Diferenças de ponto entre ft/pd x distribuidor
-
vou posta a tabela de ponto q tava usando no meu motor mais essa tabela ja sofreu algumas modificaç~eos mais ousadas.. e atual esta em outro pc estou usando megasquirt i lenbrando q ateh 100kpa esta sem pressurizaão ainda e a tabela vai ateh 250kpa 1.5kg de turbo oq ñ uso uso somente 0.7 por enquanto.
abçs: jonathan
-
na hardware tb acontece a mesma coisa uso de lenta 25 depois pulo para 30 e tenho em toda fase aspirada 40, quando entra pressão de turbo cai para 30 e venho caindo de um em um grau conforme pressão ate ficar com 20 graus e olha que dá para aumentar um pouco mais, no dino vamos experiementar.
-
no manual da pandoo diz que o ponto por ela tem que ser 20º batendo com ot.
isso eh pra calibrar ela com o distribuidor. depois vc deixa a curva como quiser…
ja perceberam a diferença que rola de ponto de cilindro pra cilindro?
um dia quando um carro estiver dando pepino verifiquem isso, ponto cilindro por cilindro…ja vi carro de pista dar 10 graus de diferença de ponto....infelizmente perfeito igual uma original nenhum injeção que pulsa bicos vai ser....e entre todas elas eu vou de fueltech ou rolemotors, não arriscaria nenhuma outra....nunca usei elas mas por todos os resultados ja atingido por essas duas nao sairia delas....rolemotors em aspirados e fueltech em turbo.
putz cara que nunca uso, e vem falar mal…
-
quando montei o carro usava ponto comportado, lenta 12º e ia subindo progrescivo ate 32º no corte com a correção por pressao e antes de entrar o turbo ele andava menos que carro 1000 ai fui subindo ponto e ficou bom
e quanto a ajuste de ponto e mistura
eu depois de pegar o geito ja mexi em tudo, ponto, pulso dos bicos, pressao de combustivel e nao adianta o ponto na ft tenque ficar la no teto pra ele trabalhar lisinho
eu ate imagino que possa ter uma perda por fatores de distribuidor, bobinas e tal que ai tenhamos que por um pontinho extra para compensar, mas tanto assim? oque temos que revisar ou ajustar para tirar esta perda?
e se temos essa perda em baixa como fica a alta do motor sera que nao poderiamos usar mais ponto final para um melhor desempenho?
no meu caso da uma perda de 50%+/- de ponto em baixa rotação e to usando 18/20º de ponto final com pressao, sera que tenho esta mesma perda oque daria 9/10º de ponto final, oque vcs me disem disso?
-
quando montei o carro usava ponto comportado, lenta 12º e ia subindo progrescivo ate 32º no corte com a correção por pressao e antes de entrar o turbo ele andava menos que carro 1000 ai fui subindo ponto e ficou bom
e quanto a ajuste de ponto e mistura
eu depois de pegar o geito ja mexi em tudo, ponto, pulso dos bicos, pressao de combustivel e nao adianta o ponto na ft tenque ficar la no teto pra ele trabalhar lisinho
eu ate imagino que possa ter uma perda por fatores de distribuidor, bobinas e tal que ai tenhamos que por um pontinho extra para compensar, mas tanto assim? oque temos que revisar ou ajustar para tirar esta perda?
e se temos essa perda em baixa como fica a alta do motor sera que nao poderiamos usar mais ponto final para um melhor desempenho?
no meu caso da uma perda de 50%+/- de ponto em baixa rotação e to usando 18/20º de ponto final com pressao, sera que tenho esta mesma perda oque daria 9/10º de ponto final, oque vcs me disem disso?
mais vc ja chego coloca uma lampada de ponto lah e ve qts ta dando e se ta batendo com a ftá as veses pode estar desequalizado o ponto do carro com o da ft ai vc prescisa aumentar tanto na ft pra q o carro ande…
-
não é questão de divergências entre a leitura com a pistola (alguem comentou isso por aqui a algum tempo, em outro tópico), parece q essas ies exigem mais ponto mesmo.
-
não é questão de divergências entre a leitura com a pistola (alguem comentou isso por aqui a algum tempo, em outro tópico), parece q essas ies exigem mais ponto mesmo.
quando usava megasquirt 2 no meu ex-ap1.8 fiz um teste de aumentar o ponto na lenta pra ver se a temperatura do escape alterava. subi até 28graus na lenta e não alterou nada na temperatura do escape. achei estranho e voltei ao normal. sendo que o normal era 18, e funcionava lisinho. fiz testes injetando os 4 bicos diretos e 2 a 2 alternados e também tinha lenta lisinha.
o que fazia diferença na lenta era mistura pobre, pois ficava muuito instável, e daí tinha que socar ponto pra melhorar. deixando pouquinho mais gordo (pouca coisa mais que lambda em 900mv - narrow) ficava tranquilo.
já testaram engordar um pouco?
