Borboleta maior no ap 1.8
-
aproveitando, de que maneira é calculada a área da borboleta?
-
kmon, os coletores são iguais.
não muda muuuito de 52 para 54 mas acho q se colocar de 61 vai criar um buraco em baixa por conta de muito ar para pouco combustivel. se tiver como meter no acerto, ai sim fica 10 :-)
-
kmon, os coletores são iguais.
não muda muuuito de 52 para 54 mas acho q se colocar de 61 vai criar um buraco em baixa por conta de muito ar para pouco combustivel. se tiver como meter no acerto, ai sim fica 10 :-)
[snapback]460774[/snapback]
será que esse aumento seria mais do que a ie pode alimentar? um simples aumento de presão de combustivel(apenas ej, prefiro abrir bicos) ou abrir os bicos não supriria?
-
olha só… eu tava vendo o seguinte:
a cada ciclo do ap 2.0 ou 4 cilindros 4t que seja, apenas 2 válvulas de admissão estão abertas. e ouvi falar que a área da borboleta tinha que ser no mínimo igual a área das válvulas que estão abertas:
e no ap 2.0 as válvulas de admissão são de 40mm, calculando a área das duas válvulas:
cada válvula = 40mm
área da circunfer?ncia = pi x raio ao quadrado
então 3,14 x 20 elevado a 2 = 1.256mm2 x 2 (por que são duas válvulas abertas)
= 2512 mm2 de área de válvulas abertas.
di?metro da borboleta no ap 2.0 = 54mm
então 3,14 x 27 elevado a 2 = 2289,06mm2
a área das válvulas é cerca de 9,7% maior...
será que tem algo haver é falando em motor aspirado.
-
olha só… eu tava vendo o seguinte:
a cada ciclo do ap 2.0 ou 4 cilindros 4t que seja, apenas 2 válvulas de admissão estão abertas. e ouvi falar que a área da borboleta tinha que ser no mínimo igual a área das válvulas que estão abertas:
e no ap 2.0 as válvulas de admissão são de 40mm, calculando a área das duas válvulas:
cada válvula = 40mm
área da circunfer?ncia = pi x raio ao quadrado
então 3,14 x 20 elevado a 2 = 1.256mm2 x 2 (por que são duas válvulas abertas)
= 2512 mm2 de área de válvulas abertas.
di?metro da borboleta no ap 2.0 = 54mm
então 3,14 x 27 elevado a 2 = 2289,06mm2
a área das válvulas é cerca de 9,7% maior...
será que tem algo haver é falando em motor aspirado.
[snapback]460782[/snapback]
gostei da formula, mais a valvula do ap 2.0 é menor que isso, acho q é 38.5 ou 39.5 algo assim.
-
em motor original eu acho que a relação nunca fica igual porque com borboleta menor vc provavelmente cria mais efeito de bombeamento da mistura em giros mais baixo…
faz algum sentido vc usar uma área constante da admissão ao escape, ams nem sempre sentido é o correto em motor aspro... vai depender do perfil do comando tbm.
-
gostei da formula, mais a valvula do ap 2.0 é menor que isso, acho q é 38.5 ou 39.5 algo assim.
[snapback]460789[/snapback]
as dos mais novos é 39,5 e dos antigos é 40
não tenho certeza
-
borboleta do 1.6 é igual a do 1.8 ou menor?
[snapback]460901[/snapback]
igual
1.6 e 1.8 é tudinho igual… só muda cilindrada mesmo (vira e pistão)
-
igual
1.6 e 1.8 é tudinho igual… só muda cilindrada mesmo (vira e pistão)
[snapback]461044[/snapback]
pistao eh igual
soh muda o vira mesmo
-
pistao eh igual
soh muda o vira mesmo
[snapback]461098[/snapback]
o di?metro é o mesmo….mas a altura do pino é ? ?....
-
o di?metro é o mesmo….mas a altura do pino é ? ?....
[snapback]461120[/snapback]
exato
-
agora me caiu a ficha… nunca 2 valvulas de admissão ficam abertas ao mesmo tempo (a menos que seja 4vpc) uahuhauhahua eu fiquei olhando o tamanho das valvulas e pensando nisso um tempão pra achar onde tinha algo errado.
então vc precisa comparar o tamanho de uma valvula (nesse caso) com o do corpo de borboletas... e este já é bem maior...
40mm x 54mm (por exemplo que vc deu) justamente porque se não vira restrição...
a? vê se no caminho da admissão num tem restrição...
-
agora me caiu a ficha… nunca 2 valvulas de admissão ficam abertas ao mesmo tempo (a menos que seja 4vpc) uahuhauhahua eu fiquei olhando o tamanho das valvulas e pensando nisso um tempão pra achar onde tinha algo errado.
então vc precisa comparar o tamanho de uma valvula (nesse caso) com o do corpo de borboletas... e este já é bem maior...
40mm x 54mm (por exemplo que vc deu) justamente porque se não vira restrição...
a? vê se no caminho da admissão num tem restrição...
[snapback]461422[/snapback]
over, eu também estive pensando no seguinte… a por exemplo 7.000 rpm, praticamente as válvulas não param fechadas...
então olha só:
área de uma válvula de 41mm = 1.319,59mm2
vezes 4 (quatro válvulas de admissão) = 5278,34mm2
fazendo a conta inversa:
5278,34 = pi x r ao quadrado
r2 = 1681
r = 41mm
di?metro = r x 2 = 82mm de borboleta...
extremamente grande
-
aproveitando o tópico….
estou c/ uma ie encostada aqui... estava andando num passat turbinado.... borboleta maior ( não sei o tamanho ), bicos arrombados e chip remapeado....
se eu colocar esse kit num motor original, vai ter erro ?? o chip tudo bem, vou ter de remapear mesmo... mas o fato da borboleta e os bicos serem maiores... tem problema ???
-
a 7.000rpm não muda o fato de que só uma abre por vez … o que muda apenas é ao efeito de bombeamento do ar, que honestamente não sei como se comporta porque é especifico de uma série de fatores como comprimento dos coletores, perfil do comando, muita coisa...mas certamente não deve pedir uma borboleta de 82mm hehehehe.
uma coisa é certa, com valvulas menores (e borboleta pequena) vc deve emt ese priorizar o torque em baixa rotação...mas simplesmente aumentar o tamanho sem pensar na curva de cfm que o motor vai admitir vai piorar em vez de melhorar o comportamento.
-
vou lhe indagar uma coisa o ka tem valvulas de uns 40 mm ou mais de admissão …
a broboleta é de 45 mm
a potencia atual do ka está em 132 cv ...
para que diametro de borboleta seria o ideal 63 mm / 56 mm / 45 mm ?
isso utilizando o fluxo do coletor original ...