Skip to content
  • Recente
  • Usuários
Collapse

Preparados

1. Home
  2. Categorias
  3. Mecânica e Preparação
  4. Ajuda fiat 1.6 16v t

Ajuda fiat 1.6 16v t

Agendado Fixado Trancado Movido Mecânica e Preparação
185 Posts 37 Posters 33.3k Visualizações
  • Mais Antigo para Mais Recente
  • Mais Recente para Mais Antigo
  • Mais Votados
Entre para responder
Este tópico foi deletado. Apenas usuários com privilégios de moderação de tópico podem vê-lo.
  • O Offline
    O Offline
    overspeed
    escreveu em última edição por

a minha k16 coube no coletor da apl, num sei se veio diferente

sei lá… que eu saiba é diferente, invertida... vc comprou na hzl a turbina certo ?..ele pode ter mandado já com pé invertido (ele faz esse trampo)

1 Resposta Última resposta
    • 1 Offline
      1 Offline
      16volts

todo mundo fala em turbinao e q da pegada cedo etc… mas 99% dessas pessoas baseiam a experiencia nos ap 8v da vida...

afinal, cada motor eh um motor e responde de maneira diferente... pra que uma turbina grande pra ter pouco mais de cavalaria em alta e perder em baixa-media e media, onde o 16v eh justamente mais fraco ?

nao eh dificil de se notar, na pratica, que turbo pequeno da menos potencia, eh fato, mas sao raros os casos q da pra andar com um monte e ao (turbinao, pressaozao, comandao, cabecotao e bicao) sem muita dor de cabeca... se o cara pega muita estrada, a ultima coisa que ele vai querer eh carro quebrado.

• O Offline
        O Offline
        overspeed

todo mundo fala em turbinao e q da pegada cedo etc… mas 99% dessas pessoas baseiam a experiencia nos ap 8v da vida...

afinal, cada motor eh um motor e responde de maneira diferente... pra que uma turbina grande pra ter pouco mais de cavalaria em alta e perder em baixa-media e media, onde o 16v eh justamente mais fraco ?

nao eh dificil de se notar, na pratica, que turbo pequeno da menos potencia, eh fato, mas sao raros os casos q da pra andar com um monte e ao (turbinao, pressaozao, comandao, cabecotao e bicao) sem muita dor de cabeca... se o cara pega muita estrada, a ultima coisa que ele vai querer eh carro quebrado.

fato… turbina grande é legal qdo vc tem espaço pra acelerar, e coisa e tal... mas pra cidade uma menor as vezes é muito mais agradável, da mais torque em intermediária, responde mais prontamente... tudo depende do que a pessoa quer ou aceita perder em troca...

• A Offline
          A Offline
          Adriano Sushi

como sempre, tem q se preparar um motor/carro para o uso dele, e não somente pendurar um kit e achar q tem o carro mais forte do mundo…

• B Offline
            B Offline
            biriba

basicamente, oq eu quero é um carro que de pra mir ir trabalhar, ir para a faculdade e viajar em alguns finais de semana normalmente, não precisa ser forte nesses trajetos, porém quando precisar me divertir seja só afundar o pé de verdade. praticamente um carro com 2 personalidades.

pelo que entendo, uma turbina um pouco maior vai me trazer isso, não é?

nunca tive carro t, mas acho q andar no dia a dia com a turbina pressurizando deve ser divertido mas deve encher o saco.

para vcs terem um idéia do meu objetivo, antes de optar pelo turbo, tinha comprado um kit nitro, que normalmente só pode ser acionado acima de uns 3k, e com pé no fundo.

