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    * Caroline Stella *
    escreveu em última edição por
    #17

    existem mtos macetes pra se atingir velocidades mais altas mesmo sem aumentar a potência do motor. e todos eles são baseados em apenas uma única coisa: reduzir o arrasto aerodinâmico .

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    • A Offline
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      Adriano Sushi
      escreveu em última edição por
      #18

      coloca um aero. mas aí acaba com a harmonia do desenho…

      tem q colocar defletores na frente tb, pq a frente levanta mt facilmente…

      quanto a harmonia do desenho , não tem tanta importancia quando o assunto eh performance.

      existem mtos macetes pra se atingir velocidades mais altas mesmo sem aumentar a potência do motor. e todos eles são baseados em apenas uma única coisa: reduzir o arrasto aerodinâmico .

      sim sim, mas isso eh coisa pra quem realmente entende do assunto… não eh qq pessoa q manja fazer um retrabalho aerodinamico q não seja tanem...

      1 Resposta Última resposta
      • A Offline
        A Offline
        ANDER*SOM
        escreveu em última edição por
        #19

        éh to vendo que iss é muito mais complicado do que eu imaginava

        1 Resposta Última resposta
        • F Offline
          F Offline
          Fabio Lima
          escreveu em última edição por
          #20

          os carros melhoraram muito nesse quisito nos ultimos anos. dificil um 1.0 8v que não chegue a 170km/h nos dias de hj… antes isso era final de carro 1.6.

          1 Resposta Última resposta
          • * Offline
            * Offline
            * Caroline Stella *
            escreveu em última edição por
            #21

            sim sim, mas isso eh coisa pra quem realmente entende do assunto… não eh qq pessoa q manja fazer um retrabalho aerodinamico q não seja tanem…

            bem isso. o caso seria praticamente o oposto do q os tuneiros fazem.

            1 Resposta Última resposta
            • J Offline
              J Offline
              Joel_RS
              escreveu em última edição por
              #22

              tem q colocar defletores na frente tb, pq a frente levanta mt facilmente…

              quanto a harmonia do desenho , não tem tanta importancia quando o assunto eh performance.

              sim sim, mas isso eh coisa pra quem realmente entende do assunto... não eh qq pessoa q manja fazer um retrabalho aerodinamico q não seja tanem...

              tem aquela né, forma segundo a função.

              gostaria de saber quanto muda no cx de um carro ao se tirar as maçanetas e alisar as chapas das portas.

              1 Resposta Última resposta
              • S Offline
                S Offline
                SantosAutoParts Banido
                escreveu em última edição por
                #23

                os carros melhoraram muito nesse quisito nos ultimos anos. dificil um 1.0 8v que não chegue a 170km/h nos dias de hj… antes isso era final de carro 1.6.

                só p/ ilustrar…

                opala 2.5 (69)

                0 a 100 = 18s

                v.max= 145km/h

                opala diplomata 4.1 (91)

                0 a 100 = 12s

                v.max= 170km/h

                fonte: bcws

                ford ka 1.0 flex

                0 a 100= 16,7s

                v.max= 160km/h

                fonte: http://www.carrosnaweb.com.br/fichadetalhe.aspocodigo=903

                ou seja… ford ka 1.0 flex da ralo em opala 2.5 original..

                alem do menor peso do ford ka, tbm há a melhor aerodinamica...

                1 Resposta Última resposta
                • A Offline
                  A Offline
                  Adriano Sushi
                  escreveu em última edição por
                  #24

                  bom vi no blog do bitu ele falando sobre a saveiro g4 e a saveiro 86 (snme)

                  o fator caixa delas eh mt diferente, e mesmo assim a 86 anda junto com a g4, e isso pq so tinha 4 marchas…

                  1 Resposta Última resposta
                  • C Offline
                    C Offline
                    coisa_triste
                    escreveu em última edição por
                    #25

                    só p/ ilustrar…

                    opala 2.5 (69)

                    0 a 100 = 18s

                    v.max= 145km/h

                    opala diplomata 4.1 (91)

