Vw ea-113 2.0 8v
-
ia incluir o artigo q falei, mas nao deu tempo
ea-111 1.6 8v. novo gol aposenta o ap.
não teve como a vw continuar com o velho e bom ap. o consumidor mudou. hoje em dia o consumidor de carros de passeio esta cada vez mais buscando por carros equipados com motor econômico e suave. isso no segmento de carros popualres, compactos e médios. então o velho ap já estava um pouco defasado em relação aos concorrentes. claro que ele podia ser melhorado e atualizado. mas as vezes isso não é viável comercialmente, por motivos de custo, marketing e padronização de linhas, de montagem, componentes etc. o motor ea-111 é uma versão mais moderna. nem tanto assim, afinal de contas mantém algumas semelhanças com o ap.
em primeiro plano muitos saíram falando que o ea-111 não é uma boa opção para quem buscar fazer alterações no motor, como turbo ou preparação aspirada. talvez estes boatos infundados sejam de pessoas sem o rela conhecimento desse motor e suas virtudes.
como todo motor moderno privilegia uma curva de torque plana e suave. pela potência declarada de 104 cv a 5250 rpm e torque máximo de 15,6 kg a 2500 rpm dá para perceber que a engenharia conseguiu o que queria. com torque máximo a menos da metade da rotação máxima de potência. para os que estão querendo preparar este motor fica nítido que ele tem potencial para muito mais. agora vamos ver como.
este motor tem curso de 86,90 mm e diâmetro de 76,50 mm. bielas com 138 mm e pistão com altura de compressão de 28,70 mm. alguns vão falar em rl critico de 0,31. mas somente analisar o rl de um motor não é o suficiente para determinar se é uma boa ou não base de preparação.
quem quer mais nesse motor deverá trocar algumas peças e realizar algumas modificações.
preparação aspirada.
a troca de comando de válvulas é muito importante. a fabrica usa um comando extremamente “manso”. a da luz racing br disponibiliza vários modelos de comandos fabricados pela cat cams. já testados e aprovados para suas respectivas aplicações. um novo enquadramento já ajuda a elevar a faixa de giro de entrega do torque e potência.
trabalho no cabeçote com novos ângulos em sedes e válvulas pode gerar bons ganhos. cuidado com modificações extensas em dutos, isso poderá prejudicar o rendimento.
coletor de escape original foi projetado para ser simples e barato de produzir, sem muito comprometimento com performance. então um novo coletor em aço inox com cálculos precisos poderá despertar muitos cavalos sem ser barulhento.
na injeção não se deve fazer modificações sem um conhecimento profundo.
a preparação aspirada pode ser de nível leve a até projetos extensos mas que podem fazer este motor fornecer cerca de 220 cv a 8750 rpm. para isso modificações em bloco, bielas e pistões especiais, cabeçote 16v, comandos especiais, coletor de escape, coletor de admissão com 4 borboletas e uma injeção totalmente programável são necessários. para quem se interessar, a da luz racing br tem esta receita pronta.
preparação turbo.
quem que instalar um kit turbo, poderá ter ótimos resultados se bem montado e regulado. não aconselho mais que 0,6 a 0,7 bar de pressão. caso contrário biela e pistões serão comprometidos. isso se o coletor de admissão em “plástico” não estourar antes.
a da luz racing br já desenvolveu bielas e pistões forjados para o ea-111.
com a troca desses componentes e também do comando de válvulas, este motor vai mostrar do que é capaz. espere no mínimo 280 a 300 cv.
também aqui o limite é quanto se quer investir. com preparação pesada poderá chegar a mais de 500 cv. com modificações em bloco, cabeçote, comandos, bielas e pistões forjados, um turbo correto e como sempre sistema de injeção eletrônica de ultima geração. insisto sempre em injeções totalmente programáveis, pois garantem máxima performance e durabilidade. muitas pessoas gastam 20 / 30 / 50 mil num motor, câmbio, etc e fazem uso de injeções simples ou limitadas. o custo de um sistema profissional de injeção é mais baixo que muitos imaginam e garantem até muitos cavalos a mais que as injeções menos eficientes. ou seja, é tudo de bom.
a lista de peças especiais pára o ea-111 é bem ampla e não se pode falar que não tem peças para ele.
comandos, válvulas em inox, molas, pratos e tuchos especiais.
bielas em vários modelos e comprimentos.
pistões em vários modelos.
coletor de admissão em alumínio para aspirado e turbo
coletor de escape em inox.
velas especiais.
virabrequim forjado.
cabeçotes especiais.
kit turbo.
e até no cambio tem muitas opções.
ou seja, o motor é bom e pode ser muito explorado, basta querer.
na europa existe blocos especiais que foram projetados apra operar em longoperido de temop com até 21,7 bar de rpessão media efetiva na camara de combustão.
este motor na propria vw tem uma versão 1.4 com turbo e supercharger gerando 170cv a 6000 rpm e 24,5 kg de torque entre 1750 a 4500 rpm. so para lembrar o corte aconte a 7300 rpm .um absurdo. que apra isso usa 2,5 bar de pressão de turbo e 10 : 1 de taxa de compressão. ainda falam que este motor não é boa base para preparação.