• O Offline
              O Offline
              overspeed

vou falar pela experiência que tive de janela na oficina do meu irmão:

se o primeiro carro que vc tem turbo usar turbina muito pequena: o torque vem numa rotação bem mais baixa que a do seu motor aspirado:

• você adora a pegada em giro baixo (mas num agrada tanto acima de uns 5.000)

• você adora a desenvoltura que o carro tem no transito normal (tipo vc ta andando e quer acelerar pra entrar numa vaga no transito)

• você adora vir de boa na estrada e ultrapassar de quinta marcha mesmo

ou seja o comportamento é um tesão… mas o dia que acelerar com alguem com turbina maior e mais inve$timento vai levar um toco...se vc for do tipo que num gosta de ser segundo lugar vai querer imediatamente uma turbina maior...se num ligar pra isso e preferir o dia a dia...continua na pequena

se o primeiro carro que vc tem turbo usar turbina media (melhor relação torque/potência):

num muda a rotação de torque ou potencia máxima

• voce gosta mais de acelerar de meia rotação (dos 4 pros 5.000rpm) do que de baixo giro onde num muda tanto qdo na turbina pequena

• andando de boa (até digamos uns 3.000rpm) o carro é praticamente igual a original, se vc precisa dar uma espetada pra entrar numa vaga vc precisa estar com o motor um pouco mais cheio

• num ultrapassagem vc precisa baixar no máximo uma marcha (5ª pra 4ª)

mas novamente se vc é do tipo que gosta de enfiar todas as marchas até cortar...vai sentir que ainda pode ser melhor

se o primeiro carro que vc tem turbo usar turbina grande:

• você odeia o comportamento no transito (só acelera mesmo se baixar marcha e acordar a turbina)

• vc odeia qdo ta do lado de outro carro e quer entrar na frente dele... só consegue se baixar marcha

• vc odeia qdo vai ultrapassar porque tem que fazer quase igual qdo era aspirado, precisa enfiar muitas vezes uma terceira pra acordar a turbina.

mas, vc ama qdo o motor passa dos 4.500rpm e começa a empurrar sem fim, ama qdo chega no corte de injeção e o motor ainda tá crescendo com um gosto de quero mais .

enfim... escolha da turbina depende do que vc usa e do que vc gostaria de mudar... eu sou fã de turbina menos do que o povo usa aqui... tem mais uma coisa é a turbina encher com 3.000 uns 0,5bar... ams num empurra... outra é ela já empurrar desde giro mais baixo... tem gente que fala que a turbina enche e com 3.000 já tem 0,3bar...´só que o carro num caminha com essa pressão...e muitas vezes outra menor com menos que isso o carro caminha muito mais nessa fase...

• T Offline
                T Offline
                Tucano

melhor explicação over. :) :ban: :hauhau:

eu peguei a k16 justamente porque quero o resultados em ultrapassagens e mais força nas subidas, a potência sera um extra.

e eu antei em um palio com ela, e falei é isso que eu quero.

apesar de acharem pequena, para o que eu quero ela me atende se um dia eu achar pouco passo para uma k24

• D Offline
                  D Offline
                  DuKa

eu recomendo uma k24 no padrao dnt eixo 53,5 e rotorzinho 47…..

é uma turbina pra intermediaria, e que vai pegar cedo e nao vai estrangular em alta....

e depois vc ainda tem a possibilidade de aumentar o rotor dela....

eu tinha uma dessa no meu uno turbo 1.6 8v... com 3000 ela ja começava a me fazer feliz hehehe

agora ta vindo com uma um pouco maior... com eixo 53,8 e rotor 52,4, porem roletada..

• G Offline
                    G Offline
                    gustavoserrano

amigo, para o setup std no seu carro, vá sem medo de k16.

o motor é fraco de torque em baixa e ela irá dar uma compensada.

ja rodei com uma no meu antigo projeto e ela girava 8300 com ft,

e 1.6bar (sei que tava ultrapassando todos os limites, mas só to postando

para tu ter ideia que n tera problemas de estrangulamento, tão facil assim).

esse motor é um tesão, tu vai curtir muito

boa sorte

• D Offline
                      D Offline
                      danielparati

vou falar pela experiência que tive de janela na oficina do meu irmão:

se o primeiro carro que vc tem turbo usar turbina muito pequena: o torque vem numa rotação bem mais baixa que a do seu motor aspirado:

• você adora a pegada em giro baixo (mas num agrada tanto acima de uns 5.000)

• você adora a desenvoltura que o carro tem no transito normal (tipo vc ta andando e quer acelerar pra entrar numa vaga no transito)

