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Efici?ncia volum?trica

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  • S Offline
    S Offline
    SeaL
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    #82

    tb pensei hehehehe bate 3 vzs na madeira ai  :hauhau:

    [snapback]221871[/snapback]

    :o_o: :serio: :hauhau: :(

    voltando ao tópico…

    ainda nao entendi o funcionamento do programinha... =/

    preciso achar o sensor... mas fu?ando o manuel do meu carro... descobri que ele tem um sensor de massa de ar positivo... nada estrondoso... mas ele mede a escala em pressão positiva.... =/

    vou apurar isso... mas nos meus ignorantes conhecimentos.... nenhum carro sa?a com sensor de massa de ar positiva.... sa?a????

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    • W Offline
      W Offline
      WEST
      escreveu em última edição por
      #83

      só uma info rápida… o motor k4m (*) tem 97% de ev na rotação de torque máximo... :serio:

      • (renault 1.6 16v)
      1 Resposta Última resposta
      • F Offline
        F Offline
        Fabio
        escreveu em última edição por
        #84

        best specific fuel consuption, ou seja a efici?ncia do motor em converter a energia contida na mistura em energia…. qto menor o bsfc menos eficiente e menos potência tira com a mesma qdade de ar.

        [snapback]220067[/snapback]

        e como saber qual bsfc de um motor?

        1 Resposta Última resposta
        • ? Offline
          ? Offline
          Visitante
          escreveu em última edição por
          #85

          e como saber qual bsfc de um motor?

          [snapback]444829[/snapback]

          só pondo o motor no dinamometro. se não for assim, não passa de numero gen?rico, ou padr?o como preferem alguns. só que os motores são muito diferentes entre si e não é assim aplicar um valor padrão e pronto . isso é pura ilusão.

          pessoas assim = :bob1:

          a ev é necessária para se fzr calculos de escolha de compressores de um turbo. como ninguem (a não ser q ponha o motor no dino de bancada e faça os testes padr?o, ja q qualquer alteração em cima do motor original ja altera o resultado raramente fornecido pelo fabricante do motor) sabe a ev de cada motor a ser turbinado, se basear no resultado da formula-mapa sem o valor certo da ev para escolher o melhor compressor é a maior furada, chute, ilusão das bravas, conversa pra boi dormir.

          mas…fazer o que né...o ser humano só satisfaz o ego quando chega num resultado final nas contas, mesmo que esse resultado não seja real :teteto:

          1 Resposta Última resposta
          • F Offline
            F Offline
            Fiasa Power
            escreveu em última edição por
            #86

            pra mim , a melhor forma é desenvolver o giro … o resto , todo mundo já conhece ... como um motor de 3,0l de f1 consegue chegar aos 900cv de potencia máxima ??? girando 20.000 rpm ... alguns motores tem mais facilidade em giros altos e outros menos , mas o meu caminho é esse ...

            abraços ...

            1 Resposta Última resposta
            • ? Offline
              ? Offline
              Visitante
              escreveu em última edição por
              #87

              pra mim , a melhor forma é desenvolver o giro … o resto , todo mundo já conhece ... como um motor de 3,0l de f1 consegue chegar aos 900cv de potencia máxima ??? girando 20.000 rpm ... alguns motores tem mais facilidade em giros altos e outros menos , mas o meu caminho é esse ...

              abraços ...

              [snapback]445215[/snapback]

              ou então se usa um compressor. :teteto:

              os motores de f1 dos anos 80 tinham apenas 1.5l (1500cc) e rendiam até 1.500 cavalos girando muito menos q os aspirados atuais.

              1 Resposta Última resposta
              • M Offline
                M Offline
                marcioap
                escreveu em última edição por
                #88

                ou então se usa um compressor.  :hauhau:

                os motores de f1 dos anos 80 tinham apenas 1.5l (1500cc) e rendiam até 1.500 cavalos girando muito menos q os aspirados atuais.

                [snapback]445216[/snapback]

                eu ja lá essa frase com as mesmas palavras en outro lugar onde o cara tambein adora motor turbo :teteto:

                1 Resposta Última resposta
                • ? Offline
                  ? Offline
                  Visitante
                  escreveu em última edição por
                  #89

                  auhehuaehuae marcio, não ligo se o motor é turbo ou aspirado, o que interessa é o rendimento :teteto:

                  1 Resposta Última resposta
                  • O Offline
                    O Offline
                    overspeed
                    escreveu em última edição por
                    #90

                    e como saber qual bsfc de um motor?

                    [snapback]444829[/snapback]

                    se quiser saber com precisão só freando ele num dino de bancada…

                    mas se quiser saber pra ter uma noção da ordem de grandeza vc pode estimar... dependendo do tipo de concepção (superalimentado ou aspirado), alimentação (combustivel) e uso (competição a rua) vc tem valores que vão de 0,7 a 0,5

                    eu tinha o endereão de um site que tinha uma tabela onde tinha vêrios exemplos de motores tipicos inclusive com alcool, mas num acho mais onde ?...

                    1 Resposta Última resposta
                    • F Offline
                      F Offline
                      Fiasa Power
                      escreveu em última edição por
                      #91

                      ou então se usa um compressor.  :teteto:

                      os motores de f1 dos anos 80 tinham apenas 1.5l (1500cc) e rendiam até 1.500 cavalos girando muito menos q os aspirados atuais.

                      [snapback]445216[/snapback]

                      tb?m , claro , hehehhehehehe :hauhau: … mas esse motor de 1.6l (eram 1.6l 4cc em linha ou v6 ) c/ compressor admitia no minimo dos minimos 3 ou 4 vezes sua propria capacidade volum?trica ... o que não é possível em um aspirado ...

                      abraços ...

