[ajuda] turbinando ap 1.9
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ae galera,
estou turbinando um voyage ap 1.9 e gostaria de umas opiniões, mas primeiro segue a configuração do carro.
- configuração do motor atualmente:
cabeçote original (dado apenas um passe e banho quimico);
pistão do santana 2.0 a alcool marca metal leve (não lembro se é 82,5mm);
bielas originais do 1.8;
virabrequin original do 1.8 na medida 0,25mm;
conjunto balanceado (volante, virabrequin, pistão, etc);
não sei a taxa dele exatamente. (o preparador que montou o motor, que por sinal não é o que vai por o kit, me disse que deve estar entre 8.8 e 9)
- configuração do futuro kit turbo:
kit turbo .50/.48 pulsativo (no farol) com refluxo (master power);
velas novas mais frias;
cabos de vela;
bomba eletrica do gti;
embreagem displatec pastilhada (4 pastilhas) + plato de 980lbs;
rodarei no álcool;
escape de 3 da boca da turbina até o final com 1 abafador;
pressão de 1.2kg à 1.5kg no máximo.
se não esqueci de nada é isso… então vamos as dúvidas:
- minha caixa está raspando 2ª e 3ª, terei que abrir ela para trocar sincronizados, conversando com o preparador ele disse que se não tiver que mexer em garfo, etc dá pra fazer um veneno bom nela já que vai abrir mesmo, e seria basicamente escalonar as marchas deixar elas de 1ª a 4ª mais curtas e a 5ª mais longa para poder viajar sem gastar, e quem sabe até um blocante.
vi um passat desse preparador 2100 com a mesma turbina que a que eu quero por, mas com 8 bicos, pandoo e o caramba, que anda com essa caixa que descrevi a cima e disse que não quebra... aí que entra a pergunta, será que minha caixa aguenta é compensa abrir ela pra fazer este trabalho é se não compensar, qual caixa boa que aguente uns peguinhas (coisa leve) é ql a faixa de preço também é (nada de sapinho, coisa acessível hehe ).
- como pretendo rodar com no máximo 1.5kg acredito que não terei surpresas desagradáveis né?
como não sei a taxa que ele tá atualmente o preparador vai medir qdo for montar o carro, mas ele chuta uns 9,5:1... com essa taxa dá pra andar tranquilo com miolo original é dá pra enfiar o pé em 1.5kg tranquilo? segundo o preparador ele já enfiou mais pressão em outro carro dele, e com 1.5kg no meu, eu ando tranquilo por anos, confere?
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quanto de potencia mais ou menos vcs estimam? ele me disse que vem de 190cv até no máximo uns 220cv na roda, e uns 230cv até uns 250cv no motor....confere? muita coisa? pouca coisa?
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ql a melhor forma de se medir a taxa de um carro é ele me disse que vai tirar o cabeçote, soltar os parafusos do motor, deixar ele alinhado, encher os cilindros e medir, tá certo isso ?
acho que por enquanto é só, valeu pessoal
abraços
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pela pouca experiencia que eu tenho com quebras rsrsrs, esses 1,5k + 9,5 de taxa, as bielas vão estar sofrendo um bocado.
meu carro ja teve a configuração milinove com bielas originais, pistões iapel 83,5mm 9,5 de taxa, .50/.48 com 1,6kgf/.² e 26° de ponto alimentado com uma 2e e joguei biela pra pista uma vez, perdi tudo.
a primeira vez que quebrou cambio, já não quis fazer como todos sempre fazem, gastam em 4, 5 ou mais compras de cambio para depois comprar um cambio forjado. já fui no sapinho e deixei um carnê lá. acaba saindo muito mais barato no final das contas se pensar em mão de obra mais a dor de cabeça para ficar tirando cambio 1 vez por mês.
mas detalha mais pra gente como o marcelo perguntou ai em cima. qual alimentação ?
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cara, eu sou um pouco leigo em turbo, mas, quanto tempo durou a turbina no passat desse teu preparador é uma puxada é devia dar overspeed direto.
e quanto ao cambio, a receita dele me parece receita de cambio aspro.
encurtar as marchas ???
teoricamente deveria manter uma relacao semelhante a dos cambios ps, para aproveitar melhor a turbina.
