Efici?ncia volum?trica
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pra mim , a melhor forma é desenvolver o giro … o resto , todo mundo já conhece ... como um motor de 3,0l de f1 consegue chegar aos 900cv de potencia máxima ??? girando 20.000 rpm ... alguns motores tem mais facilidade em giros altos e outros menos , mas o meu caminho é esse ...
abraços ...
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ou então se usa um compressor.
os motores de f1 dos anos 80 tinham apenas 1.5l (1500cc) e rendiam até 1.500 cavalos girando muito menos q os aspirados atuais.
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ou então se usa um compressor.
os motores de f1 dos anos 80 tinham apenas 1.5l (1500cc) e rendiam até 1.500 cavalos girando muito menos q os aspirados atuais.
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eu ja lá essa frase com as mesmas palavras en outro lugar onde o cara tambein adora motor turbo
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e como saber qual bsfc de um motor?
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se quiser saber com precisão só freando ele num dino de bancada…
mas se quiser saber pra ter uma noção da ordem de grandeza vc pode estimar... dependendo do tipo de concepção (superalimentado ou aspirado), alimentação (combustivel) e uso (competição a rua) vc tem valores que vão de 0,7 a 0,5
eu tinha o endereão de um site que tinha uma tabela onde tinha vêrios exemplos de motores tipicos inclusive com alcool, mas num acho mais onde ?...
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ou então se usa um compressor.
os motores de f1 dos anos 80 tinham apenas 1.5l (1500cc) e rendiam até 1.500 cavalos girando muito menos q os aspirados atuais.
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tb?m , claro , hehehhehehehe … mas esse motor de 1.6l (eram 1.6l 4cc em linha ou v6 ) c/ compressor admitia no minimo dos minimos 3 ou 4 vezes sua propria capacidade volum?trica ... o que não é possível em um aspirado ...
abraços ...
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e também chegavam a 11k rpm … da? as potencias de até 1200cv ...
abraços ...
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tb?m , claro , hehehhehehehe … mas esse motor de 1.6l (eram 1.6l 4cc em linha ou v6 ) c/ compressor admitia no minimo dos minimos 3 ou 4 vezes sua propria capacidade volum?trica ... o que não é possível em um aspirado ...
abraços ...
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os turbinados podiam ter só 1.5l e os aspirados não lembro se podiam passar de 3l.
mesmo assim era covardia o q os turbo andavam. 1500cvs p/ classificação e 1200/1300 cvs durante a corrida.
lembra da taxa (e a pressão) que esses motores usavam?
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se não me engano chegavam a 3 bar …
abraços ...
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mas o coice vinha forte tb?m … uma dificuldade a mais para os pilotos ...
... naquela época tinha que ser bom pra estar lá ...
abraços ...
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mas o coice vinha forte tb?m … uma dificuldade a mais para os pilotos ...
... naquela época tinha que ser bom pra estar lá ...
abraços ...
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bom e louco.
naquela epoca os carros eram feitos pra andar e ponto.
segurança era segundo plano.
e tenho dito: se a f1 nao tivesse nenhuam restri?ao, teria carro completando a volta em interlagos em 50 segundos.
abraço..
martin
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o interessante é que naquela época o sistema de acionamento de válvulas , etc , não diferia tanto dos carros normais quanto se difere hj … num f1 atual nem comando de valvulas existe ... as valvulas tem acionamento eletropneum?tico ...
... e mesmo assim batiam até 13k ...
mas se uma alfa 155 podia bater 15k , porque os f1 não podiam bater 13 ??? e mesmo naquela época , o cosworth v8 e até certo ponto o boxer 12 da ferrari continuaram firmes e obstinados ...
p.s. ka , realmente eram 1.5l ...
abraços ...