-
se fosse meu eu deixaria original. gastar grana para fazer oq vc pretende, vai ser meio frustrante, não vai ter resultados expressivos, talvez nem note diferença.
- mas eu sou xiita com preparação rsrsrs
concordo contigo… mas é coisa bem leve mesmo, esse carro dá de final 201 segundo o manual mas ja coloquei 210 de painel deve beirar os 205, ele morre dpois dos 5k rpm e nao empurra nada dpois dos 6k de quinta, por exemplo, em um comparativo mas como uma mulecagem mesmo contra um vectra 2.2 8v ele acompanha sussa até 5,500 rpm tendo uma ligeira vantagem do vectra apos 4,900 rpm, e quando beira os 5,800 a 5,900 o vectra vai distanciando, quem tem ap 2.0 original sabe doq to falando, não é pra ficar tirando teima toda hora, nem nada do genero, é mais pra gosto pessoal para matar essa ligeira falta de folego dele em alta mesmo coisa de ego hahaha colocando um do nivel do 27.7 ou até superior sem perder originalidade, coisa simples só troca do comando e enquadramento adequado e pimba tive um santanão 2.0 2002 e um 2004 é nitida a perda em 5k rpm, e esse parece ter um teco a mais de folego e escalonamento melhor q o santana alem do peso claro... é bem espertinho e me satisfaz plenamente visto q pretendo deixar original, e para essas brincadeiras esporadicas e esticadinhas acho q ta de bom tamanho... mas no mais é q eu to desprovido de verbas mesmo, se não partiria para um turbo basico como disse o brunin é meio complicado mas uma hora chego lá hehehe
abs
-
*** sem controle isso q ia ver contigo procurei comandos sob medida e não achei será q no da luz tem? vo entrar em contato… agradeço a vc, enriqueceu e mto o topico mta info util e principalmente pra mim q nao tenho mta ou quase nehuma info sobre esse motor..
abraço
-
no daluz tem sim, eu fui ver um antes de montar o turbo, so q era mais caro q um kit padaria pro golf…..la tem ou tinha pelo menos, tanto pra aspro qnt pra turbo....
nao tenho muita nocao de valores, mas antes de abrir pra retifica eu fui ver com o godones o valor de pistao forjado pro caso de precisar trocar os meus, quase cai pra tras, vem de fora e pela bagatela de 1500,00, vejo sempre o pessoal falando de valores pra ap, é outro mundo mesmo heheheheh
to bem de olho num intercooler pra por na nave, mas to com problema de por onde passar a pressurizacao la pra frente, outro problema q agora a wg esta so com o parafuso colocado, a mola de fiat la dentro nao deixa rodar com menos de 1kl, como meu uso é civil, to quase deixando pra la esse ic
-
pior q eu estou me empolgando a partir pra uma melhoria no miolo do meu…
a mercadoria q esse meu ea116 é pouco comentado.....se o limite do meu for o mesmo do ea111 eu ja passei hehehe.....
acho q pego esse ic e guardo pra um segundo estagio da preparacao, com miolo forjado e trabalho no cabecote, com coletor de admissao metalico logo o meu se vai.....um amplificador de faisca (esse eu to de olho por ai ja)
-
cacete 1500 mangosó eita… mas enfim, vou dar uma ligada lá quem sabe tem um nacional
e sobre o ic tem mtas fotos de golfs pela net com ic grande eles passam ali debaixo do choque dianteiro, ficam tipo dois cotovelos nas extremidades... e ic é sempre bem vindo, melhora mto o carro, principalmente nos transversais que esquentam d+ a mistura pela turbina, e proximidade da tubulação do compressor com o escapamento.
-
seu motor deve ser quase identico ao meu, entao agora imagina, ali a saida do escap, tem a turbina, e faz toda tubulacao ali atras do motor de volta a borboleta…
se vc reparar o espaco entre as polias das correias, vai ver o q estou falando de falta de espaco, como levar a tubulacao dali de tras do motor la pra frente pelo lado das polias, a volta do intercooler eu ja faria pelo lado da borboleta mesmo, mais livre......
nao sei se comentei nesse topico, mas os golfs gti vem com 2 intercoolers escondidos nas capas das caixas de roda, vai ver como é dificil o negocio.....
