News regulamentos sttd-a e sttd-b
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tai esse meu ponto:
deveria existir uma categoria turbo de rua com equipamentos nacionais?
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fravio seu cabe?udo… vc não viu fluff, marcelo e eu defendendo que a melhor opção seria a criação de uma turbo-c???
só que tenha em mente uma coisa: carro forte de rua nem sempre vira tempo na pista... nos 402m o buraco é mais embaixo...
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ate agora concordo 99% com o q o west falou acima…
so nao entendo pra que turbo c, b e a ??
quem tem carro forte pra b, anda em pe de igualdade com os da a hoje... mais um taquinho de prepara?ao no carro e pronto... a purinho...
talvez aí em cwb que tem muito carro nessas categorias uma c se sustentasse... mas aqui ?... ridiculo termos uma b quase a, virando mesmos tempos...
por mim, td mundo da b subiria pra a e a b viraria uma c bem originalzinha mesmo...
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não é tão simples subir de b para a.
estamos discutindo o regulamento do campeonato paranaense, esse foi o assunto do tópico.
e aqui aplica-se sim, uma turbo-c. talvez aí não se aplica, mas a pauta é mudança de regulamento no campeonato paranaense.
e quem pensa que turbo-b partir para turbo-a é só um taquinho, dou um exemplo. meu carro não tem muitas firulas, apenas equipamento bem dimensionado e compet?ncia do meu preparador:
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motor golf bloco aberto para 2110 cc
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cabeçote 8 válvulas golf fluxo cruzado com dutos polidos e comando redimensionado
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a tal da bomba aeromotive que causa tanto estardalha?o
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4 bicos de 160 lbs
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controladora de injeção e ignição fueltech
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bom setup de suspensão
e só, só isso… agora partindo pra a: sabe quando custa uma msdá na a pode-se usar cabeçotes 16 e 20 válvulas, tem noção a diferença?
não tem limitação de número de bicos. tem idéia o que dá pra fazer com um cabeçote 16v e duas flautas totalizando 8 bicosó
? permitido fazer catch tank.
tem idéia o que essas pequenas diferenças podem fazer entre um carro e outro? 0,5 segundos... é a diferença que está entre os turbo-a e turbo-b de ponta aqui. baixar de 14s para 13 é moleza, de 13 para 12 já dá um pouco de trabalho, agora baixar de 12 para qualquer outra coisa é necessário muito investimento, equipamento, tempo, experiencia e compet?ncia.
os tempos das duas categorias não estão tão perto não. a turbo-c (no campeonato paranaense) seria sim a solução ideal.
para quem não acredita, é só olhar os tempos das duas categorias deste final de semana:
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só que tenha em mente uma coisa: carro forte de rua nem sempre vira tempo na pista… nos 402m o buraco é mais embaixo...
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isso mesmo… carro que é forte na rua eu corto o meu fora se usa uma suspensão de pista... então geralmente o cara usa uma suspensão que possa andar na rua.
e na pista, suspensão conta muuuuuuito... já vi muito neguinho com carro de rua forti que assombrava todo mundo si fuder quando colocou o carro na pista.
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isso mesmo… carro que é forte na rua eu corto o meu fora se usa uma suspensão de pista... então geralmente o cara usa uma suspensão que possa andar na rua.
e na pista, suspensão conta muuuuuuito... já vi muito neguinho com carro de rua forti que assombrava todo mundo si fuder quando colocou o carro na pista.
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quero ver alguém andar de spool, ventura invertido, chumbo e com a frente toda amarrada na rua…
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acabei de falar com o rog?rio da força livre, que eu queria fazer a minha inscrição antecipada para o ano todo e mais o festival já na turbo-a, e ele pediu para eu segurar, pois não está nada definido, está tendo muitas reclamações de pilotos, preparadores e patrocinadores, que eles estão vendo com a federação paranaense, e provavelmente ficará tudo como está, os regulamentos só seriam alterados na próxima temporada.
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acabei de falar com o rog?rio da força livre, que eu queria fazer a minha inscrição antecipada para o ano todo e mais o festival já na turbo-a, e ele pediu para eu segurar, pois não está nada definido, está tendo muitas reclamações de pilotos, preparadores e patrocinadores, que eles estão vendo com a federação paranaense, e provavelmente ficará tudo como está, os regulamentos só seriam alterados na próxima temporada.
