[dúvida] - misturar vira e pistão dos f1 gm
-
não deu tempo de editar
a fiat tem o direito de usar os motores família i da gm até maio de 2010
depois disso entrara no lugar o motor 1.6 que equipava o mini ou 1.9 que na realidade é 1.8
mais que são fabricados ja pela tritec que tem toda a tecnologia da fabrica da bmw.
isso que chamo de globalização.
-
o que eu sei é que os 16v (stilo e meriva) são os f1 com cabeçote 16v.
é isso mesmo.
esses motores são powertrain.
os do brava são motores fiat mesmo.
o pix… posso estar errado, mas tentando puxar a receita la do fundo da memoria, era um bloco de 1.8, com vira do 1.6 e os pistoes eu nao lembro a medida. as bielas nao faz diferença pq sao todas a mesma. só preciso confimar depois.
abs
-
é isso mesmo.
esses motores são powertrain.
os do brava são motores fiat mesmo.
o pix… posso estar errado, mas tentando puxar a receita la do fundo da memoria, era um bloco de 1.8, com vira do 1.6 e os pistoes eu nao lembro a medida. as bielas nao faz diferença pq sao todas a mesma. só preciso confimar depois.
abs
sim, é essa mistura mesmo, usando pistão do 1.8.
o cálculo é cilindrada = pi x diametro x diametro x curso
mas pelo visto o pistão tem que ter o pino deslocado ou a biela deve ser maior.
-
eu lembro uma vez de ter visto um cara fazer um 1.7 com vira de 1.6 e pistão de f2 1.8
-
olha … eu tive uma feliz experiência com um gol 1.0 16v turbo montado no capricho.
para quem nunca teve a oportunidade de ver de perto um motor 1.0 rendendo o que pode, eu acompanhei a montagem de um motor cuja potência apontada pelo dinojet do amir, acusou 326cv sem nitro. para nao falar que o motor permaneceu com cilindrada original, os pistões foram de 68,5mm para 70mm. mas isso é assunto para outro tópico ...
diante da atrocidade que pode ser feita mesmo com um motor pequeno, fico imaginando que um motor gm 1.4 que tem um cabeçotinho esperto, mesmo que de 8v e original, com uma boa turbina e os detalhes no capricho, deva ficar algo from hell a um custo baixo
eu ja te falei pix ... compra os pistões do corsa 1.0 efi para baixar a taxa, um comando 270, cambio do 1.6 e as peças básicas para o kit . turbina, ja sabe. k-16 eu duvido que vc nao goste do resultado.
se mais para frente você quiser fazer um up . turbina, comando, coletor de escap, praticamente tudo poderá ser mantido ...
-
se for pra manter 1.0, vi um corsa wind com uma k14 frank… que vou te falar viu mt top mesmo. e não tem nada de mais no motor, so foi colocado o cabeçote dos corsas modernos com injeção mult e injeção digipulse maxy...
-
na verdade em ap eh mais facil essas misturas pq o povo ja tento de tudo… gm não eh todo mundo q mexe... fora q ap 1.6 e 1.8 tem o mesmo diametro de pistão ai fica mais facil inventar modas...
eu ainda sou a favor de pegar um motor de calibra
-
para uma mesma linha de bloco (mesma altura do bloco)….toda vez que vc aumenta o curso vc precisa tirar a diferença na altura do pino de pistão...
assim no 1,0 o curso é curto e o pino fica mais pra baixo, no 1,8 o pino fica em cima, rente ao topo do pistão...
o melhor jeito de pensa é descendo cilindrada...se vc tem um motor 1,4 e diminui o curso dele, vc destaxa o mesmo, se aumenta o curso vc taxa ele, da mesma forma se vc misturar cabeçotes de motores menores menores vc aumenta a taxa, se usar cabeçote de motor maior diminui a taxa.
qdo se monta 1,7 f1, é com vira de 1,6 e pistão, se naum me engano de ap800..mas fica na verdade um 1,65.
motor do brava num tem nada a ver com a historia, e naaaada a ver com o 1,8 16v usado em meriva.
