Turbinas borgwarner…
-
por alguns motivos, não existem carca?as .36 para motores de alta potência por litro, contudo, é diferente de dizer que todas são igual é turbo de gol 1.0…
-
por isso q no meu primeiro tópico eu perguntei como o pessoal sai afirmando q uma .35 é ridicula pra motor x , só serve pra encher bal?o, só fica bom em 1.0 q nao quer acelerar e etc.
[snapback]280758[/snapback]
coloca a foto aí de uma .35 do tamanho de um mel?o.
-
por alguns motivos, não existem carca?as .36 para motores de alta potência [snapback]280771[/snapback]
simples motivo: em preparação não existe m?gica. ou a coisa rende potência ou a coisa não rende potência. não adianta insistir pq não vem cavalaria qdo se usa um turbo menor do que o correto para um motor.
-
1 - não tá nervodo caio, vc é que aparenta achando que sempre estou criticando, ?penas faão comentário sobre o que pode ser diferente…vc fala em usar algo ninja sarado etc... eu apenas abaixo a bola do pessoal que pode sair comprando o maior caracol que achar sacou ?
tem gente que gosta de potência sim...mas tem miuta gente que abre mão do máximo pra ter um carro com pegada mais cedo ou mais torque em baixa então toda vez que se coloca que usou turbina ninja só porque é grande eu me into na obrigação de dizer que nem sempre é assim (não pela potência, mas pelo que o projeto deseja obter)
2- koenig, se vc tem mais taxa vc aproveita melhor a mistura (a grosso modo) gerando mais energia e aumentando a pressão na c?mara de combust?o...se a pressão aumenta os gases saem com mais velocidade (que pode ser considerada uma forma de energia tbm)...por isso tem mais energia saindo pelo escape tbm..
3- a frase do ka é definitiva...não tem m?gica, só que posições xiitas não existem... não tem lados do abismo... existe um meio termo que é aonde queremos chegar... como foi falado em outro tópico tempos atrás... ninguem aqui vai querer usar uma gt12 num omega 4.1...mas tbm não vamos querer uma .70 num endura 1.0 de 50cv... entre estes abismos (que nunca existem) tem um monte de fatores...e pior..se mudar o numero de pos já muda tudo...
o homero da hzl conversou uns tempos atrás comigo sobre isso...são tantas vari?veis que é impossível vc falar que algo não funciona se não souber exatamente tudo, numero de pos do rotor quente e frio, di?metro externo e interno (a? vc sabe tbm o trim...só ele tbm não adianta), as carca?as quente e fria e a familia a que pertence (poreque define o perfil das pos do rotor)...
se vc diminui a carca?a quente pode tirar uma aleta que até certo ponto o resultado é equivalente e vice versa... se usar uma carca?a quente muito grande pode precisar de rotor frio com mais pos.... é tudo um dimensionamento.... nada pode ser comparado sem saber exatamente o que vai ser usado...
-
1 - não tá nervodo caio, vc é que aparenta achando que sempre estou criticando, ?penas faão comentário sobre o que pode ser diferente…vc fala em usar algo ninja sarado etc... eu apenas abaixo a bola do pessoal que pode sair comprando o maior caracol que achar sacou ?
[snapback]281302[/snapback]
sarado? isso é linguajar de uma revista ae e não meu.
ninja é sobre macetes, sobre as formas que cada um usa pra resolver as coisas.
vc não tem seus macetes pra trabalhar progamas de injeção de alguns carros especiais ?
pois então, o pessoal tb tem suas soluções pra fzr um motor render desde cedo sem ser obrigado a usar um turbo min?sculo. caso vc não tenha a tal solução, não critique, seja humilde e aceite. ninguem sabe tudo de tudo. a vida é uma escola e estamos aqui para aprender
agora chegar e criticar os esquemas ninja de cada um é pura falta de educação, de ?tica ou de sei la mais o que. alias até sei mas é melhor não encompridar.