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taxa pra roda acima de 1 bar é 8.5;1 . pistão gasolina carburado.
pra roda sussa com isso ae , 2e vai , mais 3e é melhor ainda.
dependendo do eixo e rotor com 1,2 de pressão , vem de 180 cv a 300 cv pode te ctz.
melhor cambio original pra turbo é o px. ( ps longo , porém fragil , pv forte , porém curto . px longo e forte. 240/250 km/h de 5ª a 7 mil rpm.
espero te ajudado cara , qq cooisa posto aki denovo.
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i a alimentação deste motor como sera? carburador ie original ou programavel
ae cara, primeiramente brigado pela resposta…
a alimentação será feita até então com um 2e + bomba do gti e rodando no alcool... o que você acha disso?
pela pouca experiencia que eu tenho com quebras rsrsrs, esses 1,5k + 9,5 de taxa, as bielas vão estar sofrendo um bocado.
meu carro ja teve a configuração milinove com bielas originais, pistões iapel 83,5mm 9,5 de taxa, .50/.48 com 1,6kgf/.² e 26° de ponto alimentado com uma 2e e joguei biela pra pista uma vez, perdi tudo.
a primeira vez que quebrou cambio, já não quis fazer como todos sempre fazem, gastam em 4, 5 ou mais compras de cambio para depois comprar um cambio forjado. já fui no sapinho e deixei um carnê lá. acaba saindo muito mais barato no final das contas se pensar em mão de obra mais a dor de cabeça para ficar tirando cambio 1 vez por mês.
mas detalha mais pra gente como o marcelo perguntou ai em cima. qual alimentação ?
então a idéia inicial é uma 2e + bomba eletrica do gti rodando no álcool..
é meu maior medo é realmente o cambio … o que vc me recomenda?
cara, eu sou um pouco leigo em turbo, mas, quanto tempo durou a turbina no passat desse teu preparador é uma puxada é devia dar overspeed direto.
e quanto ao cambio, a receita dele me parece receita de cambio aspro.
encurtar as marchas ???
teoricamente deveria manter uma relacao semelhante a dos cambios ps, para aproveitar melhor a turbina.
então pelo que me falaram lá o cara tá rodando a 1 ano já com o passatinho, e eu vi ele lixanod em terceira lá huaehuaea sinal que tá judiando do carrinho e tá aguentando… será?
taxa pra roda acima de 1 bar é 8.5;1 . pistão gasolina carburado.
pra roda sussa com isso ae , 2e vai , mais 3e é melhor ainda.
dependendo do eixo e rotor com 1,2 de pressão , vem de 180 cv a 300 cv pode te ctz.
melhor cambio original pra turbo é o px. ( ps longo , porém fragil , pv forte , porém curto . px longo e forte. 240/250 km/h de 5ª a 7 mil rpm.
espero te ajudado cara , qq cooisa posto aki denovo.
então eu to correndo atraz de eixo e rotor melhor realmente, qual vc me aconselha? uma relação de eixo e rotor boa pra rua ?
pior que não sei qual é meu cambio, mas de qlqr forma vou ter que abrir pq tá uma bosta…
@tópico:
eu notei hj andando com o 1.9 que meu carro tá mto ruim de resposta, a 3mil rpm o negocio vem esguelando (giro vem subindo liso) e o carro não desenvolve...
saí dá um rolê num palio 1.5 de um amigo meu ( tá certo que é injetado e o cara já leva vantagem nisso ) e o palio dele dá pau bonito no meu 1.9 ele pisa no paliozinho e o negocio desenvolve bonito, o meu só sobe giro e parece que fica amarrado não sei, pensei que acontece isso pq o motor é novo ( 2.400km ) , mas ele me despertou hj que pode ser minha caixa que tá zuada e não empurra o carro isso confere é é normal o carro tá amarrado assim sendo 1.9?
eu fiz uma medição de marcha em 1ª a 3mil rpm vem no max 30 km/h, segunda (tb até 3 mil) vai até 60km/h, coloco 3ª vai até 90km/h se peidando.. ai da quarta pra cima dá pra sentir o motor puxando... será a caixa mesmo ?
