Fiat multiair system .
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sei la, pra mim so serve pra diminuir poluição… creio que em baixa o carro deve ficar meio quadrado por conta da abertura pulsante e com baixo lift da adm... e em alta não vai vir mais potencia, so vai vir a potencia real do motor...
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evidente que o aumento de potencia não será de potencia máxima absoluta , mas sim de potência média , ou curva de potência . já o aumento de torque é bastante factível , já que voce poderá ter uma graduação e um lift adequado às características físicas do motor e o regime ótimo de rotação e isso faz bastante diferença .
já no que tange a redução de emissões e consumo , a mim parece incontestável que o sistema reduzirá as mesmas .
lembrando que ao contrário do que alguns possam pensar , o sistema é eletro-hidráulico e não eletro-pneumático como é na f1 .
a paz .
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outra coisa que eu acho que não ficou muito clara é que o sistema dispensará todo esquema de controle de admissão de ar por borboletas .
toda admissão de ar será gerenciada exclusivamente pelas válvulas de admissão . portanto o que vale para uma alteração convencional de comando ou sistema de alteração de graduação convencional cai por terra quando falamos deste .
a estréia será agora em setembro nas novas alfa mito 1.4 16v turbo .
a paz .
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sei la, pra mim so serve pra diminuir poluição… creio que em baixa o carro deve ficar meio quadrado por conta da abertura pulsante e com baixo lift da adm... e em alta não vai vir mais potencia, so vai vir a potencia real do motor...
acho que vai depender do objetivo que a fabrica quer alcançar com esse motor, se mais economia/emissões ou potência. como o fiasa falou, a grande vantagem é poder dar uma maior linearidade às curvas de torque e potência. em teoria com esse sistema o gerenciamento poderia variar tanto levantamento quanto tempo de abertura de válvular de acordo com a rotação e a carga em cada situação.
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outra coisa que eu acho que não ficou muito clara é que o sistema dispensará todo esquema de controle de admissão de ar por borboletas .
toda admissão de ar será gerenciada exclusivamente pelas válvulas de admissão . portanto o que vale para uma alteração convencional de comando ou sistema de alteração de graduação convencional cai por terra quando falamos deste .
a estréia será agora em setembro nas novas alfa mito 1.4 16v turbo .
a paz .
ai mudou tudo, não percebi isso no video
sem borboletas, a adm seria controlada totalmente pelo lift dos comandos, pqp tem que ter um gerenciamento monstro pra isso…. da pra imaginar uma analogia entre esse tipo de motor e os diesel...
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bm é bm. tem umas que desligam alguns cilindros quando não é exigida alta potencia ou me engano over?
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show
até que enfim uma tecnologia realmente bacana sobre esse assunto.
além de dispensar a borboleta (ok, a bmw já fez isso antes) vc pode controlar tb o modo como a mistura vai entrar no cilindro. ajuda a economizar bastante combustível.
parece ser bem simples, o que é ótimo. vamos ver como vai se sair em campo.
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zé, em vez da borboleta dosar qto de ar entra, a dosagem é feita direto pela valvula de admissão, e a ecu se encarrega de ver qto ela deve abrir, no sistema normal ela abre totalmente fasado com o virabrequim, neste sistema abre de acordo com a vontade da ecu.
skyper, exato… mas tem outros carros assim... cadilac acho que foi a primeira marca a fazer isso... desligava 4 dos 8 cilindros..e ja tem uns 8 anos isso...
streit... tudo o que esse sistema faz o vanos faz melhor e a mais tempo... da uma pesquisada
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zé, em vez da borboleta dosar qto de ar entra, a dosagem é feita direto pela valvula de admissão, e a ecu se encarrega de ver qto ela deve abrir, no sistema normal ela abre totalmente fasado com o virabrequim, neste sistema abre de acordo com a vontade da ecu.
skyper, exato… mas tem outros carros assim... cadilac acho que foi a primeira marca a fazer isso... desligava 4 dos 8 cilindros..e ja tem uns 8 anos isso...
streit... tudo o que esse sistema faz o vanos faz melhor e a mais tempo… da uma pesquisada
eu nunca pilotei um motor nem com um , nem com ouitro pra sentenciar dessa forma . voce já ?
e ainda que seja verdade , a questão importante de fato é que vai deixar de ser exclusividade de veiculos de r$ 150.000 +++ .
a paz .
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streit… tudo o que esse sistema faz o vanos faz melhor e a mais tempo... da uma pesquisada
não sei como o vanos funciona exatamente. mas pra mim ele apenas regulava o tempo de abertura da valvula, pra simular a borboleta. não sabia que ele tb podia ficar pulsando como esse sistema da fiat.
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nada impede que ele pulse… o funcionamento é o mesmo, num tem borboleta e admite gerenciando qdo a valvula abre... basta saber se a bmw quer que isso aconteça (ou se ja num acontece)
qual a diferença deste siste e o sistama de injeção direta de combusta?
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uma coisa num tem nada a ver com a outra… vc pode ter ambos os sistemas juntos (injeção direta e vanos ) ou naum... injeção é só aonde o bico esta localizado, se no coletor é indireto...se dentro das camara é direito (só que isso traz um monte de diferenças técnicas como tipo do bico, pressão de uso, gerenciamento, etc..mas a diferença é só isso)