Adiantar o ponto
-
chip….
nada de mexer em roda fúnica e alterar a fase de injeção
[snapback]293025[/snapback]
o que pode acontecer se mexer na roda fúnica???
-
uma vez me emtá a m?gico e coloquei um pouco mais de inicial de 9 fui pra 12..rodei assim por quase 3 meses..
o q mudou?
qdo reduzia ou perdia embalo e reacelerava,e le ficava mais espertinho..
por outro lado, qdo tava com rpm mais alta, principalmente qdo tava na estrada ele amarrava ..parecia xoxo…
qdo saiu da oficina do junior com o ponto acertado, eu até sentia estranho qdo saia do farol...ele parecia menos esperto ...se era mesmo ou era só impressão, não posso dizer pq não tenho nenhuma medição..
mas me aliviou consumo e o carro deixou de ficar xoxo na estrada...
eu imagina q eu mudaria só o inicial fazendo isso, o avnão não teria pq mudar....mas pelo jeito toda a curva de ignição ficou descasada com a inje??po
-
dá pra usar tambem variador de avanco de ponto, utilizados na conversao para gnv. tem uns que adiantam até 12 graus.
-
aproveitando o tópico, se alguem puder tirar essas dúvidas….
num motor que tem sensor de detonação, o ponto não é sempre o mais próximo do máximo possível, sendo retardado em caso de pré-ignição? nesse caso se adiantar o ponto inicial, a curva de ignição não ir? ir junto com o inicial né?
o gol 1.6 mi tem sensor de detonação?
colocando um comando um pouco mais esperto se consegue dar mais ponto no motor sem haver detonação?
desculpe tantas perguntas, mas isso vai me ajudar bastante.
valeu
-
aproveitando o tópico, se alguem puder tirar essas dúvidas….
num motor que tem sensor de detonação, o ponto não é sempre o mais próximo do máximo possível, sendo retardado em caso de pré-ignição? nesse caso se adiantar o ponto inicial, a curva de ignição não ir? ir junto com o inicial né?
o gol 1.6 mi tem sensor de detonação?
colocando um comando um pouco mais esperto se consegue dar mais ponto no motor sem haver detonação?
desculpe tantas perguntas, mas isso vai me ajudar bastante.
valeu
[snapback]293790[/snapback]
pelo q sei, todos marelli mi tem…
-
isso seria para conversão a alcool ou vai rodar na gasolina adiantado ????
[snapback]293756[/snapback]
eu estou turbinando o meu carro… ele passar? a funcionar no alcool...
quantos graus vcs recomendam que eu adiante???
-
num motor que tem sensor de detonação, o ponto não é sempre o mais próximo do máximo possível, sendo retardado em caso de pré-ignição?
do que eu consegui pegar dos ensinamentos do overspeed nesse mesmo bat-fórum, rigorosamente, não. o ponto é dado pelo mapa do chip, ou seja, não é sempre o mais próximo do máximo possível, mas sim um valor seguro, dado pela fábrica, considerando-se estratégias de diminuição de emissão de poluentes e de uma certa genericidade conservadora, visando confiabilidade pra 100% dos motores que deixam a linha de montagem.
se ainda assim por algum motivo o carro bater pino, o ks pega, informa a ecu, que vai pular para um mapa ainda mais conservador, injetando mais combustável e/ou atrasando o ponto em alguns (muitos ) graus, depois tentando retornar progressivamente ao mapa de origem.
sobre o resto, ou ainda não foi objeto de discussão ou eu ainda não li a respeito, deixo a cargo dele (overspeed) responder, se for o caso.
-
? exatamente isto…. o sistema é mapeado ou seja não aprende sozinho (ok...tem blm e passos de sonda, mas é uma parte da estr?t?gia porque 2 motores nunca são iguais..ainda mais com o passar do tempo)
qt ao amigo do gol vc precisa de um chip especifico pra turbo, que tem mais ponto em determinadas situações e menos em outras.... não é um chip nem de conversão pra alcool e nem de potência p/ gasolina
-
um motor não é faseado, com hora certa pra injetar combustivel ?…vc vai injetar na hora errada.... engorda numa certa faixa de rotação/carga e empobrece em outra...