tem gente que gosta de potência sim…mas tem miuta gente que abre mão do máximo pra ter um carro com pegada mais cedo ou mais torque em baixa então toda vez que se coloca que usou turbina ninja só porque é grande eu me into na obrigação de dizer que nem sempre é assim (não pela potência, mas pelo que o projeto deseja obter)[snapback]281302[/snapback]
caramba, depois de tudo q mostramos vc ainda acha q nés não gostamos de pegada em baixa?
e outra: qdo alguem vem no forum perguntar qual turbo usar, vc logo de cara ja manda .36 e cia. mesmo que o cara tenha um carro não elefante branco como é um a3. seja gol, seja saveiro, e até um astrinha, parece que só existe .36 e eixo apl no mundo. e não é assim não.
-
não critico…apenas exponho que a solução pra tudo não existe de forma pronta... macetes ?...bem existem.... e tenha certeza que são bem parecidos todos eles afinal se alguem tivesse 3 bolas no saco não iria ter competição...ia ser só um cara ganhando e agente sabe que eles se revezam comc ertza frequência
e tem mais não é sempre que sugiro .36, calhou do tshiii porque ele tinha vindo aqui fazer or?amento e pediu pegada em baixa.... pra pressão limitada que seria usada a solução atendia.... k16 eu uso em audi até 300 e poucos cv com 1,2bar e bo apegada.... se quier mais potência (o motor ta no limite como no caso do astra) claro que vou sugerir turbina maior...
inclusive eu prefiro usar uma apl240 com .42 pulsativa ou até maior do que 525 com .36 ....só que qdo vc diz que não funciona (como vc fez criticando que as valvulas derreteriam e o motor não passaria dos 4.500rpm) eu tenho que provar que funciona sim.... e tem mais até hoje eu nunca critiquei nenhuma sugestão sua apenas deixei claro que tem opções para pegada mais em baixa com torque mais cedo e tbm que rende menos...mas as vezes atende ao que o dono do carro quer...
nunca entendi o carnaval que vc sempre faz sobre eu simplesmente abrir o leque de opções.... se vc pesquisar vai ver que nunca critiquei (coisa que vc fez sim nesse tópico que comentei acima) nenhum de seus conselhos..apenas acrescentei dados para que o cara tenha sempre mais opção...se não fica parecendo que só um tipo de turbina serve
não estou nervoso e nem estressado...muito pelo contrário... apenas quero acrescentar informação..vc é que parece se sentir acuado qdo alguem fala algo que não seja exatamente o que vc disse antes... o mundo não é feito de preto e branco...
-
cada um eh cada um
cada um ker o carro pra uma coisa.. uns kerem pegada, outros kerem final..
tudo depende de muita coisa.. da cilindrada, do numero de cilindros, do combustivel usado, da taxa do carro, se vc ker forca em alta ou em baixa.. nao adianta ficar discutindo discutindo… cada caso eh um caso.
ou todo mundo pode ficar rico e comprar turbinas roletadas
-
não critico…apenas exponho que a solução pra tudo não existe de forma pronta... macetes ?...bem existem.... e tenha certeza que são bem parecidos todos eles afinal se alguem tivesse 3 bolas no saco não iria ter competição...ia ser só um cara ganhando e agente sabe que eles se revezam comc ertza frequência
[snapback]281343[/snapback]
alguem aqui disse que tudo cai do ceu e q tudo ja esta pronto? canso de falar pro pessoal fugir de kit e de turbo pronto.
ai vai do conhecimento de cada um em saber o q indicar sem ficar limitado a apenas uma unica condição de uso.
e tem mais não é sempre que sugiro .36, calhou do tshiii porque ele tinha vindo aqui fazer or?amento e pediu pegada em baixa…. pra pressão limitada que seria usada a solução atendia.... k16 eu uso em audi até 300 e poucos cv com 1,2bar e bo apegada.... se quier mais potência (o motor ta no limite como no caso do astra) claro que vou sugerir turbina maior...
vem 300cvs com .36? caramba…podia montar um gol assim e competir na turbo light.
