350 a álcool batendo pino abaixo de 1500 rpm
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eu penso que pode grilar por falta de combustível sim, principalmente se a taxa foi aumentada demais.
apesar que, se você trocou o eixo de comando de válvulas por um mais bravo, esse efeito deveria ter sido amenizado, porque reduz a taxa de compressão dinâmica.
achei esse giglê de alta meio pequeno… eu usava um 155 numa cg150. apesar que são carburadores totalmente diferentes, acho que não serve como referência.
uma coisa é certa: você vai precisar mudar o giglê de baixa.
[]s
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neste findi vou tentar mexer no gicle da alta, pois como dava muita falta em retações mais altas precisei levantar muito a agulha.
no gigle da baixa nem mexi, está original. será que pode grilar por falta de combunstível?
não, praticamente impossível.
reveja toda a montagem do motor, ponto de comando, ponto de ignição e regulagem das valvulas.
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boa tarde pessoal, gostaria de verificar se alguém já passou pela mesma situação e resolveu o problema:
resolvi brincar com o motor da minha xlx 350 que estava perdendo compressão devido a uma válvula queimada, e fiz algumas alterações conforme abaixo:
rebaixei o cabeçote em 0,8mm;
fiz brunimento na camisa;
coloquei anéis novos;
aumentei o gicle de alta de 128 para 160 pois dava falta;
levantei a agulha em + 4mm acima da regulagem pois após 4000 rpm não desenvolvia;
adaptei um filtro de ar com maior vazão e menos restrição;
troquei as 4 válvulas, guias e retentores novos;
**conferiu folga na biela?
não conheço bem o carburador dessa moto, mas basicamente de lenta até 1/4 de abertura do carburador, atua o gicle de lenta, 1/4 a 1/2 acelerador a agulha eh responsavel pela alimentação, e depois disso eh o gicle de alta. então da uma olhada melhor nesse carbura ae, pq to achando q vc regulou ele mal…**
após essas alterações, liguei o motor e começou a bater pino. com solução adicionei gasolina x álcool na proporção de 2 x 1. isso resolveu o problema, mas queria um pouco mais de potência e resolvi mexer em mais uns detalhes como:
ou usa 1 combustivel, ou usa outro. essa de ficar misturando e cagada… sua moto tem como regular ponto de ignição, ou eh fixo ?
eixo de comando novo;
aumentei o diâmetro interno do carburador de 32 p/ +- 36mm;
refiz o escapamento original deixando a passagem livre com diâmetro 1 1/2 ;
fiz um polimento interno no cabeçote.
**qual eh a especificação desse eixo de comando?
vc deixou o carburador conico por dentro? senão vc perde o efeito venturi dele, e pode ser por isso que ta precisando de tanta giclagem.
escapamento mt aberto atrapalha em baixa, e esse motor não gosta mt de girar… coloca um abafador ai pra ajudar no torque.
fez polimento no cabeçote como? deixou ele espelhado? reabriu os dutosó retirou as imperfeições de fundição?**
bom, após essas alterações quando passo dos 5000 rpm o motor começa a patinar embreagem. ficou muito bom, mas tem um problema: mesmo aumentando a quantidade de álcool x gasolina na proporção de 4 x 1, o motor bate pino abaixo dos 1500 rpm, e olha que é uma batida feia e forte.
tem certeza q eh batida de pino? nessa rotação eh praticamente impossivel bater pino… não seria regulagem de valvulas ou folga na biela não? ou até mesmo corrente de comando...
será que é problema no ponto? pois pensei em adiantar uns 10% devido ao álcool, mas acho que vai até piorar a situação.
pensei em excesso de combustível, mas nas acelerações rápidas, dá falta até os 4000 rpm. só não falha se acelerar com mais calma.
como ja falei la em cima, da uma olhada melhor no carburador… mas seu problema (barulho no motor) não deve ser culpa ele...
sei que o fórum é mais dedicado a motores de carros, mas com o princípio de funcionamento é o mesmo e nos fóruns de motos tem poucos entendidos, resolvi perguntar a vocês.
obrigado
opa tentei ajudar um pouco, as respostas tão em negrito…
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opa tentei ajudar um pouco, as respostas tão em negrito…
bom dia adriano, obrigado pelo interesse em responder meu tópico. seguem os questionamentos:
conferiu folga na biela?
