Skip to content
  • Recente
  • Usuários
Collapse

Preparados

  1. Home
  2. Categorias
  3. Mecânica e Preparação
  4. Gasolina + alcool

Gasolina + alcool

Agendado Fixado Trancado Movido Mecânica e Preparação
39 Posts 14 Posters 2.9k Visualizações
  • Mais Antigo para Mais Recente
  • Mais Recente para Mais Antigo
  • Mais Votados
Entre para responder
Este tópico foi deletado. Apenas usuários com privilégios de moderação de tópico podem vê-lo.
  • S Offline
    S Offline
    SGFrank
    escreveu em última edição por
    #6

    meu cunhado aqui do lado tem um kit de conversão pra alcool.

    d i z e n do ele, é tipo plug and play. universal. tá instalado no peugeot dele. e tá andando bem. pelas contas dele, tá economizando no final sim. como tá vendendo o carro semana que vem, me ofere?eu por 200 reias. vale a pena ?

    o site do kit é esse aqui: www.br6.com.br

    ka … se eu fizer as contas como vc falou, vale a pena sim.

    tipo ... sendo o consumo 30% maior e a diferença de preão tá em 53% ... tem nem o que pensar.

    ou tá fazendo a conta do jeito errado?

    1 Resposta Última resposta
    • E Offline
      E Offline
      ernest
      escreveu em última edição por
      #7

      opa, beleuza ?

      hj eu tava lá no extra e vê um carinha abastecendo o carro dele (gol 1.8mi) que é original a gasolina. o moleque pagou por 20 litros de gasosa e 20 de alcool. ou seja 50%  gasosa + 50% alcool,  e segundo ele, não tem nada - chip, unichip ou qq outra coisa pra converter ou funcionar como um flex.

      minha pergunta é … tá certo isso é quais os prós e contra ?

      ps: ele me disse que o consumo quase nem muda e q o carro não perdeu nada em força e que já faz isso desde que tem o carro a uns 3 anos e meio e não tem do que reclamar e sim só ganhou na hr de abastecer com menos dinheiro.

      [snapback]398326[/snapback]

      cara fazia isso a mais ded 3 anos num uno fire 2002, o consumo aumentava um pouco e no final andava um pouco mais.

      ja cheguei a colocar 100% alcool sem converter, ai sim gastava mais e andava menos.

      agora aumentei os bicos em 50%, isso porque nao tinha outros e uso so alcool e faão 6,5 na cidade e 11 na estrada.

      :

      1 Resposta Última resposta
      • T Offline
        T Offline
        TopFuel
        escreveu em última edição por
        #8

        na boa, eu não faria a conversão so na injeção, pense que o alcool é corrosivo, as peças que vão entrar em contato diretamente com o alcool seram destruidas rapido sem tratamento especifico para tal.

        1 Resposta Última resposta
        • S Offline
          S Offline
          SGFrank
          escreveu em última edição por
          #9

          top … a bomba já é pra alcool. deu pau no in?cio do ano e mandei minha mulher comprar uma já pensando no futuro. fora ela ... o que mais vai dá ou poderia dá pau ?

          1 Resposta Última resposta
          • F Offline
            F Offline
            Fernando_221
            escreveu em última edição por
            #10

            na boa, eu não faria a conversão so na injeção, pense que o alcool é corrosivo, as peças que vão entrar em contato diretamente com o alcool seram destruidas rapido sem tratamento especifico para tal.

            [snapback]398371[/snapback]

            isso é passado, atualmente unica coisa que difere é a bomba, se não for igual. unica coisa que tem contato com o combustivel é a bomba, tanque, mangueiras, filtro e bicos.

            1 Resposta Última resposta
            • T Offline
              T Offline
              TopFuel
              escreveu em última edição por
              #11

              top … a bomba já é pra alcool. deu pau no in?cio do ano e mandei minha mulher comprar uma já pensando no futuro. fora ela ... o que mais vai dá ou poderia dá pau ?

