Aliviar peso do volante do motor
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to falando q eu ja experimentei trocar o volante do mi pelo dos carburados, que é mais leve nao me lembro oquanto, e realmente nao vi diferença nenhuma… fiz pq tava jogado la na oficina, se tivesse pago por isso teria ficado puto...
quanto mais leve é esse volante? passou no dinamômetro pra conferir suas suspeitas?
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quanto mais leve é esse volante? passou no dinamômetro pra conferir suas suspeitas?
eu tinha uma tabela com os pesos, nao lembro de cabeça, mais se nao me engano era 9.8 kg do mi e 7.5 kg o do carburado… nao tenho certeza
dinamometro nao passei pq o mais perto fica a uns 250 km, e sai 150 reais a hora... to de boa
mais eu tenho g-tech pro, e sempre meço o tempo do carro... nao mudou nada
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eu tinha uma tabela com os pesos, nao lembro de cabeça, mais se nao me engano era 9.8 kg do mi e 7.5 kg o do carburado… nao tenho certeza
dinamometro nao passei pq o mais perto fica a uns 250 km, e sai 150 reais a hora... to de boa
mais eu tenho g-tech pro, e sempre meço o tempo do carro... nao mudou nada
**acho que vc comparou com pouco peso, embora 2kg a 7000rpm é muito peso, somente um dinamometro lhe diria o quanto rendeu de diferença tendo um antes e um depois.
acho que no achômetro ou mesmo no g-tech não lhe dá um bom parâmetro.**
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mas vc ja viu o que 200 kg faz de diferença num carro aspirado? eh pouco cara. uma forma de ver essa melhora tb era com um gtech da vida…
200kg, principalmente em um carro aspirado, fazem toda a diferença do mundo anda em um carro só com você como motorista e depois com mais três adultos dentro pra ver a diferença digo mais, tirar 200kg de peso é melhor que aumentar 20cv na potência do motor, até mais.
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olha sinceramente, em um carro fraco vc sente mt a diferença de 200 kg, mas num carro mais fortinho 200 kg nem da pra sentir quase…
em aspirado não tem milagre... faz um monte de coisa pra tirar um pelinho a mais de performance.
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olha sinceramente, em um carro fraco vc sente mt a diferença de 200 kg, mas num carro mais fortinho 200 kg nem da pra sentir quase…
em aspirado não tem milagre... faz um monte de coisa pra tirar um pelinho a mais de performance.
o que seria mais fortinho?
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um exemplo porco, mas que eh verdadeiro.
no siena 1.0 do meu pai, se coloca 3 pessoas dentro do carro, vc sente mt a diferença. mas na minha saveiro 1.8 se eu coloco 500 kg na caçamba nem sente.
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eu sei.
uma vez testando um punto turbo, estava-mos em 3 dentro do carro, eu, o mecanico e o dono do carro.. pisando de 0-60 mph com o g-tech…
7.5, 7.45, 7.49
tiramos o dono do carro de dentro, que pesava 75 kg
o tempo baixou para 7.12, 7.15, 7.17
e meu carro, com os 200 kg a menos nao baixou nem 0.10s, então isso acho que é mito pro mithbusters mesmo...
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um exemplo porco, mas que eh verdadeiro.
no siena 1.0 do meu pai, se coloca 3 pessoas dentro do carro, vc sente mt a diferença. mas na minha saveiro 1.8 se eu coloco 500 kg na caçamba nem sente.
então se vc acelerar sua saveiro 1.8 com 500kg na caçamba contra outra saveiro 1.8 vazia, vai ser igual?
se é pra comparar, as comparações devem ser iguais.
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f=m x a
ou seja pra uma mesma força (pode enxergar como potencia) se vc diminui a massa, vc aumenta a aceleração.
obvio que pra carro isso tem algumas diferenças cruciais em relação a tração (por isso gol caixa de arrancada vive cheio de chumbo dentro do parachoque, pra poder colocar peso na roda de tração e compensar a transferencia de peso qdo arranca) mas basicamente se vc diminui o peso vc melhora muito a aceleração (e muito pouco a velocidade final)
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eu sei.
uma vez testando um punto turbo, estava-mos em 3 dentro do carro, eu, o mecanico e o dono do carro.. pisando de 0-60 mph com o g-tech…
7.5, 7.45, 7.49
tiramos o dono do carro de dentro, que pesava 75 kg
o tempo baixou para 7.12, 7.15, 7.17
e meu carro, com os 200 kg a menos nao baixou nem 0.10s, então isso acho que é mito pro mithbusters mesmo...
