Efici?ncia volum?trica
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claro, potência com baixo consumo de combustivel = efici?ncia geral.
mas como é medido esse consumo? o sistema de alimentação é padronizado nessa medição a ponto de poder ser comparado a outro motor?
?
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no dinam?metro, que chamamos de banco motor ou banco de ensaios , tem uma parafern?lia grande…
são pontos dos mais variados de medição de temperatura (ar, água, óleo, escape, admissão, ambiente, combustável...), medição de pressão (escape, carter, óleo, admissão, combustável...), sonda lambda proporcional (wide)e medidores de fluxo de massa para a água de arrefecimento e para o combustável...
(? provavel que eu tenha esquecido de alguma coisa ainda)
entao o consumo eh medido geralmente em kg/h, ao mesmo tempo que a potência em kw... aih eh soh fazer a conta, e acaba ficando g/kwh, que significa massa de combustável necessária para produzir uma unidade de energia no eixo.
[]s
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tb pensei hehehehe bate 3 vzs na madeira ai
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voltando ao tópico…
ainda nao entendi o funcionamento do programinha... =/
preciso achar o sensor... mas fu?ando o manuel do meu carro... descobri que ele tem um sensor de massa de ar positivo... nada estrondoso... mas ele mede a escala em pressão positiva.... =/
vou apurar isso... mas nos meus ignorantes conhecimentos.... nenhum carro sa?a com sensor de massa de ar positiva.... sa?a????
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best specific fuel consuption, ou seja a efici?ncia do motor em converter a energia contida na mistura em energia…. qto menor o bsfc menos eficiente e menos potência tira com a mesma qdade de ar.
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e como saber qual bsfc de um motor?
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e como saber qual bsfc de um motor?
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só pondo o motor no dinamometro. se não for assim, não passa de numero gen?rico, ou padr?o como preferem alguns. só que os motores são muito diferentes entre si e não é assim aplicar um valor padrão e pronto . isso é pura ilusão.
pessoas assim = :bob1:
a ev é necessária para se fzr calculos de escolha de compressores de um turbo. como ninguem (a não ser q ponha o motor no dino de bancada e faça os testes padr?o, ja q qualquer alteração em cima do motor original ja altera o resultado raramente fornecido pelo fabricante do motor) sabe a ev de cada motor a ser turbinado, se basear no resultado da formula-mapa sem o valor certo da ev para escolher o melhor compressor é a maior furada, chute, ilusão das bravas, conversa pra boi dormir.
mas…fazer o que né...o ser humano só satisfaz o ego quando chega num resultado final nas contas, mesmo que esse resultado não seja real
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pra mim , a melhor forma é desenvolver o giro … o resto , todo mundo já conhece ... como um motor de 3,0l de f1 consegue chegar aos 900cv de potencia máxima ??? girando 20.000 rpm ... alguns motores tem mais facilidade em giros altos e outros menos , mas o meu caminho é esse ...
abraços ...
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pra mim , a melhor forma é desenvolver o giro … o resto , todo mundo já conhece ... como um motor de 3,0l de f1 consegue chegar aos 900cv de potencia máxima ??? girando 20.000 rpm ... alguns motores tem mais facilidade em giros altos e outros menos , mas o meu caminho é esse ...
abraços ...
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ou então se usa um compressor.
os motores de f1 dos anos 80 tinham apenas 1.5l (1500cc) e rendiam até 1.500 cavalos girando muito menos q os aspirados atuais.
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ou então se usa um compressor.
os motores de f1 dos anos 80 tinham apenas 1.5l (1500cc) e rendiam até 1.500 cavalos girando muito menos q os aspirados atuais.
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eu ja lá essa frase com as mesmas palavras en outro lugar onde o cara tambein adora motor turbo
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e como saber qual bsfc de um motor?
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se quiser saber com precisão só freando ele num dino de bancada…
mas se quiser saber pra ter uma noção da ordem de grandeza vc pode estimar... dependendo do tipo de concepção (superalimentado ou aspirado), alimentação (combustivel) e uso (competição a rua) vc tem valores que vão de 0,7 a 0,5
eu tinha o endereão de um site que tinha uma tabela onde tinha vêrios exemplos de motores tipicos inclusive com alcool, mas num acho mais onde ?...
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ou então se usa um compressor.
os motores de f1 dos anos 80 tinham apenas 1.5l (1500cc) e rendiam até 1.500 cavalos girando muito menos q os aspirados atuais.
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tb?m , claro , hehehhehehehe … mas esse motor de 1.6l (eram 1.6l 4cc em linha ou v6 ) c/ compressor admitia no minimo dos minimos 3 ou 4 vezes sua propria capacidade volum?trica ... o que não é possível em um aspirado ...
abraços ...
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e também chegavam a 11k rpm … da? as potencias de até 1200cv ...
abraços ...
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tb?m , claro , hehehhehehehe … mas esse motor de 1.6l (eram 1.6l 4cc em linha ou v6 ) c/ compressor admitia no minimo dos minimos 3 ou 4 vezes sua propria capacidade volum?trica ... o que não é possível em um aspirado ...
abraços ...
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os turbinados podiam ter só 1.5l e os aspirados não lembro se podiam passar de 3l.
mesmo assim era covardia o q os turbo andavam. 1500cvs p/ classificação e 1200/1300 cvs durante a corrida.
lembra da taxa (e a pressão) que esses motores usavam?
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se não me engano chegavam a 3 bar …
abraços ...
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mas o coice vinha forte tb?m … uma dificuldade a mais para os pilotos ...
... naquela época tinha que ser bom pra estar lá ...
abraços ...
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mas o coice vinha forte tb?m … uma dificuldade a mais para os pilotos ...
... naquela época tinha que ser bom pra estar lá ...
abraços ...
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bom e louco.
naquela epoca os carros eram feitos pra andar e ponto.
segurança era segundo plano.
e tenho dito: se a f1 nao tivesse nenhuam restri?ao, teria carro completando a volta em interlagos em 50 segundos.
abraço..
martin
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o interessante é que naquela época o sistema de acionamento de válvulas , etc , não diferia tanto dos carros normais quanto se difere hj … num f1 atual nem comando de valvulas existe ... as valvulas tem acionamento eletropneum?tico ...
... e mesmo assim batiam até 13k ...
mas se uma alfa 155 podia bater 15k , porque os f1 não podiam bater 13 ??? e mesmo naquela época , o cosworth v8 e até certo ponto o boxer 12 da ferrari continuaram firmes e obstinados ...
p.s. ka , realmente eram 1.5l ...
abraços ...