Enchimento de cilindros motor turbo
-
o intento da fia foi atingido . ou seja , o aumento de taxa não compensou a diminuição de pressão máxima de turbo com a mesma durabilidade .
lembrando que a taxa de compressão era livre .
me estranha então não terem adotado motores com 20:1 de taxa …
o que vem corraborar com que eu e o gaucho estamos falando a dias…
se num fosse importante e com menos taxa andasse mais, nem precisaria subir a taxa...ainda mais apenas de 7 pra 8,5 ...um ganho de uns meros 10%...bastava enfiar ponto que se teria o mesmo torque e potência que taxando...
a questão discutida num é tirar o máximo de potência, é tirar o máximo de proveito dele pro uso ao qual se destina...
teoricamente com 12:1 de taxa e 0,6bar se equivale a um motor com 8:1 e 1,0bar... só que com 12:1 de taxa não te permite usar muito mais que isso com segurança... 8:1 te permite usar muito mais que 1bar com segurança... algo simples... num e nem pra ninguem ficar falando que é destaxado x taxado...
o que se deve pensar é que só vale a pena destaxar se vc for usar mais pressão... e se for pensar sempre no máximo de potência... se for pensar em linearidade, consumo, etc nem sempre é o melhor caminho...
-
teoricamente com 12:1 de taxa e 0,6bar se equivale a um motor com 8:1 e 1,0bar… só que com 12:1 de taxa não te permite usar muito mais que isso com segurança... 8:1 te permite usar muito mais que 1bar com segurança... algo simples... num e nem pra ninguem ficar falando que é destaxado x taxado...
esqueci de comentar… qual o intuito de se gastar dinheiro destaxando se num for usar pressão mais alta ?... ou seja vc só destaxa se for pra fazer um projeto, se naum usa a máxima pressão que a taxa permite...
-
o que se deve pensar é que só vale a pena destaxar se vc for usar mais pressão…
- q explicado.
99% dos carros turbos de rua, usam motores originais (famosa turbina pindurada/kit básico)
uma boa regulagem, dá p dobrar a potência, manter a dirigibilidade e não quebrar nada.
0,7/0,8 dobra potência e torque na maioria dos motores taxados.
nos destaxados nem sempre.
-
o que vem corraborar com que eu e o gaucho estamos falando a dias…
se num fosse importante e com menos taxa andasse mais, nem precisaria subir a taxa...ainda mais apenas de 7 pra 8,5 ...um ganho de uns meros 10%...bastava enfiar ponto que se teria o mesmo torque e potência que taxando...
a questão discutida num é tirar o máximo de potência, é tirar o máximo de proveito dele pro uso ao qual se destina...
teoricamente com 12:1 de taxa e 0,6bar se equivale a um motor com 8:1 e 1,0bar... só que com 12:1 de taxa não te permite usar muito mais que isso com segurança… 8:1 te permite usar muito mais que 1bar com segurança... algo simples… num e nem pra ninguem ficar falando que é destaxado x taxado...
o que se deve pensar é que só vale a pena destaxar se vc for usar mais pressão... e se for pensar sempre no máximo de potência... se for pensar em linearidade, consumo, etc nem sempre é o melhor caminho...
que é exatamente o que eu estou tentando dizer (junto com mais uma porrada de gente) . e mostra que variável pressão está pelo menos um grau acima da variável taxa nesse cálculo . não dá pra pensar o motor sobrealimentado como um motor aspirado . 10% de um , não compensam 10% de outro . seguem escalas distintas .
e se os números não fossem importantes , não estaríamos aqui disctindo sobre … números . motores e preparação de motores é isso ; números . você pode ignorá-los (embora ache difícil) , mas os números não deixam de estar lá . até porque , sempre perseguimos um bendito ... número .
quanto a aplicação , aí a coisa muda totalmente de figura ... já entramos em outra discussão . se for pra discutir sobre isso , posso dizer que em determinados casos nem a colocação do turbo valerá a pena e será uma afirmação perfeitamente válida .
e dentro de determinada aplicação o turbo com mais taxa torna-se perfeitamente viável , eu concordo plenamente e esse nem foi o ponto de discordância a meu ver .