inclusive eu prefiro usar uma apl240 com .42 pulsativa ou até maior do que 525 com .36? ….só que qdo vc diz que não funciona (como vc fez criticando que as valvulas derreteriam e o motor não passaria dos 4.500rpm) eu tenho que provar que funciona sim.... e tem mais até hoje eu nunca critiquei nenhuma sugestão sua apenas deixei claro que tem opções para pegada mais em baixa com torque mais cedo e tbm que rende menos...mas as vezes atende ao que o dono do carro quer...
ng falou q ia derreter as valvulas e nem tão pouco parar o giro nos 4500, preste atenção no que escrevemos pra não dizer coisas q não dissemos.
o aumento de potência vai sim ficar reduzido conforme o giro sobe, qdo se usa um turbo pequeno. tem um torque legal em baixa, mas em alta o motor apenas gira e não rende progressivamente.
vai sim reduzir a vida util das valvulas de escapamento. caso vc não saiba, os fabricantes de automoveis q usam turbo no motor e q tb usam turbo pequeno, todos instalam valvulas de escape refrigeradas a sódio. pq sera né…
e pq deixar o carro da pessoa só com pegada se ele pode ter pegada e potência?
nunca entendi o carnaval que vc sempre faz sobre eu simplesmente abrir o leque de opções…. se vc pesquisar vai ver que nunca critiquei (coisa que vc fez sim nesse tópico que comentei acima) nenhum de seus conselhos..apenas acrescentei dados para que o cara tenha sempre mais opção...se não fica parecendo que só um tipo de turbina serve
carnaval? leque? só vejo vc receitar turbo minusculo até mesmo pra motor maior como um 2.0 16v. desde um 1.6 até um 2.0 16v vejo vc falar em .36 e similar.
não estou nervoso e nem estressado…muito pelo contrário... apenas quero acrescentar informação..vc é que parece se sentir acuado qdo alguem fala algo que não seja exatamente o que vc disse antes... o mundo não é feito de preto e branco...
verdade, o mundo não é feito de preto e branco, nem tudo o q se escreve é o q se prova na real.
tanto sei disso que tudo o q falo eu mostro. e mesmo assim tem gente q se recusa a acreditar nos proprios olhos. muitas vzs o orgulho cega as pessoas.
-
tudo depende de muita coisa.. da cilindrada, do numero de cilindros, do combustivel usado, da taxa do carro, se vc ker forca em alta ou em baixa.. nao adianta ficar discutindo discutindo… cada caso eh um caso.
[snapback]281347[/snapback]
exato, concordo contigo.
-
vou educadamente e em prol do forum me furtar a responder mais qualquer coisa neste tópico
[snapback]281399[/snapback]
pois é. mas fique sabendo que eu compartilho da tua abordagem.
acho que é realmente muito fácil fazer um motor forte e só, fácil mesmo. os desafios sempre consistem em casos onde se quer ou precisa juntar características opostas e obter um compromisso ideal, seja do ponto de vista técnico, como do ponto de vista da satisfação do cliente, seja ele uma pessoa ou uma fábrica.
qquer pessoa que fale de motor forte 4 cilindros e esteja falando de menos de 600 hp numa configuração de pseudo-arrancada , está anos luz atrás da vanguarda.
cerca de 20 anos atrás, já existiam motores de 4 cilindros e 2 lts baseados em blocos de produção, como os nossos com mais que essa potência, torque plano e capacidade de rodarem mais de meia hora com o po embaixo. hoje esse patamar está na casa dos 800~900 hp. essa é a vanguarda.
se vc busca potência máxima, ou vc tá nessa casa, ou vc é apenas mais um na preparação.
estabelecer par?metros e trabalhar dentro deles, é um verdadeiro desafio de engenharia, requer intelig?ncia, perspic?cia e testes.
colocar 350 hp num motor turbo, é fácil, basta comprar as peças certas e montar. e depois aguentar a quebração de coisas no carro.
agora, um desafio interessante jr: qual o valor mínimo que se conseguiria para fazer um kit estilo apr para um carro 1.0 flex moderno?
essa é uma coisa que me interessa…
qual teu palpite?
ab?
