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Oxidação de metais

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    escreveu em última edição por
    #11

    :)

    eu achei tubos de aão galvanizado mais baratos q de aão 1020… aão carbono é aão 1020?

    velho, eu sou engenheiro civil. o que sei de metais é muito gen?rico, e aplicado a estrutura. não entendo nada de nomes comerciais :)

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    • T Offline
      T Offline
      transeunte
      escreveu em última edição por
      #12

      existe um aparelho chamado oxfree, justamente com esse objetivo. ele satura a carroceria de el?trons para evitar oxidação.

      no meu carro, um golf, não ajudou em nada. ali?s, foi só colocar ele que apareceram dois pontinhos subindo por baixo da pintura. tirei logo que vi. no astra de meu pai, que não tem chapa zincada, o oxfree fez uma diferença brutal.

      antes era só arranhar a pintura que em 24h você já podia ver o estrago se alastrando. depois do oxfree, ele levou uma batida na quina traseira e o carro ficou na rua por dias, sem passar o estágio de oxidação superficial, em que a chapa fica com um tom alaranjado.

      engraçado, tinha pensado outro dia se não existiria um aparelho desses…

      comprou aonde? pagou quanto nele? tem site? daria pra usar na preservação da lataria do meu chevette - que acabou de sair de uma lanternagem completa? :hauhau:

      []?s

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        escreveu em última edição por
        #13

        engraçado, tinha pensado outro dia se não existiria um aparelho desses…

        comprou aonde? pagou quanto nele? tem site? daria pra usar na preservação da lataria do meu chevette - que acabou de sair de uma lanternagem completa? :hauhau:

        []?s [/quote]

        aqui em salvador paguei uns r$200, instalado. não sei se tem site, mas o google pode te ajudar.

        1 Resposta Última resposta
        • N Offline
          N Offline
          Nuvo
          escreveu em última edição por
          #14

          existe um aparelho chamado oxfree, justamente com esse objetivo. ele satura a carroceria de el?trons para evitar oxidação.

          no meu carro, um golf, não ajudou em nada. ali?s, foi só colocar ele que apareceram dois pontinhos subindo por baixo da pintura. tirei logo que vi. no astra de meu pai, que não tem chapa zincada, o oxfree fez uma diferença brutal.

          antes era só arranhar a pintura que em 24h você já podia ver o estrago se alastrando. depois do oxfree, ele levou uma batida na quina traseira e o carro ficou na rua por dias, sem passar o estágio de oxidação superficial, em que a chapa fica com um tom alaranjado.

          a marinização de motores é esse mesmo princ?pio…

          cargas elétricas que evitam a ferrugem...

          vou ver se encontro alguma coisa mais técnica a respeito...

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          • V Offline
            V Offline
            Vicente Sprint
            escreveu em última edição por
            #15

            aão carbono e galvanizado possuem a mesma resist?ncia. a diferença é que o galvanizado é revestido com uma camada de zinco, que lhe dá propriedade de resist?ncia é corrosão.

            normalmente, durante a solda, essa camada se estraga no local.

            o zinco queima pirotecnicamente… queima verde na hora da solda... e dá um cheiro que parece de cebola...

            1 Resposta Última resposta
            • J Offline
              J Offline
              JESUS
              escreveu em última edição por
              #16

              so pra constar:

              existem muitas obras onde se usa canos de ferro sem tratamento algum enterrado sob gramados, pisos e etc, em contato direto com a terra.

              como fazem pra eles nao enferrujarem?

              usam uma coisinha chamada eletrodo de sacrificio, que vai ligada ao tudo de ferro por meio de um fio de cobre ou msm em contato direto.

              nada mais é que um outro metal com potencial de redução mais alto que o ferro.

              assim, pra cada eltetron perdido pelo ferro, esse eletrodo (barra de metal com potencial de redução maior que o do ferro) manda outro, inibindo a oxidação, até a hora que ele é todo consumido ou o contato entre os dois interrompido.

              se alguem quiser, posto mais detalhes sobre o assunto :casaderepouso:

              oxida?ao/redução tem mtos pormenores quimicos.. bastante interessante

              e da pra por na pratica varias coisas :hauhau:

              abs..

              martin

              anodo de sacrif?cio, aprendi no primeiro ano de engenharia

              lembro que nas aulas a gente perguntava pro professor das vantagens de um aparelho que evitasse a corrosão do carro, ele disse: besteira, eu tenho um landau desde 1978 e ainda não tem nenhum podre…

              huahuhauhuahuhauh, faculdade dos esquecidos e idosos…

              1 Resposta Última resposta
              • F Offline
                F Offline
                fuleragi
                escreveu em última edição por
                #17

                o tópico tava interessante, continuem :casaderepouso: :hauhau:

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                • A Offline
                  A Offline
                  AAR
                  escreveu em última edição por
                  #18

                  passoal, aderindo a camapanha desenterre um topico velho ao inves de criar outro semelhante seu charope vou colocar esse topico no ar novamente…

                  será que não funciona colocar um fio de cobre ligando um ponto da carroceria do carro a uma roda de liga leve do step(que geralmente é feita de magn?sio, e possui um potencial de redu?ao menor que o do ferro?)

                  vi esse esquema do oxfree esses dias lá no ml, será que ele não torra nenhum componente que usa a carca?a do automovel como polo negativo?

                  1 Resposta Última resposta
                  • F Offline
                    F Offline
                    Fabio Dela Marta
                    escreveu em última edição por
                    #19

                    o princ?pio do casco dos navios, pra evitar a oxidação, é colocado barras de zinco nas laterais, tem uma dist?ncia certa uma da outra, tudo por calculo… isso evita a oxidação do casco do navio, na verdade vc ta colocando outro material pra oxidar antes de oxidar o casco... entendeu?

                    1 Resposta Última resposta
                    • R Offline
                      R Offline
                      realz
                      escreveu em última edição por
                      #20

                      o princ?pio do casco dos navios, pra evitar a oxidação, é colocado barras de zinco nas laterais, tem uma dist?ncia certa uma da outra, tudo por calculo… isso evita a oxidação do casco do navio, na verdade vc ta colocando outro material pra oxidar antes de oxidar o casco... entendeu?

                      [snapback]561011[/snapback]

                      metal de sacrificio…

                      1 Resposta Última resposta

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