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Enchimento de cilindros motor turbo

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  • O Offline
    O Offline
    overspeed
    escreveu em última edição por
    #128

    o intento da fia foi atingido . ou seja , o aumento de taxa não compensou a diminuição de pressão máxima de turbo com a mesma durabilidade .

    lembrando que a taxa de compressão era livre .

    me estranha então não terem adotado motores com 20:1 de taxa …

    o que vem corraborar com que eu e o gaucho estamos falando a dias…

    se num fosse importante e com menos taxa andasse mais, nem precisaria subir a taxa...ainda mais apenas de 7 pra 8,5 ...um ganho de uns meros 10%...bastava enfiar ponto que se teria o mesmo torque e potência que taxando...

    a questão discutida num é tirar o máximo de potência, é tirar o máximo de proveito dele pro uso ao qual se destina...

    teoricamente com 12:1 de taxa e 0,6bar se equivale a um motor com 8:1 e 1,0bar... só que com 12:1 de taxa não te permite usar muito mais que isso com segurança... 8:1 te permite usar muito mais que 1bar com segurança... algo simples... num e nem pra ninguem ficar falando que é destaxado x taxado...

    o que se deve pensar é que só vale a pena destaxar se vc for usar mais pressão... e se for pensar sempre no máximo de potência... se for pensar em linearidade, consumo, etc nem sempre é o melhor caminho...

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    • O Offline
      O Offline
      overspeed
      escreveu em última edição por
      #129

      teoricamente com 12:1 de taxa e 0,6bar se equivale a um motor com 8:1 e 1,0bar… só que com 12:1 de taxa não te permite usar muito mais que isso com segurança... 8:1 te permite usar muito mais que 1bar com segurança... algo simples... num e nem pra ninguem ficar falando que é destaxado x taxado...

      esqueci de comentar… qual o intuito de se gastar dinheiro destaxando se num for usar pressão mais alta ?... ou seja vc só destaxa se for pra fazer um projeto, se naum usa a máxima pressão que a taxa permite...

      1 Resposta Última resposta
      • G Offline
        G Offline
        Gaucho
        escreveu em última edição por
        #130

        o que se deve pensar é que só vale a pena destaxar se vc for usar mais pressão…

        • q explicado.

        99% dos carros turbos de rua, usam motores originais (famosa turbina pindurada/kit básico)

        uma boa regulagem, dá p dobrar a potência, manter a dirigibilidade e não quebrar nada.

        0,7/0,8 dobra potência e torque na maioria dos motores taxados.

        nos destaxados nem sempre.

        1 Resposta Última resposta
        • P Offline
          P Offline
          Pix
          escreveu em última edição por
          #131

          estão todos batendo na mesma tecla, e isso porque já concordamos sobre o assunto, referente a taxa x pressão.

          1 Resposta Última resposta
          • F Offline
            F Offline
            Fiasa Power
            escreveu em última edição por
            #132

            o que vem corraborar com que eu e o gaucho estamos falando a dias…

            se num fosse importante e com menos taxa andasse mais, nem precisaria subir a taxa...ainda mais apenas de 7 pra 8,5 ...um ganho de uns meros 10%...bastava enfiar ponto que se teria o mesmo torque e potência que taxando...

            a questão discutida num é tirar o máximo de potência, é tirar o máximo de proveito dele pro uso ao qual se destina...

            teoricamente com 12:1 de taxa e 0,6bar se equivale a um motor com 8:1 e 1,0bar... só que com 12:1 de taxa não te permite usar muito mais que isso com segurança… 8:1 te permite usar muito mais que 1bar com segurança... algo simples… num e nem pra ninguem ficar falando que é destaxado x taxado...

            o que se deve pensar é que só vale a pena destaxar se vc for usar mais pressão... e se for pensar sempre no máximo de potência... se for pensar em linearidade, consumo, etc nem sempre é o melhor caminho...

            que é exatamente o que eu estou tentando dizer (junto com mais uma porrada de gente) . e mostra que variável pressão está pelo menos um grau acima da variável taxa nesse cálculo . não dá pra pensar o motor sobrealimentado como um motor aspirado . 10% de um , não compensam 10% de outro . seguem escalas distintas .

            e se os números não fossem importantes , não estaríamos aqui disctindo sobre … números . motores e preparação de motores é isso ; números . você pode ignorá-los (embora ache difícil) , mas os números não deixam de estar lá . até porque , sempre perseguimos um bendito ... número .

            quanto a aplicação , aí a coisa muda totalmente de figura ... já entramos em outra discussão . se for pra discutir sobre isso , posso dizer que em determinados casos nem a colocação do turbo valerá a pena e será uma afirmação perfeitamente válida .

            e dentro de determinada aplicação o turbo com mais taxa torna-se perfeitamente viável , eu concordo plenamente e esse nem foi o ponto de discordância a meu ver .

            1 Resposta Última resposta
            • M Offline
              M Offline
              Moafoda
              escreveu em última edição por
              #133
              • q explicado.

              99% dos carros turbos de rua, usam motores originais (famosa turbina pindurada/kit básico)

              uma boa regulagem, dá p dobrar a potência, manter a dirigibilidade e não quebrar nada.