-
alias… se for pra montar turbo uma receitinha que eu andei pensando seria:
cabeçote de 1,6 16v, com parte de baixo do 1,4 ou com pistões do econoflex retrabalhados pra ter cavas de valvulas ou com pistões do gasolna mesmo e alguma fatiada no cabeçote...
motor com puta r/l exceente, taxa mais baixa e baita fluxo.... excelente candidato a turbo de rua pega-trouxa
-
eu pegaria o bloco do 1.6 com virabrequim, pistao e biela da montana 1.8
-
pistão, vira, bloco e cabeçote 1.8 f1 de montana, palio, corsa, meriva, stilo, strada, doblo, idea, etc são todos iguais, o que muda é cabeçote entre os 2004 e 2005 em diante (que passaram a ser roletados). 1.8 16v do marea e brava não tem absolutamente nada a ver.
outra diferença é nas juntas de cabeçote entre fiat e gm. em 2004 as juntas fiat eram mais altas que as gm
-
vamos pensar em um caso hipotetico:
você compra um motor 1.8 8v ou 16v, nao importa.
se for transformar ele para um 1.7 trocando apenas o virabrequim para o do modelo 1.6 , você terá que compensar a diferença entre o curso deles, para manter a mesma taxa de compressão do motor 1.8. (10,5 com cabeçote 8v, 9,8 com cabeçote 16v, juntas std)
então basicamente voce tem que subtrair o curso de um pelo outro, e dividir por 2, pois voce quer a diferença do raio de giração (é este nome mesmo, giração hehe), vamos chamar de d .
este raio é o que você vai ter que pedir a mais no tamanho da biela (tamanho std + d), ou pedir para rebaixar no bloco.
motor 1600cc (x16xe):
curso: 81,5 mm. biela: 129,75 mm
motor 1800cc (x18xe1):
curso: 88,2 mm. biela: 129,75 mm
88,2 - 81,5 = 6,7mm. essa é a diferença entre o pmi e o pms dos 2 motores.
6,7 / 2 = 3,35mm
(como o vibraquem é simétrico, poderia ser feito cálculo apenas subtraindo os raios de giração, por exemplo 44,1mm - 40,75mm = 3,35mm…mas eu só quis mostrar de onde tirar os valores..)
então usando-se o motor do 1.8 como base, trocando apenas o virabrequim para o do 1.6 (isto é, mantendo-se a altura do pino no pistão constante), você teria que fazer bielas 3,35mm (129,75 + 3,35 = 131,1mm) mais longas, ou rebaixar o bloco 3,35mm.
com bielas mais longas voce teria um r/l = 0,306...que é interessante.
ja com bielas de medida std e bloco rebaixado, o r/l = 0,314...e apesar de mais alto, também é interessante...visto que motores x16xe lá fora com este r/l giram quase 9000rpm, rendendo 250cvs na gasolina. (visite www.sbdev.co.uk e tu vai ficar de boca aberta com o que os caras fazem com estes motores).
agora se quiser destaxar, precisa medir o volume da camara de combustão, da junta (facil de calcular) e da cava central que o pistão do 1.8 possui. com isso, sabendo a taxa de compressão alvo, você consegue determinar quanto rebaixar (não rebaixar na verdade..para destaxar) o bloco, ou aumentar (não aumentar) a biela.
com o volume da cava do pistão calculado (e não medido, como correto), com o volume da camara de combustão por aproximação, utilizando taxa de compressão original do cabeçote 1.8 8v (sem rebaixar), e utilizando uma junta de 1,5mm, voce teria aproximadamente 8:1 de compressão, somente trocando o virabrequim do 1.8 para 1.6...sem rebaixar bloco nem aumentar bielas, tudo com medida std.
não estou chutando completamente...acabei de calcular com volumes aproximados (com base em medidas tiradas)...precisa ser pipetado para medidas confiáveis...mas não deve ser muito diferente disso não.
só estou mostrando muito superficialmente como deve ficar o motor, na teoria.
[] s
-
só corrigindo, o r/l com bielas mais longas ficaria em 0,3108…e não 0,306. se alguém puder corrigir lá e apagar isso aqui...