a mistura dever? ficar um pouquinho mais pobre com o ram air do que sem quando em wot.

              1 Resposta Última resposta
              • S Offline
                S Offline
                SeaL
                escreveu em última edição por
                #30

                eu não sei…

                a pressão do ar ali dentro do ram air em woot principalmente é tão pequena que seria necessário um man?metro que marcasse tipo 1kg...

                e outra... hehehe...

                eu conheão man?metro plugado em mufla pra turbo..... hehehe.... nunca vi um eskema que manovacu?metro ou de pressão instalado em um ram air... hehehe...

                acho que nem daria pra medir a olho né.... só com algum equipamento eletrúnico...

                no meu carro tem o vafc que monitora tbm o sensor map... ae seria facil... mas o equipamento custa por ae seus 1500 reais... =/

                afc (air fuel controller) geralmente tem este tipo de funcionalidade... agora resta saber se dá pra adaptar um mult?metro no sensor map do cara que for testar isso...

                só consigo enchergar solução pra esta questão assim... apelando pra tecnologia embarcada... custosa...

                comprei os tubos ontem... 2 de 3pol e 5 metros e 2 de 2,75 pol...

                preciso descolar uma prancha de vidro grande o suficiente pra testar a baga?a... mas a empolgação de ontem baixou hoje... hehehe... nao to tão confiante de que vou conseguir enchergar os pontos de baixa pressão como eu tinha planejado/comentado...

                mas de qq forma... se eu o fizer, posto fotos aki do teste... hehe

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                • G Offline
                  G Offline
                  Gili
                  escreveu em última edição por
                  #31

                  akele duto de coifa de coziinha acho que fica legal hein, é sanfonado e rugoso… acho que é de aluminio, sei la

                  1 Resposta Última resposta
                  • * Offline
                    * Offline
                    *Felipe*
                    escreveu em última edição por
                    #32

                    talvez por questão de fluxo, seja melhor algo liso por dentro… sem sanfonas e rugas...

                    1 Resposta Última resposta
                    • S Offline
                      S Offline
                      SeaL
                      escreveu em última edição por
                      #33

                      a? eh que tá a dúvida felipe…

                      teoricamente, rugoso leva vantagem...

                      que vontade de adaptar um veloc?metro (feito com calculadora digital) numa ventoinha e ver a que velocidade passa o fluxo dentro do tubo rugoso e um liso... hehhe

                      só assim mesmo pra matar nossas dúvidas...

                      cada vez que eu leio este tópico eu tenho uma ideia diferente... rrrrrr.. preciso começar a colocar tudo em prática... hahaha

                      1 Resposta Última resposta
                      • A Offline
                        A Offline
                        amarchetti
                        escreveu em última edição por
                        #34

                        não é nehhum método cient?fico..mas achei interessante..

                        peguei o condu?te eletrico amarelo (corrugado) de 3/4 e soprei…

                        o barulho do ar correndo é feio mesmo...

                        depois soprei numa mangueira de jardim q era um pouco mais fina (mas era pouco mesmo)...

                        pela maior área, era de se esperar q eu precisasse fazer mais força pra soprar...

                        mas , pelo contrário..pareceu q eu fazia menos esforão pra soprar...

                        copm os 2 eu não consegu? empurarr com o sopro uma bolinha de borracha...

                        dai fiz o caminho inverso..tentei sugar uma folha de papel com os 2...

                        com a mangueira: uxei o papel mais rápido..mas depois q puxei e este tapou a entrada da mangueira, eu precisei fazer força pra segura o papel pra não cair...

                        com o conduite, eu fiz a mesma força pra sugar..o papel deu uma levantada, hesitou em subir até o tubo..qdo subiu, tapei a entrada...

                        mas a força que fiz pra segur?-lo sem cair foi bem menor do q com a mangueira...

                        talvez por isso os tubos de aspiradores de pos sejam corrugados e não lisos..

                        já os inaladores caseiros e compressores de ar (sopradores) tem uma mangueira reta...

                        1 Resposta Última resposta
                        • * Offline
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                          *Felipe*
                          escreveu em última edição por
                          #35

                          acho q é o mesmo princ?pio de polir os dutos…

                          qnto menos obst?culos, mais velocidade...

                          1 Resposta Última resposta
                          • S Offline
                            S Offline
                            SeaL
                            escreveu em última edição por
                            #36

                            acho q é o mesmo princ?pio de polir os dutos…

                            qnto menos obst?culos, mais velocidade...

                            [snapback]375882[/snapback]

                            não se aplicam as mesmas f?rmulas pros dois estados da matéria… gasoso e láquido...

                            os dutos são polidos pq as micro got?culas de combustável podem aderir a pequenas imperfeições, criando assim cotas maiores, ou mesmo um rio no tudo, por isso do polimento...