• você adora vir de boa na estrada e ultrapassar de quinta marcha mesmo

ou seja o comportamento é um tesão… mas o dia que acelerar com alguem com turbina maior e mais inve$timento vai levar um toco...se vc for do tipo que num gosta de ser segundo lugar vai querer imediatamente uma turbina maior...se num ligar pra isso e preferir o dia a dia...continua na pequena

se o primeiro carro que vc tem turbo usar turbina media (melhor relação torque/potência):

num muda a rotação de torque ou potencia máxima

• voce gosta mais de acelerar de meia rotação (dos 4 pros 5.000rpm) do que de baixo giro onde num muda tanto qdo na turbina pequena

• andando de boa (até digamos uns 3.000rpm) o carro é praticamente igual a original, se vc precisa dar uma espetada pra entrar numa vaga vc precisa estar com o motor um pouco mais cheio

• num ultrapassagem vc precisa baixar no máximo uma marcha (5ª pra 4ª)

mas novamente se vc é do tipo que gosta de enfiar todas as marchas até cortar...vai sentir que ainda pode ser melhor

se o primeiro carro que vc tem turbo usar turbina grande:

• você odeia o comportamento no transito (só acelera mesmo se baixar marcha e acordar a turbina)

• vc odeia qdo ta do lado de outro carro e quer entrar na frente dele... só consegue se baixar marcha

• vc odeia qdo vai ultrapassar porque tem que fazer quase igual qdo era aspirado, precisa enfiar muitas vezes uma terceira pra acordar a turbina.

mas, vc ama qdo o motor passa dos 4.500rpm e começa a empurrar sem fim, ama qdo chega no corte de injeção e o motor ainda tá crescendo com um gosto de quero mais .

tenho saudades dessa escolha kkkkk eita noissss

• D Offline
                        D Offline
                        danielparati

amigo, para o setup std no seu carro, vá sem medo de k16.

o motor é fraco de torque em baixa e ela irá dar uma compensada.

kkkk pqp motor com 106 cv restrigidos vc acha fraco pqp

ja rodei com uma no meu antigo projeto e ela girava 8300 com ft,

e 1.6bar (sei que tava ultrapassando todos os limites, mas só to postando

para tu ter ideia que n tera problemas de estrangulamento, tão facil assim).

esse motor é um tesão, tu vai curtir muito

boa sorte

.50 .58 e ponto kkkk sem sobra de duvidas

o nosso amigo overspeed pode fazer um talentinho na injecao original com ponto de ing e combustivel :hauhau:

• B Offline
                          B Offline
                          biriba

orra, bela explicação overspeed, acho q agora reforçou mais ainda a ideia de uma turbina maior. não quero um carro mais forte para uso normal , quero ele forte na hora de me divertir. não me importo em baixar uma e soca a bota, tanto que eu faço isso a anos e nunca me importei.

sendo assim, tbm vou ter um carro mais econômico né

só pra dar uma exemplificada, qual seria a turbina pequena, a media e a grande +ou-?

• O Offline
                            O Offline
                            overspeed

pra ficar numa linha de fabricantes

pequena seia uma k03

média seria uma k16

grande seria uma k24

e isso com o atenuante que kkk tem uma pegada extremamente mais baixa que as concorrentes (exceto roletada claro)

• B Offline
                              B Offline
                              biriba

bom galera depois de muito estudar, e ler as sugestões de vocês, por falta de opção fui na turbo anhanguera comprar uma turbina no caso seria a tal .50 .58

chegando lá, como sempre o péssimo atendimento, me falaram que essa caixa quente era e-n-o-r-m-eee para meu carro, (quase me chutaram da loja).

até citaram uma .50 .48 mas que ainda assim era gigante segundo eles.

quanto falei a turbina , me pergutaram qual era o carro, me responderam do fundo da loja :

• essa turbina é muito grande não vai ficar boa, e se ele comprar não vai poder trocar depois. essa turbina é para ap2.0 e olha a cilindrada e a potencia comparada com seu motor.