**mito? vc mesmo relatou que houve diferença se 0.38s não é nada pra vc, é o suficiente pra dt-a entrar na casa dos 9s altos.
vc fez o mesmo teste dentro do seu carro? qual foi a parcial?**
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então se vc acelerar sua saveiro 1.8 com 500kg na caçamba contra outra saveiro 1.8 vazia, vai ser igual?
se é pra comparar, as comparações devem ser iguais.
não tem nada mais diferente que 2 carros iguais
claro que não vai ser igual, mas a diferença eh bem pequena. pra falar com absoluta certeza, eu teria que colocar no minimo numa pista demarcada, com cronometragem.
mas a minha saveiro se comporta mais ou menos igual. com peso ou sem…
o que quis falar, eh que a pessoa tem que ter um felling mt grande pra falar q x kg vai mudar o carro da agua pro vinho... opinião minha isso.
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não tem nada mais diferente que 2 carros iguais
claro que não vai ser igual, mas a diferença eh bem pequena. pra falar com absoluta certeza, eu teria que colocar no minimo numa pista demarcada, com cronometragem.
mas a minha saveiro se comporta mais ou menos igual. com peso ou sem…
o que quis falar, eh que a pessoa tem que ter um felling mt grande pra falar q x kg vai mudar o carro da agua pro vinho... opinião minha isso.
acho que tem que ter é bom senso pra não falar que 500kg não muda nada, ou até mesmo ter uma diferença pequena.
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acho que tem que ter é bom senso pra não falar que 500kg não muda nada, ou até mesmo ter uma diferença pequena.
ou falta de felling
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**mito? vc mesmo relatou que houve diferença se 0.38s não é nada pra vc, é o suficiente pra dt-a entrar na casa dos 9s altos.
vc fez o mesmo teste dentro do seu carro? qual foi a parcial?**
amigo, voce confundiu as coisas..
o punto, tiramos efetivamente 75 kg dentro do carro, tirando uma pessoa de dentro, e realmente baixou o tempo, ou seja, o que qq pessoa sabe, mais peso, pior aceleração.
quanto à tirar 2 kg do volante, e achar que é a mesma coisa que 200 kg a menos no carro, pra mim é mito mesmo, pq?
no meu carro, eu tirei (supondo que seja essa mesmo a diferença dos volantes do mi pro carburado) os quase 2 kg do volante, era pra ficar teoricamente 200 kg mais leve, contando os 7000 rpm né?
se 75 kg baixou quase 0.4 s de media no punto, entao 200 kg a menos no meu carro era pra ficar com uns 1.2s a menos?
e nao mudou nada nao baixou nem 0.10 no tempo
isso que to qurendo dizer, por isso acho que é mito, que na prática, a teoria é diferente.
me ajudem a pensar, qdo pesa +/- essas peças:
volante=
embreagem completa=
eixo primário=
diferencial=
bolacha=
semi-eixo=
homocinética=
disco de freio=
roda + pneu =
polias do motor=
virabrequin=
comando de válvulas=
supondo que dê 100 kg, tirando 2 kg do volante, é 2% acho muito irrisório pra valer um investimento de uns 300 reais.
100g a mais de pressão de turbo, sai de graça e ganha mais.
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amigo, voce confundiu as coisas..
o punto, tiramos efetivamente 75 kg dentro do carro, tirando uma pessoa de dentro, e realmente baixou o tempo, ou seja, o que qq pessoa sabe, mais peso, pior aceleração.
quanto à tirar 2 kg do volante, e achar que é a mesma coisa que 200 kg a menos no carro, pra mim é mito mesmo, pq?
no meu carro, eu tirei (supondo que seja essa mesmo a diferença dos volantes do mi pro carburado) os quase 2 kg do volante, era pra ficar teoricamente 200 kg mais leve, contando os 7000 rpm né?
se 75 kg baixou quase 0.4 s de media no punto, entao 200 kg a menos no meu carro era pra ficar com uns 1.2s a menos?
e nao mudou nada nao baixou nem 0.10 no tempo
tinha ficado meio confuso o seu post mesmo, mas é isso ai mesmo, o buraco é mais embaixo, na prática não é bem assim.
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amigo, voce confundiu as coisas..
o punto, tiramos efetivamente 75 kg dentro do carro, tirando uma pessoa de dentro, e realmente baixou o tempo, ou seja, o que qq pessoa sabe, mais peso, pior aceleração.
quanto à tirar 2 kg do volante, e achar que é a mesma coisa que 200 kg a menos no carro, pra mim é mito mesmo, pq?
no meu carro, eu tirei (supondo que seja essa mesmo a diferença dos volantes do mi pro carburado) os quase 2 kg do volante, era pra ficar teoricamente 200 kg mais leve, contando os 7000 rpm né?
se 75 kg baixou quase 0.4 s de media no punto, entao 200 kg a menos no meu carro era pra ficar com uns 1.2s a menos?
e nao mudou nada nao baixou nem 0.10 no tempo
isso que to qurendo dizer, por isso acho que é mito, que na prática, a teoria é diferente.
me ajudem a pensar, qdo pesa +/- essas peças:
volante=
embreagem completa=
eixo primário=
diferencial=
bolacha=
semi-eixo=
homocinética=
disco de freio=
roda + pneu =
polias do motor=
virabrequin=
comando de válvulas=
supondo que dê 100 kg, tirando 2 kg do volante, é 2% acho muito irrisório pra valer um investimento de uns 300 reais.
