Fator caixa
-
os carros melhoraram muito nesse quisito nos ultimos anos. dificil um 1.0 8v que não chegue a 170km/h nos dias de hj… antes isso era final de carro 1.6.
-
sim sim, mas isso eh coisa pra quem realmente entende do assunto… não eh qq pessoa q manja fazer um retrabalho aerodinamico q não seja tanem…
bem isso. o caso seria praticamente o oposto do q os tuneiros fazem.
-
tem q colocar defletores na frente tb, pq a frente levanta mt facilmente…
quanto a harmonia do desenho , não tem tanta importancia quando o assunto eh performance.
sim sim, mas isso eh coisa pra quem realmente entende do assunto... não eh qq pessoa q manja fazer um retrabalho aerodinamico q não seja tanem...
tem aquela né, forma segundo a função.
gostaria de saber quanto muda no cx de um carro ao se tirar as maçanetas e alisar as chapas das portas.
-
os carros melhoraram muito nesse quisito nos ultimos anos. dificil um 1.0 8v que não chegue a 170km/h nos dias de hj… antes isso era final de carro 1.6.
só p/ ilustrar…
opala 2.5 (69)
0 a 100 = 18s
v.max= 145km/h
opala diplomata 4.1 (91)
0 a 100 = 12s
v.max= 170km/h
fonte: bcws
ford ka 1.0 flex
0 a 100= 16,7s
v.max= 160km/h
fonte: http://www.carrosnaweb.com.br/fichadetalhe.aspocodigo=903
ou seja… ford ka 1.0 flex da ralo em opala 2.5 original..
alem do menor peso do ford ka, tbm há a melhor aerodinamica...
-
bom vi no blog do bitu ele falando sobre a saveiro g4 e a saveiro 86 (snme)
o fator caixa delas eh mt diferente, e mesmo assim a 86 anda junto com a g4, e isso pq so tinha 4 marchas…
-
só p/ ilustrar…
opala 2.5 (69)
0 a 100 = 18s
v.max= 145km/h
opala diplomata 4.1 (91)
0 a 100 = 12s
v.max= 170km/h
fonte: bcws
ford ka 1.0 flex
0 a 100= 16,7s
v.max= 160km/h
fonte: http://www.carrosnaweb.com.br/fichadetalhe.aspocodigo=903
ou seja… ford ka 1.0 flex da ralo em opala 2.5 original..
alem do menor peso do ford ka, tbm há a melhor aerodinamica...
isso não serve de parâmetro..
a eficiência dos motores também aumentou junto com a aerodinâmica..
não podemos comprar um ka com um opala apenas pelo peso e aerodinamica..
qual era a potencia e peso do opala e do ka?
na época do opala (anos 90) já tinha carro com cx bem desenvolvido..
só pegar o calibra como exemplo..
anos 90 e tinha um cv de fazer inveja..
http://www2.uol.com.br/bestcars/classicos/vectra-11.htm
acho que cx tem mais a ver com velocidade em si..
já estabilidade e aderencia nas curvas vai contra cx..
só pegar um f1..
abre-se mão de um cx melhor para maior aderencia nas curvas..
-
isso não serve de parâmetro..
a eficiência dos motores também aumentou junto com a aerodinâmica..
não podemos comprar um ka com um opala apenas pelo peso e aerodinamica..
qual era a potencia e peso do opala e do ka?
na época do opala (anos 90) já tinha carro com cx bem desenvolvido..
só pegar o calibra como exemplo..
anos 90 e tinha um cv de fazer inveja..
http://www2.uol.com.br/bestcars/classicos/vectra-11.htm
acho que cx tem mais a ver com velocidade em si..
já estabilidade e aderencia nas curvas vai contra cx..
só pegar um f1..
abre-se mão de um cx melhor para maior aderencia nas curvas..