-pra vc tem que ser no máximo uma apl que ainda é grande para esse motor. o ideal seria uma .36

e para finalizar : - com essa turbina vc vai até a praia e não vai encher

conclusão, me senti um extraterrestre que não sabia do que estava falando, e acabei voltando pra casa sem meu caracol, e ainda voltei bem imputecido

e ae, volto lá e insisto na masterpower .50 .58, ou vou em outra loja? alguém tem alguma para me indicar?

• B Offline
                                B Offline
                                biriba

só para terem idéia dos preços fornecido pela ta :

apl 525 = r$1000

apl388 = r$880

.50.48 ou .50.36 = r$1000

gt25 = r$1140

queria muito comprar na dnt achei os preçoes e o atendimento muito bom, além de ter outras marcas alem da mp.

• D Offline
                                  D Offline
                                  danielparati

ja tinha mandado esse cara da t.a tomar no cu

como a que eu achar melhro pro meu carr e acabo

fala que pra ap 2.0 kkk pelo amor de deus

• J Offline
                                    J Offline
                                    japinha

po biriba…. parece que tamos no mesmo caminho...

tenho um 1.6 que tambem queria dar uma apimentada mas uso o carro pro dia a dia....... ai estou estudando as opções...

diferentemente de vc eu prefiro o motor esperto em baixa rotação, não me vejo esticando muito o bixo a mais de 5000 rpm.... queria um caracol pequeno mesmo.... tambem com uma pressão baixa....

mas uma coisa me chamou atenção: devido a facilidade de instalação e remoção do kit nitro, eu estava pendendo pra um desses.... mas vc no primeiro post disse que teve problemas com um desses.... que tipo de problema? como era o carro com o kitá sem acionar ficava igual original? tava querendo compra um no ml tb... as vezes até é o seu.....

vou acompanhando o seu topico e se quiser acompanhe o meu e de umas ideias tb...:

http://www.preparados.com.br/index.phposhowtopic=40061

• V Offline
                                      V Offline
                                      vtr.

só para terem idéia dos preços fornecido pela ta :

apl 525 = r$1000

apl388 = r$880

.50.48 ou .50.36 = r$1000

gt25 = r$1140

queria muito comprar na dnt achei os preçoes e o atendimento muito bom, além de ter outras marcas alem da mp.

a dnt é muito boa de atendimento.

não realizei nenhuma compra, mas tinha interesse em comprar uma turbina pro meu ex gol 1.8 e o cara foi super paciente, me explicou direitinho…

• T Offline
                                        T Offline
                                        Tadeu Primo

hauuhauhuaauhua eeeeeeeee lá em casa rsrs

• B Offline
                                          B Offline
                                          biriba

po biriba…. parece que tamos no mesmo caminho...

tenho um 1.6 que tambem queria dar uma apimentada mas uso o carro pro dia a dia....... ai estou estudando as opções...

diferentemente de vc eu prefiro o motor esperto em baixa rotação, não me vejo esticando muito o bixo a mais de 5000 rpm.... queria um caracol pequeno mesmo.... tambem com uma pressão baixa....

mas uma coisa me chamou atenção: devido a facilidade de instalação e remoção do kit nitro, eu estava pendendo pra um desses.... mas vc no primeiro post disse que teve problemas com um desses.... que tipo de problema? como era o carro com o kitá sem acionar ficava igual original? tava querendo compra um no ml tb... as vezes até é o seu.....

vou acompanhando o seu topico e se quiser acompanhe o meu e de umas ideias tb...:

http://www.preparados.com.br/index.phposhowtopic=40061

então, eu não cheguei a instalar o kit nitro eu tinha comprado mas antes de buscar mudei de idéia.

a dnt é muito boa de atendimento.

não realizei nenhuma compra, mas tinha interesse em comprar uma turbina pro meu ex gol 1.8 e o cara foi super paciente, me explicou direitinho…

então to querendo comprar lá mesmo principalmente pelo atendimento. problema é que só trabalham de segunda a sexta, e eu tbm. hehehhe

• Login

• Não tem uma conta? Cadastrar

• Primeiro post
                                            Último post
                                          0
                                          • Recente
                                          • Usuários