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e ainda tem gente que fala q taxa baixa e pressão alta é gambiarra
os motores fortes da época usavam todos taxa entre 6:1 e 7,5:1… e até 4,2 bar de pressão
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os motores fortes da epoca eram motores de pista que trabalhavam sempre acima de 4~5 mil rpm e/ou na faixa onde a turbina fica sempre cheia, e nao precisavam de nada de torque em baixa.
uma vez li um comentario do frankie willians, sobre o motor bmw…
tem um excelente torque em baixa rota?ao, muito mais do que o antigo que usavamos .....
a baixa rotação a que ele se referia eram 9 mil rpm.
abraços ..
martin
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os motores fortes da epoca eram motores de pista que trabalhavam sempre acima de 4~5 mil rpm e/ou na faixa onde a turbina fica sempre cheia, e nao precisavam de nada de torque em baixa.
uma vez li um comentario do frankie willians, sobre o motor bmw…
tem um excelente torque em baixa rota?ao, muito mais do que o antigo que usavamos .....
a baixa rotação a que ele se referia eram 9 mil rpm.
abraços ..
martin
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vc só se esquece de um pequeno detalhe : o diagrama de abertura/fechamento das valvulas desses motores de corrida nada tem a ver com os dos carros pra rua. por isso é que tinham essa faixa de trabalho/giro útil.
a taxa não é a culpada dessa característica aguda dos motores. lembre-se tambem que os motores de f1 aspirados funcionam do mesmêssimo jeito: só abrem la em cima.
e mesmo assim trabalham com taxa super alta…
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pra um carro que sera usado o tempo todo na rua, eu nao vejo vantagem em montar com 6:1 de taxa e mais de 1,5 kg de turbo.
um conjunto bem acertado com 8 ~8,5:1 e 1 kg vai ter um rendimento final menor, mas sera com ctz mais divertido de dirigir.
mas ai entra um poco do que eu sempre insisti, principalmente nas dicussoes de tamanho de turbina…
desde que respeitadas as limita?oes minimas e maximas do equipamento.....
…...vai do que o proprietario ta querendo.
abraão ..
martin
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pra um carro que sera usado o tempo todo na rua, eu nao vejo vantagem em montar com 6:1 de taxa e mais de 1,5 kg de turbo.
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quando vc finalmente for pras ruas vc vai saber o pq de muita coisa.
um conjunto bem acertado com 8 ~8,5:1 e 1 kg vai ter um rendimento final menor, mas sera com ctz mais divertido de dirigir.
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?? quantos vc ja teve de cada um dos exemplos?
nenhum. então não venha aqui no forum afirmar sobre o que vc ainda não conhece na pele.
da forma que vc (que ainda não tem habilitação) chega aqui afirmando parece que vc ja teve experiencia com varios e varios modelos de carros, motores, turbinas, taxas e preparações diferentes e com isso insiste em bater de frente com pessoas que realmente ja passaram por tudo isso e podem falar como de fato a coisa acontece.
isso deixa nosso pessoal confuso.
depois quero conversar isso denooovo contigo em pvt e não por aqui.
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cada caso é um caso … a unica certeza que existe é essa ...
abraços ...
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extrapolar pra pista é meio jogar pesado ….o objetivo é unica e exclusivamente andar forte...o resto é secund?rio
pra um carro do dia-a-dia, que todo tipo de pessoa usa, desde a minha m?e , passando por um manobrista, uma marginal tietá parada e um po-de-chumbo mais empolgadinho no transito, eu ainda acho q uma taxa mais alta pra fase aspro e menor consumo valem a pena...
o mt eu achava que tava blza de respostas..mesmo com a manquidão q os mt tem abaixo de 2,5k era motor mais q suficente pra dar conta de muito carro forte...
maas...? aquela coisa..vó??rias vezes q puxei com uns caixas destaxados com pressão mais altinha ficava claro o quanto eles me buscavam de dist?ncia de uma só vez...
o q matava a maior parte dos krinhas com quem brinquei é q eles não tinham câmbio pra final....se não fosse por isso, eu topmaria espancos de envergonhar qualquer um...
sei lá....seu eu turbinase meu carro hoje, como é o único disponível eu iria no esquema taxa alta e pressão naquelas ...
agora pra quem quer tirar porrada...sem dúvidas q a taxa baixa pressão lá e cima vai dar show...