quando abri o motor a folga era tolerável, mas como aumentei um pouco a compressão acho que ela não aguentou o tranco. vou esperar mais um pouco e colocar tudo novo.
não conheço bem o carburador dessa moto, mas basicamente de lenta até 1/4 de abertura do carburador, atua o gicle de lenta, 1/4 a 1/2 acelerador a agulha eh responsavel pela alimentação, e depois disso eh o gicle de alta. então da uma olhada melhor nesse carbura ae, pq to achando q vc regulou ele mal…
valeu por essa dica. com certeza devo ter errado nesse ponto, pois levantei muito a agulha para compensar a falta em rotações mais baixas.
ou usa 1 combustivel, ou usa outro. essa de ficar misturando e cagada… sua moto tem como regular ponto de ignição, ou eh fixo ?
**pois é, tentei usar só na gasolina mas o motor bateu muito, e com a adição de álcool ele parou. já usei só no álcool e ficou bom também. vou ver a questão de derrepente niquelar esse carburador.
o ponto é fixo, mas vou tirar o desenho da chapa que atua no sensor e cortar algumas peças com diferentes graduações. será que 3,6 graus adiantado, funcionaria bem no álcool? já entrei em contato com uma empresa que fabrica cdi programável, mas infelizmente eles não tem para xlx.**
qual eh a especificação desse eixo de comando?
o comando é original ainda. só troquei o antigo que estava com muito desgaste e coloquei um de marca mais confiável. assim que liberar uma grana quero achar alguém para trabalhar os excêntricos.
vc deixou o carburador conico por dentro? senão vc perde o efeito venturi dele, e pode ser por isso que ta precisando de tanta giclagem.
esse carburador só possuia uma conicidade antes do pistonete. mas com o aumento da passagem de ar, só senti melhoras no desempenho. a giclagem devo ter errado no que vc relatou acima.
escapamento mt aberto atrapalha em baixa, e esse motor não gosta mt de girar… coloca um abafador ai pra ajudar no torque.
cortei a ponteira original, e refiz a parte interna com um tubo todo perfurado + lâ de vidro ao redor, que abafou um pouco o ruído mas não restringe tanto a passagem dos gases como o original. notei que perdeu pouco torque em baixa, mas o resultado final ficou muito melhor. acima dos 4 mil rpm a embreagem não aguenta e começa a patinar…
fez polimento no cabeçote como? deixou ele espelhado? reabriu os dutosó retirou as imperfeições de fundição?
**não reabri os dutos. será que melhoraria alguma coisa aumentando os dutos e não mexendo nas válvulas, guias e comando?
o polimento fiz com uma mini retífica. retirei as imperfeições da fundição, e dei acabamento manual com uma lixa 60 ou 80 se não me engano. o acabamento ficou liso, porém não espelhado.**
tem certeza q eh batida de pino? nessa rotação eh praticamente impossivel bater pino… não seria regulagem de valvulas ou folga na biela não? ou até mesmo corrente de comando...
**olha, comando não deve ser, pois tensionei manualmente a correia com o motor ligado e o tlec/tlec/tlec continuou. acho que é folga na biela mesmo.
lembrei de uma coisa agora: uma semana atrás após uma volta com a moto, o motor deu um tiro forte em uma descida desacelerando. após isso não liguei mais ela, só senti o motor mais leve na fase de compressão (no pedal). como fiquei desconfiado, reabri o cabeçote, testei a estanqueidade das válvulas, verifiquei que a camisa estáva normal e aproveitei para polir os dutos, trocar o eixo do comado e aumentar ø do carburador. foi depois disso que começou a bater.
será que não pode ter forçado muito a biela com esse estouro?**
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aumente o gicleaur de baixa q para de bater pino…......já tive cb450 álcool uns 20 anos atrás
mas vai ficar uma merda........o carburador vai derreter e entupir os gicleaurs.
gaucho, aquele esquema de niquelar será que não funciona? tenho um cunhado que trabalha em uma empresa de niquel / cromo aqui em cxs do sul. será que é só mandar niquelar, ou vai acabar entupindo algum canal e detonando o carburador?
valeu…
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então a batida q vc tava vendo so na gasolina e parou quando colocou alcool era em que rotação?
pq 1500 rpm eh praticamente marcha lenta desse tipo de motor…
e pra trabalhar avanço, tem como so mudando a posição da bobina pulsadora. mas com isso vc vai adiantar ou atrasar toda a curva ponto.