-
mais vc ja chego coloca uma lampada de ponto lah e ve qts ta dando e se ta batendo com a ftá as veses pode estar desequalizado o ponto do carro com o da ft ai vc prescisa aumentar tanto na ft pra q o carro ande…
o ponto na pistola da exatamente igual ao da ft, por isso que to curioso hehehehehe
-
quando usava megasquirt 2 no meu ex-ap1.8 fiz um teste de aumentar o ponto na lenta pra ver se a temperatura do escape alterava. subi até 28graus na lenta e não alterou nada na temperatura do escape. achei estranho e voltei ao normal. sendo que o normal era 18, e funcionava lisinho. fiz testes injetando os 4 bicos diretos e 2 a 2 alternados e também tinha lenta lisinha.
o que fazia diferença na lenta era mistura pobre, pois ficava muuito instável, e daí tinha que socar ponto pra melhorar. deixando pouquinho mais gordo (pouca coisa mais que lambda em 900mv - narrow) ficava tranquilo.
já testaram engordar um pouco?
ja tentei sim, varias maneiras
gordo com pouco e muito ponto tanto na lenta quanto em baixas rotaçoes
magro com pouco e muito ponto tanto na lenta quanto em baixas rotaçoes
e como eu comentei desses +/- 50% de ponto a mais eu testei usar um ponto maior com pressao em 0,6k(26/28º) e o carro anda mais doque com 1,2k com pouco ponto(18/20º)
minha duvida é que se tem mesmo essa perda de ponto para dai eu recalibrar a configuração para ter um melhor desempenho pois sinto que com 1,2k e 18º o motor gira amarado
oque vcs axao
-
no meu motor, quando era taxado, eu cheguei a usar 32 de ponto +/- pra 0,9 de pressão, e mesmo assim, o carro ainda nao girava solto….(parece que pedia mais ponto) como na epoca a grana tava curta, e nao podia ficar sem o carro, nao cheguei a aumentar.... na fase aspro, eu chegava no limite da ft (acho que 49,75)
-
no meu motor, quando era taxado, eu cheguei a usar 32 de ponto +/- pra 0,9 de pressão, e mesmo assim, o carro ainda nao girava solto….(parece que pedia mais ponto) como na epoca a grana tava curta, e nao podia ficar sem o carro, nao cheguei a aumentar.... na fase aspro, eu chegava no limite da ft (acho que 49,75)
47º na minha
mas é isso ai que sinto, a impressao que da é que temque mete ponto pra anda mas temque ter sertesa né
na fase aspro dele eu sentia que ele queria ponto e eu fui pondo ponto ate ficar legal mas na fase turbo da medo mas a impressao é a mesma pareçe que pede ponto
-
onde está o coelho desse mato? bug no programa da ft e da pd?
pergunta para o lost a precisão desses sistemas acho que a resposta ta ai.
-
esse vidio é antigo mas mostra +/- o ponto dele
agora ta com mais
<center><object width="425" height="350"><param name="movie" value="http://www.youtube.com/v/-lbwikzmsre"><param name="wmode" value="transparent"><embed src="http://www.youtube.com/v/-lbwikzmsre" type="application/x-shockwave-flash" wmode="transparent" width="425" height="350"></object>
-
e todo sistema eletrônico tem um atraso entre a entrada do sinal, calculo e saida do sinal… talvez este atraso faça necessário que exista um tempo morto, semelhante ao que acontece nos bicos… dead time...
pode ser tb over… fico pensando, se o cara não for bom pra fazer uma rotina pra efetuar o controle de ponto pode acabar em merda...
não sei se vc reparou, mas toda galera (q passou a usar ie desse tipo) tem postado numeros altíssimos tanto no ponto inicial qto no final. tipo, até 30º inicial e mais de 40º final, qdo antes se usava 17…18 de inicial e 30 final. inclusive dizendo que se mantivessem o ponto de antes , o motor ficava extremamente frouxo.
e agora?
obs: concordo o q vc disse qto a regulagem de mistura.
carol,
essa história de inicial/final não existe em i.e, pois o mapa vc faz do jeito que quiser
o lance é : se na tela do seu notebook/injeção estiver marcando 12 graus tem que ter 12 graus na pistola tb
na ms eu nunca notei esse tipo de aberração.
ja perceberam a diferença que rola de ponto de cilindro pra cilindro?
se vc falou em 10 graus de diferença, isso é um absurdo… pra mim o módulo serviria como peso de papel.
um motor com muito ponto na lenta não tem sentido, piora emissão de combustível, fica mais áspero e por aí vai. aliás, quanto menos ponto se puder utilizar pra ter o maior rendimento possível, melhor é.
eu não conheço ft/pandoo/injeforce/hardware etc a ponto de saber de como se calibra o ponto delas. uma maneira interessante de testar se o avanço tá legal é deixar o ponto fixo na injeção para toda a faixa de rpm e conferir se ele adianta/atrasa conforme a rpm sobe.
se não bater, chuta q é macumba
-
bom, o que posso dizer é o seguinte.
uso megasquirt, o ponto na lenta é o mesmo que se o carro fosse carburado, o motor responde bem, ponto final em torno de 42 graus sem carga e 36 com carga. ou seja, mapa praticamente original, não precisa de gambiarra nenhuma para o motor responder de acordo.
o ponto bate cravado com a leitura da lâmpada, em todo o mapa.
-
no meu caso a injeção não pediu mais ponto. mantendo a curva de ignição do distribuidor, o carro já ficou bom, mas depois aumentei o ponto na fase aspirada e melhorou o torque.
pressurizado, o ponto final cai para 24~25º
-
16volts
pra acertar o ponto do motor com o motor da fueltech basta ir na fueltech e colocar calibrar ignicao, depois voce coloca o ponto que quer la na tela da ft.
ai voce vai no motor e ajusta o distribuidor ate o ponto bater na ft e na pistola.
quando eu acertava o ponto no meu motor eu testava tanto em lenta quanto em altas rpm e o ponto ficava travadinho conforme inserido na fueltech.
mas acho que a duvida em questao aqui e o porque aparentemente nessas injecao precisa adicionar mais ponto que nos motores carburados.
no meu caso nao senti diferenca dessa nescessidade de colocar mais ponto quando fiz a transicao carburado –>> fueltech