              [snapback]398374[/snapback]

              filtro, bicos, valvulas, pistões…

              vi um motor no senai (era de um santana taxi daqui do rj) que o carro rodou uns 30.000km com alcool num motor a gasolina, quando o motor foi aberto, parecia que a valvula tinha sido ruida por um rato, um lado tinha um buraco e o outro não, o motor tinha perdido compressão, pistão tava todo ondulado na cabeça, branco e os aneis pareciam que tinham sido comido, os bicos pareciam de carro de arrancada, quase que davam pra passar um dedo :) e o filtro não filtrava nem pedra.

              o senai tava com aquele motor pra mostrar que uma pratica atual não era recomendavel, mesmo pra motores que suportem 25% de alcool na gasolina, o percentual de corrosão é bem menor nesses casos.

              1 Resposta Última resposta
              • S Offline
                S Offline
                SGFrank
                escreveu em última edição por
                #12

                vi um motor no senai (era de um santana taxi daqui do rj) que o carro rodou uns 30.000km com alcool num motor a gasolina, quando o motor foi aberto, parecia que a valvula tinha sido ruida por um rato, um lado tinha um buraco e o outro não, o motor tinha perdido compressão, pistão tava todo ondulado na cabeça, branco e os aneis pareciam que tinham sido comido, os bicos pareciam de carro de arrancada, quase que davam pra passar um dedo :) e o filtro não filtrava nem pedra.

                o senai tava com aquele motor pra mostrar que uma pratica atual não era recomendavel, mesmo pra motores que suportem 25% de alcool na gasolina, o percentual de corrosão é bem menor nesses casos.

                [snapback]398380[/snapback]

                vixe … anotado aqui. :) :) :p :)

                1 Resposta Última resposta
                • G Offline
                  G Offline
                  Gustavo
                  escreveu em última edição por
                  #13

                  fiz isso num gol 1.0 o carro ficou muito mais manco doq jah era, nunca mais, ou converte de vez pra alcool ou deixa soh na gasolina.

                  1 Resposta Última resposta
                  • F Offline
                    F Offline
                    Fernando_221
                    escreveu em última edição por
                    #14

                    filtro, bicos, valvulas, pistões…

                    vi um motor no senai (era de um santana taxi daqui do rj) que o carro rodou uns 30.000km com alcool num motor a gasolina, quando o motor foi aberto, parecia que a valvula tinha sido ruida por um rato, um lado tinha um buraco e o outro não, o motor tinha perdido compressão, pistão tava todo ondulado na cabeça, branco e os aneis pareciam que tinham sido comido, os bicos pareciam de carro de arrancada, quase que davam pra passar um dedo :) e o filtro não filtrava nem pedra.

                    o senai tava com aquele motor pra mostrar que uma pratica atual não era recomendavel, mesmo pra motores que suportem 25% de alcool na gasolina, o percentual de corrosão é bem menor nesses casos.

                    [snapback]398380[/snapback]

                    muito estranho, metal é metal, nao tem diferença pra combustivel, o que causa isso aí que vc disse é gnv.

                    1 Resposta Última resposta
                    • ? Offline
                      ? Offline
                      Visitante
                      escreveu em última edição por
                      #15

                      filtro, bicos, valvulas, pistões…

                      vi um motor no senai (era de um santana taxi daqui do rj) que o carro rodou uns 30.000km com alcool num motor a gasolina, quando o motor foi aberto, parecia que a valvula tinha sido ruida por um rato, um lado tinha um buraco e o outro não, o motor tinha perdido compressão, pistão tava todo ondulado na cabeça, branco e os aneis pareciam que tinham sido comido, os bicos pareciam de carro de arrancada, quase que davam pra passar um dedo :) e o filtro não filtrava nem pedra.

                      o senai tava com aquele motor pra mostrar que uma pratica atual não era recomendavel, mesmo pra motores que suportem 25% de alcool na gasolina, o percentual de corrosão é bem menor nesses casos.

