Bomba e dosador
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280cvs num motor a ar pra uso em rua?
haja comida…e muita refrigeração...
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eh carol, cavalo que corre, cavalo que bebe, deves saber bem disso…
sobre a refrigeracao, vai ser +ou- assim, bomba 32mm scat com suporte pra filtro, radiador de oleo grande com ventoinha eletrica ao lado do cambio, retirada da lata que fica entre o cambio e o motor na parede corta fogo que deixa passar ar de baixo do chassis pro motor, retrabalho nas camaras de combustao dos cabecotes para um formato misto entre o ap e a hemisferica, assim diminuindo a temp. do cabecote, talvez use termotape tambem no escape. mas os 280cv eh soh pra quando tiver os pistoes forjados, os originais aguentam em media 220cv.
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qual injeção vc vai usar?
pra 280 cv, pode colocar 2 de gti, pq 1 só não vai dar conta. dosador, dependendo da injeção, pode colocar o bqpower 1:1.
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220 cv num 1.6?? acho um pouco otimista, mesmo com retrabalho de cabecotes e tal.
mas que vai ficar fortim vai
e ai wagner, de principio tambem achei, mas se for ver o grafico desse compressor, ele eh bem parrudinho, rende ateh uns 270cv, se eu colocar ele com uma relacao de polias boa, nao vejo o porque de nao render os 220cv entende? se tiver alguma informacao sobre, pode falar que nao vo ficar frescando, afinal como muitos dizem aqui, existem os cavalos do povo porai e os cavalos do pp. hehehe
qual injeção vc vai usar?
pra 280 cv, pode colocar 2 de gti, pq 1 só não vai dar conta. dosador, dependendo da injeção, pode colocar o bqpower 1:1.
vou usar uma megasquirt que comprei do ricardo, ontem fui ateh ver uns sensores ja, devo ta comprando eles na terca ou quarta feira.
me indicaram usar bomba externa que de de 3 a mais bar de pressao e um dosador de 3 bar, me indicaram o do tempra. porque a do gti nao daria conta? achas ela fraca? o povo fala tao bem dela porai, vi na dinamica bombas e tem uma de gti externa retrabalhada pra 8 bar, por 250 pilas, to pensando em pegar, tem um ano de garantia.
o que me dizes de um dosador hpi beep turbo, seria interessante eu usar um dessesó qual a vantagem dele? poder variar a pressao em linha? o que isso me da de bom?
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se você encontrar uma daquelas bombas de mercedes - parece a de gti, mas a entrada e saída dela é com rosca, ela sozinha alimenta seu carro com folga.
ou… compra uma da dinâmica... a de gti +10 que eu estou usando alimenta 4 l/min a 3 bar, e diz que vai até 11 bar. custa em torno de 400 reais.
o negócio da garantia eu fiz confusão, é de 6 meses, não 1 ano.
eu particularmente prefiro usar uma bomba só com vazão mais alta. o sistema fica mais simples pra tudo - diminui ponto de vazamento, vc não precisa fazer instalações elétrica auxiliares, e se a pressão cair vc não vai ter que ficar tentando adivinhar qual delas é que está com problema, e por aí vai...
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se você encontrar uma daquelas bombas de mercedes - parece a de gti, mas a entrada e saída dela é com rosca, ela sozinha alimenta seu carro com folga.
ou… compra uma da dinâmica... a de gti +10 que eu estou usando alimenta 4 l/min a 3 bar, e diz que vai até 11 bar. custa em torno de 400 reais.
o negócio da garantia eu fiz confusão, é de 6 meses, não 1 ano.
eu particularmente prefiro usar uma bomba só com vazão mais alta. o sistema fica mais simples pra tudo - diminui ponto de vazamento, vc não precisa fazer instalações elétrica auxiliares, e se a pressão cair vc não vai ter que ficar tentando adivinhar qual delas é que está com problema, e por aí vai...
e ai ricardo, pelo menos agora a garantia parece ser de um ano, olha soh segue trecho do email do david da dinamica:
vc pode usar a bomba gti 8 bar . esta bomba com 3 bar de pressao em linha manda 2.5l de vazao por minuto. pressao total 8 bar e de marca bosch pode rodar alcool , metanol , gasolina com 1 ano de garantia .
obrigado david nunes.
acho que vou pegar essa da dinamica mesmo, mais certo e o preco ta bom, alem da garantia.