                    0 a 100 = 12s

                    v.max= 170km/h

                    fonte: bcws

                    ford ka 1.0 flex

                    0 a 100= 16,7s

                    v.max= 160km/h

                    fonte: http://www.carrosnaweb.com.br/fichadetalhe.aspocodigo=903

                    ou seja… ford ka 1.0 flex da ralo em opala 2.5 original..

                    alem do menor peso do ford ka, tbm há a melhor aerodinamica...

                    isso não serve de parâmetro..

                    a eficiência dos motores também aumentou junto com a aerodinâmica..

                    não podemos comprar um ka com um opala apenas pelo peso e aerodinamica..

                    qual era a potencia e peso do opala e do ka?

                    na época do opala (anos 90) já tinha carro com cx bem desenvolvido..

                    só pegar o calibra como exemplo..

                    anos 90 e tinha um cv de fazer inveja..

                    http://www2.uol.com.br/bestcars/classicos/vectra-11.htm

                    acho que cx tem mais a ver com velocidade em si..

                    já estabilidade e aderencia nas curvas vai contra cx..

                    só pegar um f1..

                    abre-se mão de um cx melhor para maior aderencia nas curvas..

                    1 Resposta Última resposta
                    • Q Offline
                      Q Offline
                      quarteto
                      escreveu em última edição por
                      #26

                      isso não serve de parâmetro..

                      a eficiência dos motores também aumentou junto com a aerodinâmica..

                      não podemos comprar um ka com um opala apenas pelo peso e aerodinamica..

                      qual era a potencia e peso do opala e do ka?

                      na época do opala (anos 90) já tinha carro com cx bem desenvolvido..

                      só pegar o calibra como exemplo..

                      anos 90 e tinha um cv de fazer inveja..

                      http://www2.uol.com.br/bestcars/classicos/vectra-11.htm

                      acho que cx tem mais a ver com velocidade em si..

                      já estabilidade e aderencia nas curvas vai contra cx..

                      só pegar um f1..

                      abre-se mão de um cx melhor para maior aderencia nas curvas..

                      pois é…

                      uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa vide os carros q corriam e correm hj em le mans...antigamente nego fazia um carro pra cortar o ar da melhor maneira possível, e deixava a curva pro piloto se virar; o maior exemplo é o porsche 917, que tem o recorde absoluto de velocidade na mulsanne...hj em dia o carro tem apêndices aerodinâmicos pra segurar no chão e fazer curva rápido, e eu tenho minhas dúvidas se conseguiriam bater o recorde do 917 num setup normal de corrida

                      a título de curiosidade, segue o link do 5th gear daquele episódio q eles pegaram uma esprit v8 e tentaram passar da barreira das 200 mph...olha o q eles fizeram de aerodinâmica pra manter a potência em um patamar confiável e chegar na meta e olha o q o joselito do sapphire rs cosworth tem de motor pra quebrar a mesma barreira (carro com aerodinâmica normal)

                      parte 1:

                      <center><object width="425" height="350"><param name="movie" value="http://www.youtube.com/v/zvayjmauzig"><param name="wmode" value="transparent"><embed src="http://www.youtube.com/v/zvayjmauzig" type="application/x-shockwave-flash" wmode="transparent" width="425" height="350"></object>

                      http://www.youtube.com/watch?v=zvayjmauzig</center>

                      parte 2:

                      <center><object width="425" height="350"><param name="movie" value="http://www.youtube.com/v/cm7nbl9be0s"><param name="wmode" value="transparent"><embed src="http://www.youtube.com/v/cm7nbl9be0s" type="application/x-shockwave-flash" wmode="transparent" width="425" height="350"></object>

                      http://www.youtube.com/watch?v=cm7nbl9be0s</center>

                      1 Resposta Última resposta
                      • A Offline
                        A Offline
                        ANDER*SOM
                        escreveu em última edição por
                        #27

                        alguem sabe como calcular o cx do carro …ou sabe qto é o cx de um passat 78 original e um cx de um gol g3?