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sim…
? como disse... não vai virar esse negócio, pelo menos por agora.
já tem muito nego que confirmou que vai assinar o manifesto contras as alterações. e tendo um número considerável, não vira.
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sim…
? como disse... não vai virar esse negócio, pelo menos por agora.
já tem muito nego que confirmou que vai assinar o manifesto contras as alterações. e tendo um número considerável, não vira.
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esse manifesto já chegou em minhas mãos e eu já assinei
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tem idéia o que essas pequenas diferenças podem fazer entre um carro e outro? 0,5 segundos… é a diferença que está entre os turbo-a e turbo-b de ponta aqui. baixar de 14s para 13 é moleza, de 13 para 12 já dá um pouco de trabalho, agora baixar de 12 para qualquer outra coisa é necessário muito investimento, equipamento, tempo, experiencia e compet?ncia.
os tempos das duas categorias não estão tão perto não. a turbo-c (no campeonato paranaense) seria sim a solução ideal.
para quem não acredita, é só olhar os tempos das duas categorias deste final de semana:
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nisso eu já não concordo com você… como eu falei no meu primeiro post, o glauco (era um gol furgao preto com weld ano passado, agora g4 preto com as mesmas rodas) virou 1,8s nos 60 pos e 4,8s nos 330 pos..
depois quebrou e virou 12,2s ainda... que tempo será que vira quando acertar outra puxada dessas sem quebrar? por isso eu disse que virou meio que a mesma coisa... com os pneus ?permitidos pelo regulamento, não precisa obrigatoriamente mais que um cabeçote 8v e 4 bicos..
agora falando td bem, proibem os bicos de 160lbs e a bomba importada (total, ~6000 reias nesse carro q citei), mas continuaria com as bielas de tit?nio e as rodas ultra leves (coisa de ~10000 reais)... barato?
esse cara com certeza subir? pra a quando as coisas mudarem na b, mas nada impede que venha outro e gaste uma pequena fortuna em um b e toque os pelados todos...
sempre vai ter alguém com mais dinheiro e disposto a andar na frente em qualquer categoria...
aih vao querer fazer com todas as pecas originais do motor? categoria ap turbo old days ...
mas entao blz, defendi a criacao da c esse ano pra nao deixar na mao o pessoal que investiu em um b.. mudando pro ano que vem soh o pessoal tem tempo de se preparar melhor, aih tudo bem.
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concordo com a sua opinião e foi isso que eu estava conversando com o adalberto hoje na força livre.
a fl quer mudar o regulamento por conta da segurança. então, se é segurança, faz o mesmo que determinaram para a turbo-a: carro que baixar de 12 segundos ou passar a mais de 190 km/h no final da reta, santoantonio nele e não adianta vir falar ah, mas o meu carro é carro de rua, não posso colocar santoantonio nele …
muito bem, se o carro é de rua, não precisa se preocupar, duvido que baixe de 12 segundos. e se baixar de 12, já não é mais um carro que anda na rua, e o cara que banque o santoantonio, eu concordo com isso.
foi o que eu disse: mudança no meio do campeonato visando segurança (caso do santoantonio), sem problemas, concordo.
agora mudança técnica no meio do campeonato??? isso não é coisa de entidade que leva o esporte a sório.
comunique que vai haver mudanças para o próximo campeonato, já vai debatendo as mudanças para a próxima temporada, e deixa rolar o campeonato atual.
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[não consigo editar meus tópicos, porque?]
west, quanto a primeira questáo, vamos continuar com opiniões diferentes, pois na minha opinião, mesmo ambos os carros usando os pneus ventura invertidos, um cabeçote e mais combustável dá sim muita diferença.
mais ar e mais combustável = mais potência.
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você acha que 4 bicos a mais não fazem tanta diferença?
que modulo de ignição nao faz diferenca?
que diametro de linha de combustivel não faz diferença?
que cabeçote multivalvulas não faz diferença?
pra isso tem a turbo-b.
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mesma coisa
turbo b quando o cara consegue alimentar o carro com apenas um carburador .
turbo a quando o cara investe em injecao ou escolheu usar suplementares.
obs: essa e a minha opiniao.