                      [snapback]398380[/snapback]

                      a maioria (praticamente todas as atuais) das bombas de combustivel tem proteção contra corrosão

                      valvulas de gasolina são iguais as de motor a alcool

                      bicos idem, só muda a vaz?o

                      pistões são do mesmo material.

                      demais peças são de borracha/plastico, q sofrem muito mais com gasolina.

                      esse desgaste relatado nas valvulas nada mais é do que um motor ja desgastado mesmo, tanto faz se com alcool ou gasolina.

                      o pessoal (instrutores em geral) do senai são bitolados igual a mecânico de concession?ria.

                      1 Resposta Última resposta
                      • F Offline
                        F Offline
                        Fahrell
                        escreveu em última edição por
                        #16

                        assino embaixo do que o ka falou…

                        nada do que foi relatado iria mudar seja com alcool ou gasolina...

                        isso ai ta com cara de mistura pobre e superaquecimento....aconteceria com qualquer combustivel...

                        1 Resposta Última resposta
                        • S Offline
                          S Offline
                          Snake
                          escreveu em última edição por
                          #17

                          ? fria.

                          o cara que poe 100 litros, 50 de alcool e 50 de gasolina está levando…

                          37,5 litros de gasolina pura.

                          12,5 de agua pura (que vem no alcool hidratado)

                          e 50 litros de alcool anidro.

                          agora eu pergunto em são consciencia vc misturararia mais 10% de agua na gasolina do carro pra economizar?

                          1 Resposta Última resposta
                          • S Offline
                            S Offline
                            Snake
                            escreveu em última edição por
                            #18

                            04. o que acontece quando misturamos álcool com gasolina para tentar economizar?

                            r: misturar álcool com gasolina tem sido a alternativa de um número cada vez maior de motoristas para diminuir gastos com combustável. mas a prática, conhecida como ?rabo de galo?, pode causar danos irrevers?veis ao motor.

                            muitos motoristas desconhecem que a economia moment?nea que essa mistura proporciona não compensa os danos que ela seguramente vai causar ao motor, pois, a mistura de álcool hidratado (que pode conter até 7,4% de água na sua composição) é gasolina pode ser tão ou mais prejudicial do que o uso de combustável adulterado.

                            a gasolina comum não cont?m água e possui 20% de álcool anidro, que é um componente fundamental. no entanto, quando o motorista faz o rabo de galo , ele mistura na gasolina álcool hidratado (que cont?m água). **a presença de água provoca uma instabilidade na composição e pode separar a mistura em duas fases: álcool-gasolina e álcool-água.

                            como a mistura álcool-água é mais pesada que a gasolina, ela ficará no fundo do tanque. a gasolina, contendo ainda um pouco de álcool, ficará na parte superior do tanque. a retirada de álcool da gasolina reduz a octanagem da gasolina comum e provoca perda de potência e aumento de consumo, podendo causar ainda a chamada ?batida de pino?. esse carro, a m?dio e longo prazo terá sórios problemas mecânicos.**

                            por conta da grande quantidade de água no álcool, essa prática cria uma espocie de sujeira que altera o funcionamento não só do motor como de todas as peças por onde o combustável passa. no in?cio, os problemas são impercept?veis. normalmente, o veículo anda de 15 a 20 mil quil?metros até que o defeito seja detectado. com o tempo, o motor começa a falhar e a bater pino.

                            vale destacar ainda que o motor que foi desenvolvido para gasolina comum passa a utilizar um combustável contaminado com água. a presença da água causa danos ao filtro e é bomba de combustável e provoca corrosão nas partes metálicas do sistema de alimentação, principalmente desgaste nos bicos injetores. além disso, o rabo de galo , por ter um poder energ?tico menor do que a gasolina comum, aumenta consideravelmente o consumo de combustável.