              0,7/0,8 dobra potência e torque na maioria dos motores taxados.

              nos destaxados nem sempre.

              uhaeuheauheauhuheaeauhea

              acho q essa sua pesquisa ta meio furada…

              pelo menos aki em sao bernardo vejo mais carro forte espirrando do q os kit mortadela q se encontravam a alguns anos atras.....

              =f

              fantastico esse topico...

              1 Resposta Última resposta
              • A Offline
                A Offline
                ANDER*SOM
                escreveu em última edição por
                #134

                nossa to aprendendo muito com esse topico ,pois ja acendeu muitas lamparinas da minha cabeça

                1 Resposta Última resposta
                • M Offline
                  M Offline
                  marciodesouzamsms
                  escreveu em última edição por
                  #135

                  < –quoteo(post=755858:date=apr 24 2009, 12:17 pm:name=andersom)-->quote(andersom @ apr 24 2009, 12:17 pm) <{post_snapback}>< --quotec-->sim carol eu vi que vc esplicou sobre motor 2.0 mas eu queria saber se tem uma formula ou como eu faria pra saber o enchimento de

                  ap 1.6 com taxa de 8.5
                  e
                  ap 1.8 com 10.1 de taxa
                  suponhamos que os 2 com 1kg qual teria um cc maior ..isso que queria aprender a fazer os calculos....< --quoteend-->< --quoteeend-->
                  1 bar @ 8,5:1 = 17:1 din tx / 3403,03 cc
                  1 bar @ 10:1 = 20:1 din tx / 3367,94 cc

                  o mesmo motor 1.6, com 8,5:1 de taxa, só que com uma pressão impossível de se usar num motor com 10 de taxa, e com a mesma taxa dínâmica de 1 bar usando 10 de taxa:

                  1,35 bar @ 8,5:1 = 20:1 din tx / 4041,67 cc

                  a muito tempo procuro na net esta resposta

                  como faço para chegar nestes valores citados acima de 3403,03 cc e 3367,94 cc qual o calculo??

                  1 Resposta Última resposta
                  • * Offline
                    * Offline
                    * Caroline Stella *
                    escreveu em última edição por
                    #136

                    a fórmula ja foi postada diversas vzs aqui no pp. não lembro a fórmula de cabeça, e uso um soft que faz todas as contas.

                    1 Resposta Última resposta
                    • M Offline
                      M Offline
                      marciodesouzamsms
                      escreveu em última edição por
                      #137

                      a fórmula ja foi postada diversas vzs aqui no pp. não lembro a fórmula de cabeça, e uso um soft que faz todas as contas.

                      boa tarde
                      se poder ajudar em qual link estou procurando aqui e nda na net tem bastante coisa mas nao informa a calculo nao
                      se poder ajudar sera muto util mesmo

                      1 Resposta Última resposta
                      • * Offline
                        * Offline
                        * Caroline Stella *
                        escreveu em última edição por
                        #138

                        boa tarde
                        se poder ajudar em qual link estou procurando aqui e nda na net tem bastante coisa mas nao informa a calculo nao
                        se poder ajudar sera muto util mesmo

                        somente vc procurando, infelzimente. o q eu teria q fzr é o mesmo q vc.
                        snme o fabio ou o quarteto sabem de cabeça a fórmula. é coisa bem simples.

                        1 Resposta Última resposta
                        • M Offline
                          M Offline
                          marciodesouzamsms
                          escreveu em última edição por
                          #139

                          somente vc procurando, infelzimente. o q eu teria q fzr é o mesmo q vc.
                          snme o fabio ou o quarteto sabem de cabeça a fórmula. é coisa bem simples.

                          sou novo neste forum aqui
                          vc não lembra o titulo do topico que poderia ser???
                          outra coisa não sei mandar mp etc aqui sera que poderia perguntar a eles para me ajudar fica mais facil se poder claro

                          1 Resposta Última resposta
                          • M Offline
                            M Offline
                            marciodesouzamsms
                            escreveu em última edição por
                            #140

                            somente vc procurando, infelzimente. o q eu teria q fzr é o mesmo q vc.
                            snme o fabio ou o quarteto sabem de cabeça a fórmula. é coisa bem simples.

                            sou novo neste forum aqui
                            vc não lembra o titulo do topico que poderia ser???
                            outra coisa não sei mandar mp etc aqui sera que poderia perguntar a eles para me ajudar fica mais facil se poder claro

                            galera se alguem poder nos ajudar na formula, procuramos nos topicos por aqui e não encontramos
                            obrigado

                            1 Resposta Última resposta
                            • J Offline
                              J Offline
                              Joel_RS
                              escreveu em última edição por
                              #141

                              dei uma olhada por cima, tem uns cálculos interessantes.

                              http://www.turbobygarrett.com/turbobygarrett/tech_center/turbo_tech102.html

                              1 Resposta Última resposta
                              • E Offline
                                E Offline
                                eniocordeiro
                                escreveu em última edição por
                                #142

                                é lendo topicos como esse, que chego a conclusão que eu num sei de nada só apertar parafuso mesmo.

                                1 Resposta Última resposta

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