                        1 Resposta Última resposta
                        • * Offline
                          * Offline
                          * Caroline Stella *
                          escreveu em última edição por
                          #28

                          pois é…

                          uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa vide os carros q corriam e correm hj em le mans...antigamente nego fazia um carro pra cortar o ar da melhor maneira possível, e deixava a curva pro piloto se virar; o maior exemplo é o porsche 917, que tem o recorde absoluto de velocidade na mulsanne...hj em dia o carro tem apêndices aerodinâmicos pra segurar no chão e fazer curva rápido, e eu tenho minhas dúvidas se conseguiriam bater o recorde do 917 num setup normal de corrida

                          a título de curiosidade, segue o link do 5th gear daquele episódio q eles pegaram uma esprit v8 e tentaram passar da barreira das 200 mph...olha o q eles fizeram de aerodinâmica pra manter a potência em um patamar confiável e chegar na meta e olha o q o joselito do sapphire rs cosworth tem de motor pra quebrar a mesma barreira (carro com aerodinâmica normal)

                          parte 1:

                          <center><object width="425" height="350"><param name="movie" value="http://www.youtube.com/v/zvayjmauzig"><param name="wmode" value="transparent"><embed src="http://www.youtube.com/v/zvayjmauzig" type="application/x-shockwave-flash" wmode="transparent" width="425" height="350"></object>

                          http://www.youtube.com/watch?v=zvayjmauzig</center>

                          parte 2:

                          <center><object width="425" height="350"><param name="movie" value="http://www.youtube.com/v/cm7nbl9be0s"><param name="wmode" value="transparent"><embed src="http://www.youtube.com/v/cm7nbl9be0s" type="application/x-shockwave-flash" wmode="transparent" width="425" height="350"></object>

                          http://www.youtube.com/watch?v=cm7nbl9be0s</center>

                          http://www.youtube.com/watch?v=cm7nbl9be0s

                          mas q povo orelhudo heim? auhauhauhauhuahuhahuahuah

                          trocam os turbos por outros maiores, e consequentemente com maior volume de ar…alteram o chip...nitram o motor...só q em momento algum mostrou eles falando em re-adequar a taxa de compressão. ai depois se queixam q gastaram $$$$$$$$$ e ficaram frustrados...

                          1 Resposta Última resposta
                          • N Offline
                            N Offline
                            Nick_Destroyer
                            escreveu em última edição por
                            #29

                            dos passat parece que é cerca de 0,45.

                            o gol caixa tem 0,50. o g5 tem 0,34 e o g4 tem 0,35 e o g3 deve ser igual ao g4, pois mudou muito pouco.

                            o uno tem 0,36.

                            escort mk3 tem 0,386, mk4 0,36, mk5 0,35.

                            nunca esquecendo que a resistência aerodinâmica é a área frontal x cx.

                            1 Resposta Última resposta
                            • C Offline
                              C Offline
                              coisa_triste
                              escreveu em última edição por
                              #30

                              eu queria ver o da coisa horrivel do logan…

                              acho um lada deve ter melhor cx que aquilo..

                              1 Resposta Última resposta
                              • Q Offline
                                Q Offline
                                quarteto
                                escreveu em última edição por
                                #31

                                eu truco q o gol caixa tem 0,50….

                                edit: carol, pelo q eu entendi, eles tinham prazo pra fazer isso, além do mais a mecânica dessa lotus v8 é conhecida pela falta de robustez mesmo...nem original aguenta muita sabugada :hauhau:

                                1 Resposta Última resposta
                                • * Offline
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                                  * Caroline Stella *
                                  escreveu em última edição por
                                  #32

                                  eu truco q o gol caixa tem 0,50….

                                  edit: carol, pelo q eu entendi, eles tinham prazo pra fazer isso, além do mais a mecânica dessa lotus v8 é conhecida pela falta de robustez mesmo...nem original aguenta muita sabugada :hauhau:

                                  da pra perceber hehehe logo no começo do primeiro video ja mostra o carro parado no acostamento pra ser guinchado.

                                  1 Resposta Última resposta
                                  • F Offline
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                                    Fabio Lima
                                    escreveu em última edição por
                                    #33

                                    eu queria ver o da coisa horrivel do logan…

                                    acho um lada deve ter melhor cx que aquilo..

                                    só falo que o que já dirigi andava hem… vinha 180 facil... mas era 1.6 16v.

                                    1 Resposta Última resposta

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