                            como o álcool hidratado é mais barato, na hora de abastecer h? uma economia. o que o motorista não está contabilizando é o aumento de consumo e o desgaste prematuro de peças, exigindo trocas antecipadas. sem contar com o tempo que o veículo fica parado na oficina.

                            para mostrar que a economia moment?nea com o rabo de galo pode custar caro, veja esta simulação:

                            um motorista que esteja hoje consumindo 200 litros de gasolina por mês a um preão hipot?tico de r$ 2,10, gasta mensalmente r$ 420,00.

                            fazendo o rabo de galo (misturando meio a meio os dois combust?veis) temos a seguinte situação:

                            combustável: gasolina c

                            preço: r$ 2,10

                            litros: 100

                            custo: r$ 210,00

                            combustável: álcool hidratado

                            preço:r$ 1,30

                            litros:100

                            custo:r$ 130,00

                            custo da mistura: r$ 340,00

                            devemos levar em consideração que, por ter o álcool menor poder energ?tico, um carro consome uma quantidade maior de rabo de galo do que consumiria de gasolina para percorrer um mesmo trecho. o consumo desta mistura para o mesmo percurso poder? ser cerca de 20% maior, ou seja, um custo de r$ 408,00.

                            a economia do motorista mensalmente seria de:

                            r$ 420,00 - r$ 408,00 = r$ 12,00.

                            doze reais de economia.

                            confira abaixo os custos de peças como bomba de combustável, válvula reguladora de pressão, mangueiras, bicos injetores e filtros que podem ser afetados pela mistura:

                            peça preão (r$)

                            filtro de combustável 20,00

                            bicos injetores (limpeza) 100,00

                            bicos injetores (troca) 800,00

                            bomba de combustável 500,00

                            mangueiras 50,00

                            vólvula reguladora de pressão 200,00

                            http://www.ficpetroleo.com.br/faq.asp#resposta11

                            errei ali, nao é tanta agua assim quanto eu pensei, mas mesmo assim é bastante.

                            1 Resposta Última resposta
                            • A Offline
                              A Offline
                              amarchetti
                              escreveu em última edição por
                              #19

                              se vc pensar numa ocnversão pra alcool via caixinhas ninja, vc tem q mijar pelo menos 30% mais combustivel do q mijaria na gasolina…sob pena de trabalhar pobre e um belo dia ter seu motor ido pras cucuia....

                              a caixinha aind até forçando teus bicos a trabalhar com 30% a mais de vazão nos bicos...

                              tua ie origes não vai dar esta compensação de vaz?o...

                              por + q eu não curta a 4 rodas, eles fizeram uma coisa legal com um palio fire: rodaram com alcool num fire gasolina...

                              nem 10mkm depois abriram o motor....tinha anel q nem segurava mais compressão....

                              fora a questão de bmba e perda de rendimento....

                              tá cheio de gente, como o ka disse...muuuuita gente q faz isso...e tá rodando assim a mais de um ano...

                              qual a média do brasileiro? 12 mkms/ano....

                              espera + 1 ano pra ver onde este motor vai chegar,...

                              outro dia chegou um krinha no cpt dizendo q rodava ocm alcool no palio gasola dele h? anos e q já tinha rodado 120mkm assim eo carro era perfeitinho... :)

                              1 Resposta Última resposta
                              • K Offline
                                K Offline
                                Konig
                                escreveu em última edição por
                                #20

                                depois vem chora q a gasolina brasileira é ruim. que ferra o carro, primeiro q nunk confiei em gasolina do extra, segundo fica fazendo isso e depois reclama.

                                assim fica facil vim reclamar da gasolina brasileira.