-
simples motivo: em preparação não existe m?gica. ou a coisa rende potência ou a coisa não rende potência. não adianta insistir pq não vem cavalaria qdo se usa um turbo menor do que o correto para um motor.
[snapback]281192[/snapback]
não é esse o motivo.
ab
-
então qual é o outro motivo?
[snapback]281407[/snapback]
uma dica: está relacionado com separar o a do r…
ab?
-
tenho duas coisas a dizer sobre essa discussão:
- o turbo assim como os demais componentes do motor devem ser dimensionados pensando na potência máxima. ou seja, é besteira vc usar biela de tit?nio se o teu motor produz no máximo 200 hp. da mesma forma, é perca de efici?ncia e dinheiro usar um turbo gigante que pode render bem até 700 hp se vc deseja apenas 200 hp. saber casar os componentes e atinjir a potência requerida sem estar superdimensionado é o grande lance da preparação. como já disse em outra discussão, um pedreiro até levanta uma casa sem o projeto do engenheiro, mas certamente vai gastar o dobro de cimento e vai demorar o dobro do tempo.
criticar as turbinas só por serem pequenas sem nem ao menos ver o que o gr?fico delas nos diz, é precipitação e sinal de radicalismo. cada produto tem o seu destino certo e num pa?s infestado de motor 1.0, elas terão clientes cativos.
- depois de ver o que um v8 aspirado é capaz de fazer, tanto faz o tamanho da turbina que vc usa.
-
estabelecer par?metros e trabalhar dentro deles, é um verdadeiro desafio de engenharia, requer intelig?ncia, perspic?cia e testes.
colocar 350 hp num motor turbo, é fácil, basta comprar as peças certas e montar. e depois aguentar a quebração de coisas no carro.
[snapback]281408[/snapback]
colocar um turbo minusculo e fazer um carro andar mais rapido que antes tb é coisa facil e qualquer um é capaz de fazer e ainda deixa o dono do carro contente, geralmente qdo o dono é 101% leigo e nunca andou em carro turbo certinho em equipamentos.
quanto a e depois aguentar a quebração de coisas no carro. isso varia de carro pra carro e de motorista pra motorista.
tem cara q pega o carro hj na oficina e hj mesmo ja quebra todos os coxins, em contrapartida tem cara que fica um ano sem fazer nada no carro. aparece as vzs pra tomar um caf?…pra trocar o oleo do motor...
-
tenho duas coisas a dizer sobre essa discussão:
- o turbo assim como os demais componentes do motor devem ser dimensionados pensando na potência máxima. ou seja, é besteira vc usar biela de tit?nio se o teu motor produz no máximo 200 hp. da mesma forma, é perca de efici?ncia e dinheiro usar um turbo gigante que pode render bem até 700 hp se vc deseja apenas 200 hp.
[snapback]281417[/snapback]
com certeza. assim como é besteira montar um motor pra rodar no limite, com um turbo menor no que dá e rodar sempre no talo, no limite do rotor.
saber casar os componentes e atinjir a potência requerida sem estar superdimensionado é o grande lance da preparação. como já disse em outra discussão, um pedreiro até levanta uma casa sem o projeto do engenheiro, mas certamente vai gastar o dobro de cimento e vai demorar o dobro do tempo.
quero ver um engenheiro erguer uma casa sem as correções feitas por um mestre de obras
criticar as turbinas só por serem pequenas sem nem ao menos ver o que o gr?fico delas nos diz, é precipitação e sinal de radicalismo. cada produto tem o seu destino certo e num pa?s infestado de motor 1.0, elas terão clientes cativos.
o dia em que os graficos forem feitos pra um determinado motor e a discussão for em cima desse motor, ai sim concordo contigo e o mundo será um lugar muito melhor pra se viver