Colocando pistao no lugar
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bom, lah vai mais uma pergunta imbecil…
quando tem lah, 30nm + 90 graus
isso significa que se eu apertar o parafuso com 30nm de torque, assim que chegar e esse torque, eu tenho que pegar e girar o parafuso mais 90 graus?
tipo pode pegar uma chave normal mesmo... e girar ele 90? eh isso?
como eh essa medida de 90 graus pra torque... pelo que sei .. 5 pra biela e 7 pra mancal.. mas eu vi que biela eh 30nm + 90... 90 = 20nm?
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isso, 30nm mais 90 graus de virada, normal mesmo…
sendo que 10nm = 1kg
mas sem a chave pra medir graus vc não conseguira dar 180 graus, etc…
não entendá la em cima qdo o akuba comentou isso…
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como nao? meia volta = 180 graus, 1/4 de volta = 90 graus.
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eu sei disso…
quero dizer o comentário que ele fez em relação é chave pra medir graus, que sem ela, não daria pra apertar 180? por exemplo.
por que pra mim eu sempre faão no angulo mesmo, normal...
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legal zoega e akuba.
isso sim é sinal de companheirismo, nada fica dificil se tem alguem para dar umas dicas.
ha alguem tem ai uma tabela de torque para o cambio dos ap, pois desmontei um e agora to sem parametro para reapertar.
abraços e parabens a voces
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existe uma ferramenta q vc usa pra medir grau, não confio nessa medição de 1/4 de volta, meia volta, por exemplo… tendo a ferramenta, melhor usa-la, não tendo, ao inves de dar 3 kg nas bielas + 90 graus no olho, dá se logo 5 kg... isso q eu quis dizer...
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existe uma ferramenta q vc usa pra medir grau, não confio nessa medição de 1/4 de volta, meia volta, por exemplo… tendo a ferramenta, melhor usa-la, não tendo, ao inves de dar 3 kg nas bielas + 90 graus no olho, dá se logo 5 kg... isso q eu quis dizer...
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ahm, entend?…
nunca vê essa ferramenta, sempre apertei no z?io mesmo, hehehe
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pra tirar o cambio precisa:
-chave torque pra soltar os bolachões.
-pito 19 pra soltar o coxim do cambio e os parafusos que prendem o cambio no motor ( não lembro se é 19 ou 17)
-chave 10 pra soltar a latinha quevai em baixo, entre o motor e o cambio.
-soltar o cabo do veloc?metro e o terra.
-chave 13 pra soltar o trambulador
-pedaão do eixo piloto pra servir de guia se for mexer na embreagem.
que eu lembre é só.
agora, pra desmontar o cambio, é soda…eu nem me atrevo,hehehe
cambio é facil de tirar, mas pra colocar que é o foda pacas.
ah e tb é bom sempre ter um macaco e pelo menos 2 cavaletes pra subir e segurar o carro. agora se tiver um elevador ou box, é bem mais sussa...
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o mo?ada… só complementando os nomes de ferramenas que foi comentado, a paradinha que mede graus é transferidor mesmo (chamado goni?metro), ou vc tem um torquêmetro angular. e a paradinha de verificar o é do bloco é relógio comparador, onde é montado o sistema de sóbito, com precisão de 0,01mm. se eu coloquei alguma besteira, me corrijam, por favor.
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alguem com photoshop faz o desenho da posicao dos aneis pra ele… eh muito importante isso dai...
como o ka falou, com as extremidades 120graus diferentes... e como outro ai falou, nennuma delas em cima do pino...
a ferramenta chama goniometro... e pra angulos faceis de medir tipo 90 graus (reto) 180 (meia volta) nao precisa dela nao... nao eh possivel que a pessoa nao consiga fazer um angulo reto com uma chave de torque existe tb o escorregamento do parafuso, que o goniometro mede e no olho nao da... mas eh desprezivel... nao chega a 1 grau num aperto de 180...
outra coisa importante... cada etapa do aperto deve ser separada... tipo, aperta 2kg, relaxa a mao e depois continua... nao eh pra fazer duma vez...
mais detalhes:
de preferencia parafusos novos... os parafusos deformam com o torque, entao o ideal eh usar novos... se bem que eu so troquei uma vez os meus... o resto usei os usados mesmo...
se for usar junta metalica, importantissimo o reaperto do cabecote... normalmente assim que vc ligar o carro que ele esquentar um pouco, ja espere esfriar... e faca o reaperto... varia de carro pra carro.. no meu folga um tanto e depois da os torques/graus apropriados novamente..
aperto dos parafusos do volante sao criticos, use um travante quimico tipo loctite na ponta dos parafusos pra colar os parafusos...
bom... eh isso...
ja disseram, mas nao custa... limpeza limpeza... se tiver algum mexanico rindo de vc devido aso seus cuidados excessivos, ignore... vc esta certo e ele nao... ja vi essa cena vezes demais pra me importar, mas inibe quem eh pego de surpresa sendo malhado pelos peoes da oficina
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alguem com photoshop faz o desenho da posicao dos aneis pra ele… eh muito importante isso dai...
como o ka falou, com as extremidades 120graus diferentes... e como outro ai falou, nennuma delas em cima do pino...
a ferramenta chama goniometro... e pra angulos faceis de medir tipo 90 graus (reto) 180 (meia volta) nao precisa dela nao... nao eh possivel que a pessoa nao consiga fazer um angulo reto com uma chave de torque existe tb o escorregamento do parafuso, que o goniometro mede e no olho nao da... mas eh desprezivel... nao chega a 1 grau num aperto de 180...
outra coisa importante... cada etapa do aperto deve ser separada... tipo, aperta 2kg, relaxa a mao e depois continua... nao eh pra fazer duma vez...
mais detalhes:
de preferencia parafusos novos... os parafusos deformam com o torque, entao o ideal eh usar novos... se bem que eu so troquei uma vez os meus... o resto usei os usados mesmo...
se for usar junta metalica, importantissimo o reaperto do cabecote... normalmente assim que vc ligar o carro que ele esquentar um pouco, ja espere esfriar... e faca o reaperto... varia de carro pra carro.. no meu folga um tanto e depois da os torques/graus apropriados novamente..
aperto dos parafusos do volante sao criticos, use um travante quimico tipo loctite na ponta dos parafusos pra colar os parafusos...
bom... eh isso...
ja disseram, mas nao custa... limpeza limpeza... se tiver algum mexanico rindo de vc devido aso seus cuidados excessivos, ignore... vc esta certo e ele nao... ja vi essa cena vezes demais pra me importar, mas inibe quem eh pego de surpresa sendo malhado pelos peoes da oficina
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a?, fahrell, é vc que foi citado na ultima superspeedá eita
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?timo tópico …
aprendi só de ler e ver meu preparador fazendo
ele faz este esquema mesmo ... 6kg - 7kg - 8kg ... depois uma 90? ...
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sobre parafusos e porcas: http://www.noticiasdaoficina.com.br/imagens/71-pdf.pdf