                                1 Resposta Última resposta
                                • S Offline
                                  S Offline
                                  Snake
                                  escreveu em última edição por
                                  #21

                                  eu fui pro mt esses dias e lá tá comum os caras misturarem o diesel com óleo de soja de mercado, aquele da latinha mesmo,,, mas quanto a isso eu nao sei nada hehehehe

                                  1 Resposta Última resposta
                                  • ? Offline
                                    ? Offline
                                    Visitante
                                    escreveu em última edição por
                                    #22

                                    por + q eu não curta a 4 rodas, eles fizeram uma coisa legal com um palio fire: rodaram com alcool num fire gasolina…

                                    nem 10mkm depois abriram o motor....tinha anel q nem segurava mais compressão….

                                    fora a questão de bmba e perda de rendimento….

                                    [snapback]398798[/snapback]

                                    qto a reportagem , me desculpe mas não acredito eu uma vêrgula do q foi dito la. isso agride os conhecimentos em mecânica das pessoas, inclusive os meus.

                                    pode ver como eles são omissos: oq tira a potência da bomba não é o uso do alcool em si, e sim. o uso de alcool num carro q tem res?duos de usar gasolina por milhares de quil?metros. eles sabem disso, mas não falam.

                                    pra eles, bom mesmo é trocar seu carro por um flex, zero quil?metro é claro

                                    1 Resposta Última resposta
                                    • A Offline
                                      A Offline
                                      amarchetti
                                      escreveu em última edição por
                                      #23

                                      ka..eu tambem nao curto a 4 rodas..nem um pouco..

                                      numa eidção eles desmontam um palio fire cheio de borra pq trocaram óleo 2 x em 60mkms, o carro tem um dos cilindros com fuga de compressão e eles condenam o motor..

                                      na outra edição, 1 mês depois , desmontam um focus, o ztece tem 2 cilindros com fuga de compressão e os kras aprvam o motor..dizem que estava em bom estado…

                                      vsf... :)

                                      mas se vc parar pra analisar o q fizeram com este memso motor rodando 10mkms com alcool..? nisso q vai desembocar..

                                      a ie origes nunca vai forçar um bico a ficar 30% mais tempo aberto ...o kra vai rodar pobre...

                                      quem vai pagar o pato vai ser os anéis...

                                      a bomba deu pra tr?s ou não deu? sei lá...nem se dignificaram em medir a pressão de trabalho dela...? bem possível q tivesse zoada e talz....mas o efeito d amistura pobre apareceu.....

                                      uma bomba zoada por trabalhar com alcool ia ajudar a ferra com tudo? claro q ia....em vez de perder compressão com 30mkms como o motor q citaram, a dor de cabeça veio em menos de 10mkm.

                                      mas o efeito final é exatamente esse....

                                      ah..mas o kra não usa só alcool..tá fazendo mistureba..a compensação no tempo de injeção não será tão grande assim...

                                      ok...mas vamso desembocar na mesma situação...só q em proporções menores...

                                      1 Resposta Última resposta
                                      • P Offline
                                        P Offline
                                        Pix
                                        escreveu em última edição por
                                        #24

                                        depois vem chora q a gasolina brasileira é ruim. que ferra o carro, primeiro q nunk confiei em gasolina do extra, segundo fica fazendo isso e depois reclama.

                                        assim fica facil vim reclamar da gasolina brasileira.

                                        [snapback]398804[/snapback]

                                        extra, carrefour… tudo a mesma porcaria.

                                        1 Resposta Última resposta
                                        • A Offline
                                          A Offline
                                          amarchetti
                                          escreveu em última edição por
                                          #25

                                          tudo direitinho em bancada…um perdeu compressão em 30mkms..

                                          o outro feito nas coxas zoou em 10mkms...

                                          o cuidado que o dono der só vai adiar a hora da verdade ao fazer essa rabo-de-galo

                                          1 Resposta Última resposta

                                          • Login

                                          • Não tem uma conta? Cadastrar

                                          • Primeiro post
                                            Último post
                                          0
                                          • Recente
                                          • Usuários