                            o ar aspirado não tem humidade suficiente pra aderir ?s paredes...

                            só que aí eu pergunto...

                            se rugoso é tão melhor na teoria...

                            como é que uma fabricante feito aem, skunk2, toda racing, (todas gringas e com bom capital pra investir em pesquisa) não usam ou possuem um tubo rugoso?

                            alguma razão deve de se ter...

                            1 Resposta Última resposta
                            • R Offline
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                              rocmtfk
                              escreveu em última edição por
                              #37

                              mas será que não ?? tipo tem certeza que internamente não tem nenhum tratamento ?

                              1 Resposta Última resposta
                              • B Offline
                                B Offline
                                bactria
                                escreveu em última edição por
                                #38

                                só pra dar uma idéia…

                                retirado do best cars: a nova( já é velha, a mais atual tem 175cv) yamaha yzf r1 despeja 172cv de potência a 12.500 rpm... com a pressão aerodin?mica no sistema de admissão forçada de ar pode chagar a 180cv

                                tem que se levar em consideração a velocidade em que se atinge essa potência e sistema de admissão que deve ser perfeito.

                                1 Resposta Última resposta
                                • T Offline
                                  T Offline
                                  TuningBrasil
                                  escreveu em última edição por
                                  #39

                                  estas são algumas das usadas lá fora…em vêrias aplicações.

                                  • http://www.quickcar.net/cooling/cp_hose.html
                                  1 Resposta Última resposta
                                  • S Offline
                                    S Offline
                                    supersonico
                                    escreveu em última edição por
                                    #40

                                    essa que o tb postou é corrugada pra ficar não-colabável (achatével), conduite corrugado também é assim. a parede do corrugado é bem mais fina que a do liso, e o corrugado vc pode aplicar concreto em volta que ele não achata. a do aspirador de po é corrugada pra dar flexibilidade.

                                    a b&w, fabricante de caixas ac?sticas, usa um método de construção similar ao da bola de golfe nos dutos das suas caixas, mas é por um motivo mais prático: em mecânica dos fluidos, qualquer fluido que passa por um conduto tem velocidade máxima no centro desse conduto e mínima nas paredes (basta pensar num rio: o meio é uma baita corredeira, as margens sempre estarão mais devagar). pois bem, muita velocidade do ar no interior do duto dá sopro, algo que vc não quer ouvir no meio da sua mêsica, então o que eles fizeram é aplicar esse princ?pio da bola de golfe, de maneira a criar uma turbulencia tendente a equalizar a velocidade das bordas com a do centro do duto, diminuindo a velocidade de pico do ar e o tal do sopro.

                                    não sei se é exatamente isso o que se busca pra dar o efeito ram-air. seria legal discutir se essa velocidade mais uniforme dada pela rugosidade da parede do duto seria h?bil a empurrar um maior volume de ar pra dentro da tbi, ou não. acho que uma corneta, pra trocar volume por pressão, daria mais resultado, mas posso estar errado.

                                    1 Resposta Última resposta
                                    • R Offline
                                      R Offline
                                      Rix
                                      escreveu em última edição por
                                      #41

                                      queria saber se existe vantagem em usar um ram-air num motor a álcool… pq ele toma ar frio... como fica a emulsificação?

                                      dúvida de leigo, eu sei.... mas tb estou aqui praaprender...

                                      []s

                                      1 Resposta Última resposta
                                      • C Offline
                                        C Offline
                                        CrisGTS
                                        escreveu em última edição por
                                        #42

                                        emulsificação num carburado né, pq no injetado os bicos já jogo uma nuvem lá na camara. e quanto mais frio o ar admitido, mais oxigenio, e e quanto mais oxigenico dá pra queimar mais mistura que resulta em mais potencia.

                                        1 Resposta Última resposta
                                        • R Offline
                                          R Offline
                                          Rix
                                          escreveu em última edição por
                                          #43

                                          cris… me ajuda a entender isso aí, por favor....

                                          com o baixo ponto de fulgor do álcool...a nuvem que vc falou é no sentido gasoso mesmo ou gotinhasó quando limpei os bicos, parecia que ele faz mini-gotinhas... como se fosse.... uma nuvem de serração mesmo, saca... mais densa... aí fiquei meio sem saber...

                                          o bocal de ar da caixa de filtro de ar do corsa, que é um ram-air de pereba... dá conta? já dá esse efeito?

                                          se o combustável (alcool) é pulverizado assim belezinha, pq o uno álcool original da minha m?e tem uma tomada de ar quente do escapamento?

                                          são só dúvidas... minha intenção não é negar o que ninguém está falando, ok?

                                          []s

                                          1 Resposta Última resposta

                                          • Login

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