[snapback]293072[/snapback]
tu vai mexer no ponto nao na quantidade de combustivel q vai ser injetada, o qq isso vai afetar ?
-
se não existissem valvulas e nem tempo correto de admissão nada….
como tem valvula e essa aquece vc joga combutivel que seria usado na mistura em cima de uma valvula a mais de 400?c...esse combustivel certamente vai evaporar e não participar? da admissão...
por outro lado, se vc abre a valvula, atrasando o ponto vai puxar apenas ar e nada de combustável, aí vai dar uma falta e uma cabeçada até começar a injeção... até o ponto em que a valvula se fecha e vc ainda está injetando...
sacou é existe um momento certo relacionado ao momento em que a valvula de admissão se abre e fecha que é ideal para a injeção, tanto que existe um mapa que correlaciona carga e rotação com a fase... qto maior a rotação maior a import?ncia do tempo de resposta, qto maior a carga idem...
-
se não existissem valvulas e nem tempo correto de admissão nada….
como tem valvula e essa aquece vc joga combutivel que seria usado na mistura em cima de uma valvula a mais de 400?c...esse combustivel certamente vai evaporar e não participar? da admissão...
por outro lado, se vc abre a valvula, atrasando o ponto vai puxar apenas ar e nada de combustável, aí vai dar uma falta e uma cabeçada até começar a injeção... até o ponto em que a valvula se fecha e vc ainda está injetando...
sacou ? existe um momento certo relacionado ao momento em que a valvula de admissão se abre e fecha que é ideal para a injeção, tanto que existe um mapa que correlaciona carga e rotação com a fase... qto maior a rotação maior a import?ncia do tempo de resposta, qto maior a carga idem...
[snapback]294616[/snapback]
sim nisso to ligado, mas vale pra n/a neh é acho q pra algo sob pressao nao acontece isso ja q a mistura toda vai ser empurrada a nao puxada entao qualquer sobra seja pulverizada ou vapor vai pra dentro do cilindro de qualquer forma. eh q a gente adianto a roda fonica dum gol 1.0 t aqui em 12 graus justamente pra nao precisar remapear pq eh um parto por aqui, ninguem faz nada direito em questao de chip
mas fico legal o troão nao notei engordar ou empobrecer em certas faixas, fico liso
me confirma ai pra me tirar essas duvidas, tanx
-
não notou porque a injeção tem par?metros autoadaptativos (obvio imaginados com outra finalidade) que vão tentar corrigir esse defeito…. vc não sente, maaaaas não quer dizer que os problemas não estejam lá.... aí vc acaba abusando por exemplo de bico grande porque grande parte do combustivel fica sendo injetado na valvula de admissão, aí ela abre e como o bico é maior do que o seria necessário acaba compensando.... mas por exmeplo consumo e emissões devem estar fora do que seria o esperado da maniera correta.
-
tem uma coisa que me intriga…
tem gente q curte adiantar ou atrasar (dependendo do caso) a polia do comando um pouco pro carro ficar mais esperto em baixa, coisa de 1 dente, daria uns 5o..
quem faz isso jura de po junto que realmente o carro fica menos manco e isso seria uma solução pros miletos parecerem mais fortes do q realmente são e alegrar seus motoristas...
e pra galerinha q não curte trocar de marcha e quer sair de lombada em 4a, isso pode seduzir sem grandes dificuldades...
bem..se mudando o ponto de ignição, no meu caso, realmente tive um motor mais amarrado em alta, o q se esperar de um motor q não esteja com as polias corretamente sincronizadas?
a princi?pio ao mudar igição eu não taria com bico cuspindo numa válvula fechada..mas no caso da dessincronia eu estarei cuspindo na porta fechada...
minha dor de cabeça ficaria na carbonização e no consumo ou eu teria algum outro problema qto a manutenção do carro?
-
eu não uso polia..tá originebas…
o q me refer? é q na hora de sincronizar comando, propositadamente tem gente q não deixa a marca no 0o e sim no 5o , por exemplo pra deixar o carro mais espertinho em baixa rpm..
já ouvó falar de gente q faz isso nos fiasa 1,0
o q eu tinha feito foi apenas a regulagem do ponto com pistola q de 9o tinha passado pra 12