100g a mais de pressão de turbo, sai de graça e ganha mais.
**o engenheiro que contrói foguetes fez esse teste num focus aspirado, tirou um volante de 9.8kg e colocou um de 4kg, tirou 5.8kg do volante.
ele relatou que na 1º marcha foram quase 170kg, na 2º marcha já diminuiu. ele relatou o equivalente a peso por marcha.
vc está falando de carro turbo, e a matéria foi num aspirado. enfim, cada um tem seu ponto de vista e eu e o engenheiro de foguetes acha que vc está equivocado.**
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acho que tem que ter é bom senso pra não falar que 500kg não muda nada, ou até mesmo ter uma diferença pequena.
olha, não eh falta de senso, essa saveiro não eh boa pra aceleração. sempre falei que ela eh estremamente manca, mas tem bom torque.
com peso ou sem, ela não tem um comportamento mt diferente, ela sempre eh manca. inclusive canso de ver as saveiros 1.6 andando mais que a minha…
ou falta de felling
pode ser tb. pq nunca fiz uma medição com equipamentos, nem sequer parei pra usar um cronometro… mas no felling a diferença eh minima. olhando cg/velocimetro a subida deles muda pouco.
amigo, voce confundiu as coisas..
o punto, tiramos efetivamente 75 kg dentro do carro, tirando uma pessoa de dentro, e realmente baixou o tempo, ou seja, o que qq pessoa sabe, mais peso, pior aceleração.
quanto à tirar 2 kg do volante, e achar que é a mesma coisa que 200 kg a menos no carro, pra mim é mito mesmo, pq?
no meu carro, eu tirei (supondo que seja essa mesmo a diferença dos volantes do mi pro carburado) os quase 2 kg do volante, era pra ficar teoricamente 200 kg mais leve, contando os 7000 rpm né?
se 75 kg baixou quase 0.4 s de media no punto, entao 200 kg a menos no meu carro era pra ficar com uns 1.2s a menos?
o ponto onde quero chegar, 75 kg, baixar somente 0,4s. uma pessoa normal consegue sentir 0,4 s é eu acredito que seja impossivel um cara perceber tal diferença. isso eh menos tempo do que um piscar de olhos
e nao mudou nada nao baixou nem 0.10 no tempo
isso que to qurendo dizer, por isso acho que é mito, que na prática, a teoria é diferente.
mais um exemplo…
me ajudem a pensar, qdo pesa +/- essas peças:
volante=
embreagem completa=
eixo primário=
diferencial=
bolacha=
semi-eixo=
homocinética=
disco de freio=
roda + pneu =
polias do motor=
virabrequin=
comando de válvulas=
supondo que dê 100 kg, tirando 2 kg do volante, é 2% acho muito irrisório pra valer um investimento de uns 300 reais.
100g a mais de pressão de turbo, sai de graça e ganha mais.
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**o engenheiro que contrói foguetes fez esse teste num focus aspirado, tirou um volante de 9.8kg e colocou um de 4kg, tirou 5.8kg do volante.
ele relatou que na 1º marcha foram quase 170kg, na 2º marcha já diminuiu. ele relatou o equivalente a peso por marcha.
vc está falando de carro turbo, e a matéria foi num aspirado. enfim, cada um tem seu ponto de vista e eu e o engenheiro de foguetes acha que vc está equivocado.**
bom, eu postei meu relato pedindo opinião aqui do pessoal do forum, pq eu li essa materia do focus, me animei todo, peguei informações, me falaram sobre o volante do carburado, que é igual só que mais leve, tirei o cambio do meu carro, embreagem, troquei o volante, montei tudo denovo, e testei…
e não vi resultado nenhum como o cara teve no focus...
agora quanto ser diferente turbo de aspirado acho que nao tem nada a ver, pelo fato de hp é hp, seja turbo, aspirado ou com manga-largas puxando uma carroça
vc pode até sentir menos diferença relativamente, como o sushi falou, se pegar um uno mille, com 2 sacos de cimento dentro, a perda de aceleração vai ser maior que um bugatti veyron com os mesmos 2 sacos de cimento dentro