pois é…
uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa vide os carros q corriam e correm hj em le mans...antigamente nego fazia um carro pra cortar o ar da melhor maneira possível, e deixava a curva pro piloto se virar; o maior exemplo é o porsche 917, que tem o recorde absoluto de velocidade na mulsanne...hj em dia o carro tem apêndices aerodinâmicos pra segurar no chão e fazer curva rápido, e eu tenho minhas dúvidas se conseguiriam bater o recorde do 917 num setup normal de corrida
a título de curiosidade, segue o link do 5th gear daquele episódio q eles pegaram uma esprit v8 e tentaram passar da barreira das 200 mph...olha o q eles fizeram de aerodinâmica pra manter a potência em um patamar confiável e chegar na meta e olha o q o joselito do sapphire rs cosworth tem de motor pra quebrar a mesma barreira (carro com aerodinâmica normal)
parte 1:
<center><object width="425" height="350"><param name="movie" value="http://www.youtube.com/v/zvayjmauzig"><param name="wmode" value="transparent"><embed src="http://www.youtube.com/v/zvayjmauzig" type="application/x-shockwave-flash" wmode="transparent" width="425" height="350"></object>
http://www.youtube.com/watch?v=zvayjmauzig</center>
parte 2:
<center><object width="425" height="350"><param name="movie" value="http://www.youtube.com/v/cm7nbl9be0s"><param name="wmode" value="transparent"><embed src="http://www.youtube.com/v/cm7nbl9be0s" type="application/x-shockwave-flash" wmode="transparent" width="425" height="350"></object>
-
pois é…
uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa vide os carros q corriam e correm hj em le mans...antigamente nego fazia um carro pra cortar o ar da melhor maneira possível, e deixava a curva pro piloto se virar; o maior exemplo é o porsche 917, que tem o recorde absoluto de velocidade na mulsanne...hj em dia o carro tem apêndices aerodinâmicos pra segurar no chão e fazer curva rápido, e eu tenho minhas dúvidas se conseguiriam bater o recorde do 917 num setup normal de corrida
a título de curiosidade, segue o link do 5th gear daquele episódio q eles pegaram uma esprit v8 e tentaram passar da barreira das 200 mph...olha o q eles fizeram de aerodinâmica pra manter a potência em um patamar confiável e chegar na meta e olha o q o joselito do sapphire rs cosworth tem de motor pra quebrar a mesma barreira (carro com aerodinâmica normal)
parte 1:
<center><object width="425" height="350"><param name="movie" value="http://www.youtube.com/v/zvayjmauzig"><param name="wmode" value="transparent"><embed src="http://www.youtube.com/v/zvayjmauzig" type="application/x-shockwave-flash" wmode="transparent" width="425" height="350"></object>
http://www.youtube.com/watch?v=zvayjmauzig</center>
parte 2:
<center><object width="425" height="350"><param name="movie" value="http://www.youtube.com/v/cm7nbl9be0s"><param name="wmode" value="transparent"><embed src="http://www.youtube.com/v/cm7nbl9be0s" type="application/x-shockwave-flash" wmode="transparent" width="425" height="350"></object>
http://www.youtube.com/watch?v=cm7nbl9be0s
mas q povo orelhudo heim? auhauhauhauhuahuhahuahuah
trocam os turbos por outros maiores, e consequentemente com maior volume de ar…alteram o chip...nitram o motor...só q em momento algum mostrou eles falando em re-adequar a taxa de compressão. ai depois se queixam q gastaram $$$$$$$$$ e ficaram frustrados...
-
dos passat parece que é cerca de 0,45.
o gol caixa tem 0,50. o g5 tem 0,34 e o g4 tem 0,35 e o g3 deve ser igual ao g4, pois mudou muito pouco.
o uno tem 0,36.
escort mk3 tem 0,386, mk4 0,36, mk5 0,35.
nunca esquecendo que a resistência aerodinâmica é a área frontal x cx.
-
eu queria ver o da coisa horrivel do logan…
acho um lada deve ter melhor cx que aquilo..
-
eu truco q o gol caixa tem 0,50….
edit: carol, pelo q eu entendi, eles tinham prazo pra fazer isso, além do mais a mecânica dessa lotus v8 é conhecida pela falta de robustez mesmo...nem original aguenta muita sabugada
da pra perceber hehehe logo no começo do primeiro video ja mostra o carro parado no acostamento pra ser guinchado.
-
eu queria ver o da coisa horrivel do logan…
acho um lada deve ter melhor cx que aquilo..
só falo que o que já dirigi andava hem… vinha 180 facil... mas era 1.6 16v.