Fu?ar o cabeçote do uno 1.6 r mpi
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a tua le jetronic (a mesma do santana/ 91) tem sensor de detonação sim… pra segurar a onda caso a taxa esteja um pouco alta... e te digo mais, se fosse carburado teoricamente teria mais propensão a grilar que fosse injetado...
tenta antes de polir, retrabalhar válvulas e sedes...as valvulas do palio 1.0 tem 40mm, será que serviriam também?
em muitos cabeçotes que vi (em fotos) dutos de adm/esc são polidos da mesma forma…só pra vc ter uma referencia...
depois conte-nos o resultado...
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não , o formato da sede é totalmente diferente , bem como a haste e é um formato nada bom para fluxo , além de não terem 40 mm mas 36 se não me engano … eu não conheão muito esse cabeçote , não posso falar nada ... mas basicamente faz-se o mesmo que em outros motores ...
abraços ...
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isso mesmo , o fiasa original tem 34 mm na admissão , como o cabeçote do palio tem válvulas 2,5 mm maiores esse valor no palio é de 36,5 mm , isso é certo e é assim no motor 1.0 e 1.5 8v mpi … além disso elas tem uma base meio quadrada , do tipo que abre de uma vez , pra baixa rotação é um desastre , mas pra giro alto é excelente ... e esse formato vale pra todas as gerações desse motor ...
além disso , não servem no cabeçote do sevel ...
abraços ...
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mas eu tenho uma leve suspeita : que o diagrama do comando de válvulas do uno 1.5r (veja bem 1.5r) é maior que o deste motor mpi … certamente seria uma boa alternativa ...
e desculpem pela demora , eu não tinha visto esse tópico ...
abraços ...
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olha , eu vou tentar achar o manual técnico da fiat (? uma vergonha eu não ter este manual) e dar uma olhada … aí te retorno algumas coisas com certeza ...
mas uma coisa é certa , não h? nenhum problema em rebaixar o cabeçote em 1mm ... se é feito no carburado pode ser feito sem problemas no injetado , é só encontrar o enquadramento certo do comando depois ...
abraços ...
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olha , eu vou tentar achar o manual técnico da fiat (? uma vergonha eu não ter este manual) e dar uma olhada … aí te retorno algumas coisas com certeza ...
mas uma coisa é certa , não h? nenhum problema em rebaixar o cabeçote em 1mm ... se é feito no carburado pode ser feito sem problemas no injetado , é só encontrar o enquadramento certo do comando depois ...
abraços ...
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eu tenho uma fonte que tem todos os manuais.
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eu tenho uma fonte que tem todos os manuais.
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ah sim , é verdade … precisarei disto ...
abraços ...
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unos 1.6 são sevel argentinos… não sei a medida das válvulas, mascom certeza são maiores q os 36mm dos palios fiasa (unos são 34mm) na adm e 33 no escape dos 1.5 após 2001
a taxa origes do sevel é de 9,4:1, igual dos palios 1.6 16v e mesmo dos fiasa....vc tem folga pra 1mm de passe nesse cabeçote sem grandes riscos de grilar....não tenho as medidas internas do cabeçote, mas por cima tua taxa deva ficar na casa e 10,6:1....se vc pensar nos golf com taxa de 10,8:1, não será lá um grande risco de detonação
não conheão a graduação dos comandos, mas sei q existia 274o da indeco, que usavam na f?rmula uno....coisa de 100-110cvs carburados e não era algo q se podia chamar de preparação , coisa leve
sevel trabalha com pressão de combustável na linha bem baixa se comparado com as injeções de hoje, snme era 1,3 nos tipos
sevel é um tesão....os hermanos argentinos fazem mis?ria dos sevel...
pena q memso pros fiatistas seja meio q ingrato descobrir sobre eles....tiravam 1750cc destes motores, mas ninguém descobre a medida do virabrequim pra fazer isso..o que mais se aproximou numa discussão no cpt seria um vira de lada laika 1.6, mas ninguém sabe, ninguém viu alguémq fizesse isso...
a única dor de cabeça q vc pode ter é a maldição da correia dos fiat lampredi.....mas não é nada q manutenção em dia não te deixe tranquilo
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o problema da correia é exclusividade do motor fiasa , onde o tensor fica no ramo tenso sabe-se lá porque … eu suspeito que seja uma particularidade dos motores projetados para competição , já que lampredi desenhava motores e cabeçotes para carros de corrida da abarth ... nos sevel esse problema não existe ...
que eu saiba , o motor 1.7 é conseguido atravṍs de aumento nos pistões e não no virabrequim ... eles (os hermanos) inclusive preferem a medida do virabrequim do 1.5 ... li algo em um site argentino que dizia mais ou menos o seguinte (em espanhol , claro) com o virabrequim do 1.5 , é 10.000 rpm a vmp é menor que 20 m/s ...
eu ainda tenho noticia de um motor 1800 cc usando aí sim virabrequim del brava , mas não sei de qual versão ...
abraços ...
