Acerto parati 96 1.8t intercooler pandoo.
-
entendi ricardo, é por isso que o map da pandoo com o motor desligado fica em -0,1 bar, é a diferença entre a cidade onde foi eferido e a minha.
valeu.
isso. 0 bar só se tem no nivel do mar.
quanto mais alto, menos pressão existe no ambiente, a nivel do mar existe sempre o 1bar ( da atmosfera ) empurrando ar pra dentro.
-
ricardo, dá pra voce dar mais detalhes sobre essa plaquinha que voce montou?
como funciona? preciso de uma máquina de teste de bico pra usar? custou u$55,00 pra voce, mas pra voce montar pra vender sai quanto?
parece ser muito legal.
comprei aqui: http://www.glensgarage.com/catalog/jectorr…ster-p-109.html
maiores informações sobre ela aqui: http://www.bgsoflex.com/fitester.html
-
valeu pessoal, to começando o acerto e já tive boas melhoras, fiz tampando um pouco a mangueira da turbina e acertando a aspro, e ficou bom só com o acerto por map, fiz uma pequena correção pelo rpm em 2500 a 3500 que é quando a turbina acorda. depois regulei com pressão, acertei o hpi pra subir junto, mas tô meio sem tempo, só possso mexer de noite e fica um pouco ruim.
obrigado.
-
então cara.
eu costumo deixar a mangueira da turbina ligada, pq mesmo sem pressão ela manda ar pra dentro. e isso muda o acerto.
uma forma facil de acertar, eh fazer uma curva de ponto fixa. ai vc zera todas as correções, deixa somente a de voltagem original que vem gravada na pandoo.
acerta a lenta e deixa o carro esquentar bem.
ai vc acerta a curva de injeção por map.
depois faz a correção por rpm.
ai vc faz uma curva de ignição, e ve se precisa mudar alguma coisa no combustivel, geralmente precisa somente dar um grauzinho .
ai vc parte pras correções mesmo, temperatura e tals. essa parte costuma ser mais chata pq vc tem q testar o carro com o motor frio e tals, depois que esquenta não da mais pra ver, tem q esperar esfriar de novo…
ricado, a propria pandoo e ft fazem mapas de iginição baixando ponto em alta, não sei ie original, mas o que costumo ver eh q turma baixando um pouco o ponto em altas rpms... tb não tenho argumentos tecnicos pra explicar o pq disso, mas fiz assim tb...
-
valeu sushi, até agora tinha usado 2 mapas, o 1º com uma regulagem ridícula, e o 2º com bons resultados, usarei o 3° fazendo exatamente do geito que voce disse ok, depois posto os resultados.
o problema em deixar a mengueira conectada é que vem pressão muito cedo, e tenho muito medo de errar em mistura ou ponto a 1kg de pressão.
mas vou tentar, muito obrigado.
-
habilita o corte por pressão de turbo, ai vc não erra… e outra nas fases com pressão de turbo, vc coloca um tempo bem grande, pro carro ficar bem gordo mesmo e depois vc vai afinando o carro.
outra coisa que ajuda mt, eh acertar o carro em estrada, coloca uma 4 ou 5 marcha, e vai testando em diversas posições de pedal, vacuo/pressão e rpm...
como vc deixou o modo de injeção? ta alternado? fica mais facil de acertar assim...
-
quanto a pressao vc temque cuidar o pé
vc dosa o motor no pé
eu acertei o meu assim pois so uso lenta por tps
ai eu colocava 0,2k e conferia a mistura e acertava
e ia de 0,4k e acertava e assim foi
e na parte aspro tbm foi assim dosava o pé conferindo a mistura e fui acertando
-
a injeção ta alternada, iniciar gordo e diminuindo aos poucos, corte por pressão.
acertei até agora em estrada em 4º e 5º. como ainda não havia regulado bem a wastegate fui controlando no pé mesmo, monitorando a mistura aproximadamente nesse intervalo 0,2 - 0,4 - 0,6 - 0,8 - 1,0 kg.
mas repito, tá duro confiar no acerto do ponto. achei na net em pdf um circuito para ligar um sensor de detonação que mostra com led se tem detonação, parece que tem saída pra ligar em outro aparelho. não entendo muito de eletronica mas acredito conseguir montar esse.
a idéia é avisar o preparador quando tem detonação, assim o mesmo atrasa o ponto até um limite próximo do ideal. o que acham? se ele funcionar assim a teoria de regulagem é boa?