vlw pessoal
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com essa config do turbo-compressor, vem +- isso mesmo de potência máxima. pena q vai durar pouco…e girar pouco (o motor) tb...
isso pensando-se numa apl 525 com compressor .50.
se tiver com um eixo de gente (52mm pra cima, sendo ideal nesse caso um de pelo menos 56mm) a coisa ja muda de figura principamente qto a durabilidade tanto da central qto de suas valvulas de escapamento.
qto a comparação com o palio 1.5, não era pra ter nem conversa contra seu 1.9, mesmo sendo carburado. seu carro deveria responder mto mais rápido.
motor carburado só perde para injetado se estiver mal acertado.
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com essa config do turbo-compressor, vem +- isso mesmo de potência máxima. pena q vai durar pouco…e girar pouco (o motor) tb...
isso pensando-se numa apl 525 com compressor .50.
se tiver com um eixo de gente (52mm pra cima, sendo ideal nesse caso um de pelo menos 56mm) a coisa ja muda de figura principamente qto a durabilidade tanto da central qto de suas valvulas de escapamento.
qto a comparação com o palio 1.5, não era pra ter nem conversa contra seu 1.9, mesmo sendo carburado. seu carro deveria responder mto mais rápido.
motor carburado só perde para injetado se estiver mal acertado.
pois é caroline,
quanto ao eixo então ql vc me recomenda é 56mm? na propria .50?
o que pode tá acontecendo então? caixa mesmo?
o motor em si tá redondinho, não tem pq não tá respondendo dessa forma…
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pois é caroline,
quanto ao eixo então ql vc me recomenda é 56mm? na propria .50?
o que pode tá acontecendo então? caixa mesmo?
o motor em si tá redondinho, não tem pq não tá respondendo dessa forma…
o eixo é o q vai na turbina, e não no compressor.
o fato de estar redondinho não quer dizar mta coisa. pode estar liso , mas com mistura pobre, pouco ponto, velas mto fechadas, cabo do acelerador frouxo e por ai vai.
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o eixo é o q vai na turbina, e não no compressor.
o fato de estar redondinho não quer dizar mta coisa. pode estar liso , mas com mistura pobre, pouco ponto, velas mto fechadas, cabo do acelerador frouxo e por ai vai.
entendi…
então no meu caso tenho que buscar algo entre 52mm e 56mm?
mas pelo que eu perguntei pro mecanico o ponto está original (suponho que na faixa de 10, 10 e pouquinho) mistura pobre daria buraco em pizadas não? pelo menos não acontece.... velas e acelerador frouxo já não sei ...
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seu motor usa pistões de mi, correto? era pra render bem mesmo sem estar turbinado…
10º de ponto inicial é muuuuuuuito pouco. isso é ponto pra motor original à gasolina
nem sempre uma alimentação pobre da buracos. pode estar bem alimentado numa determinada faixa, e pobre em alta. ai não rende mesmo.
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seu motor usa pistões de mi, correto? era pra render bem mesmo sem estar turbinado…
10º de ponto inicial é muuuuuuuito pouco. isso é ponto pra motor original à gasolina
nem sempre uma alimentação pobre da buracos. pode estar bem alimentado numa determinada faixa, e pobre em alta. ai não rende mesmo.
hmm então pode tá aí a falta de potencia… o ponto..
eu lembro que qdo perguntei pro mecanico ele me disse algo com 10... não lembro exatamente o valor, mas era algo entre 10 e 15 ...
acho que foi por isso que o mecanico não aumentou o ponto pq apesar dele estar 1.9 ele é original ainda a gasolina hehe
também concordo que em alta pode tá pobre.... vou ter que ver com o preparador isso, mas eu ainda acho que minha caixa não tá rendendo.. não pode.... a 3 mil rpm o carro sobe giro e não desenvolve... sei la o que pode ser...
ql seria o ponto ideal pro meu caso?
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o meu quando tava com excesso , fazia isso , eu suabia a 4 mil rpm , de 1ª , batia 2ª , ele apagava , tinha que para e por 1ª dinovo pra sair.