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brava 1.8 igual do franzoni com os pistoes std chega a 1900 e poco, pra faze 1.7 eh soh auemnta a medida dos pistoes, mais ai o certo eh elimina a junta e faze o?ring
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? mais ou menos isso … um sevel 1850 ...
abraços ...
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fala galera…
hum...apareceu uns entendidos aqui...heheheheehe
acho que já vi o fiasa power postando no site dos enfierrados...heheheheehe...
bem, estive viajando essa semana toda a trabalho...o carro continua parado, mas é certo esse veneno no cabeçote...
tenho uma dúvida pros entendidos...esse bloco do sevel pega encamisamento? os cilindros parecem bem gastos, tá achando que talvez precise cortar...ou encamisar...
nessa semana que vem o servião vai começar...espero até o sóbado que vem já estar de carro de novo...
falows
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eles já estão na última medida da retífica??? se não, compre pistões sobremedida e faça a retífica…
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exato … e de brinde ainda vem uns cm3 extras ...
e eu não posto no enfierrados , apenas passeio frequentemente por lá ... hehehheheeh ...
abraços ...
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ae marcelo seguem algumas fotenhas do meu cabecote feito by sergio performance
foram polidos os dutos, fluxo, valvulas trabalhadas com angulacao e haste, camaras equalizadas e polidas… tem valvula de admissao de tipo 1.6 e de escape de uno turbo... nao me lembro os tamanhos... e nao foi rebaixado tbem, pois é turbo
mas da pra ver que se quiser fazer mesmo vai uma grana violenta
pra fazer 1.9cc precisa de vira do brava step b 16v (coletor de plastico) e pistoes ultima medida de 1.6... precisa retrabalhar o bloco, pois as bielas vao raspar... e acho que usa as bielas do step b tbem.... snme o curso muda de 67,9 pra 75,8...
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mas eu particularmente não faria nenhuma dessas alterações , exceto a de pistão … além de serem alterações complicadas e caras , certamente tiram o que o motor tem de melhor ... suavidade e subida de giro rápida ...
pra mim o melhor seria um sevel 1.5 com pistões maiores ou um fiasa 1.3 ... ambos para ganharem uns 200 cm3 apenas e camisas forjadas ...
coisa pra gritar alto ...
abraços ...
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eles já estão na última medida da retífica??? se não, compre pistões sobremedida e faça a retífica…
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bem…o motor era std...mas ainda vou levar o bloco pra uma retífica pra ver se ele vai pegar corte....0.25 ou 0.50...só um icrometro pra dizer...
tou demorando um pouco pq sabe como é que ?...final de mes...falta $$$...
mas durante a semna que vem tem novidades...e fotos tb...
falows
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ae marcelo seguem algumas fotenhas do meu cabecote feito by sergio performance
foram polidos os dutos, fluxo, valvulas trabalhadas com angulacao e haste, camaras equalizadas e polidas… tem valvula de admissao de tipo 1.6 e de escape de uno turbo... nao me lembro os tamanhos... e nao foi rebaixado tbem, pois é turbo
mas da pra ver que se quiser fazer mesmo vai uma grana violenta
pra fazer 1.9cc precisa de vira do brava step b 16v (coletor de plastico) e pistoes ultima medida de 1.6... precisa retrabalhar o bloco, pois as bielas vao raspar... e acho que usa as bielas do step b tbem.... snme o curso muda de 67,9 pra 75,8...
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esse cabeçote tá sinistro…
qual o teu carro?
falows
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mas eu particularmente não faria nenhuma dessas alterações , exceto a de pistão … além de serem alterações complicadas e caras , certamente tiram o que o motor tem de melhor ... suavidade e subida de giro rápida ...[snapback]481474[/snapback]
exatamente por isso que os hermanos encaram estuprar cilindro, mas não virabrequim mais longo exatamente pra não virar tratorz?o
fora o fato de que não é só colocar vira de lada..tem a questão da altura dos pistões pra se preocupar…
mas a opção existe....vai contra o q eu acho q é melhor dos fiat que é ser girador....mas olha quanto ex-dono de palio 1.6 16v q táadorando palio 1.8