Motor bi- combustivel
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a frente de chama na c?mara é criada por uma pequena quantidade de diesel que é injetada.
o diesel nunca deixa de ser injetado. só a proporção é que cai, até um mínimo de 10% de diesel pra 90% de álcool ou g?s natural (sim, gnv), menos do que isso iria causar problemas de refrigeração no motor.
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gnv usado junto com uma pequena porcentagem de diesel tambem ???
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gnv usado junto com uma pequena porcentagem de diesel tambem ???
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sim. o geneve entre junto com o ar, passando pela valvula de admissao como se fosse ciclo otto.
ai injeta um pouquinho de diesel para dar a centelha e queimar o gas.
já no caso do onibus de curtiba (eu lembro desses busoes) eles usavam alcool misturado ao diesel.
[]s
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o amigo, tr?lebus não é a energia?
abraços.
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meu pai trabalhou na volvo cwba na dácada de 90 e testavam alguns caminhões com esta mistureba…
a grande vantagem era a redução de emissão de poluentes, mas perdiam em autonomia e pico d etorque, apesar de q não era significativa a perda de torque (4% num nl12)
não me comentou pq não adotavam comercialmente estes motores...
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meu pai trabalhou na volvo cwba na dácada de 90 e testavam alguns caminhões com esta mistureba…
a grande vantagem era a redução de emissão de poluentes, mas perdiam em autonomia e pico d etorque, apesar de q não era significativa a perda de torque (4% num nl12)
não me comentou pq não adotavam comercialmente estes motores...
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sera q um sistema mais refinado de injecao nao conseguiria variar a qnt de mistura entre os 2 pra nao haver perdas significativas?