agora quanto de avanço fica complicado, até pq vc taxou seu motor, sendo assim não precisa de mt avanço...
o carburador que vc abriu, com certeza vc so vai perceber melhora em alta rotação mesmo. em baixa eh pra ficar um pouco mais xoxo...
esse scap tb prioriza mais a alta. por isso q vc so está percebendo ganhos em alta rotação. uma coisa q vc pode fazer pra parar de patinar embreagem, e colocar 1 disco separador e 1 disco de embreagem a mais, ou colocar molas mais duras. com isso deve parar de patinar embreagem...
olha preparar um cabeçote eh bem complexo, da pra fazer em casa, com um pouco de criatividade e boa vontade.
o que vc fez ta de bom tamanho, pq mais que isso ja precisa de um pouco mais de conhecimento, senão vc estraga o cabeçote...
acredito que o barulho q vc está ouvindo deva ser algo com valvulas, folgas ou algo parecido...
minha strada stava dificil de regular folgas, se regulasse na medida correta, ela batia bastante.
troquei tensionador etc... e o problema estava no comando, o rolamento dele estava ruim (comando novo). e no final o rolamento quebrou e a fabrica está pagando os prejuizos q tive...
da uma olhada melhor nessa parte.
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to falando…tem coisa errada no motor em sí, na mecânica. aumentar giglagem é o mesmo que gerar um erro para disfarçar algum outro. a única razão para aumento brusco de giglagem seria devido à mudança de combustível. e só. nada a ver com a detonação (se é q é isso mesmo) q apareceu.
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qto de taxa vc aumentou? será que a vela não está quente? qual o estado atual da vela que está usando???
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gaucho, aquele esquema de niquelar será que não funciona? tenho um cunhado que trabalha em uma empresa de niquel / cromo aqui em cxs do sul. será que é só mandar niquelar, ou vai acabar entupindo algum canal e detonando o carburador?
valeu…
dá p fazer isso sim….............teoricamente ficaria igual os carburadores álcool de antigamente
tente, mas tenha 2 carburadores em mãos
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to falando…tem coisa errada no motor em sí, na mecânica. aumentar giglagem é o mesmo que gerar um erro para disfarçar algum outro. a única razão para aumento brusco de giglagem seria devido à mudança de combustível. e só. nada a ver com a detonação (se é q é isso mesmo) q apareceu.
carol,
só p álcool ele terá de aumentar o buraco da lenta em 40% +
esses motores a ar originais já batem pino qdo muito exigidos em baixa rotação e c o motor bem quente
minha xt 600 batia pino de fazer barulhão nas subidas de trilhas.
as motos importados q não foram tropicalizadas batem pino direto e se segurar de final …... derretem os pistões já ví algumas r6 e r1 assim.
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então a batida q vc tava vendo so na gasolina e parou quando colocou alcool era em que rotação?
**logo que montei o motor, só tinha rebaixado o cabeçote, daí notei que grilava na subida do giro. fui adicionando álcool aos poucos até que parou a bateção.
essa batida nova, começou após o polimento dos dutos e a troca pelo comando novo. por enquanto vou deixar a lenta um pouco mais alta até que eu precise abrir denovo o motor.
quero ainda tentar avançar um pouco mais o ponto, melhorar a vazão do carburador, derrepente mandar fazer um escape em inox para melhorar o polimento dos tubos e trocar o comando por um mais bravo. se com tudo isso eu conseguir mais uns 10 a 20 cavalinhos, estará de bom tamanho.
agora, a honda teve uma deficiência muito grande no comando dessas motos. onde eles poderiam simplificar, simplesmente encheram de balancins, fizeram um sistema todo atravessado. as vezes é mais fácil copiar, que ficar tentando inventar a roda…
mas a coisa boa disso tudo é poder fazer as alterações em casa e sentir as diferenças na prática. não dá para comparar com um motor turbinado, mas já dá para aumentar um pouco a adrenalina na hora de pilotar, hehe.**
obrigado a todos…
abraços
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qto de taxa vc aumentou? será que a vela não está quente? qual o estado atual da vela que está usando???
não taxei muito pois não tinha altura suficiente no cabeçote. o plainamento quase pegou nas sedes das válvulas. também não calculei para quanto foi, mas para efeito de teste, já notei que a compressão aumentou muito no pedal. só tem um jeito de fazer o motor pegar. é deixando o pistão no pms e pedal sem medo de quebrar o pé, hehe..
