Tempo de adm
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a grosso modo, 160 lbs/h - 1600 ml/min - um pouco mais que isso na verdade, mas arredondei pra simplificar.
1600 x 4 = 6400 ml/min = 6,4 l/min.
cada bomba de gti tem vazão em torno de 2~2,5 l/min. ou seja, seu setup tem no máximo uns 5 l/min de vazão de bomba.
se o duty cycle está em 100%, isso na prática quer dizer que os bicos estão abertos o tempo todo, não tem tempo para fechar.
nessa condição, tá é faltando bomba na verdade…
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mas sera, partindo de onde ele mesmo citou q é muito pro q tem, nao seria combustivel de mais pro motor, nao taria tirando rendimento de tanta mistura?
tenho bicos de 80lbs, alimentados a 3bar num motor 1.6 q estava com 1,5 de turbo, e sinceramente nao quebrou pq lavava mesmo de combustivel, em lenta ficava em coisa de 0,2 a pressao do combustivel, qnd abria o capo ja subia akele cheirao de alcool
agora ta no preparador, nao sei se vai usar esses bicos se vai trabalhar em cima dos de astra flex q tenho originais, mas disse q so vem com 0,8 de turbo o carro pq o miolo nao vai aguentar 1bar, da pra ver q com 1,5 e tanto combustivel nao rendia, logo vai andar mais agora….
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a grosso modo, 160 lbs/h - 1600 ml/min - um pouco mais que isso na verdade, mas arredondei pra simplificar.
1600 x 4 = 6400 ml/min = 6,4 l/min.
cada bomba de gti tem vazão em torno de 2~2,5 l/min. ou seja, seu setup tem no máximo uns 5 l/min de vazão de bomba.
se o duty cycle está em 100%, isso na prática quer dizer que os bicos estão abertos o tempo todo, não tem tempo para fechar.
nessa condição, tá é faltando bomba na verdade…
serto
mas 100% em 1,8bar, usando os 1,6k a ft registra maxima de 76% de abertura de bico(ainda dentro no recomendado) mas quero saber qual o tempo de admição do motor, para saber o tempo de aproveitamento maximo dos bicos
ex: se o tempo de adm for de 6ms eu vou limitar os bicos em 6ms e aumentar a pressao de combustivel e se presisar por mais bombas
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surtando total
vamos supor o motor a 6000rpms
daria 100rotacoes por segundo
100rotacoes em 1000ms
aplicando uma regra de 3
1 rotacao a cada 10ms
se levar em conta q o tempo de admissao acontece em meia volta daria 0,5 volta 5ms
isso na teoria, entao nao chega nem aos 6ms q vc quer deixar
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surtando total
vamos supor o motor a 6000rpms
daria 100rotacoes por segundo
100rotacoes em 1000ms
aplicando uma regra de 3
1 rotacao a cada 10ms
se levar em conta q o tempo de admissao acontece em meia volta daria 0,5 volta 5ms
isso na teoria, entao nao chega nem aos 6ms q vc quer deixar
serto mas ai eu sei que rotação, comando(no meu caso nao é mais original), influenciao neste valor
i varia de motor pra motor para ter um limite
dados de um opala 6cl a 4000rpm a janela entre admissao e´de 5miliseg. portanto sera o tempo limite.
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o problema é que a ft é fullgroup, pulsa todos os bicos juntos, e a cada evento de pms de cada cilindro (se eu estiver errado, por favor me corrijam )assim vc tem um evento de pulso a cada meia volta do virabrequim.
a 6.600rpm vc tem 6.600/60 = 110hz, desta forma o tempo entre cada volta é de 1/110 = 9,1ms
como os bicos são acionados 2x por volta, a janela será de 9,1/2 = 4,55ms.
descontados os tempos de abertura e fechamento dos bicos (num bico deste tamanho deve ser algo na casa dos 1,2ms) vc tem apenas (4,55 - 1,2)= 3,35ms de janela útil, ou seja dc acima de 74% já deve fazer os bicos não se fecharem.
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qnd o cara manja é assim 2~3 contas ja matou a pau….
fiz trocentas contas pra chegar no mesmo resultado, disconsiderando alguns detalhes bem importantes do funcionamento dos bicos
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tem duas coisas diferentes aqui neste topico.
vasão dos bicos, e tempo de injeção…
a vasão como o ricardo falou, e que eu achava que era bem simples, mas falando com um amigo que fez o curso da ft, isso se tornou bem mais complexo pra mim...
e o tempo util de injeção como o over falou.
o que tb depende da forma de injeção configurado na ft. 1 pulso a cada 2 faiscas ou 1 pulso a cada faisca dada.
agora a conta pra saber o tempo que se tem pra injetar, eu nunca consegui, já vi fazerem as contas aqui no pp de forma bem simples, mas não achei mais.
comando não vai influenciar nesta conta, pois esse tipo de injeção costuma jogar o combustivel enquanto a valvula ainda está fechada, e dependendo continua jogando depois dela abrir... e tem que descontar o tempo morto do bico...
over não entendi o pq do hz ali na conta (seria hertz?)...
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tem duas coisas diferentes aqui neste topico.
vasão dos bicos, e tempo de injeção…
a vasão como o ricardo falou, e que eu achava que era bem simples, mas falando com um amigo que fez o curso da ft, isso se tornou bem mais complexo pra mim...
e o tempo util de injeção como o over falou.
o que tb depende da forma de injeção configurado na ft. 1 pulso a cada 2 faiscas ou 1 pulso a cada faisca dada.
agora a conta pra saber o tempo que se tem pra injetar, eu nunca consegui, já vi fazerem as contas aqui no pp de forma bem simples, mas não achei mais.
comando não vai influenciar nesta conta, pois esse tipo de injeção costuma jogar o combustivel enquanto a valvula ainda está fechada, e dependendo continua jogando depois dela abrir… e tem que descontar o tempo morto do bico...
over não entendi o pq do hz ali na conta (seria hertz?)...
cara vc sabe aonde e como configura isso, isso eu nao axei nela ainda
o tempo morto dos meus bicos é de 0,60ms
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não lembro de cabeça na ft onde é, mas procura por modo de injeção, deve estar dentro do menu de injetores.
tem certeza que é so 0,60 o dead time desses injetoresó acho que é 1,2 ms mesmo como o over falou…
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ok
entao basicamente para injeçoes programaveis pulsando todos os bicos simultaneamente nao é nessesario considerar o tempo de adm do motor pois vai injetar com a valvula fexada
no meu motor eu aumentei a pressao de combusivel e acertei baixando o tempo de injeção ficando em 2k 90% de bicos e 2,5k coloquei 100% para ter um valor caso de alguma pressao nao desejada
obrigado pelas dicas
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uma outra coisa, o % que mostra no mapa não é real (pelo menos na pandoo não é), o real segundo os tecnicos da pd, é o valor que mostra na tela de monitoramento.
na minha pd, eu vejo claramente que os valores mudam bastante, inclusive por causa das correções…