                      1 Resposta Última resposta
                      • F Offline
                        F Offline
                        Fiasa Power
                        escreveu em última edição por
                        #92

                        e também chegavam a 11k rpm … da? as potencias de até 1200cv ...

                        abraços ...

                        1 Resposta Última resposta
                        • ? Offline
                          ? Offline
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                          escreveu em última edição por
                          #93

                          tb?m , claro , hehehhehehehe :teteto: … mas esse motor de 1.6l (eram 1.6l 4cc em linha ou v6 ) c/ compressor admitia no minimo dos minimos 3 ou 4 vezes sua propria capacidade volum?trica ... o que não é possível em um aspirado ...

                          abraços ...

                          [snapback]445491[/snapback]

                          os turbinados podiam ter só 1.5l e os aspirados não lembro se podiam passar de 3l.

                          mesmo assim era covardia o q os turbo andavam. 1500cvs p/ classificação e 1200/1300 cvs durante a corrida.

                          lembra da taxa (e a pressão) que esses motores usavam? :hauhau: :hauhau: :p

                          1 Resposta Última resposta
                          • F Offline
                            F Offline
                            Fiasa Power
                            escreveu em última edição por
                            #94

                            se não me engano chegavam a 3 bar :teteto: …

                            abraços ...

                            1 Resposta Última resposta
                            • F Offline
                              F Offline
                              Fiasa Power
                              escreveu em última edição por
                              #95

                              mas o coice vinha forte tb?m … uma dificuldade a mais para os pilotos ...

                              ... naquela época tinha que ser bom pra estar lá ...

                              abraços ...

                              1 Resposta Última resposta
                              • M Offline
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                                Martin
                                escreveu em última edição por
                                #96

                                mas o coice vinha forte tb?m … uma dificuldade a mais para os pilotos ...

                                ... naquela época tinha que ser bom pra estar lá ...

                                abraços ...

                                [snapback]445506[/snapback]

                                bom e louco.

                                naquela epoca os carros eram feitos pra andar e ponto.

                                segurança era segundo plano.

                                e tenho dito: se a f1 nao tivesse nenhuam restri?ao, teria carro completando a volta em interlagos em 50 segundos.

                                abraço..

                                martin

                                1 Resposta Última resposta
                                • F Offline
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                                  Fiasa Power
                                  escreveu em última edição por
                                  #97

                                  o interessante é que naquela época o sistema de acionamento de válvulas , etc , não diferia tanto dos carros normais quanto se difere hj … num f1 atual nem comando de valvulas existe ... as valvulas tem acionamento eletropneum?tico ...

                                  ... e mesmo assim batiam até 13k ...

                                  mas se uma alfa 155 podia bater 15k , porque os f1 não podiam bater 13 ??? e mesmo naquela época , o cosworth v8 e até certo ponto o boxer 12 da ferrari continuaram firmes e obstinados ...

                                  p.s. ka , realmente eram 1.5l ...

                                  abraços ...

                                  1 Resposta Última resposta
                                  • S Offline
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                                    escreveu em última edição por
                                    #98

                                    :teteto:

                                    deus, que topico descente….

                                    não se preocupem, estou apenas observando....

                                    1 Resposta Última resposta
                                    • ? Offline
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                                      #99

                                      se não me engano chegavam a 3 bar :hauhau: …

                                      abraços ...

                                      [snapback]445503[/snapback]

                                      e ainda tem gente que fala q taxa baixa e pressão alta é gambiarra :hauhau:

                                      os motores fortes da época usavam todos taxa entre 6:1 e 7,5:1… e até 4,2 bar de pressão :teteto:

                                      1 Resposta Última resposta
                                      • M Offline
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                                        #100

                                        e ainda tem gente que fala q taxa baixa e pressão alta é gambiarra :hauhau:

                                        os motores fortes da época usavam todos taxa entre 6:1 e 7,5:1… e até 4,2 bar de pressão :teteto:

                                        [snapback]445540[/snapback]

                                        os motores fortes da epoca eram motores de pista que trabalhavam sempre acima de 4~5 mil rpm e/ou na faixa onde a turbina fica sempre cheia, e nao precisavam de nada de torque em baixa.

                                        uma vez li um comentario do frankie willians, sobre o motor bmw…

                                        tem um excelente torque em baixa rota?ao, muito mais do que o antigo que usavamos .....

                                        a baixa rotação a que ele se referia eram 9 mil rpm.

                                        abraços ..

                                        martin

                                        1 Resposta Última resposta
                                        • ? Offline
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                                          escreveu em última edição por
                                          #101

                                          os motores fortes da epoca eram motores de pista que trabalhavam sempre acima de 4~5 mil rpm e/ou na faixa onde a turbina fica sempre cheia, e nao precisavam de nada de torque em baixa.

                                          uma vez li um comentario do frankie willians, sobre o motor bmw…

                                          tem um excelente torque em baixa rota?ao, muito mais do que o antigo que usavamos .....

                                          a baixa rotação a que ele se referia eram 9 mil rpm.

                                          abraços ..

                                          martin

                                          [snapback]445543[/snapback]

                                          vc só se esquece de um pequeno detalhe : o diagrama de abertura/fechamento das valvulas desses motores de corrida nada tem a ver com os dos carros pra rua. por isso é que tinham essa faixa de trabalho/giro útil.

                                          a taxa não é a culpada dessa característica aguda dos motores. lembre-se tambem que os motores de f1 aspirados funcionam do mesmêssimo jeito: só abrem la em cima.

                                          e mesmo assim trabalham com taxa super alta…

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