-
resposta errada… quem tem 2 intercoolers é apenas os s3/tt... golf nenhum tem
mas pra fazer é simples, usa um de a3 e um de a4 (que é invertido, pra ser usado no outro lado), no golf gti é bem facil de instalar, meu irmão fez um com k16, 1,4bar na gasolina e o ar entrava praticamente na temperatura ambiente mesmo com essa pressão toda.
-
mas pra fazer é simples, usa um de a3 e um de a4 (que é invertido, pra ser usado no outro lado), no golf gti é bem facil de instalar, meu irmão fez um com k16, 1,4bar na gasolina e o ar entrava praticamente na temperatura ambiente mesmo com essa pressão toda.
aproveitando sua participação no topico… um chip nesse carro tem ganhos expressivosó compensa? pretendo manter na gasolina e nao gostaria em hipotese alguma q o consumo fosse alterado pq pretendo uma coisa basica mesmo só ganho minimo em alta rotação nao sei se com mapeamento é possivel fazer isso... esse carro chega a fazer 13km por litro a 100 por hora na estrada e obvio sem ar, com ar dá 11 nessa mesma media to muito satisfeito... será q rola?
-
fala meu amigo l#$%& espeed. onde consigo intercoler deste para por no meu hehehe
-
posso jurar q no catalogo eletronico eu vi uma vez os 2 ic…posso ter me enganado...
over seu irmao nao tem a manha de conseguir algo nesse 1.6sr? coloquei na cabeca q vou tirar uns 350cv dessa jaka
-
aproveitando sua participação no topico… um chip nesse carro tem ganhos expressivosó compensa? pretendo manter na gasolina e nao gostaria em hipotese alguma q o consumo fosse alterado pq pretendo uma coisa basica mesmo só ganho minimo em alta rotação nao sei se com mapeamento é possivel fazer isso... esse carro chega a fazer 13km por litro a 100 por hora na estrada e obvio sem ar, com ar dá 11 nessa mesma media to muito satisfeito... será q rola?
tira ai na faixa de uns 10~12cv…
consumo num muda naum
fala meu amigo l#$%& espeed. onde consigo intercoler deste para por no meu hehehe
desmanche consegue… mas precisa mandar refazer a pressurização... eu acho que te falei disso qdo tava ai num falei ?...se bem que a temperatura de admissão do teu carro num tava alta naum...pelo menos com 0,9bar ...lembro que tava tipo uns 6~7°c acima da ambiente/sem pressurizar...
posso jurar q no catalogo eletronico eu vi uma vez os 2 ic…posso ter me enganado...
over seu irmao nao tem a manha de conseguir algo nesse 1.6sr? coloquei na cabeca q vou tirar uns 350cv dessa jaka
vixe… acho que naum...ainda mais aogra que ele ta mexendo quase que só com carro original...
agora 350cv só usando forjado e com comando mesmo (e tome outra turbina que essa ai num da conta naum...) e ainda assim usando algo perto dos 1,6bar e virando potencia máxima lá pelos 6.000rpm.
-
to desencanando desses ups, eu to vendo so de por ic mesmo pra baixar a pressao e manter a potencia atual, com margem de seguranca
-
com certeza zé….
cara preciso ver com o pia q comprou meu modulo, ele mandou consertar, mas parece q nao ta bom....eu falei q posso mandar pra vc dar um tapa, to esperando ele dar uma resposta....
-
ha o meu é igualzinho mesmo ea113, so q o 1.6, a diferenca seria somente mesmo o coletor variavel q denomina como sr o motor e nao explicitamente ea113…
no fundo no fundo é uma ea113 1.6 sr, so q o meu ainda é da safra importação, sei q existe diferencas dos ea111 q ja sao os nacionais, pelo menos a taxa de compressao passou de 10,3:1 pra 10,5:1 respectivamente nos ea113 e ea111
sou acostumado com software q sempre uma versão nova apresenta numero superior a anterior, e nao acontece com esses motores q de 113 passa pra 111
fora outras diferencas q sao as siglas, akl agu entre tantas outras q acredito ainda aparecerem pra diferenciar outros detalhes dentro desses modelos, o meu se nao estou errado é akl o agu me parece ser dos audi 20v, nao lembro, mas acho q t, os aspirados ainda teriam outra sigla