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carol,
só p álcool ele terá de aumentar o buraco da lenta em 40% +
40%…vou tentar hoje mesmo. derrepente consigo baixar a agulha para os encaixes originais.
carol, a montagem eu fiz e refiz denovo, pois achei que tinha coisa errada também, mas não...estava tudo conforme o manual da honda.
agora uma coisa interessante é que quando rebaixei o cabeçote, tentei montar tudo como antes e o motor só funcionava com todo o afogador puchado (isso na gasolina). eu achei que só a compressão um pouco mais alta não ia precisar de um aumento tão grande de combustível. na gasolina precisei aumentar em 25% o diâmetro do gicle e no álcool foi mais uns 10%. como errei em não aumentar o gigle da baixa, precisei levantar ao máximo a agulha do pistonete. isso resolveu o problema do afogador, mas agora precisei colocar um filtro de ar de carro, para dar excesso de combustível depois dos 6000 rpm, pois o original restringia demais.
valeu
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carol,
só p álcool ele terá de aumentar o buraco da lenta em 40% +
esses motores a ar originais já batem pino qdo muito exigidos em baixa rotação e c o motor bem quente
minha xt 600 batia pino de fazer barulhão nas subidas de trilhas.
as motos importados q não foram tropicalizadas batem pino direto e se segurar de final …... derretem os pistões já ví algumas r6 e r1 assim.
sim gaucho, teria q aumentar a giglagem para que o motor rendesse, e não para resolver qto a detonação em marcha lenta.
qto as super-esportivas importadas, é um caso à parte. tem taxa alta e mais ponto do que as motos fabricadas aqui, ainda mais as antigas.
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sim gaucho, teria q aumentar a giglagem para que o motor rendesse, e não para resolver qto a detonação em marcha lenta.
coloquei lambda meter p regular o opala 4 cil t de 1 amigo meu
achei incrível q o motor tava liso e tinha lenta boa c 1,50 de lambda (meu vts c 1,15 quer morrer, trabalha irregular ,não tem força e dá falha de ignição ao acelerar)
a moto rebaixou o cabeçote e tá c a mistura magra demais (acredito q esteja tão quente q ta batendo pino a toa)
ele vai fazer o teste aumentando o gicleaur e vai postar aqui o resultado.
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coloquei lambda meter p regular o opala 4 cil t de 1 amigo meu
achei incrível q o motor tava liso e tinha lenta boa c 1,50 de lambda (meu vts c 1,15 quer morrer, trabalha irregular ,não tem força e dá falha de ignição ao acelerar)
a moto rebaixou o cabeçote e tá c a mistura magra demais (acredito q esteja tão quente q ta batendo pino a toa)
ele vai fazer o teste aumentando o gicleaur e vai postar aqui o resultado.
gaucho, entubar o cilindro com combustível desse jeito não é o correto (ja subiu de 128 p/ 160, é bastante coisa para uma conversão se a mesma for feita corretamente, desde o carburador com difusor menor até a nova curva de avanço de ignição). tapa-se o buraco usando terra do jardim do vizinho.
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gaucho, entubar o cilindro com combustível desse jeito não é o correto (ja subiu de 128 p/ 160, é bastante coisa para uma conversão se a mesma for feita corretamente,
ele aumentou o gicleaur de alta
essa moto tem 3 gicleaurs (o de lenta deve ser entre 44 e 48) é esse q tem
as xts usam de 48 a 52
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bom dia amigos, aumentei o gicle da baixa de 0,42 para +- 0,65 conforme dica do gaucho, e o problema da batida desapareceu. a aceleração ficou melhor e mais rápida. só vou precisar fazer mais um acerto na altura da bóia, pq está dando falta na alta.
a altura da agulha teve que continuar no canal que fiz a + - 4mm do original, pois senão dá falta.
obrigado a todos pelas dicas, e se alguém souber de mais alguma solução caseira para ganhar uns cavalinhos a mais, agradeço.
abraços
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3 gicles?
que eu saiba so tem 2. o de lenta e o principal. e a agulha q pode ser trabalhada tb.
tava vendo que tem uma versão da xlx 350 que vinha com 2 carburadores… imagina o trampo pra acertar isso...