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resposta do adalberto da força livre em meu e-mail hoje:
ol? marcelo,
o que tentamos fazer naquela reunião, foi chegar em um ponto que fosse interessante para os pilotos e para nés da organização. interessante no sentido de poder deixar a categoria competitiva, tanto desportivamente como financeiramente. além de poder trabalhar com segurança.
após escutar diversos pilotos e preparadores, conclu?mos que vamos ter que trabalhar em outra solução. que até o momento é deixar a turbo b da mesma forma que a turbo a. ou seja, santantonio obrigatério de acordo com os tempos e velocidades atingidas. isto é o mesmo que vc está nos propondo.
estamos ainda em fase de análise do problema, mas parece que esta será a melhor alternativa.
de qualquer forma, o que estou te falando ainda não é a decisão final. teremos a definição do que fazer ainda esta semana. então comunicaremos a todos.
agradecemos o interesse, e deixamos o canal de comunicação a sua disposição.
abraços,
força livre motorsport
adalberto monteiro
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a fl faz um ?timo trabalho na organização, mas realmente não tá sabendo administrar a evolução do esporte…
outra coisa, não sei pq brigam tanto por usar bomba importada, ao invós de criar uma bomba similar nacional??? será q é tão dificil assim abrir uma aeromotive, fazer peças iguais ou aperfei?oadas e criar a super-bomba-nacional?????????? nem q seja pra usar 15volts(como acontece com as aeromotive q precisam de 14,7volts pra ser aquela maravilha toda q vcs conhecem)
cadá aquela habilidade de se virar no apuro q o brasileiro tem???? e esse negocio de turbo-b andar quase junto com turbo-a, não anda pq não quer, tem turbo-b q faz tempo de 100mts igual aos turbo-a quando deveria fazer menos tempo, já que não tem tanta potencia pra jogar no ch?o... que eu saiba não tem diferença na suspensão/estrutura dos turbo-a pra turbo-b...
alguem me apresente novas idéias ou algo q me conven?a do oposto, pq se eu continuar com isso na cabeça até a segunda etapa eu vo fica loco...
abraços
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outra coisa, não sei pq brigam tanto por usar bomba importada, ao invós de criar uma bomba similar nacional??? será q é tão dificil assim abrir uma aeromotive, fazer peças iguais ou aperfei?oadas e criar a super-bomba-nacional?????????? nem q seja pra usar 15volts(como acontece com as aeromotive q precisam de 14,7volts pra ser aquela maravilha toda q vcs conhecem)
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hehehehehehe
n?s já fizemos isso com a minha aeromotive. o funcionamento dela é muito simples.
a diferença é o material empregado para suportar tamanha pressão e vaz?o.
pesquisando descobri que o material empregado nessas bombas é material aeroespacial. descobri também que a aeromotive é fornecedora da nasa, adivinha quem fornece as bombas de combustável do ?nibus espacial?
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ah outra coisa, as aeromotive precisam de 13,5 para funcionar em sua plenitude…
fluff, qual foi esse tempo de 100 mtsó essa eu não sabia
mauricio, existe diferença no regulamento entre a turbo-a e turbo-b no quesito suspensão. basicamente, na turbo-b pode-se fazer o que quiser na suspensão, desde que sejam mantidos os pontos de apoios originais. já na turbo-a não precisa, por exemplo vi no carro do fluff uma coisa muito tesão na parte de baixo que infelizmente não posso fazer no meu carro por conta do regulamento. (não vou dizer aqui o que ?, mas o fluff sabe. isso é o que eu queria fazer no meu carro também, ficou muito bom o baguio).
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voce pode fazer sim, marcelo.
ali voce não esta mudando pontos de fixação e sim adicionando com barras de amarração.
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pior que não, fiz uma consulta com o tuotto sobre isso (barra ligando as longarinas e o agregado) e ele disse que descaracteriza, pois assim a suspensão estaria se apoiando no agregado e também na longarina, e o original é apenas no agregado.
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então ta todo mundo errado, ha anos batendo recorde e sempre sendo homologado com carro errado.
se for assim, qualquer barra descaracteriza.
? o mesmo principio dos kits da streethot. o que tem de nego na b usando isso e virando tempo não é brincadeira.