-
teria como passar esse pdf pra nois.. ?
-
manda um email pra mim que retorno.
-
-
não precisa montar circuito nenhum.
pega um gravador de fita daqueles velhos, liga o knock sensor na entrada de microfone, põe para gravar sem fita mesmo, e voilá, ouça seu motor funcionando no alto falante do gravador
(e pior que é sério isso )
tava vendo na net esses dias… colocaram até fone de ouvido para escutar melhor hehehehehe
o knock sensor foi o próprio microfone do gravador, que foi arrancado e fixado no bloco
-
a injeção ta alternada, iniciar gordo e diminuindo aos poucos, corte por pressão.
acertei até agora em estrada em 4º e 5º. como ainda não havia regulado bem a wastegate fui controlando no pé mesmo, monitorando a mistura aproximadamente nesse intervalo 0,2 - 0,4 - 0,6 - 0,8 - 1,0 kg.
mas repito, tá duro confiar no acerto do ponto. achei na net em pdf um circuito para ligar um sensor de detonação que mostra com led se tem detonação, parece que tem saída pra ligar em outro aparelho. não entendo muito de eletronica mas acredito conseguir montar esse.
a idéia é avisar o preparador quando tem detonação, assim o mesmo atrasa o ponto até um limite próximo do ideal. o que acham? se ele funcionar assim a teoria de regulagem é boa?
então, deixa uma curva de 21º direto, depois vc faz uma começando com 18º mais ou menos, e vai subindo até uns 30º. tem que ver como seu motor se comporta, geralmente em baixa fica melhor com mais ponto e um pouco mais de comida. se a sua pandoo tiver com antilag, vc pode deixar a curva toda alta, e tirar ponto somente quando vier pressão.
ativa o antilag, e ele deve fazer a turbina acordar mais cedo de novo.
no meu carro da pra fazer a turbina acordar bem mais cedo com o antilag…
não precisa montar circuito nenhum.
pega um gravador de fita daqueles velhos, liga o knock sensor na entrada de microfone, põe para gravar sem fita mesmo, e voilá, ouça seu motor funcionando no alto falante do gravador
(e pior que é sério isso )
isso que ia falar, o ks eh nada mais q um microfone…
-
valeu, sushi verei como o carro fica com esse acerto.
agora imagina só ter que gravar pra depois ver se tem detonação… ai o motor saiu pelo capô... e aproveito e gravo também a explosão he he he.
pra piorar tenho um gravador velho e como sou curioso . . .
valeu.
-
hj vendo uns comentários do troyano sobre ft, ele fala que ele costuma subir o ponto de ignição até a rotação de torque do motor, depois disso ele despenca o ponto, pro motor girar mais livre .
alguem mais sabe sobre isso? pelo que vi o troyano falar, tem mt logica isso…
-
fiz um teste ontem
ponto fixo apartir de 3500rpm em 34º, o motor gira mais amarado la pelos 5000/6000 ai voltei com a configuração anterior e ele gira mais livre sem conta que diminui o risco de quebra, meu mecanico disse que é bom baixar o ponto assim em carros turbo pois como o giro ta muito alto e com o turbo tbm vc baixa o aquecimento da camara de combustao, isso em altas rotaçoes e bom e evida pre ignição
bom ate o mapa que a propria ft cria tem essa curva de ponto com pico ali pelos 3500/4000rpm e depois desce um poquinho, ou seja do nada nao fiserao isso hehee so falta saber por que
ps: a minha ft marca -0,06 com o carro desligado isto a 800m acima do nivel do mar
-
com esse pensamento, de baixar o ponto em alta, da pra entender o pq o mapa original da pandoo tb tira comida em altas rpms…