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eu acho dificil vc atingir essa cavalaria num a ar 1.6.
mesmo usando um compressor parrudo , pq pra atinigr essa potencia vc vai ter que usar bastante pressao, e ai as bielas nao vao aguentar, fora que vc vai ter o gargalo dos cabecotes, pq nada adianta vc ter 2kg de pressao e o cabecote nao te da fluxo suficiente pra engolir essa pressao toda, entende?
talvez um 1.9 ai sim viria essa potencia, massssss…como minha experiencia com a ar e muito pequena e sei somente o basico fico so de olho no seu projeto, assim aprendo mais e mais.
seria bom vc trocar as valvulas por maiores ja que vai mexer nas camaras de combustao, isso ajudaria e muito a chegar nessa potencia que vc quer.
o projeto ta muito bom, ie programavel e tudo, acho que se vc nao chegar nos 250 vai chegar bem perto.
abracao
wagner luis
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mta pressão é inimiga dos prisioneiros.
confere?
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das veses q desmontamos motor a ar pra retificar tds eles sempre tinha 1 ou mais prisioneiros espanados.. isso em original imagina em turbo, os q mais aguentam são os prisioneiros finos..
abçs: jonathan
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prisioneiro dos modernos, rosca m8 aguentam mais…
agora é o seguinte... de 65cv originais, virar pra 220 eh tenso
o supercharger rende 220cv... mas num motor mercedes não num vw a ar...
logicamente, teria que usar 3,4 kg pra render 220cv no fuca
porém se for fazer no capricho, rende 220 cv até aspirado... porém tem q usar uma pá de peça importada, desde bloco, cabeçote, comando, virabrequim... mais de 2 litros... etc etc etc
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wagner, tava querendo colocar valvulas 40mm na admissao, relação de 80% disque foi provada que rende muito bem, porém os torneiros/retificas daqui são tudo bitolados, nao fazem essas coisas, parece que tem uma que faz, mas nao achei o dono e os empregados disseram que nao faziam lá, mas é aquela coisa, empregado, podia ta com preguiça. vou ver se vou na terça feira falar com o dono.
nos cabeçotes vou colocar camara ap ou semi-hemisferica, to pendendendo pra segunda que rende mais potencia, apesar de perder um pouco de força em baixa, mas no meu pensamento o charger irá suprir isso muito bem.
sobre o motor, terá vais peças importadas, o que vai ser nacional é vira, bielas, bloco, cilindros e pistões.
segue uma breve lista de peças do motor:
-megasquirt i v2.2
-comando de valvulas engle w130, 308 graus.
-tuchos lubrificados e aliviados scat
-molas duplas, pratinhos e travas bugpack
-bomba de oleo scat 32mm com suporte pra filtro
-adaptador sanduiche, para usar radiador externo com ventoinha eletrica.
-corpo de borboleta do omega 4.1, 67mm aproximados.
-supercharger eaton m62
-4 bicos iwp retrabalhados, rodavam em uma elba com 1.5kg de turbo.
-coletores originais curtos dupla carburacao, onde estou retrabalhando pra ter o menos possivel de curvas com o maior diametro dos dutos, onde irei adaptar os bicos.
-bielas antigas dos motores pre-84 que são de aÇo
-bloco escaquilado, com buchas scat para prisioneiros finos.
-virabrequim 1600 pré-84 de aÇo
-kits pistoes gasolina, última medida pra ganhar besteira em cilindrada.
-cabecotes 8 aletas que vao ter camaras quase hemisfericas e retrabalhos basicos nos dutos
-embreagem de ceramica displatec com 4 pastilhas, molas, e 980lbs.
-volante de aco billet com 4,5kg
bom, acho que da pra ter um rendimento legal nisso, estou ainda estudando as possiveis modificacoes nos dutos de cabeçotes, devo aumentar o diametro deles deixando o mais retos possivel.
o que quebra/entorta biela, é pressão ou potência? porque tem muito volks com aproximandamente 230cv com bielas antigas de aço, as bielas e vira mais novos o povo só usa em aspirados.
o que acham de eu usar bomba externa de s10? um lojista conhecido meu disse que da uns 3 ou 4 bar, não lembro agora, e é baratinha, ta custando 150 pilas.
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ah, e esqueci de comentar sobre os prisioneiros, segundo o famoso chico biela, os grossos tem menos poder de espansão e espanam as buchas que os seguram no bloco, diferente dos prisioneiros finos modernos que tem boa expansão.
e em geral o que acontece com os prisioneiros de motores originais é o excesso de aperto dos mexânicos, nada que o uso de um torquímetro para aperta-los não previna.