-
- q explicado.
99% dos carros turbos de rua, usam motores originais (famosa turbina pindurada/kit básico)
uma boa regulagem, dá p dobrar a potência, manter a dirigibilidade e não quebrar nada.
0,7/0,8 dobra potência e torque na maioria dos motores taxados.
nos destaxados nem sempre.
uhaeuheauheauhuheaeauhea
acho q essa sua pesquisa ta meio furada…
pelo menos aki em sao bernardo vejo mais carro forte espirrando do q os kit mortadela q se encontravam a alguns anos atras.....
=f
fantastico esse topico...
-
< –quoteo(post=755858:date=apr 24 2009, 12:17 pm:name=andersom)-->quote(andersom @ apr 24 2009, 12:17 pm) <{post_snapback}>< --quotec-->sim carol eu vi que vc esplicou sobre motor 2.0 mas eu queria saber se tem uma formula ou como eu faria pra saber o enchimento de
ap 1.6 com taxa de 8.5
e
ap 1.8 com 10.1 de taxa
suponhamos que os 2 com 1kg qual teria um cc maior ..isso que queria aprender a fazer os calculos....< --quoteend-->< --quoteeend-->
1 bar @ 8,5:1 = 17:1 din tx / 3403,03 cc
1 bar @ 10:1 = 20:1 din tx / 3367,94 cco mesmo motor 1.6, com 8,5:1 de taxa, só que com uma pressão impossível de se usar num motor com 10 de taxa, e com a mesma taxa dínâmica de 1 bar usando 10 de taxa:
1,35 bar @ 8,5:1 = 20:1 din tx / 4041,67 cc
a muito tempo procuro na net esta resposta
como faço para chegar nestes valores citados acima de 3403,03 cc e 3367,94 cc qual o calculo??
-
a fórmula ja foi postada diversas vzs aqui no pp. não lembro a fórmula de cabeça, e uso um soft que faz todas as contas.
-
a fórmula ja foi postada diversas vzs aqui no pp. não lembro a fórmula de cabeça, e uso um soft que faz todas as contas.
boa tarde
se poder ajudar em qual link estou procurando aqui e nda na net tem bastante coisa mas nao informa a calculo nao
se poder ajudar sera muto util mesmo -
boa tarde
se poder ajudar em qual link estou procurando aqui e nda na net tem bastante coisa mas nao informa a calculo nao
se poder ajudar sera muto util mesmosomente vc procurando, infelzimente. o q eu teria q fzr é o mesmo q vc.
snme o fabio ou o quarteto sabem de cabeça a fórmula. é coisa bem simples. -
somente vc procurando, infelzimente. o q eu teria q fzr é o mesmo q vc.
snme o fabio ou o quarteto sabem de cabeça a fórmula. é coisa bem simples.sou novo neste forum aqui
vc não lembra o titulo do topico que poderia ser???
outra coisa não sei mandar mp etc aqui sera que poderia perguntar a eles para me ajudar fica mais facil se poder claro -
somente vc procurando, infelzimente. o q eu teria q fzr é o mesmo q vc.
snme o fabio ou o quarteto sabem de cabeça a fórmula. é coisa bem simples.sou novo neste forum aqui
vc não lembra o titulo do topico que poderia ser???
outra coisa não sei mandar mp etc aqui sera que poderia perguntar a eles para me ajudar fica mais facil se poder clarogalera se alguem poder nos ajudar na formula, procuramos nos topicos por aqui e não encontramos
obrigado -
dei uma olhada por cima, tem uns cálculos interessantes.
http://www.turbobygarrett.com/turbobygarrett/tech_center/turbo_tech102.html
-
é lendo topicos como esse, que chego a conclusão que eu num sei de nada só apertar parafuso mesmo.